segunda-feira, 16 de março de 2009

Co(s)me e cala!

09/03/2008, FC Porto x Academica: Cosme expulsa Mariano com um vermelho directo


Após a derrota do SLB em casa perante os seus "amigos" de Guimarães, o FC Porto recebia a Naval e tinha hipóteses de aumentar a vantagem para o 2º classificado.
Embora o favoritismo fosse dos dragões, convém não esquecer que o FC Porto tinha efectuado um jogo intenso a meio da semana para a Liga dos Campeões e não podia contar com aquele que tem sido o maior desequilibrador do seu ataque – Hulk. Além disso, a última derrota dos portistas tinha sido precisamente frente à Naval e nos últimos cinco jogos no Dragão tinha vencido apenas um, contra o Rio Ave, com o(s) golo(s) da vitória a serem obtidos nos últimos minutos.

Por tudo isto, era muito importante que o FC Porto entrasse bem no desafio e conseguisse marcar cedo, sob pena da intranquilidade e nervosismo tomar conta de equipa e tudo se complicar. Ora, é precisamente aqui que entra em jogo, e de que maneira, o árbitro Cosme Machado, o qual, na primeira meia-hora e com o resultado ainda em branco, não assinalou dois penalties a favor dos dragões.


O primeiro é claríssimo e foi logo aos 9', quando o guarda-redes da Naval saiu aos pés de Lisandro e, sem jogar a bola, derrubou o avançado do FC Porto ostensivamente. Para além do penálti que ficou por assinalar, o árbitro bracarense deveria também ter mostrado o vermelho a Peiser, porque impediu uma clara oportunidade para obter golo.

O segundo penálti que ficou por assinalar foi aos 28' quando, após uma rotação de Lisandro, Paulão o agarrou pelo ombro direito. Como se não bastasse o penálti que não assinalou, Cosme ainda por cima mostrou o cartão amarelo a Lisandro, o que o irá impedir de jogar na próxima jornada na difícil deslocação a Guimarães.


Estes dois lances não deixaram qualquer dúvida aos ex-árbitros que constituem o painel do 'Tribunal de O JOGO', que também são unânimes na apreciação a um terceiro penálti que ficou por assinalar, por falta de Dudu sobre Cissokho (90'+2), num lance em que a falta é iniciada fora mas termina bem dentro da área da Naval.

Aliás, os lances dos dois primeiros penalties (não assinalados) foram também apreciados por Rui Santos no 'Tempo Extra', o qual não teve dúvidas sobre os erros da arbitragem em claro prejuízo do FC Porto.


Em resumo, três penalties a favor do FC Porto não assinalados, uma expulsão perdoada ao guarda-redes da Naval (equipa que deveria ter ficado a jogar com menos um logo aos 9 minutos de jogo) e Lisandro excluído da difícil deslocação a Guimarães.
Brilhante desempenho do "Colina português"!
Qual será a pontuação que este “predestinado” do apito irá ter?
Quantos jogos irá para a "jarra"?
Aguardemos as decisões do senhor Vitor Pereira...

E como é que a comunicação social viu estes lances?

Bem, nós (portistas) estamos habituados a que as decisões da arbitragem que prejudicam o FC Porto sejam completamente branqueadas (viram as capas dos jornais desportivos de hoje?), mas o que se passou no 'Domingo Desportivo' de ontem à noite raia o inacreditável.


Tudo começou na selecção dos lances que Carlos Daniel colocou à apreciação dos dois especialistas residentes – Cruz dos Santos (um histórico de A BOLA) e Paulo Paraty (o árbitro preferido de Luis Filipe Vieira, conforme ficou demonstrado nas escutas).
Dizendo que havia vários lances polémicos nas áreas, principalmente na da Naval (viu algum na do FC Porto?), dos três possíveis penalties que ficaram por assinalar, Carlos Daniel escolheu apenas o segundo (o menos visível dos três), a que juntou um segundo lance, correspondente a um corte na queima de um jogador da Naval sobre Lisandro à entrada da área figueirense.
Podia-se pensar que a escolha de apenas dois lances tinha sido por limitações de tempo, mas o mesmo Carlos Daniel seleccionou três lances para apreciação no jogo do SLB e quatro no do Sporting...

Relativamente ao lance em que Paulão agarrou Lisandro pelo ombro direito, a introdução de Carlos Daniel é notável. Segundo ele, mais do que discutir se era penálti, importava avaliar se o amarelo mostrado ao Lisandro se justificava ou não (como se uma coisa não decorresse da outra). Os três lá chegaram à conclusão que sim senhor, o amarelo tinha sido exagerado…

Para encerrar o assunto, Carlos Daniel termina dizendo qualquer coisa como "a arbitragem de Cosme Machado sai, então, ilibada".
Ilibada?!! Tenho de ir a um otorrinolaringologista, porque devo andar a ouvir mal.

O mais incrível disto tudo é o benfiquista mais conhecido de Paredes, que veste a pele de jornalista pseudo isento, ter conseguido não ver aquilo que até o António Rola viu: 3 (três!) penalties a favor do FC Porto que ficaram por assinalar.
Por menos, muito menos do que isto, encheram-se primeiras páginas de jornais com palavras eloquentes como “Escândalo” ou “Roubo”.

O Carlos Daniel já tinha dado mostras da sua “isenção” na forma como moderava o ‘Trio de Ataque’, mas desde que se transferiu para pivot do ‘Domingo Desportivo’ tem sido um festival. A forma habilidosa, para não dizer manhosa, como selecciona os lances polémicos e, inclusivamente, orienta os comentários dos dois elementos acima referidos é já uma imagem de marca.

Perante tudo isto – nomeações cirúrgicas, arbitragens escandalosas e manipulação da comunicação social, incluindo a pública – o que fez, ou disse, a SAD portista?
É caso para dizer: Co(s)me e cala!

Fotos: Maisfutebol

12 comentários:

sirmister disse...

tambem reparei nisso ontem, como diz o Rui Moreira, tudo normal.

Pedro Reis disse...

Para já parece que o Rui Cerqueira, mandou uns abanoes a alguém da RTP...
Já é um bom princípio, mas não é tudo! :)

dragao vila pouca disse...

Sobre a RTP, fiquem-se com mais esta:
«A RTP no seu museu virtual (museu.rtp.pt) tem uns clips de vídeo onde fala dos principais acontecimentos das várias décadas.

Ora, não é que a RTP se "esqueceu" de um acontecimento na década de 80 que talvez seja um bocadito relevante:

O FC Porto foi campeão europeu e mundial.

A RTP na década de 80 fala de tudo:
- Festival da canção
- Andebol
- Râguebi
- Formula 1
- Atletismo
- Futebol Internacional»

Vi isto no blog jornaisdesportivos e chamou-me a atenção.

Sobre o benfiquista de Paredes, fiz há tempos uma coisa que mostra o que ele é.

Um abraço

HULK 11M disse...

Não estou certo de que a culpa deste péssimo tratamento que a RTP tem dado aos assuntos do FCP seja da exclusiva responsabilidade de Carlos Daniel.
Penso que a responsasbilidade vem mais de cima, da própria direcção da RTP.
Reparem que não é apenas a forma como o Carlos Daniel dirige o programa de domingo à noite. Noutros programas, incluindo tele-jornais, os assuntos relacionados com o FCP são sempre tratados duma forma que procuram amesquinhar o nosso Clube.
Lembro, por exemplo, o que aqui já foi referido, no que toca ao programa dedicado à "Liga dos Campeões", realizado na pssada quarta-feira à noite, em que o comentador residente nos vem dizer que apesar de não ter visto o jogo "parece-me que a passagem do FCP foi justa". Não viu o jogo? E foi destacado para comentar??? Quem mandou???
Eu se fosse Administrador da RTP ficava cheio de vergonha e despedia o responsável, que pode bem não ser o tal "comentador"!
Mas se calhar até lhe deram umas palmadinhas na costas, acompanhado duma risada!!!
E é aqui, que, a meu ver, deveria entrar a forte contestação dos responsáveis do FCP!!! Porque quem não se sente não é filho de boa gente!
Porque será que o FCP se mantém em silêncio???

xandreazevedo disse...

A minha favorita do fim de semana é na sport tv ..golo do Guimarães e na régie o que fazem??? Benfica 1 Guimarães 0!!!! que vontade lolololllll incrível!!!

pc disse...

corre uma petição por aí...
pela verdade jornalística!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Nunes disse...

Já não se pode esperar sequer um pouco de profissionalismo do benfiquista de Paredes. A RTP é hoje uma boa corja.

nobigdeal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HULK 11M disse...

Afinal a "SAD" tem voz!!!!!
Ao fim de tantos meses de silêncio, finalmente uma entrevista de alguém do FCP.!!!
Gostei da surpresa de ver a 1a. página de hoje do JN com uma entrevista do Dr. Fernando Gomes.
Esperemos que seja uma experiência para durar e que se vá repetindo com alguma frequência...
Vamos lá a ver se logo os tele-jornais vão dar relevo a alguma afirmação deste dirigente do FCP!!!

6012 - Azul desde 1971- disse...

É realmente assustador pensar que o jornalismo se pauta por interesses e não por factos.
Mais assustador ainda quando esses factos são tão claros que mesmo assim arranjam sempre forma de os escamotear. Eu digo que a única forma de dobrar este Cabo das Tormentas é continuarmos a mostrar títulos e continuarmos a apontar o dedo. Há que deixar registadas para a posteridade as incongruências da divulgação de factos jornalísticos do mundo do futebol. É uma pena que não haja cartões para o jornalismo... mas pensando bem,... é melhor que não os haja pois poderíamos ficar sem notícias para nos rirmos durante umas quantas jornadas tal seria o número de vermelhos a cumprir castigo...

bLuE bOy disse...

O que não nos mata, fortalece-nos!!
É assim que quero continuar a vê-los sempre, a espumar de inveja, de raiva, de pavor... o fim da linha, para muitos desses ratos d'esgoto, com ares de profissionais e independentes, há-de acabar... se não for a bem, será a lei da vida a sepultá-los.
É só aguardar... pacientemente!