terça-feira, 24 de março de 2009

Artigo 1.04 revisto pela UEFA

«O Comité Executivo da UEFA aprovou esta terça-feira a alteração aos regulamentos da Liga dos Campeões. O artigo 1.4, que esteve na origem das dúvidas sobre a admissão do F.C. Porto na prova na época passada, foi revisto e tudo indica que a nova formulação deixa os «dragões» a salvo de castigo pelo seu envolvimento no processo Apito Dourado.
A UEFA ainda não divulgou a o texto dos novos regulamentos, mas as indicações vão no sentido de que o artigo que estabelece as condições de admissão não abrange a data dos processos em que o F.C. Porto está envolvido, 2003/04. O artigo deverá estipular, segundo fonte da UEFA citada pela Lusa, que um clube será suspenso por um ano das provas caso tenha estado envolvido na manipulação ou viciação de um jogo desde que os factos tenham ocorrido após 27 de Abril de 2007, altura da reformulação dos estatutos do organismo.
No Verão passado o F.C. Porto foi excluído em primeira instância da Liga dos Campeões pela Comissão Disciplinar da UEFA, mas essa decisão foi anulada pelo Comité de Apelo, considerando que os factos não estavam devidamente apurados e que o processo devia voltar a ser analisado, mais tarde, pela Comissão Disciplinar.»
in 'Portugal Diário', 24/03/2009



E agora?
O que dirão os delgados e cartaxanas deste Mundo?
E que coelho irão tirar da cartola os "supra-sumos" encarnados em direito desportivo - Cunha Leal, Sílvio Cervan, Fernando Seara, etc. – para nos entreter no próximo Verão?

Uma coisa é certa, os tipos da UEFA devem estar todos "comprados" pelo Pinto da Costa...

16 comentários:

flama draculae disse...

E não se pode substituir a estátua do Marquês de Pombal aqui em Lisboa?

6012 - Azul desde 1971- disse...

Não pode! Eu própria já lá fui ver... cimentaram-na com uma pasta de baba, resultante da raiva! A modos que temos que levar com ela! Mas no fim deste campeonato vai levar nova esfrega de vigor: nos festejos do TETRA!

José Correia disse...

flama draculae disse...
«E não se pode substituir a estátua do Marquês de Pombal aqui em Lisboa?»

Esta malta do 'Reflexão Portista' é toda muito bairrista. Até os que vivem no estrangeiro têm raízes tripeiras...

guedesnet disse...

O PC é um gajo rico, tem dinheiro para tudo!!!

Para o ano lá estaremos outra vez.

saudações Azuis

Nelson Carvalho disse...

As redacções dos pasquins de Lisboa devem estar entrar em "parafuso" por estas horas. Quantas 1ªs páginas desta 2ª temporada da novela "FCP na UEFA?" lhes dariam cobertura ao longo do proximo verão, para escamotear a mediocridade das equipas da 2ª circular?

Na falta de melhor já imagino o que por aí venha; Promessas de mais uma época cheia de vitórias, títulos, e uma mão cheia de grandes estrelas a caminho da pré-reforma num hotel do Seixal à beira Tejo.

Paulo Marques disse...

Preocupa-me saber como a UEFA pretende atingir a sua justiça... Se vai nas palavras das carolinas e ricardos costas ou se na dos tribunais. É que senão estamos sujeitos ao mesmo, qualquer dia.

Unknown disse...

Nightwish

Para se dizer asneiras é melhor estar calado.

cm disse...

forma como estas notícias são redigidas na base, a Lusa, e que os jornais engolem e regurgitam, é do mais insidioso que pode haver. Não, não e não! O F.C. Porto não será castigado porque a UEFA decidiu que "um clube será suspenso por um ano das provas caso tenha estado envolvido, directa ou indirectamente, na manipulação ou viciação de um jogo, desde que os factos tenham ocorrido após 27 de Abril de 2007, altura da reformulação dos estatutos do organismo". Isto é mentira, calúnia, difamação, intoxicação...
O F.C. Porto não será castigado porque, simplesmente, não fez nada para ser castigado. Esta é que é a verdade, que os Ricardinhos de Portugal quiseram ultrapassar mas que a UEFA bem conhece. Só que os nossos amigos da CS, além de burros, têm má fé e hão-de continuar a querer comprovar que o Atlântico é insosso

Anónimo disse...

Amigos portistas, não tenho tido tempo para vir aos blogs, nem sites dos jornais desportivos, mas alguém se recorda do que dixe o risco ao meio, no final do jogo, à comunicação social? Mas pk raio é que o Porto veio à baila? Não sei se alguém tocou no assunto, estou a escrever baseado naquilo que ouvi, fiquei a bater mal com o que o gajo dixe! Nem MST tocou no assunto. Se ouviram o mesmo que eu, naquela espécie de “Flash Interview”, elucidam-me pk veio o Porto à baila. Isto Porque, não é normal, era um SLB-SCP. Obrigado

José Correia disse...

«José Manuel Meirim, especialista em Direito desportivo, não tem dúvidas de que, a partir de agora, o processo que quase afastou os portistas da presente edição da Liga dos Campeões está encerrado. "O FC Porto está completamente a salvo. Desta vez, a UEFA estabeleceu um marco, um início dos efeitos sobre os actos passíveis de serem punidos e um período de suspensão para os clubes infractores. Assim, tudo o que for anterior a 27 de Abril de 2007 não existe para aquele organismo. A partir do momento em que foram ratificados pelo Comité Executivo, os regulamentos entram nos estatutos e nenhum órgão os pode alterar. Qualquer que seja o passado de um clube candidato às provas europeias, desde que os factos ocorridos sejam anteriores a 27 de Abril de 2007, o processo de candidatura será aceite. Como o caso do FC Porto reporta à temporada 2003/04, isso não terá efeitos futuros", comentou.»
in O JOGO, 25/03/2009

José Correia disse...

«A Comissão Disciplinar da Liga foi o alvo principal de José Guilherme Aguiar, depois de anunciada a ratificação dos regulamentos que passam a definir os critérios de admissão dos clubes envolvidos em processos de corrupção, manipulação ou viciação dos resultados de um jogo . "Todo este processo teve origem na Comissão Disciplinar da Liga, que fez tudo com um propósito pré-determinado e pensou que todos os outros órgãos eram susceptíveis de ser comidos por lorpas. Para além das questões formais, há questões factuais que constituem pressupostos que devem ser observados e nesta Comissão Disciplinar tudo o que for a favor do FC Porto não vale nada, mas se for contra, já vale tudo", frisou.

José Guilherme Aguiar estava à espera deste desenlace e, depois de tomar conhecimento dos factos, foi claro na interpretação ao que poderá suceder aos portistas no futuro: "O FC Porto não tem de se preocupar mais com a situação, depois de o Comité Executivo ter aprovado os novos regulamentos". Nem o processo que ainda está nas mão do Comité Disciplinar será motivo para preocupações, defende o jurista. "O processo que está no Comité Disciplinar vai ser reapreciado, mas não terá efeitos, à luz dos novos regulamentos", garantiu.»
in O JOGO, 25/03/2009

Paulo Marques disse...

FCLimpaTudo:

Penso que não me percebeu. Aquilo que eu disse é que a Uefa não disse como considera que um clube esteve envolvido em corrupção, sendo portanto possível que se aparecer mais uma teoria recambulesca em Portugal é possível que a Uefa use os seus mecanismos, ficando nós sujeitos à verdade das Carolinas e não à verdade legal.

Unknown disse...

Nightwish

"O artigo deverá estipular, segundo fonte da UEFA citada pela Lusa, que um clube será suspenso por um ano das provas caso tenha estado envolvido na manipulação ou viciação de um jogo desde que os factos tenham ocorrido após "27 de Abril de 2007", altura da reformulação dos estatutos do organismo."

bLuE bOy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bLuE bOy disse...

"E agora? O que dirão os delgados e cartaxanas deste Mundo? E que coelho irão tirar da cartola os "supra-sumos" encarnados em direito desportivo - Cunha Leal, Sílvio Cervan, Fernando Seara, etc. – para nos entreter no próximo Verão?"

Também gostaria de saber, mas não sei... mas vai uma aposta que algo logo surgirá no horizonte, qual D. Sebastião irrompendo pelo nevoeiro?

Paulo Marques disse...

F.C.Limpa Tudo:

Sim, mas e no futuro, se alguém inventar mais uma história sobre 2009, como é?