sábado, 21 de março de 2009

Man United, recordações de duelos anteriores

Em 1976, no regresso de Pedroto ao FC Porto pela mão de Pinto da Costa, os azuis-e-brancos (ainda não eram “dragões”...) venceram a Taça de Portugal de 1976/77.

Equipa do FC Porto, época 1977/78 (fonte: Paixão pelo Porto)


Qualificados para a extinta Taça das Taças, a má sorte nos sorteios haveria de perseguir o FC Porto na época 1977/78. Na 1ª eliminatória calhou-nos o representante alemão – FC Colónia – uma das melhores equipas alemãs da altura. Ultrapassado este obstáculo (2-2 fora e 1-0 em casa), saiu-nos o representante inglês.

Era a primeira vez que o FC Porto ia defrontar o Manchester United para as competições europeias e, tal como agora, na antevisão da eliminatória as probabilidades de sucesso atribuídas ao FC Porto eram mínimas.

O primeiro jogo foi nas Antas, a 19 de Outubro de 1977, e a Europa abriu a boca de espanto porque o FC Porto goleou os "red devils" por 4-0.
Nesse jogo destacou-se um avançado brasileiro de 30 anos, de seu nome José Francisco Leandro Filho, nascido a 4 de Agosto de 1947, em Maceió, Alagoas.
Duda, era assim que ele era conhecido, fez um “hat-trick”, marcando aos 8, 24 e 54 minutos. António Oliveira haveria de completar a goleada aos 60 minutos.

Na 2ª mão, disputada em Old Traford a 2 de Novembro de 1977, no meio de um dilúvio e de uma arbitragem que tudo permitiu aos ingleses, o FC Porto seria derrotado por 5-2, num jogo em que se destacaram dois jogadores portistas, um pela positiva e outro pela negativa.

Pela negativa o infeliz Alfredo Murça, que tinha sido decisivo ao marcar o golo da vitória (1-0) na eliminatória anterior, mas que neste jogo bisou marcando dois golos na própria baliza!
Pela positiva brilhou um extremo-direito – Seninho – que, marcando dois golos na baliza certa, garantiu a passagem do FC Porto à eliminatória seguinte e, para si próprio, garantiu um contrato milionário para a época seguinte com o Cosmos de Nova York.

Apesar do resultado pesado, a eliminatória nunca esteve em sério perigo. O Manchester abriu o activo logo aos 8’, por Coppell, mas Seninho haveria de empatar o jogo aos 29’ (a partir daí os ingleses tinham uma hora para marcar cinco golos e não sofrer mais nenhum, se quisessem seguir em frente). Até ao intervalo o United ainda marcou mais dois golos, aos 39' por Murça (p.b.) e aos 44' por Nicholl. Aos 65’ Coppel marcou o 4-1 e, com 25 minutos por jogar, parecia que os ingleses poderiam dar a volta à eliminatória. O sofrimento dos portistas terminou aos 85’, quando Seninho reduziu para 4-2 e, apesar dos ingleses terem feito o 5-2 ao minuto 90 (novamente Murça na p.b.), a passagem aos quartos-de-final estava garantida.

Postal comemorativo do Manchester United x FC Porto da época 1977/78 (fonte: Paixão pelo Porto)


Quase 20 anos depois, em 1996/97, o FC Porto era orientado por um discípulo de José Maria Pedroto – António Oliveira. Depois de uma fase de grupos da Liga dos Campeões notável (5 vitórias e 1 empate, incluindo uma espectacular vitória por 3-2 sobre o AC Milan em San Siro), nos quartos-de-final o FC Porto foi a Manchester e, num jogo cheio de equívocos (Hilário era o guarda-redes e António Oliveira decidiu apostar num jovem centro-campista chamado Costa) saiu de lá vergado a uma pesada derrota por 4-0. Na 2ª mão, nas Antas, um empate a zero selou a eliminação dos “dragões”.

Finalmente, o duelo mais recente e que ainda está presente na memória e nas conversas dos adeptos dos dois clubes.


Em 2003/04, o FC Porto recebeu o Manchester United no primeiro jogo europeu disputado no Estádio do Dragão. Quinton Fortune inaugurou o marcador, aos 14 minutos, mas o FC Porto de Mourinho nunca desistia (lembram-se da eliminatória do ano anterior contra o Panathinaikos?).
Aos 29 minutos, numa jogada de envolvência pela direita, Alenitchev centra e Benny McCarthy, com um remate seco de primeira, iguala a partida.
Na 2ª parte, já no quarto de hora final, o FC Porto haveria de marcar novamente. Aos 78 minutos, centro largo de Nuno Valente e McCarthy, no meio de dois defesas dos red devils, elevou-se como um gigante e cabeceou de forma fulminante, fazendo a bola entrar no ângulo da baliza do United. Que golo! Que golos espectaculares marcou o sul-africano nesse jogo!

Apesar da derrota, os ingleses saíram confiantes do Estádio do Dragão e parecia terem razão para isso, pois aos 32 minutos do 2º jogo Paul Scholes marcou e colocou o Manchester United em vantagem na eliminatória. Contudo, o golpe de misericórdia nas aspirações do clube mais rico do Mundo chegaria ao minuto 90. Na sequência de um livre de McCarthy, Costinha silenciou Old Trafford, fazendo o 1-1 que colocou os campeões portugueses nos quartos-de-final, num trajecto que nos haveria de levar à vitória em Gelsenkirchen.





Actualização:
Ao vídeos do José Correia, acrescento o que se segue. Arrepiante. js


Fontes: Paixão pelo Porto
Fotos: uefa.com, Paixão pelo Porto, Record

3 comentários:

Mário Faria disse...

Premonição :

O FCP vai passar os quartos de final, empatando em Manchester e vencendo no Dragão ;

O Villareal também baterá o Arsenal ;

O FCP vai vencer o Villareal nas meias finais, tal como ultrapassou o Corunha em 2004. Tramar os espanhóis dá-nos um gozo muito especial ;

A final vai ser com o Bayern a quem vamos vencer por 2-1, em Roma, com a bênção do Papa e um golo de calcanhar.

Força Porto !

Unknown disse...

Mário Faria disse:

A final vai ser com o Bayern a quem vamos vencer por 2-1, em Roma, com a bênção do Papa e um golo de calcanhar.

Para ser um flashback completo só falta a Carolina a beijar a mão do Papa.

Jorge Aragão disse...

Vi esses jogos todos com o Manchester nas Antas e no Dragºao, lembro-me bem dos 4-0 numa noite chuvosa mas entusiasmante, vi as maravilhas do Benny e pela primeira vez fui ao estrangeiro ver um jogo do FCP. Estreia em grande com aquele dramático empate.
Diz o nosso povo que não há duas sem ... três.
Esperemos que a sabedoria popular esteja certa, como alguem dizia, é difícil ( uito ) mas não irrepetível.
Além disso eles parecem felizes com o sorteio e isso é bom...