quarta-feira, 7 de março de 2012

Coitado, sente-se condicionado…

Há quase cinco anos atrás (no dia 1 de Abril de 2007), o FC Porto foi jogar à Luz para a 23ª jornada do campeonato 2006/07.

Os dragões marcaram primeiro (por Pepe, ao minuto 41) mas, ao minuto 84, o árbitro assinalou um livre nas imediações da área portista, por falta de Fucile sobre Simão Sabrosa. Na sequência da marcação desse livre, o slb chegou à igualdade (1-1), que haveria de ser o resultado final do jogo.


Mas, espera aí, no momento em que o livre é marcado, há um jogador de encarnado que está adiantado em relação ao penúltimo defensor portista (algo que é fácil de comprovar, atendendo às posições de ambos os jogadores relativamente à linha da pequena área).

E esse jogador (David Luiz) interferiu na jogada?
O vídeo seguinte é esclarecedor:



A jogada completa (falta, execução do livre e golo) pode ser revista aqui.

E sabem quem foi o árbitro deste slb x FC Porto, em que o golo dos encarnados foi marcado na sequência de um livre, com um jogador benfiquista em clara posição de fora-de-jogo?


Olha, olha, o árbitro foi o Pedro Proença! O tal que, segundo Luís Filipe Vieira, “coitado, sente-se condicionado”…

Pois é… E, em termos disciplinares, o FC Porto “ganhou” esse jogo por 6-2 (!), com o primeiro dos seis cartões amarelos para jogadores portistas a ser mostrado ao Bruno Alves, que ficou condicionado logo aos 4 minutos (o 1º cartão amarelo para jogadores do slb foi ao minuto 54, para o Petit).


P.S.1 Foi através de uma visita ao blogue ‘Bibó Porto, carago’, que revi a forma como o slb marcou o seu golo e (cereja em cima do bolo) quem foi o árbitro deste jogo.

P.S.2 Perante uma comunicação social subserviente e cada vez mais alinhada com a propaganda benfiquista, é fundamental continuarmos a relembrar estes casos. Na era da Internet e das redes sociais, não podemos permitir que a estratégia goebbeliana (*) de uma mentira repetida muitas vezes tenha sucesso. Da minha parte, não me sinto nada condicionado em denunciar esta pouca vergonha.

(*) Paul Joseph Goebbels foi o ministro da Propaganda na Alemanha Nazi.

7 comentários:

DJ Curve disse...

Na altura, o autor do golo fez questão de afirmar que tinha sido o mais importante da carreira.

Pedro disse...

Excelente recuerdo.

Tenho pena que o FC Porto não faça uma pequena conferência de imprensa com um apanhado dos últimos anos.

Há quem diga que seria exagero e espectáculo. Eu acho que seria justo, e uma forma correcta de denunciar não só a hipocrisia do clube do regime como a da imprensa lisboeta.

José Correia disse...

DJ Curve disse...
afirmar que tinha sido o mais importante da carreira

Penso que o David Luiz disse isso a seguir a um golo que marcou ao SC Braga num lance semelhante (em que também estava em posição de fora-de-jogo).
http://futebol.videos.sapo.pt/H30QpR2PtDf9OI8Uj64J

Vitor Zenha disse...

Nem é preciso ir tão atrás no tempo... Apenas à 2 épocas atrás:

http://www.youtube.com/watch?v=4CKkxVLi3aE

Nesta altura ainda não falavam de arbitragens... E pediam o favor do Lucilio Baptista apitar muitos mais jogos!

Tasqueiro Emigrante disse...

E o golo do David Luis em offside, quando o SLB ganhou ao braga na Luz por 1-0 ?

miguel87 disse...

off-topic: http://reflexaoportista.blogspot.com/2012/03/lyon-alvo-abater.html

Eu não me quis alongar mais no comentário ao post do link, mas tinha este feeling... o APOEL é tão fraquinho que pra já até eliminou o Lyon! E estou para ver quem se segue! É que a Grécia no Euro 2004 tambem era fraquinha, mas saber defender e marcar o golito necessário também é futebol!

Alguem viu o Vitor Pereira hoje na cidade? será que ele foi dar "uma perninha" a Nicosia pelo Lyon??

A época ainda está longe do fim, o Porto ainda não ganhou nada, mas já não é mau ver cair alguns mitos que serviram de tantas e tão injustas criticas ao nosso mister desta época.

PS.um pouco ao lado de Chipre, quem quiser que dê uma vista de olhos pelos resultados e classificação da última jornada da liga Grega...

PS2.Peço desculpa ao Jose Rodrigues por estar a faltar à minha palavra, mas não resisti...

M. Teixeira disse...

Nesse jogo, eu fui à Luz com o nosso Porto. Foi mais um escândalo... mais um que foi branqueado pela pseudo comunicação social de Lisboa!