Na passada terça-feira, Pinto da Costa afirmou o seguinte:
"Posso garantir que o treinador não me pediu nenhum jogador a mais daqueles que tem e eu considero que ele está correcto porque temos um excelente plantel"
Eu discordo de Pinto da Costa. O plantel do FC Porto não é excelente. Na minha opinião há mesmo três posições para as quais não vejo alternativas à altura, isto é, que deiam garantias de não haver uma quebra grande de rendimento: defesa direito, defesa esquerdo e médio ofensivo. Com a agravante, no caso do Belluschi, de ser um jogador fisicamente frágil e intermitente (aparece e desaparece durante um jogo). E o cenário piora se Sapunaru e Hulk vierem a ser punidos com castigos prolongados.
Compreendo que o presidente da FC Porto SAD diga que o plantel é excelente mas, infelizmente, o que me parece notório é que apesar dos orçamentos da SAD serem cada vez mais elevados, a qualidade do plantel do FC Porto tem vindo a decrescer nas últimas épocas.
E nem precisamos de recuar ao tempo dos heróis de Gelsenkirchen para chegarmos a essa conclusão. Se olharmos apenas para o período do Tetra, verificamos que em 2005/06 Co Adriaanse tinha à sua disposição um leque alargado de jogadores de elevado nível, com destaque para: Baía, Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Raul Meireles, Ibson, Lucho, Diego, Lisandro, Quaresma, Anderson (a partir de Dezembro de 2005) e Benny McCarthy.
E o plantel incluía ainda jogadores “medianos” como Jorge Costa (em final de carreira), Ricardo Costa, Jorginho, Adriano e Hugo Almeida.

O plantel de 2009/10 também tem jogadores destes? Sim, mas em muito menos quantidade e para chegar a essa conclusão basta aos portistas fazer um pequeno exercício: analisar de forma optimista o plantel actual e contar o número de jogadores que têm valor para daqui a um ou dois anos serem de top internacional (a exemplo do que se verificava, ou verificou no espaço de dois anos, com jogadores como Bosingwa, Pepe, Diego, Anderson, Quaresma, McCarthy, Lucho e Lisandro).
Não digo que o plantel actual que está à disposição de Jesualdo é mau (não é), mas na comparação com o plantel de 2005/06 fica claro o quanto regredimos em quatro anos.