terça-feira, 6 de março de 2012

Lyon: alvo a abater

Nos jogos que se seguem da Liga dos Campeões, há uma equipa que sigo com atenção, torcendo pelo(s)... seu(s) adversário(s).

Trata-se do Lyon. E porquê?

Muito simplesmente, porque é a equipa que nos pode «roubar» o estatuto de cabeça-de-série na edição da Liga dos Campeões da próxima época. O Milan também não está longe, mas dificilmente nos ultrapassa ainda esta época (recordo que para efeitos do ranking uma vitória vale 2 pontos).









Haverá sempre quem diga que isto dos «potes» não interessa, e há mesmo quem defenda a ideia peregrina que é melhor ficar no 2º pote (apanhando por exemplo um Barcelona em vez de um Zenit ou Shakhtar). Bem, parece-me bastante óbvio que quanto mais fracos forem os adversários, mais hipóteses temos de fazer pontos e passar (embora garantias nunca haja, claro).

Será que alguém acha sinceramente que se este ano tivéssemos tido o Real Madrid ou o Barcelona no nosso grupo em vez de Shakhtar tinhamos passado?

Mais: como as melhores equipas dos grupos costumam ficar em 1º lugar e defrontam os 2os nos 1/8 final, passando é importante ficar em primeiro. Mais uma vez, é óbvio que isso não dá garantias nenhumas (com esse estatuto já fomos por ex eliminados pelo Schalke), mas parece-me também muito óbvio que é menos difícil eliminar um Schalke do que um Barcelona.

Para acabar: no que diz respeito ao que está nas nossas mãos, antes de mais nada temos que garantir o acesso à Liga dos Campeões, convém não esquecer (de preferência ganhando o campeonato, claro, e as perspectivas disso acontecer são agora muito mais risonhas). Mas apesar de um Braga que é para levar a sério, tendo Portugal 2 lugares de acesso directo mais um de acesso à pré-eliminatória, só com uma catástrofe é que não estaremos lá na próxima época.

PS – Há mais uma ou duas equipas na Liga dos Campeões em que também torço pelos seus adversários, mas essas já não sigo com atenção porque não merecem que perca tempo com isso :-)

11 comentários:

c. silva disse...

acredito que Inter e Arsenal (ou Chelsea) não estaram na CL, por isso..

Joaquim Lima disse...

E para não dizerem que não apoiamos equipas portuguesas... eu espero que o 5lb ganhe hoje... 4-3!!! ;)

José Correia disse...

Não fosse o miserável desempenho (e consequente pontuação) do FC Porto nas competições europeias desta época e, nesta altura, estaríamos confortavelmente no 7º lugar do ranking (a pensar no 5º e 6º) em vez de estarmos preocupados em descer para o 9º lugar.

littbarski disse...

Neste momento, o Lyon está em 7.º lugar (fora das competições europeias), a 7 pontos do 3.º, ocupado pelo campeão Lille. Vai ser difícil recuperar e conseguir o acesso à Champions. Na próxima jornada há um Lyon x Lille.

Pedro M. disse...

como disse o Sr. C. Silva, entre chelsea e arsenal apenas um deverá conseguir o acesso.


o inter tb está a 11 pontos (e com + 3 clubes no meio) da pre eliminatoria.

o lyon tb está a 7 pontos da pre-eliminatoria e também com 3 clubes pelo meio.


acho que seremos cabeças de serie sempre.

e sim, apesar de gostar de ver equipas como barcelona ou real a jogar no nosso estádio, prefiro claramente ver no nosso grupo equipas com menos qualidade.

José Rodrigues disse...

"e sim, apesar de gostar de ver equipas como barcelona ou real a jogar no nosso estádio, prefiro claramente ver no nosso grupo equipas com menos qualidade"

Podemos conjugar as duas coisas, com os Reais e Barcelonas a ficarem para os 1/4 ou 1/2 finais :-)

De resto, sim, e' possivel q mesmo q o Lyon nos ultrapasse sejamos cabecas de serie na mesma, mas ainda faltam muitas jornadas nos campeonatos por isso convem nao contar com o ovo no cu da galinha.

miguel87 disse...

Curiosamente o Lyon está neste momento a meio de uma eliminatória contra um clube de má memória recente para nós...
Depois de uma vitória tangencial por 1-0 no jogo em casa, estou particularmente expectante no desenrolar da 2ª mão que vai ter lugar amanha.

Silver(io) disse...

Ainda é cedo para tratar desse tema..parece um post á galinhas de carnide!Sempre com uma arrogância e mania de desprezar os outros.Ainda há muito campeonato e os adversários tudo irão fazer para de qualquer maneira,nos vencerem e lembrem-se que não vão estar sòzinhos,mas acompanhados por muita,mesmo muita,"paixão"...Cuidado e caldos de galinha
Força Porto,Sempre Porto.

José Rodrigues disse...

"parece um post á galinhas de carnide! Sempre com uma arrogância e mania de desprezar os outros"

Onde e' q demonstrei isso no post?

Carago, ate' tive o cuidado de salientar q a nossa prioridade imediata e' garantir a presenca na LC, nao contando portanto com o ovo no cu da galinha...

Chamei apenas a atencao para o facto de q uma eliminacao do Lyon 'as maos do Apoel seria boa noticia para nos.

Carlos Teixeira disse...

De todos os que estão à frente do Porto só participarão na LC, Barcelona, Manchester United, Bayern, Arsenal (acho que tem mais pedalada do que Chelsea) e Real Madrid. Os outros só se ganharem a LC este ano. E mesmo os que estão depois do Porto, só participarão na próxima LC Shakhtar e Milan.

miguel87 disse...

Eu não me quis alongar mais no comentário anterior, mas tinha este feeling... o APOEL é tão fraquinho que pra já até eliminou o Lyon! E estou para ver quem se segue! É que a Grécia no Euro 2004 tambem era fraquinha, mas saber defender e marcar o golito necessário também é futebol!

Alguem viu o Vitor Pereira hoje na cidade? será que ele foi dar "uma perninha" a Nicosia pelo Lyon??