terça-feira, 1 de junho de 2010

O FC Porto precisa de Sereno?

Por Hugo Mocc

Já há muitos meses que o nome de Sereno aparece associado ao FC Porto, especialmente desde que o jogador não aceitou renovar pelo Vitória de Guimarães (VG), clube que, como se sabe, "apunhalou" o FC Porto pelas costas na sequência do processo "Apito Final", ao juntar-se ao clube do milhafre (slb) numa acção concertada para denegrir o bom nome do FC Porto e afastar o nosso clube da Champions.

Sereno foi lançado por Manuel Cajuda como parceiro de Geromel no centro da defesa do VG. O seu posterior afastamento do clube levou-o até ao Valladolid, clube que acabou por descer de divisão esta época.

Segundo o perfil traçado pelo Jornal O Jogo, os pontos fortes de Sereno são a polivalência, a marcação (à zona ou individual), a velocidade ("Rápido a ler o jogo, consegue cortar e sair a jogar em velocidade), o jogo aéreo que domina graças aos seus imensos 184 cm de altura (188 cm segundo a Wikipédia) e, aquilo que é o destaque dado por Cajuda, a sua grande capacidade de aprendizagem.

Ora, com estas características eu poderia descrever 99% dos defesas centrais com 25 anos ou menos que têm algum potencial para representar o FC Porto. E isto leva-me a perguntar se não teria o Porto nos seus quadros jovens defesas centrais tão bons ou melhores que o Sereno?

Desde Tengarrinha a Abdoulaye Ba, passando por André e por Ivo Pinto ou Nuno Prata Coelho, não teríamos nós alguém da casa para entrar no plantel e justificar o investimento na formação? E Stepanov, deixou definitivamente de servir? Penso que existe matéria prima (jovens jogadores talentosos) suficiente. O que parece não existir é uma aposta séria na formação e infelizmente a contratação de Sereno é um perfeito exemplo disso mesmo: com uma das melhores "escolas" de defesas centrais da Europa - F. Couto, J. Andrade, R. Carvalho, Pepe, B. Alves - precisamos mesmo de contratar outros centrais?

"Ah!", exclamarão alguns, "com a provável saída do Bruno Alves precisamos de um central de categoria para o substituir".

Pergunto eu: O Sereno é esse central? Então para quê o Maicon e o Nuno André Coelho no plantel? Andaram lá apenas para limpar as botas ao Bruno?

Não tenho absolutamente nada contra o Sereno, nem contra a sua contratação desde que justificada, mas neste momento e de onde me encontro parece que esta inofensiva contratação "a custo zero" é mais um prego no caixão para o Projecto 611 e restante formação de jogadores no FC Porto.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Hugo a elaboração de mais este artigo.

36 comentários:

Jorge disse...

totalmente de acordo. Sereno pode ser um bom jogador mas se não potenciarmos ao máximo aqueles que já temos no plantel (e são bastantes), vamos entrar na mesma espiral gastadora dos últimos anos...

Jorge
Porta19

Nuno Nunes disse...

Sim, o FC Porto precisa de Sereno. A jogar é melhor do que qualquer um dos enunciados e se se confirmar a saída de Bruno Alves mais sentido fará a sua contratação.

Matam-se 2 coelhos de uma só vez: contrata-se um bom central e rouba-se um jogador a custo zero aos bastardos.

Pedro Miguel Silva disse...

"Com uma das melhores "escolas" de defesas centrais da Europa - F. Couto, J. Andrade, R. Carvalho, Pepe, B. Alves - precisamos mesmo de contratar outros centrais?"

Não posso deixar de referir que J.Andrade e Pepe não são produtos da nossa escola....tivemos de os ir buscar fora, tal como fazemos agora com o Sereno...e quem sabe se ele não segue as pisadas dos já referidos. E pelo menos é português...

nickantas disse...

Devo dizer que, enquanto leitor assíduo deste blog, este post é do mais ridículo que já alguma vez vi aqui.
Se o caro colaborador não conhece o jogador, como demonstra não conhecer, não opine sobre o seu potencial futebolístico.
E mantenha-se informado, por amor de Deus. Na minha terra, o Nuno Prata Coelho não é central e nem sequer tem ligação contratual ao FCPorto e o Ivo Pinto é lateral direito. Sobre as outras quatro hipóteses sugeridas para o lugar, há que ter noção da qualidade dos jogadores. O André Pinto vai ser uma boa solução no futuro, agora não está pronto e ia passar um ano sem jogar, o Abdoulaye aposto que nunca o viu jogar, senão não o sugeria, o Tengarrinha muito me vai surpreender, se algum dia integrar o plantel, o Stepanov é o Stepanov....
E fico-me, serenamente, por aqui...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hugo,

Totalmente de acordo, voltamos à dinamica do contratar por contratar nem que seja para que outros nao o levem. Mentalidade de clube pequeno.

O FC Porto tem 4 centrais no plantel e 3 mais na equipa junior. Mesmo que o Bruno Alves vá embora - e nao desejando uma defesa Rolando-Maicon por nada de este Mundo - o seu substituto deveria ser um jogador com um perfil ganhador, um lider, hábil no jogo aéreo e na marcaçao individual. Sereno nao tem nenhuma dessas caracteristicas e em Valladolid especializou-se mais por circunstancias extra-desportivas do que propriamente pelo talento.

É a prova viva de que ninguem na direcçao confia no sector de formaçao e que a solúçao é sempre a mesma: comprar, comprar e comprar.

um abraço

Unknown disse...

@HUGO

tenho pena que nunca tenha visto o sereno a jogar... só pode! sempre o achei melhor que o geromel e coincidência ou não no momento em que ele começou a jogar a titular pela equipa do valladolid, foi o mesmo momento emque baixaram drasticamente a media de golos sofridos por jogo.

Azulantas disse...

Como hão de compreender, o post não é tanto acerca das qualidades desportivas do Sereno - que não duvido que sejam bastantes - mas sim acerca da evolução do projecto 611 e da formação do FC Porto.

Claro que o Pepe e o Jorge Andrade vieram já para os séniores, mas pelo menos no caso do Pepe ainda teve que ter muita escolinha do Pedro Emanuel.

Outro comentário acerca de eu não conhecer bem o Sereno é totalmente verdade. Limito-me a comentar o perfil traçado pelo jornal O Jogo e os comentários de Manuel Cajuda que lançou o jogador em Guimarães.

Mas continuo a afirmar que preferia ver uma aposta num jogador dos que temos sob contrato.

Claro que uma boa oportunidade de negócio nunca se deixa escapar e o Sereno vai decerto oferecer mais competição ao sector. Mas será que vai mesmo acrescentar algo mais à equipa do que aqueles que lá temos?

Se sim, óptimo, venha.

K disse...

Pelo que já vi do Sereno acho que será um bom reforço para o FC Porto.
E não acho que vá roubar o lugar a ninguém pois com novo treinador e com a provável saída de bruno alves da equipa, todos terão oportunidade de mostrar o seu valor e "ganhar" um lugar. Nem o Rolando deve ter lugar garantido para a próxima época, e nem o acho melhor do que nenhum dos que lá estão e nem do que o Sereno.
O único que fazendo parte dos quadros do FC Porto não deve ser aproveitado é o stepanov.
Já está mais que visto que o tipo não se adaptou ao futebol português. Terá sido por não ter evoluído para além do que sabia quando foi contratado ou por não ter conseguido encaixar no mentalidade da equipa. Não sei bem ao certo pois não acompanhei com regularidade mas pelo que li em Espanha também não mostrou ser grande coisa.
Seria caso de tentar trocar com o Trabzonspor. Eles levavam o stepanov e nós (dando também dinheiro, claro) ficávamos com o gustavo colman.
Eles não devem aceitar. Mas era excelente se o fizessem.

Na perspectiva do projecto 6/11 também não me parece que a entrada de Sereno seja um retrocesso para o referido projecto.
Ultimamente o FC Porto tem vendido, graças à boa capacidade de os "produzir", centrais com uma certa facilidade e regularidade e como tal os centrais que estão a ser formados não devem demorar muito a ter a sua oportunidade.
Até acho mesmo que o Sereno será mais um caso de tentar valoriza-lo e vende-lo dentro de um ou dois anos do que ser contratado para ficar com ele.
Vai ser um outro "diamante alentejano" que vem para o FC Porto para ser polido e valorizado e depois vendido, como foi o caso de Jorge Andrade.

Já agora, e um post sobre as contas dos 3 grandes reveladas ontem, seria interessante.
É que há quem ache que aqueles valores são falsos como dizer que Jesus ganhou o campeonato sozinho.

K disse...

Já agora e para quem ainda não leu pode ler aqui a noticia dos valores apresentados à CMVM pelo FC Porto.
E quem quiser ler a entrevista de Rui Moreira ao mesmo jornal pode fazer-lo aqui.

John Aarson disse...

Não compreendo. A sério. Tanta treta ao longo do ano com "não temos um plantel decente" e cenas do género, quando sempre tivemos enorme qualidade em quase todos os sectores, na minha opinião. O Bruno Alves vai saír. Logo precisamos de um bom jogador para o lugar. E sugerem o Abdulaye ou o Tengarrinha, que nem centrais de raíz são? Mas o Sr. Hugo está a gozar com a cara dos portistas ou quê?????
Tanta treta neste blog por não termos qualidade, e agora que fomos buscar um dos melhores centrais portugueses, "ah, não... temos de investir no futuro".
Sinceramente há gente que nunca está contente com nada...
Grande contratação, o Sereno. PONTO.

José Correia disse...

@John Aarson
"Tanta treta neste blog por não termos qualidade,..."

A "treta" neste blogue reflecte a opinião de cada um dos 10 co-autores (por sinal diferente em muitos assuntos) e das pessoas, como o Hugo, que convidamos para escreverem artigos que publicamos.

Já o disse várias vezes, mas vou repetir: este blogue não tem linha editorial e muito menos opinião única. Era mesmo só o que faltava que não pudéssemos ter opiniões diferentes sobre contratações, a qualidade do plantel, a capacidade do treinador, etc.

Fernando B. disse...

Hugo, desculpa lá, muitas vezes estou de acordo, mas "isto" contra o Sereno é precipitado, injusto e sobretudo falta de conhecimento... Com excepção do BA, que oxalá saia, obrigadinho por tudo, mas vai e leva o Pai e o mano, não temos ninguém melhor que o Sereno, espera pelo ultimo trimestre deste ano e conta....

Anónimo disse...

Eu acho uma boa contratação, pois estando Bruno Alves & Família provavelmente de saída, não fico sossegado com Maicon e Nuno A. Coelho, além de que o discreto e eficaz Rolando teve uma época abaixo da anterior.

E além disso, uma vez que não se confirma que vamos ter "tranquilidade", ao menos tenhamos "serenidade";-).

PS: Pedia também aos nossos estimados leitores para, quando criticam algum artigo, procurarem ser cordatos nos termos que usam e evitarem classificar as opiniões alheias de "ridículas" ou utilizarem expressões mais agrestes como "gozar com a cara dos portistas".

rogério paulo almeida disse...

Nuno Prata Coelho? Ivo Pinto?

Perante tanto desconhecimento nem valeria a pena comentar o resto.

Sereno é um bom central. Jogador livre. Jogador português. Relativamente jovem.

Porque não?

E quem pode afirmar que foi contratado como 1ª opção para jogar ao lado de Rolando?

Se sai BA e entra Sereno, isso implica que é Sereno a aposta "teórica" para fazer a nossa dupla de centrais?

Temos Maicon e Nuno André Coelho, sendo que muito provavelmente um destes fará parelha com Rolando.

Maicon vai para os 22, NAC para os 24 e Rolando para os 25. Sereno também para os 25. Seria boa ideia integrar esta época um central de 19 ou 20 anos, ainda para mais quando temos dois jovens no nosso plantel para fazer "crescer".

Qual é a dúvida caro Hugo?

Os fantasmas andam por todo o lado...

Se chove deveria fazer Sol, se faz Sol deveria chover...

Um abraço

Jorge Mota disse...

Bom player

Venha ele

Nuno de Campos disse...

http://www.youtube.com/watch?v=QJI-RisGgf4&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=k4YUqftLYO4&feature=player_embedded

Não vejo no presente plantel nenhum jogador com as qualidades do Sereno, em especial a saída com bola em velocidade. Poderá mesmo fazer o lugar de Fernando bem melhor que Nuno André Coelho ou Tomás Costa. Veio a custo zero, é português e não vai precisar de um período de adaptação ao futebol europeu. É muito possível que tenham feito um bom negócio.

Azulantas disse...

Meus caros, Não precisam abespinhar-se tanto. Leiam bem o conteúdo do post e do meu comentário acima. Leiam com olhos de ler.

Onde é que eu digo que o Sereno não presta ou não é bem vindo?

O texto começa e continua com uma pergunta. Exactamente porque eu não conheço bem o Sereno, interessa-me saber se a sua contratação é (1) boa e (2) em que medida esta contratação afirma ou nega a validade do projecto 611 e da formação no FC Porto.

Pelos vossos comentários, nos quais vou confiar porque decerto que serão muito melhor informados do que eu, a contratação é acertada e o Sereno vai sert uma mais-valia no nosso plantel.

Acabo este comentário como acabei o anterior: venha de lá o Sereno!

Anónimo disse...

Rogério Paulo Almeida disse:

"Os fantasmas andam por todo o lado...

Se chove deveria fazer Sol, se faz Sol deveria chover..."

Quais fantasmas? Já não se pode ter uma opinião livre e vêm logo as teorias fantasmagóricas?;-)

jribeiro disse...

Para quê tanta ansiedade! já falta pouco para o André Vilas Boas se pronunciar sobre este e outros....

eumargotdasilva disse...

Hoje em dia, que todos copiam de todos, já não acredito nessa coisa das escolas... lamento! Aliás o que hoje é válido para um central, amanhã já não é, porque o futebol, como tudo, muda com rapidez... duvido que o Inácio hoje fosse bom (mesmo descontando a idade) ou que o Aloísio fizesse aqueles cortes limpos;
e, agora vem o que penso da formação e da equipe principal: - para a equipe principal devem vir os melhores, sejam da nossa formação ou da formação alheia; depois - se a equipe principal tiver valor - acho que os da formação devem treinar com os da equipe principal, porque isso sim, é que será uma boa escola.
Quanto ao projecto 611-116 desde que renda mais do que custa (ou pelo menos se equilibre), nada a dizer !

Bernini disse...

Totalmente contra a sua contratação. Não vem acrescentar nada... É um central que joga de pantufas, e que no vitória funcionava como tapa buracos e onde nunca foi unânime. Se para a próxima época vamos ter uma equipa a jogar à Porto não será com certeza com Serenos...

E muito menos com André Pinto, que é a lentidão feita pessoa! Se querem apostar em centrais de equipas inferiores que me falem num Diego Gaúcho ou num Diego Ângelo que são incomparavelmente superiores aos dois anteriores...

rogério paulo almeida disse...

"Quais fantasmas? Já não se pode ter uma opinião livre e vêm logo as teorias fantasmagóricas?;-)"


Caro Alexandre,

Mais uma vez repete-se a mesma situação...

Parece que, na sua opinião, as opiniões livres são apenas para quem elabora os posts e restantes membros do blogue...

Para isso seria então melhor fechar a caixa de comentários... e não permitir comentários em sentido contrário...

O que expressei, e, obviamente de forma educada, resulta da minha opinião, que também é livre.

Um abraço

Unknown disse...

caro alexandre

como a meu ver a qualidade de uma opiniao deve estar presente na sua fundamentaçao, nao me parece que a opiniao do hugo seja muito valida...o post dele aplicou-se ao sereno mas poderia ter o nome de qualquer um dos milhares de jogadores que o porto compre a partir deste defeso...eu tenho acompanhado alguns jogos da intercalar e da fase final de juniores...gostava de ver futuro ali mas infelizmente a unica conclusao a que chego e que fazemos bem em abastecermo-nos fora de casa...

não sei seja ja repararam mas o porto estabeleceu como perfil-tipo para os seus jogadores terem todos mais de 1.80m e terem um perfil psicológico equilibrado...tudo muito bem quando vemos a equipa principal...o problema e que quando vemos a equipa de juniores à excepçao de abdolaye, dias, sergio oliveira e o outro central(cujo nome não me recordo...) tudo o resto dificilmente tem mais de 1.73m... até o guarda-redes é pequenissimo!

Anónimo disse...

Caro Rogério,

Parece-lhe mas está equivocado. Todas as opiniões são livres, de outro modo, cortávamo-las. Eu apenas objectei ao seu argumento de que se estavam a levantar fantasmas, usando da mesma liberdade que o meu caro amigo usou para fazer essa afirmação.

Há-de concordar que não é muito agradável ver-se uma opinião contraditada com o argumento de que se trata de fantasmas. Está no pleníssimo direito de discordar do Hugo, como eu também discordo, mas daí a ver segundas intenções no que ele escreve vai uma distância.

Obrigado pela atenção que sempre nos dispensa.

Anónimo disse...

Caro "moveis".

O Hugo fundamentou perfeitamente a sua opinião, mas todos somos livres de dela discordar, claro.

Quanto ao 1,80 m, desconhecia essa norma, mas ocorrem-me logo os casos de Radamel Falcao, Lisandro Lopez, Jorge Fucile e Raul Meireles.

João Diogo Reis disse...

É uma má contratação.
O FCP não precisa de centrais, já tem 4. Se precisasse de outro, tem o Stepanov, que deve ser bom jogador (foi considerado um dos melhores no Euro sub 21 em 2006). E se achasse que o Stepanov não servia, então que contratasse outro, tipo o Rodríguez do Braga, ou o Onyewu dos EUA, ou outro qualquer de qualidade, não um “Zé-ninguém”.

Com “Serenos”, o futuro do FCP é preocupante.

rogério paulo almeida disse...

Caro Alexandre,

Confesso que fiquei de certa forma estupefacto com o seu comentário, e, por isso, tive o cuidado de reler o que escrevi atrás sobre o post.

Apresentei variadíssimos "argumentos" justificando a minha opinião, mas, pelos vistos, de nada serviram, pois apenas o que ficou, na sua opinião, foram os "fantasmas".

Acrescento mais um: Pedro Emanuel.

Aqui fica de novo o meu comentário:

Nuno Prata Coelho? Ivo Pinto?

Perante tanto desconhecimento nem valeria a pena comentar o resto.

Sereno é um bom central. Jogador livre. Jogador português. Relativamente jovem.

Porque não?

E quem pode afirmar que foi contratado como 1ª opção para jogar ao lado de Rolando?

Se sai BA e entra Sereno, isso implica que é Sereno a aposta "teórica" para fazer a nossa dupla de centrais?

Temos Maicon e Nuno André Coelho, sendo que muito provavelmente um destes fará parelha com Rolando.

Maicon vai para os 22, NAC para os 24 e Rolando para os 25. Sereno também para os 25. Seria boa ideia integrar esta época um central de 19 ou 20 anos, ainda para mais quando temos dois jovens no nosso plantel para fazer "crescer"?

Qual é a dúvida caro Hugo?

Os fantasmas andam por todo o lado...

Se chove deveria fazer Sol, se faz Sol deveria chover...

Um abraço

José Rodrigues disse...

A contratação do Sereno *a custo zero* não me choca minimamente, saindo B Alves (a não ser q seja para ir contratar simultaneamente mais outro central com "mais peso"). Tem valor q.b. para fazer parte do plantel, e o custo quase-zero chega para convencer.

Mais: não temos nenhum ex-junior pronto a saltar directamente para o plantel A (se o N A Coelho não vinga - e pode ser q isso mude no px ano - concerteza não será um ex-junior q vai ter oportunidades).

ben-u-ron79 disse...

caro Alexandre

a fundamentaçao do Hugo "morre" quando ele reconheçe que nao conhece assim tao bem o jogador,

quanto à norma da altura veja quantos desses jogadores vieram depois da chegada do jesualdo, pois à excepção do falcao todos os outros ou não vieram na altura dele ou entao tem muito perto desse 1.80m como e o caso do fucile com 1.78m...

P.s. como ja reparou eu tb sou o moveis...o nick varia com a hora...

cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Rogério,

Eu apenas me referi aos "fantasmas" porque foi essa a única parte do seu comentário que extravasava da mera opinião e procurava "ler" a mente do articulista.

De resto, até estou basicamente de acordo com o que escreveu no seu comentário inicial.

Um abraço

meirelesportuense disse...

Também acredito que o Sereno será um bom reforço, sempre demonstrou qualidade, logo...Se o Bruno Alves sair, então ainda mais se justifica.
Se ainda por cima vem a custo zero, óptimo!
Já agora, porque não Miguel?...

Jorge Mota disse...

Dom Villas Boas no FCP

Fonte segura

Meu barbeiro enganou me

John Aarson disse...

"José Correia disse:

A "treta" neste blogue reflecte a opinião de cada um dos 10 co-autores (por sinal diferente em muitos assuntos) e das pessoas, como o Hugo, que convidamos para escreverem artigos que publicamos.

Já o disse várias vezes, mas vou repetir: este blogue não tem linha editorial e muito menos opinião única. Era mesmo só o que faltava que não pudéssemos ter opiniões diferentes sobre contratações, a qualidade do plantel, a capacidade do treinador, etc."

Ok, está certo, foi errado da minha parte ter presumido que em relação a esse assunto, seria a opinião predominante no blog. As minhas desculpas desde já. Enfim. O que interessa é que vem aí um bom defesa, que vem criar mais competitividade no plantel. Agora sem o Bruno Alves, acabam-se as vacas sagradas na defesa.

Azulantas disse...

ruben (a.k.a. Móveis) disse...

"caro Alexandre

a fundamentaçao do Hugo "morre" quando ele reconheçe que nao conhece assim tao bem o jogador, (...)"

Caro Rubem e demais amigos que leram coisas que eu não escrevi ou que interpretaram mal o que eu de facto escrevi:

1 - Eu não fiz afirmações nem declarações. Logo não necessitei de fundamentar nada porque apenas levantei questões exactamente para tentar aquilatar a necessidade que o plantel terá de um Sereno ou outro defesa central.

2 - Perguntei: Vale a pena contratar o Sereno? REPITO: Vale mesmo a pena contratar o Sereno?

3 - Perguntei: Contratar o Sereno não será mais um prego no caixão da formação do FC Porto? REPITO E CLARIFICO: Para quê investir na formação se depois vamos contratar jogadores feitos, seja a custo "zero" ou mais?

4 - Como não conheço o Sereno baseei-me no perfil que o jornal "O Jogo" lançou para PERGUNTAR se não teria o FC Porto na sua formação atletas que pudessem entrar na equipa.

Portanto caro amigo Ruben, a minha fundamentação não "morre" em lado nenhum porque nunca chegou a nascer. Aliás aprendi consigo e com outros comentadores que a formação no FC Porto não vai tão bem quanto isso e que a maioria dos jogadores que por lá andam não servem para a equipa principal, e que por isso precisamos do Sereno e porventura de outros.

Ao Ruben e demais defensores do Sereno peço que me desculpem se os ofendi com este post. Não esteve nunca na minha mente diminuir de forma alguma as capacidades do mesmo nem minorar o seu talento ou capacidade para representar o FC Porto.

Este texto É TÃO SOMENTE uma reflexão sobre a "famigerada" escola de centrais do FC Porto e da continuação (ou não) desta nos moldes da actual formação, vulgo projecto 611.

Fico-me por aqui. Quem entender, tudo bem, quem não entender, tudo bem na mesma.

Anónimo disse...

O pessoal anda nervoso...

1º Não existem contratações a custo zero, por muito que alguns insistam, é um mito..

2º Estou céptico quanto a esta contratação.
Porque não admito a hipótese de ter sido contratado para substituir Bruno Alves; Porque não foi avalizado pelo novo treinador; Porque, na minha opinião não é superior a qualquer um dos centrais que temos no plantel.

3º Se Bruno Alves sair terá de se contratar alguém,com estofo de titular, digo eu...
Porque o Bruno é só um dos melhores centrais do Mundo. Por muito que agora esteja na moda dizer mal dele, entre Portistas,...

4º O Bruno ainda é jogador do FC Porto. Por muita vontade que haja, dele e de muita gente, na sua saída, é preciso alguém pagar um preço justo.
Algo que ainda não aconteceu.
E depois da história do Barcelona, só acredito quando vir a prova, nada digo em relação a rumores.

5º Viva a pluralidade e o respeito. Quem gostar de opiniões únicas, pode ir para um determinado fórum, dizer ámen a certas ovelhas.

Um abraço e Viva o Porto!!!

http://fromporto.blogspot.com

Anónimo disse...

A pergunta que ficou por fazer nesta interessante discussão é: se não estivessemos de relações azedas com o V. Guimarães teríamos contratado o Sereno?