segunda-feira, 14 de junho de 2010

FC Porto nos Mundiais (III)


Vi, provavelmente, um dos últimos jogos de Araújo ao serviço do FCP. Foi na Constituição e num encontro com o Covilhã. Lesionou-se gravemente e não acabou o jogo. Depois de uma grave doença que o tinha afastado das competições durante um período alargado, esta lesão determinou o princípio do ocaso da sua carreira.

Franzino, muito bom tecnicamente, goleador, era o meu ídolo dos tempos da escola. Nesse tempo, o F. C. Porto não era ainda (longe disso) o clube dos insaciáveis dragões. A equipa passava a ponte para sul e raramente ganhava. Eram os ardis vários de Lisboa, associados a uma gritante falta de organização do FCP e a um nível competitivo baixo da nossa equipa.

A estrela do F. C. Porto era Araújo — o único jogador portista com lugar cativo na Selecção. Por isso, um dia, Tavares da Silva, também seleccionador nacional, escreveu que a Portugal se poderia chamar... Sport Lisboa e Araújo. Não deixava de ser um doce encómio para o atleta e uma forma de "ridicularizar" o FCP.

4 comentários:

rogério paulo almeida disse...

Penso que nessa foto aparece o Francisco Ferreira, que uns bons anos antes tinha sido nosso jogador, quando ainda bastante jovem (18/19 anos), em meados da década de trinta, por desinteligências da nossa parte, deixamos seguir para os nossos rivais...

meirelesportuense disse...

E o Feliciano não é o senhor que foi Treinador dos nossos jovens jogadores?...Aqui jogaria no Belenenses.

Mário Faria disse...

Confirmo que Francisco Ferreira foi do FCP, embora não o tenha conhecido equipado de azul e branco.
Feliciano, uma das torres de Belém, veio fazer provas ao FCP, mas não ficou. Radicou-se no Belenenses onde fez quase toda a sua carreira de futebolista. Mais tarde, foi contratado para treinador de juniores do FCP, cargo no qual se manteve uma dúzia de anos, com uns intervalos, como quando assumiu o lugar de adjunto de Riera, treinador principal da equipa sénior.

rogério paulo almeida disse...

Francisco Ferreira jogou e conquistou, por exemplo, o Campeonato de Portugal da época 1936-37. Esteve na final - Sporting 2 F. C. Porto 3, em Coimbra, no dia 4 de Julho de 1937.