domingo, 15 de março de 2009

Helton e a comunicação social


«As exibições inseguras de Helton na baliza do FC Porto têm feito crescer a insatisfação interna face ao brasileiro. Além dos "frangos" recentes com Atlético de Madrid e Leixões, é sobretudo o excessivo "relaxamento" do guarda-redes na abordagem a alguns lances durante os jogos que tem deixado os responsáveis portistas a pensar no futuro da baliza. E a admitir até nesta altura, sabe o DN sport, o cenário de um fim de ciclo para Helton no Dragão, no final desta época. (...)
No último jogo com o At. Madrid no Dragão, que selou a passagem do FC Porto aos quartos-de-final da Champions, Helton voltou a provocar calafrios com uma ou outra saída em falso dos postes e uma reposição de bola com os pés que ia sendo comprometedora.
É, de resto, uma certa atitude "indolente" do guarda-redes perante os lances que tem feito esgotar a paciência em relação a Helton no Dragão. E que leva a SAD do FC Porto a equacionar o futuro da baliza.
Nesta altura, admite-se até um fim de ciclo para Helton - tem contrato com os dragões até 2012 e ganha cerca de um milhão de euros anuais - abrindo portas a uma transferência no fim da época. Cenário admitido por pessoas próximas de Helton, sabe o DN sport.
Em Janeiro, o FC Porto tentou contratar Beto, ao Leixões, numa intenção de aumentar a concorrência interna ao brasileiro. E as conversas entre o FC Porto e o clube de Matosinhos continuam com vista à mudança de Beto na próxima época. Mas além de Beto, há Eduardo, titular do Sp. Braga e da selecção nacional, um nome bem referenciado no Dragão para uma possível substituição de Helton.»
in DN, 14/03/2009



«O dono da baliza leixonense, Beto, firmou contrato com o FC Porto válido para as próximas 4 épocas. O guarda-redes, de 26 anos, que foi formado nas escolas do Sporting, assinou um vínculo por objetivos com os azuis e brancos, e vai receber um salário base de 40 mil euros/mês.
O jogador é detentor de 40 por cento do passe e a sua transferência de Matosinhos para o Dragão irá custar 750 mil euros ao FC Porto. Refira-se que Beto possuía uma cláusula de rescisão no seu contrato com o Leixões no valor de um milhão de euros. (...)
Beto representou o Sporting B entre 2000 e 2002, seguiu por empréstimo para o Casa Pia (duas épocas) e regressou a Alvalade para mais uma temporada na formação secundária. Em 2004/05 mudou-se para Chaves e no ano seguinte rumou ao Marco. Há 3 anos no Leixões, o jogador rubricou pelos "bebés" precisamente depois de ter sofrido uma goleada ante os... matosinhenses. Agora assinou pelo FC Porto após ter encaixado 4 golos
in Record, 15/03/2009


Independentemente da opinião que tenho sobre o Helton e das criticas que já lhe fiz, mais do que uma vez, devido à sua atitude em campo, acho muito estranho (ou talvez não) as notícias que saíram ontem e hoje e que acima reproduzo.

O campeonato está a ser disputado de forma intensa e as distâncias são curtas. Por isso, vale tudo para intranquilizar os jogadores do FC Porto e tentar meter alguma areia na engrenagem. Espero que o Helton dê uma resposta à altura.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.
Fotos: record.pt, olhares.aeiou.pt

6 comentários:

Paulo Marques disse...

Por outro lado, a TSF na análise pré-jogo considerava tal contratação um disparate, face à possibilidade de meter em jogo o "melhor guarda-redes a ser formado no FCP desde o Vítor Baía".

Manuel Guedes disse...

«acho muito estranho (ou talvez não) as notícias que saíram ontem e hoje e que acima reproduzo.»
A vaca do apito dourado já não dá mais leite para a CM vender papel.

Creio que o Nuno não está em fim de contrato. Assim sendo o Porto não deve comprar mais um GR.

José Correia disse...

COMUNICADO

Após ter tomado conhecimento de notícia veiculada este domingo pelo jornal Record, com o título «Beto assina por quatro épocas», vem a Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD informar o seguinte:

1 – É falso que Leixões e F.C. Porto tenham chegado a acordo para a transferência de Beto e, por conseguinte, que o guarda-redes tenha firmado contrato com esta sociedade;

2 – Neste sentido, é por demais evidente que esta notícia encomendada tem o objectivo de condicionar um eventual interesse futuro do F.C. Porto nos direitos desportivos do atleta;

3 – Face ao evidente incumprimento de diversos preceitos jornalísticos, a F.C. Porto – Futebol, SAD fará seguir este caso para o seu Departamento Jurídico para competente análise e acção judicial.

Porto, 15 de Março de 2009

O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD

in http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futcomunicadosad_150309_42315.asp

xandreazevedo disse...

Beto não é guarda redes para o nosso Porto não me lixem....
Quanto ao helton já não suporto o branqueamento de imagem que faz no dragão a caminho das balizas cm a bancada a mim não me convence e fala tanto em deus que de ca nada viro ateu!!!!!

Unknown disse...

Do comunicado concluo que vamos contratar o Beto. O que sinceramente não me agrada muito.

Zé_dopipo disse...

É bem feito, para aquele pessoal que não defendeu o Baía quando devia. Agora vão andar a mudar de guarda-redes todos os anos ou a aguentar com as frangalhadas de Heltons e outros que tais. Come e cala!