quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dr Jekyll & Mr Hyde

Comparando o Raul que, ao longo desta época, se arrastou com a camisola azul-e-branca, com o Meireles que ontem marcou dois golos aos Camarões e foi a figura do desafio, tal como já tinha sido no decisivo jogo na Bósnia, vem-me à cabeça a célebre história do Doutor Jekyll & Mr Hyde.

Qual é a fórmula que transforma o tristonho Raul do FC Porto no "demoníaco" Meireles da Selecção, com uma disponibilidade física surpreendente, a jogar nos limites e a aparecer várias vezes na área adversária em situações de finalização?

Dizem-me (e eu não tenho razões para duvidar) que o apagado Raul é consequência do FC Porto não ter aceite a proposta do Marselha que, na mesma altura em que contratou Lucho, também queria levar o Meireles.

A espécie humana é complexa e tem as suas contradições, mas estou convencido que se estas aparições do Meireles continuarem na África do Sul, é muito provável que o problema se resolva após o Mundial e a contento de todas as partes.

9 comentários:

K disse...

Deixo aqui um link que me parece bastante elucidativo daquilo que é um jogador de futebol hoje em dia.
Apesar de falar de outras coisas.

Espero também eu que no final, ou durante o Mundial, o raul seja transferido e outros como ele, pois devem realmente precisar de melhorar as condições de vida.

Vi aquele programa da sic com o daniel oliveira a passar um dia com a família dos jogadores, nas suas casas e realmente os jogadores do FC Porto que pediram para sair têm umas casinhas miseráveis e uns carros muito fraquinhos, já para nem falar que as contas bancárias devem estar a 0s.
Pobrezinhos de dar pena (de espírito e bom senso.

Pedro disse...

"o apagado Raul é consequência do FC Porto não ter aceite a proposta do Marselha que, na mesma altura em que contratou Lucho, também queria levar o Meireles."

Não acredito, e creio que tais afirmações sem provas são de uma especulação algo mesquinha.

Que tal falar de lesões, que tal falar da ausência de um Lucho ao lado e na selecção ter um tal de Deco. Que tal falar de um sistema táctico que não é igual ao da selecção.

Enfim, mesmo comentando.. no comments.

Daniel Gonçalves disse...

Nesta temporada as exibições do Meireles, na minha opinião, oscilaram entre o mau/insuficiente (75%) e o suficiente/bom (25%), pudemos especular que tal se deveu à sua vontade de ir para outro campeonato, também penso que a ex-equipa técnica não soube motivar/mentalizar o jogador para que este se conseguisse alhear dessa ambição enquanto estivesse a representar o Porto no decurso desta época. Agora venha uma proposta de acordo com o valor estipulado para o vendermos.
Um aparte: escrevi num comentário neste blog, na semana passada, que a apresentação do novo treinador só seria feita lá para esta quinta ou sexta-feira, parece-me que não me enganei, e como amanhã é feriado e na sexta já está tudo a pensar no fim de semana, o mais provável é a apresentação só se efectuar para a próxima semana.

Daniel Gonçalves disse...

Também concordo com o comentário do Pedro, o sistema táctico utilizado pelo Porto esta temporada pode explicar parte do baixo rendimento do raul Meireles.

Menphis disse...

Villas Boas já foi comunicado como treinador à CMVM..e agora as casas que o Paulo Bento comprou como diziam as pessoas ??? LOL

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR28952.pdf

Miguel Lourenço Pereira disse...

Fico sinceramente triste por ver que hoje em dia meio ano á frente de uma equipa que acaba a época no final da tabela é suficiente para treinar o FC Porto.

A genialidade não é contagiosa, por muito que sempre queiram inventar discipulos perfeitos, raror são os treinadores que realmente os deixam para trás. Contratar Villas-Boas não é mais que uma perigosa ilusão de novo Mourinho que não é real.

Acho que é a decisão mais infeliz da carreira de PdC e que pode levá-lo a acabar o seu largo e grande mandato com uma mancha inclassificável.

um abraço

fiona bacana disse...

Estive este tempo todo calada pq queria ver o q PC ia fazer. Então: demorou mais de 1 semana a despedir JF. Depois de este ter rescindido, com aquela encenação do director técnico, demorou mais de 1 semana a contratar 1 treinador de 1 clube do meio/fim da tabela e 1 adjunto de 1 clube da 2ª Liga. Estou impressionada, francamente.

Depois, n se consegue perceber o critério q levou à contratação de AVB. Se os nomes q vieram à baila tinham razão de ser, n se entende como eram tão diferentes entre si. Isto só quer dizer 1 coisa: não havia 1 só perfil definido a priori, foram as soluções q se foram revelando inexequíveis ao longo destas 2 semanas.

Não entendo o q leva à escolha de AVB em detrimento de Domingos, mas prefiro 10000 vezes o primeiro às opções q foram sendo faladas, sbtd as brasileiras.

Agora q é oficial, digo apenas q a sua idade n é qqr obstáculo. JF tinha quase o dobro da idade de AVB e isso n ajudou em coisa nenhuma nas fitas de Bosingwa, nos problemas de indisciplina, no punho q (não) tinha durante os jogos.

Há várias coisas q gosto no AVB: não voltamos a ser surpreendidos pelo adversário e voltamos a ter alg q constitui efectiva mais valia no scouting - mais do que o amen q JF dava às contratações, AVB é capaz de identificar jogadores e potenciá-los. E tem 1 qualidade, como Domingos: portista à séria. Pelo menos é assim q me lembro do "cenourinha" nos recreios do colégio.

Aposta de risco de PC: oxalá tdos tenham sorte.

cumps

Daniel Gonçalves disse...

O Paulo Bento comprou as casas a pensar no tempo que ia estar sem treinar uma equipa de futebol, por isso passou a trabalhar no ramo imobiliário, e talvez até seja bem pensado comprar agora por 100 e vender no futuro por 200.
Relativamente ao Villas Boas, talvez no Domingo, quando o pessoal esta na praia ou a descansar, é que vai ser a apresentação.

miguel.ca disse...

Ate hoje, em 28 anos de presidência, PC cometeu, a meu ver, apenas dois erros crassos de casting no que toca a treinadores e Villas-Boas já é o seu décimo quinto, se nao me engano.
Foi o Quinito nos longínquos anos oitenta e Octávio Machado em 2001/2002.

Depois podia-se falar do Couceiro mas isso já foi numa situação especial e de todo anormal.

Eu sinceramente acho que de todos os seus defeitos, PC de burro não tem nada e como tal não acredito que tenha contratado o AVB filado num novo Mourinho.
Contratou-o porque viu o trabalho feito na Académica, o futebol agradável que aquele plantel de pouco mais de 1 milhão de euros praticava e da falta de receio que demonstrou quando enfrentou os 3 grandes.
AVB, alem do facto muito importante de ser Portista ferrenho, demonstrou capacidade para governar um plantel quer tacticamente quer mentalmente.
Eu gosto da postura dele e acredito que o FCPorto vai praticar um futebol bem mais atraente do que aquele cinzentão que Jesualdo nos ofereceu durante 3 anos.