quarta-feira, 14 de março de 2012

Hierarquias de Poder

* Por Nuno Campos



1 - Se houver patrão correm todos. Não se esforçaram na primeira parte? Mas vimos alguém correr à volta do campo no fim do jogo? Alguém perdeu o Domingo de folga ou vai ter que treinar às 6 da manhã esta semana? Alguém teve que ouvir um berro durante o jogo? Uma substituição por opção aos 20 minutos de jogo, aconteceu esta época? Estes jogadores são mercadoria valiosa e frágil. Ninguém lhes pode tocar, muito menos o treinador, para não estragar o negócio.

2 - Quem é responsável por esvaziar o plantel de jogadores da formação, verdadeiros portistas como por exemplo o Castro? Esse corria tanto na primeira parte como na segunda, e ainda mandava os outros correr. Quem deixou sair o Pedro Emanuel e demorou meia época para encontrar alguém com estaleca para o substituir (Paulinho Santos)? Quem foi buscar o Lucho em Janeiro, assumindo que o plantel inicial tinha um enorme falta de liderança e de carácter? E quem demorou meia época para encontrar um ponta de lança de segunda?

3 - Nos fracassos desta época não há inocentes. O défice de liderança e de empenho verificam-se a todos os níveis da estrutura, desde o Presidente até aos jogadores, passando pela equipa técnica.

4 - Os exemplos, bons e maus, vem de cima.

5 - As escadas varrem-se de cima para baixo.

6 - O clube que merece ganhar o campeonato - direcção, treinador e jogadores - é o Braga.


* O Reflexão Portista agradece ao Nuno Campos a autorização da publicação deste comentário como artigo.

18 comentários:

miguel87 disse...

Excelente comentário tornado post em que estou de acordo com tudo, excepto no ponto 6 - Se o Nuno Campos é Portista e tem esta opinião que troque o lugar no Dragão por um na pedreira!

Posto isto, a analise interna é certeira e contundente, mas o Porto não corre sozinho e há tambem os factores externos que aqui não foram abordados...

Pedro M. disse...

mt bom post.

gostei particularmente da substituição aos 20'.

Se o nosso treinador tivesse um nivel de exigencia minimamente elevado não teria deixado mts jogos chegarem ao intervalo sem nada ter feito.

Com isto não digo que o treinador é o único culpado mas estou convicto que é mais parte do problema do que da solução.

E sim, pessoalmente também concordo que o Braga seria um justo campeão esta época. E penso que se isso acontecesse até nem seria mau para nós pelo facto de que isso quase obrigatoriamente nos faria repensar a estratégia para a próxima época em vez de andar a tapar o sol com uma peneira.

miguel87 disse...

Pedro M. disse...
"(...)obrigatoriamente nos faria repensar a estratégia para a próxima época em vez de andar a tapar o sol com uma peneira."

Mas não foi isso mesmo que a SAD fez na preparação da presente época - tapar o sol com a peneira??

M. Teixeira disse...

Excelente comentário! Aliás, este artigo está absolutamente em linha com o que venho defendendo nas minhas intervenções.
O ponto 3 resume de forma soberba esta temporada 2011/2012!

PeidoMestre disse...

bom comentário tornado post, coerente, incisivo e claro. analisando a época, as premissas estão lá todas, só não vê quem é cego.

até concordo que quem MERECE ganhar o campeonato é o braga, diferente do querer...

M. Teixeira disse...

"miguel87 disse...
(...) excepto no ponto 6 - Se o Nuno Campos é Portista e tem esta opinião que troque o lugar no Dragão por um na pedreira!"

Caro Miguel, O Nuno Campos refere que, na sua opinião, o Braga "merece ganhar" o campeonato... não refere que quer que o Braga o vença.

Opinião com a qual concordo absolutamente! Estes jogadores não merecem porque o seu empenho ficou MUITAS VEZES áquem do exigido num clube como o nosso Porto. O Vitor Pereira, apesar do pesadíssimo e complicado legado que recebeu, demonstrou que não merece (ainda) ser um treinador campeão. E a SAD, pela PÉSSIMA preparação desta temporada, jamais merece que a mesma seja coroada com mais um título.

Mas, como é claro, queremos, E MUITO, o bicampeonato!

Amphy disse...

Gostei de ouvir ontem o Miguel Guedes na TV. Mostrou-se crítico de uma forma bastante acesa ao empenho da equipa e estrutura em geral. Algo que não vejo muitos "seguidores" a fazerem.

miguel87 disse...

Então por merecimento se calhar quem merece mesmo ganhar o campeonato é o Guimarães, que os pobres jogadores andam a jogar sem lhes pagarem...
Ou o Leiria, pelas mesmas razões, e mais uma: o mister Cajuda aos anos que cá anda (ao invés do VP) se calhar já merecia...

O "merecimento" é muito relativo... jogando muito ou pouco se calhar os jogadores do Porto não "mereciam" ter tido certas arbitragens que tiveram este ano!

Sansoni7 disse...

Olá

Sim, grande post /comentário; considera-lo-ia excelente se tivesse referido quem, apesar de tudo o que se tem visto e lido, vai na frente da classificação.
Isso é que era obra!

Augusto

Pedro Albuquerque disse...

Acho engraçado, e já não é o primeiro blog, seja com opiniões dos "donos" do blog ou de participantes, que já não somos Portista se dizemos que o Braga merece ser mais campeão que o FC Porto ou se o Benfica tem bons jogadores, como é o caso do Rodrigo.

Eu achar que outros clubes têm bons jogadores, melhores que alguns do FC Porto ou achar que o Braga merecia ser campeão, faz de mim menos adepto do FC Porto?

Alexandre Burmester disse...

Excelente comentário/artigo, que não lera na "caixa".

O que não deixo de achar bizarro é a quantidade de defensores que o Vítor Pereira ainda tem... Se calhar ficaram impressionados com a suposta cláusula dos 18 milhões!:-)))

Sansoni7 disse...

Olá
Alexandre Burmester, todo o treinador do FCPorto que consegue ir ganhar à Luz, merece o respeito dos adeptos do FCPorto
O mesmo não direi de quem, sistematicamente dispara para tudo o que é azul e branco.
Cumprs
Augusto

Alexandre Burmester disse...

Olá Sansoni7,

Já puxei o autoclismo.

Pedro Reis disse...

Alexandre, na mouche!
Para mim as pessoas distinguem-se entre as que usam palas e as que não usam; depois podem ser do nosso clube ou de outro qualquer, ou podem nem ter clube.
Felizmente que aqui no RP existem muitas pessoas que não usam palas e é por isso que gosto de aqui vir regularmente e de ler o que por aqui se escreve. Para as pessoas "das palas" sugiro o site do clube respectivo, os jornais/revistas oficiais, no fundo os "Avantes" deste mundo.
E Nuno Campos, parabéns pela opinião extremamente lúcida e pela forma como está exposta!

M. Teixeira disse...

Caro Pedro Reis,

Permita-me discordar de forma absolutamente radical do seu comentário. Por duas razões:
1) Nem tudo tem que ser 8 ou 80, pode ser 9 ou 79, pode ser 39 ou 41. Porque raio só temos pessoas "com" ou "sem" pala?
2) Porque é que, implicitamente, assume que só os defensores do VP têm pala e os opositores são os que não têm? Podem haver opositores radicais ao VP que têm uma pala tão grande quem faça ele de bem o que fizer, é sempre o pior treinador do mundo. Podem haver portistas que até simpatizam com o VP (e relativizam a culpa dele nesta época desastrada) que têm uma opinião ponderada, reflectida, justa... criticam quando têm que criticar e elogiam quando assim o merece. A esses não é justo afirmar que têm pala ou é?

Acho absolutamente ridículo esse tipo de "cataloguização" dos adeptos.

Saudações portistas

PS: caso tenha ficado, durante a leitura do comentário, com a sensação que eu sou um grande fan do VP... desengane-se. Já manifestei por diversas vezes a minha opinião... VP não é treinador para o Porto. Mas sabe... acho que sou daquele tipo de portistas não têm palas mas, simultaneamente, não culpo o VP por tudo o que existe de mal no mundo. Ou seja,sou um ser estranho que não enquadro nos seus critérios!

Pedro Reis disse...

Caro M.Teixeira,
Quem é que falou no VP?
As críticas do Nuno e que eu subscrevi vão da direcção aos jogadores, passando tb pela equipa tecnica. Pelo menos numa coisa estamos de acordo, eu também acho que o VP não é treinador para o FCP, embora a culpa principal de ele ainda estar sentado no banco não seja dele, mas sim do Presidente!
Claro que no mundo não existe só o preto e o branco, tb há cinzentos, a imagem das palas é só uma imagem que dei para mostrar que há pessoas com capacidade crítica e outras sem capacidade crítica. Claro que no meio ainda há variantes...
Parece que no final estamos mais próximos do que pensava! :-)

M. Teixeira disse...

Assim sendo, compreendido.

Um abraço e que o Porto ganhe logo na Choupana!

Marco Teixeira

Sansoni7 disse...

Olá Alexandre Burmester

Muito cuidado com os salpicos...;-)

Augusto