quinta-feira, 24 de junho de 2010

SMS do dia - Geography for dummies

Fala-se muito na boa performance dos sul-americanos no Mundial, dando-se o exemplo dos "3" países já apurados. Ora da última vez que consultei um mapa o México ficava na América do Norte e não na do Sul... aliás, a própria África do Sul fica mais perto de uma Argentina ou Uruguai do que o México.

9 comentários:

Santiago Salas disse...

Os 3 países não seriam Argentina Brasil e Uruguai?

E os próprios mexicanos consideram-se da América do Sul.
Quando muito serão América Central, do norte não é de certeza.

Anónimo disse...

Os mexicanos consideram-se da América do Sul? Desde quando?

O México, ao contrário do que muita gente parece ignorar, é um estado da América do Norte, de facto.

Quem tiver dúvidas pode consultar a Wikipedia.

Santiago Salas disse...

Eu quando erro reconheço-o.
Errei.
Mas pelo que vi aqui na parte que digo que é da América Central só teria que dizer que tem uma parte que faz parte da América Central.
Mas não quero corrigir o erro que cometi com um pequeno pormenor.
Foi até bom ter feito esta pesquisa pois nunca me tinha deparado com tal questão e se alguma vez me perguntassem, numa qualquer conversa, iria errar, assim já fiz uma correcção mental pois desde há muito que tinha como verdade absoluta que México era América Central ou do Sul. Nunca fui grande coisa em geografia, mas estou sempre em tempo de aprender.

Quanto à parte dos 3 países referidos no post, penso que não errei e quando se referiam aos 3 países da América do Sul que já estavam qualificados um deles não era o México mas sim Uruguai.

Anónimo disse...

Tudo numa boa, João Adolfo!;-) Isto aqui não é um centro de aferição de conhecimentos geográficos!;-)

E acho que tem razão no que se refere aos 3 países da América do Sul. O José Rodrigues provavelmente esqueceu-se de algum deles nas suas contas.

Daniel Gonçalves disse...

Há uns anos atrás, geograficamente o México era considerado parte da "América Central", actualmente dado a fronteira e os tratados comerciais, económicos e políticos com os EUA parece que já fazem parte da América do Norte.
Agora os mexicanos não queriam era enfrentar a Argentina no Mundial.

Anónimo disse...

Com sua licença, caro Daniel, eu estudei Geografia no liceu nos anos 60 e já aí se aprendia que o México pertencia à América do Norte. O nome da zona de comércio livre que compreende Canadá, EUA e México, a NAFTA - North American Free Trade Agreement - deriva o seu nome do facto de serem esses três países os constituintes da América do Norte e não foi, como sugere, o facto de o México ter aderido a essa organização que fez com que passasse a ser considerado da América do Norte.

A confusão que faz com que muita gente pense que o México pertence à América Central deve-se provavelmente ao facto de a sua língua oficial ser o castelhano, como sucede em todos os países da América Central com a excepção do Belize.

José Rodrigues disse...

Antes de mais, vi em muito lado (tanto media português como inglês, francês ou holandês) a mencionar os 3 países pelo nome, e falavam do México, Uruguai e Argentina.

Em segundo lugar, o México sempre fez parte da América do Norte, nisso não há quaisquer dúvidas.

Ora o que acontece em muitos casos é q muito pessoal confunde uma entidade geográfica (América do Norte) com uma entidade *cultural* (América Latina); o México faz parte da 2a, mas não da 1a, são duas coisas claramente distintas.

Lá por falarem espanhol não serve muito de desculpa: em Espanha também se fala espanhol e ninguém diz q são sul-americanos...

Anónimo disse...

Acho que a tua explicaçáo da confusão entre entidades geográficas e culturais é a melhor, José Rodrigues. E isso encaixa no que eu referi acerca da língua castelhana, sendo a língua parte de um património cultural. Ao teu exemplo "absurdo" da Espanha podia ser acrescentada a Guiné Equatorial. Mas a questão é que toda a gente sabe que a Espanha é na Europa e toda a gente (presumo) sabe que a Guiné Equatorial é em África. Mas (pelos vistos) nem toda a gente sabe que o México fica na América do Norte.

O que sucede, de facto, é que as pessoas confundem América Central/ do Sul com América Latina.

Daniel Gonçalves disse...

Caro Alexandre, deixo o meu "mea culpa", de facto o México geograficamente pertence e pertenceu sempre à América do Norte, mas a ideia que passava, devido talvez a um "chauvinismo" cultural castelhano, era que o México nada tinha a ver com o norte, mas sim com os países do sul, dadas as afinidades de língua e culturais.