sexta-feira, 20 de março de 2009

E o adversário é...


... Manchester United.

O sorteio ditou que o FC Porto defronta o Manchester United nos quartos-de-final da Champions League, no reencontro após a época 2003/04 em que o FC Porto se sagrou campeão europeu. O Villarreal era o mais apetecido para a maiorias dos portistas, mas logo no início do sorteio essa possibilidade esvaneceu-se. Devo confessar que quando vi sair o Manchester United fiquei convencido que seguiria-se o FC Porto. Nesta fase não há equipas fáceis, mas convinhamos que o actual campeão europeu, bi-campeão inglês e actual líder da Premier League e após ter eliminado o Inter, é a priori o mais poderoso dos clubes em prova.

O FC Porto viaja primeiro a Inglaterra, onde tem um saldo muito negativo (10 derrotas, 1 empate, 8 golos marcados e 32 sofridos), sendo que no embate com o Manchester, o saldo já não é desfavorável (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 9 golos contra 11). O facto da primeira mão ser em Old Trafford também não abona muito a favor do FC Porto As equipas inglesas fecham-se muito quando jogam fora mas são muito fortes nos seus estádios. Ao jogar a primeira mão fora, o FC Porto terá de conseguir uma grande exibição e um bom resultado que lhe permita discutir a passagem no Dragão.

Uma eliminatória cheia de aspectos interessantes: o FC Porto com Mourinho eliminou o Manchester Utd sagrando-se depois campeão europeu. O Manchester United é actualmente o campeão europeu e já eliminou a actual equipa de José Mourinho. Se para uns, a memória leva-nos para 2003/04, para outros ainda estão atravessados os 4 a 0 em Old Trafford em 96/97. O Manchester united e o FC Porto são ambos líderes com 4 pontos de avanço nos respectivos campeonatos. Ou seja, muitas contas para ajustar de ambos os lados, sendo que uma coisa é certa, FC Porto e Manchester United já se encontraram diversas vezes na prova máxima da Europa, algo só acessível a grandes clubes europeus.

Concluíndo, uma eliminatória de campeões para campeões.


Sorteio da Champions League

Villarreal - Arsenal / Manchester United - FC Porto (7 e 15 Abril 2009)
Liverpool - Chelsea / Barcelona - Bayern (8 e 14 Abril 2009

16 comentários:

Mestre Alves disse...

Venham eles...

nobigdeal disse...

até os vamos comer :)

Jorge Aragão disse...

Não queria o Manchester nem o Liverpool. Saiu o primeiro, já os eliminamos duas vezes e diz o provérbio que não há duas sem ... três.
Medo, nem pensar, responsabilidade e concentração, muita.
Como por certo falaria Bobby Robbson " muito confiance ".
A eles, pois.

José Correia disse...

Perante uma equipa que é “só” bi-campeã inglesa, campeã Europeia e campeã do Mundo, que se prepara para conquistar o Tri em Inglaterra (entre outras provas menores...) e que acaba de eliminar a equipa de Mourinho, desde que não soframos uma humilhação como a do Sporting, não temos nada a perder.

Pedro Reis disse...

Ainda assim temia mais o Liverpool e o Barcelona.
O MU é uma grande equipa mas... acredito!
Acho que vale mais pelo conjunto do que pelas individualidades. A defesa deles é um ponto a explorar, acho que tem algumas deficiências. Preocupa-me o embate dos extremos deles com os nossos defesas laterais...

José Correia disse...

"Este é um bom sorteio para nós. Às vezes surge a interrogação sobre se é mais ou menos favorável jogar primeiro em casa, mas acho que na competição moderna não há indicação do que é melhor. A única coisa que se espera é não sofrer golos em casa.
Já jogámos antes com o FC Porto e temos respeito por eles. Temos tido uma grande influência portuguesa no clube, primeiro com Carlos Queiroz e agora com Cristiano e Nani. Por isso percebemos o futebol português. Estamos satisfeitos com o resultado do sorteio e ansiosos pelo embate."

Alex Ferguson

José Correia disse...

"Será um jogo de campeões. O Manchester United é uma das melhores equipas do Mundo, mas temos as nossas possibilidades. Vamos assumir a ambição de atingir as meias-finais e lutaremos até ao fim para o conseguir"

Vítor Baía

Mário Faria disse...

O MU é favorito. Óptimo : estão cheios de peito e esse excesso de confiança pode jogar a n/favor.
Acho que os jogadores vão dar tudo e podem surpreender.
Espero (desejo) um FCP sem medo, mas consciente das suas forças e fragilidades. Se formos capazes de minimizar essas fraquezas e se a sorte nos acompanhar, podemos passar.

Mestre Alves disse...

Este Man Utd nao é impossivel de derrotar. Jesualdo é um bom treinador com capacidade para trabalhar tactica e psicologicamente a equipa.
Se nao tivermos azar com as lesoes e um pouco de sorte nos dois jogos, nao será impossivel ganhar esta eliminatoria.
Acho que o Man Utd foi a nossa catapulta para a ultima vitória na Champions, gostaria que voltasse a ser este ano.

Mefistófeles disse...

Sem medo ! É o que desejo, não há papões. E além disso o FCP já nos habituou a surpreender tudo e todos.

Então quando eles vêm inchados, é quando é melhor.

Leceiro disse...

Desde que a atitude da equipa seja igual a Madrid e não como Londres, temos uma boa hipótese de fazer um brilharete.

Anti-slm disse...

Bem, calhou-nos o Manchester, temos que jogar com isso.
Nos 4º's de final já não há equipas fáceis, agora..eu queria o Villarreal, era a equipa mas acessivel, mas enfim, tambem nao signicaria que vencessemos o Villarreal com 100% de certeza caso fosse essa equipa a sorteada, e o mesmo digo mara o MU, nada é impossivel, é o sonho europeu meus amigos, vamos sonhar até podermos.

José Correia disse...

«O Manchester United parece ter comprado um passe especial para, independentemente do nome do opositor, vir com regularidade até ao nosso país disputar partidas das competições europeias. Desta feita, volta a caber ao FC Porto a dura - mas bem aliciante - tarefa de fazer frente ao campeão inglês, europeu e mundial! Em causa estará a qualificação para as meias-finais da Liga dos Campeões.

Desportivamente seria difícil aos dragões terem emparelhado com um adversário mais complicado. O United possui uma equipa recheada de jogadores talentosos, actua de forma compacta e agressiva em quase todos os jogos, exibe uma experiência internacional difícil de igualar, conta (em casa e fora) com o apoio entusiástico dos seus adeptos e tem um vivaço Alex Ferguson ao leme que, ainda por cima, por razões óbvias tornou-se num profundo conhecedor (e admirador) do futebol português. E, já agora, beneficia dos serviços de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador mundial do ano passado e, provavelmente, o primeiro ou segundo de 2009, pois com excepção de Messi continuo sem ver ninguém a jogar tão bem e, mais importante, a render tanto, a ser tão decisivo para o sucesso do seu conjunto.

Mas, ter de enfrentar o poderoso Manchester United é necessariamente uma má notícia para os dragões? Não me parece! Em primeiro lugar porque quem anda na mais importante competição europeia de clubes - e numa fase já bem adiantada, dentro dos 8 melhores - sabe que tem de jogar com os colossos e não com as "peras doces" ou com os emblemas apenas razoáveis. Depois, porque a motivação da equipa e dos adeptos não podia ser maior. São estes os confrontos com que técnicos e jogadores sonham, são estes os embates que tornam rica e prestigiada a história dos clubes.

E se ninguém pode dizer, com propriedade, que o FC Porto parte favorito para esta eliminatória, a verdade é que não é preciso recuar muito no tempo para encontrar um choque entre as duas colectividades que acabou favorável aos portugueses. Ou melhor: acabou com a conquista do segundo título europeu por parte da formação nortenha. Logo, hoje como no confronto anterior, dizer que os ingleses possuem mais hipóteses de seguir em frente é uma coisa, mas considerar que os comandados de Jesualdo Ferreira não terão capacidade de discutir a qualificação é outra. Aliás, basta atentar nas palavras de Ferguson logo após o sorteio para se perceber que os britânicos são os primeiros a desconfiar do perigo luso. Eles sabem bem que uma equipa com Lucho, Lisandro, Hulk ou Rodríguez não é apenas fumaça...

O facto da primeira mão ser disputada em Inglaterra pode ser um trunfo suplementar para o FC Porto, embora em 2003/04 a ordem dos jogos tenha sido inversa e nem por isso a coisa tenha corrido mal. Mas, independentemente de começar a eliminatória em casa ou fora, reforço que os azuis e brancos podem voltar a surpreender. E nem o facto de a equipa ter de encarar esta ronda ao mesmo tempo que fará o "forcing" final para atacar a conquista da Liga e da Taça de Portugal me parece capaz de fazer diminuir as hipóteses portistas. Se há equipa em Portugal que tem mostrado capacidade para actuar em várias frentes ao mesmo tempo, gerindo bem o plantel face ao desgaste físico, às lesões ou aos castigos... ela é o FC Porto.

Por fim deixo uma convicção pessoal: quem passar esta ronda irá marcar presença na final de Roma. Villareal e Arsenal, sendo equipas de qualidade, não terão a embalagem suficiente para, nas meias-finais, derrubar o Manchester United... ou o FC Porto!»

Luis Avelãs
in Record, 20/03/2009

dragao vila pouca disse...

Teoricamente estamos eliminados, mas na prática vamos a ver.
Eles são melhores: têm melhor equipa, melhores jogadores e um orçamento várias vezes superior ao nosso, logo são favoritos e obrigação de seguir em frente. A nós, compete-nos fazer tudo para contrariar o favoritismo do Manchester e mais uma vez, colocar a Europa do Futebol, a abrir a boca de espanto. Não temos nada a perder e tudo a ganhar. O espírito tem de ser esse e como não vai há muito tempo, os eliminamos...

Agora temos de pensar é no Estrela e no Guimarães, que vêem antes do Manchester.

Um abraço

Unknown disse...

Dass saiu nos a fava , os gajos jogam muito ,mas tudo é possível até o slbosta e lagartos salvarem a época com a taça da cerveja...lololllll

Paulo Marques disse...

Bem, até o Benfica, pior, o Koeman, ganhou ao United, nunca se sabe. O mais importante é fazer o melhor possível e melhorar cada vez mais a nossa imagem.