quinta-feira, 1 de março de 2012

Angústias nas vésperas de um Clássico


Surpreendente, ou nem por isso, levando em conta o amadorismo costumeiro do dirigismo desportivo português, marcar o jogo mais importante do campeonato para uma Sexta-Feira, intercalado com compromissos das Selecções, já me fez dar mil e uma voltas à cabeça tentado perceber como isso promove a modalidade e vai de encontro aos melhores interesses dos seus destinatários, os adeptos. O alegado chico-espertismo galináceo a meu ver não cola, pois só estão a fazer aquilo que nós também faríamos, defender os respectivos interesses. A falha está na desconexa regulamentação da Liga, que tem como legisladores os seus clubes, todos eles dados a estas manobras de vão de escada e pouco claras. Não será altura da FPF chamar a si o poder de impor as regras sem estas palhaçadas?

Com este corrupio de jogadores para cá e para lá, ficou o FC Porto refém das vontades de Pékerman e das companhias aéreas para que disponha a tempo e horas do grande jogo o seu mais virtuoso e importante atleta do momento, James Rodriguez. Não será tanto o desgaste físico de dois jogos em menos de 48 horas que afectarão um jovem jogador na flor da idade. Mas as longas viagens e o jet-lag provocarão certamente mossa na disposição e concentração do atleta na hora de encarar este desafio.


Por incrível que possa parecer, a provável nomeação do benfiquista Pedro Proença para o Benfica - FC Porto é a melhor escolha possível entre o pobre lote de disponíveis. Não obstante da sua cor clubística, é um árbitro que vem demonstrando competência suficiente nas suas actuações e não esconde a cara quando assim não acontece. Isto não invalida que não possa trocar os pés pelas mãos neste importante encontro, dando trunfos às sanguessugas da comunicação social – esses seres que nunca erram - sempre tão sedentas de picar tudo o que se mexe. Dê por onde der, o homem terá uma pressão grande sobre os ombros, e pessoalmente não gostava de estar na posição dele.

As escolhas de Vítor Pereira para este encontro não deverão fugir muito da sua linha habitual. Para além da perda do seu recém fetiche – Varela – onde deverá regressar o seu anterior fetiche – Djalma – em pouco se diferenciará a estrutura da equipa. Isto porque já dou de barato a não titularidade de James. A manutenção de Maicon no eixo da defesa parece-me ser mais fiável no momento em detrimento do ultimamente lento e apático Otamendi. E o bom jogo aéreo do central brasileiro poderá ajudar a dar frutos como deu na última jornada. Reze-se às alminhas para que aquele meio campo faça aquilo que sabe – e é capaz de muito num dia sim – sem cair em gafes que em jogos destes se dispensam. Por último, que Vítor Pereira se inspire na história e personalidade singular do nosso clube, ganhe cagança e faça um discursos assertivo, cativante e cheio de ambição aos seus jogadores, levando-os a crer e acreditar, nem que seja só desta vez, que navegam num barco com um timoneiro que lhes aponta a rumo e sabe o que quer!

8 comentários:

José Correia disse...

«Seis internacionais apresentam-se em Lisboa
Janko foi o primeiro a confirmar que viaja diretamente para Lisboa, depois de jogar pela seleção da Áustria. O avançado concentra-se no hotel que o FC Porto habitualmente usa algumas horas mais cedo do que a restante comitiva. Mas não será o único. João Moutinho e Rolando tinham chegada prevista à Portela às 3h25 desta madrugada e também seguem diretos para o hotel. Defour e Cristian Rodríguez terão o mesmo plano. Pior só James, que só deve aterrar em Lisboa amanhã.»
in ojogo.pt

José Correia disse...

«Diz o povo que não há duas sem três. Pois bem, se a história se repetir Hulk não sai, amanhã, do Estádio da Luz, sem assinar um golo: o próprio já disse que quer marcar, ainda que troque a glória pessoal pelo triunfo do FC Porto. O avançado não tem sido muito incrível nos últimos jogos - no último até falhou uma grande penalidade - estando em jejum há seis jornadas do campeonato. O último golo foi apontado a 10 de dezembro de 2011, frente ao Beira-Mar, igualando o seu pior registo.»
in ojogo.pt

De facto, dava muito jeito um Hulk ao seu melhor nível no jogo de amanhã.

Ricardo Melo disse...

Arrisco os seguintes 11's:

- Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Aimar, Gaitán, Rodrigo, Cardozo

- Helton, Sapunaru, Maicon, Rolando, Á. Pereira, Fernando, Moutinho, Lucho, Hulk, Janko, C. Rodriguez

E arrisco que vai acabar empatado.

Pedro M. disse...

espero bem que não, mas tendo em conta o que o Vitor Pereira tem feito esta época acho que ele vai pôr novamente o Maicon a lateral. Isto porque, além de constantemente demonstrar que não confia no Sapu, o Benfica ao jogar com 2 avançados, cheira-me que ele vai tentar fechar mais atrás.


alem disso, tb acredito que jogue o CR10 mas o Djalma até tem entrado bem nos últimos jogos. de qualquer maneira aposto que o que jogar, por muito bem que jogue, vai ser substituído pelo James prai aos 70.

José Rodrigues disse...

Para mim é um no brainer jogar com Sapu, Maicon e Janko. A única duvida prende-se com uma das alas atacantes estando James desgastado (e mm q não estivesse, VP já deixou bem claro por escolhas anteriores q não o iria colocar a titular).

Um pequeno reparo ao q foi escrito: o James deve chegar bastante desgastado mas não vejo como sofra de Jet lag, já q não ficou tempo suficiente nas Américas para sofrer isso (o corpo em media ajusta-se uma hora por dia).

Pedro Reis disse...

Como adepto do FCP espero naturalmente que ganhemos na Luz e que sejamos campeões... agora espero também que isso não sirva para esconder a época mal planificada e os erros na escolha de treinador e jogadores! Porque se servir para isso, então prefiro perder o jogo e o campeonato...

Offshore disse...

lá estarei !

David Duarte disse...

Apenas uma informação, que talvez vocês jà dominam. O Benfica nunca ganhou um clàssico com o Proença enquanto o FC Porto nunca perdeu um clàssico com o mesmo arbitro.

Ao dizer isto não estou a criticar a nomeação. Acho que é um bom arbitro que, cometendo erros importantes (todos o fazem), fà-lo raramente.

P.S.: Hoje pagamos com juros os 5-0 do ano passado! Bom jogo.