sexta-feira, 27 de março de 2009

Motricidade... Humana

Talvez fosse da recente desilusão de, uma vez mais, não ter conseguido o seu máximo objectivo.
Essa Liga dos Campeões maldita, que lhe foge, época após época, desde o ano da graça de 2004. Mas a verdade, é que vimos um Mourinho diferente nesta passada segunda-feira, em Portugal.
Aos poucos, começamos a ver traços mais (como dizer?) humanos no, até há bem pouco tempo, todo-poderoso "Special One".

Claro que, para nós portistas, é sempre motivo de algum conforto saber que, por muito que tente (tentava?) afastar-se de nós, a conquista de 2004 continua a ser o ponto mais alto da sua carreira. E também o período em que um produto-Mourinho foi mais Mourinho.
Não esperávamos era que ele tivesse que o reconhecer tão cedo, se bem que disfarçado num "foi a melhor equipa que treinei".

Bem longe do "Porto igual a Palermo" e do "tanto me faz que passe CSKA ou o FCP", chegou mesmo ao ponto de dar como possível a eliminação do gigante Manchester United às nossas mãos...

Afastando-nos da propaganda mediática, de adoração quase doentia, por parte da comunicação social portuguesa e de algum rancor que muitos de nós ainda lhe temos desde aquele apito final em Gelsenkirchen, onde poderemos afinal situar o verdadeiro Mourinho?


Que não fiquem quaisquer dúvidas: ele é mesmo reconhecido, um pouco por toda a Europa, como um dos 3/4 melhores treinadores actuais, a nível mundial.
Não existirá, por exemplo, qualquer adepto do um Milan ou de uma Juve que, secretamente, não sonhe ver um dia "Il Speciale" a orientar a sua equipa.
Da igual forma, qualquer "supporter" do Manchester United dificilmente encontrará um melhor nome para o "dia seguinte" àquele fatídico momento em que Ferguson abandone o futebol. O mesmo pensarão os "gunners" em relação a Wenger.
Por outro lado, poucos fãs do Chelsea terão dúvidas sobre qual o melhor técnico que tiveram nos últimos largos (50?) anos...


É um pouco como, por cá, todos os adeptos da segunda-circular quererem, no fundo, ter Pinto da Costa à frente dos seus destinos. Apesar de tal ser um pensamento absolutamente proibido, como se sabe.

Onde falha então Mourinho?
Num plano meramente desportivo todos sabemos a resposta: não terá novamente sossego até que um dia volte a conquistar a Champions, por mais campeonatos caseiros que conquiste. Seja em que clube for. É o (alto) preço a pagar por tão altas expectativas, sejam elas reais ou presumidas.
Mas há mais para além disso. Creio que Mourinho só ganharia se se limitasse a ser treinador de futebol. Sim, um grande treinador de futebol, que é aquilo que ele é. Não mais.
Quando se mete por outros caminhos, querendo ser mais do que "apenas" isso, perde-se em quezílias que, fazendo o balanço a estes anos todos, no fundo nada lhe acrescentou de positivo.

"Não sou exemplo para ninguém".
Sim, o precocemente aposentado árbitro Frisk certamente que concordará...
Porém, sejamos justos, no indiscutível esforço que, dia-após-dia, coloca no seu trabalho, de forma a tornar cada jogo de futebol em algo "menos imprevisível", tem que lhe ser reconhecido muito mérito.


O futebol-jogado, em Portugal como em Inglaterra, deu uns passos em frente desde que, um dia, lhe foi apresentado o Mourinho-treinador.
Nenhuma dúvida.

Fotos: Record

6 comentários:

bLuE bOy disse...

Sobre um tal de new honoris causa, continuo na minha e nem uma palha mexo... ainda hoje espero (sentado) ao pedido de desculpas em face da pergunta, "por que vem acompanhado de seguranças?”, com uma resposta arrogante e estúpida, “quando vou a Palermo, tem de ser assim”.

A ser verdade que os meus neurónios memoriais ainda estarão no prazo de validade, Palermo é tão só a capital da Sicília, terra da Mafia, da Cosa Nostra... e por aqui me fico.

Assim, e porque quem ofender o meu FC Porto, estará a ofender-me directamente, enquanto essa figurinha de cristal não se retractar publicamente com um pedido de desculpas ao clube e aos seus adeptos, a minha posição é inalterável e ninguém, mas ninguém me vai convencer do contrário, pq continuo a manter o meu posicionamento completamente estanque: “ele que vá chamar mafioso à PQoP”!!!

E escusa de aparecer agora com falinhas mansas, porque não vai lá… se durante muito tempo tinha fastio e espécie em falar do FC Porto, julgando-se superior ao clube, como se isso fosse alguma vez possível, o tempo, tem-se encarregado de demonstrar o contrário… no FC Porto, com uma equipa de tostões, conquistou a Europa… lá fora, com equipas de milhões, conquista as localidades e as freguesias, sem nunca conseguir sair da cidade… é esta a diferença que o atormenta e por isso, aparece agora armado em Madre Teresa… e porque não ter dito que a organização do FC Porto foi a melhor onde trabalhou? E porque não dizer que PdC foi o melhor Presidente que teve? E porquê esta conversa agora? Quer o quê? Colinho? Bajulamento? Maminha?... pois olha que pela minha parte, tens total e completa indiferença, e admito até, alguns laivos de ódio d’estimação.

Há muito que o digo e faço sempre questão de o manter muito actual: ainda andarei muito por cá para o ver a conquistar… nada na Europa!!! Aguardemos…

José Correia disse...

Largos dias têm 100 anos...

Vasco Rodovalho disse...

Muito bom post, caro Luís Carvalho.

José Mourinho tem o objectivo (algo arrogante) de ser seleccionador nacional daqui a uns 15 anos e, para tal, acha que tem (e, se calhar, tem mesmo) de granjear as simpatias da comunicação social lisboeta. E que melhor meio para tal fim que se mostrar indiferente, ou mesmo hostil, ao F.C.P.?

Eu sempre disse que a grande diferença entre este tipo e o Artur Jorge é que o segundo "é dos nossos".

Diabolic Machine Pro-Evolution 2 - Catarino disse...

Não perdo 2 coisas.

1ª Caso não se lembrem, esse senhor jantou no restaurante Camelo na apúlia com o Abramovich e Jorge Mendes, a negociar a sua ida para o Chelsea, ainda não se sabia quem ia passar à final (Mónaco ou Chelsea).E se tivesse sido o chelsea???

2º Demonstrou uma inorme ingratidão a toda uma estrutura e a uns adeptos que sempre o apoiaram e lhe deram condições para ser quem é hoje.

O dinheiro não é tudo.
Morrer um dia mas com dignidade.
Espero que na Europa nunca mais ganhe nada.

Hasta la victoria, siempre
Miguel

condor disse...

O ano da graça de 2004!Não esquecer o ano da não menos graça de 2003!sim 2003 que me fez recuar até 1987,e onde após o golo do Ninja"não confundir com minja"o golo do tres dois que fez com que o meu velho temesse pela minha saude já que eu me atirei para o chão da sala onde os dois sofriamos a bom sofrer!Enfim,este FCP qualquer dia mata-me,oxalá seja já na proxima eliminatória da LC contra esses arrogantes dos MU!

condor disse...

Já me esquecia:Tem razão o amigo José Correia!Largos dias teem cem anos... Nunca é demais recordar!