quarta-feira, 28 de março de 2012

O irreconhecível Rolando

Na 21ª jornada, já no último terço do campeonato, os dragões venceram o slb por 3-2 e saíram da Luz como líderes isolados, com três pontos de avanço. Contudo, após ter feito aquilo que parecia mais difícil, nas três jornadas seguintes a equipa do FC Porto cometeu uma espécie de harakiri e desperdiçou 4 pontos (!), ao ceder dois empates inesperados (ou talvez não): em casa frente à Académica e na curta deslocação a Paços de Ferreira.

Evidentemente, houve vários motivos para este esbanjamento de pontos na fase decisiva do campeonato, mas há um jogador que está indelevelmente ligado a estes dois empates (ambos por 1-1), por ter estado diretamente envolvido nos dois golos sofridos: Rolando.
Primeiro contra a Académica, ao permitir que Edinho, nas suas costas, nem precisasse de saltar (!) para bater o desamparado Helton. No último jogo, contra o Paços de Ferreira, a falha ainda foi pior (por ser num lance de bola parada), ao deixar Melgarejo completamente à vontade marcar (também de cabeça), na sequência de um canto.

Rolando está a cumprir a sua 4ª época com a camisola do FC Porto e, apesar de não ser um defesa-central de top (nunca chegou ao nível atingido pelos centrais que o antecederam – Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves), na época passada, após a saída do filho de Washington Alves para o Zenit, ganhou o estatuto de “patrão” da defesa portista, tendo feito dupla primeiro com Maicon e depois com Otamendi.

Infelizmente, o sucesso estrondoso que o FC Porto de André Villas-Boas alcançou na época passada, parece ter subido à cabeça de vários pseudo-craques dessa equipa, entre os quais Rolando e, logo em finais de Maio, a comunicação social começou a especular com clubes supostamente interessados na sua contratação (Liverpool, Juventus, Inter Milão, …). Mas, para que não se pense que a vontade do jogador em sair era fruto de mera especulação jornalística, o próprio Rolando tratou de desfazer as dúvidas quando, no dia 9 de Julho de 2011, no estágio em Marienfeld, fez questão de o dizer de forma cristalina:

Estou no FC Porto há três anos e sempre trabalhei em prol do grupo. A partir de certa altura, é normal que as pessoas comecem a ver-me a sair. Se tiver de sair, penso que é uma boa altura. Ganhei muito no FC Porto e quero continuar a ganhar. Se será aqui, ou não, logo se verá

A época de Rolando tem sido marcada por expulsões (já vai em três), inúmeras falhas defensivas (felizmente nem todas deram golos) e até comportamentos incorretos, como foi o caso do episódio que protagonizou aquando da sua substituição no jogo com a Académica. Apesar disso, continua a ser um dos indiscutíveis de Vítor Pereira, algo que só se explica por, na opinião do treinador do FC Porto, os outros três defesas-centrais serem piores, ou estarem em pior forma.


Na minha opinião, Rolando pode compor uma boa dupla, se estiver com a cabeça no lugar e jogar ao lado de um grande central, mas pura e simplesmente não tem categoria para ser o “patrão” da defesa portista. Contudo, também não é tão mau como tem demonstrado ao longo desta época e assim, no interesse do jogador e da SAD, tudo deveria ser feito para vender o seu passe no final desta época, não pelos completamente irrealistas 30 milhões da clausula de rescisão, mas por um valor aceitável (entre os 8 e os 10 milhões de euros), atendendo à enorme desvalorização que este “activo” sofreu esta época.

E, fechado o ciclo FC Porto (algo que na cabeça do jogador parece já ter acontecido no final da época passada), que o Rolando seja feliz nos clubes onde vier a prosseguir a sua carreira.

8 comentários:

Duarte disse...

O Rolando nunca foi, e provavelmente nunca será, um grande central. Este ano está horrível, mas também nunca deslumbrou. Não me tinha importado nada que tivesse sido vendido no final da passada temporada, ao contrário de outros adeptos que reagiram a essa possibilidade com histeria, como se estivéssemos prestes a perder algum craque.

InVicturioso disse...

Com toda a honestidade, duvido muito que alguém pegue nele por 10 milhões de euros...
Talvez se Portugal fizer o inpensável e passar a fase de grupos do Euro 2012, onde Rolando será provavelmente titular, talvez ele valorize alguma coisa e possa sair por esse valor. Caso contrário acho difícil...

Pedro M. disse...

E ficamos com menos um português no plantel.

já me faz alguma confusão as constantes vaias de que o Varela é vitima nos jogos na nossa própria casa.

só fica a faltar o Moutinho..

acho que deviamos valorizar um pouco o produto nacional e respeitar mais um pouco aqueles que mt nos deram/dão por terem uma fase menos boa.
E sim, acho que o Rolando neste momento é o 4º central do Porto. Ainda assim, acredito que ainda será mt util dentro das 4 linhas.

Duarte disse...

Pedro, desculpe, mas isso de ser português ou estrangeiro, para mim, é irrelevante. O Rolando tem tido uma época péssima, de uma displicência atroz. Nunca foi um grande central e pode até nem querer sair, mas para o Porto é que é bom que ele saia.

O Varela é um bom jogador, não é um craque, mas é útil. Agora, havendo James, Hulk e, quando alguém se dignar a dar-lhe uma hipótese, Iturbe, não vamos colocar o Varela a titular só pela nacionalidade. Poupem-me a patriotismos futeboleiros. Ainda para mais nesta altura.

Fernando B. disse...

Este blogue publica por vezes textos bem elaborados com dados estatisticos, financeiros e outros!
Será capaz de nos dizer, quanto valia o plantel em 28.03.2011 e quanto vale em 28.03.2012 ?
Acho que aqueles 15 M€, que embolsamos com o AVB, nos ficaram muito, muito caros !!!

Sou Dragão disse...

Por isso é que eu acho que se um jogador quiser sair, mais vale deixá-lo ir do que vê-lo contrariado e a se desvalorizar.

Anónimo da Silva disse...

Este é para despachar e já!!!
E não ficamos com menos um português, temos 2 por onde escolher: Tiago Ferreira, capitão dos júniores ou André Pinto, central emprestado ao Olhanense e que tem sido observado pelo Blackburn.
Basta aparecer um treinador que uma vez na vida dê oportunidade aos nossos jovens.

André disse...

Das coisas que mais me custa ver num plante do FCP são jogadores contrariados. Se calhar o problema é meu por ter crescido a ver jogadores como Jaime Magalhães, André, João Pinto e outros como eles.
Nos últimos anos tive algum carinho pelo Mariano pois apesar de ser um jogador algo limitado nunca foi jogador que armou confusão e que nunca se queixou, já este artista teve a infeliz tirada de dizer que o AVB tinha o número dele!!Em má hora ele não recebeu essa chamada tão desejada...