terça-feira, 27 de março de 2012

Leonardo, Lima e os “guerreiros”


13 vitórias consecutivas para o campeonato (recorde desta época e uma das melhores séries dos últimos anos) e liderança da prova a apenas seis jornadas do fim, não é, seguramente, obra do acaso. E a este desempenho brilhante está associado um futebol agradável à vista, e não um estilo de jogo defensivo (de contenção, como é hábito dizer agora) e de contra-ataque como, em grande medida, era o eficaz SC Braga de Domingos.
53 golos em 24 jogos (2,2 golos por jogo), apenas menos um golo marcado que o FC Porto e o slb, e ter o seu ponta-de-lança/avançado centro – Lima – a liderar a tabela dos marcadores, são indicadores com um significado indiscutível.

Por tudo isto, há quase um consenso nacional em torno deste SC Braga de Leonardo Jardim e, para além dos adeptos bracarenses e sportinguistas, atrevo-me a dizer que também uma franja significativa de adeptos portistas e benfiquistas veriam com bons olhos (ou, pelo menos, não ficariam muito tristes), se o próximo campeão nacional fosse o outsider do Minho.


Ora, no próximo fim-de-semana vai-se disputar um slb x SC Braga (afinal, o slb x FC Porto não foi o jogo do título…) e, nesta altura, encontro-me dividido relativamente ao resultado que prefiro.
Racionalmente, e à priori, o empate seria o melhor resultado para o FC Porto que, no caso de vencer o Olhanense, ganharia dois pontos aos dois concorrentes diretos na disputa para o título e reassumiria a liderança isolada do campeonato antes de ir a Braga.
Emocionalmente, desejo (como sempre) a derrota do slb. O problema é que isso significaria a vitória dos “guerreiros do Minho”, a sua continuação na liderança e um extraordinário “doping moral” para os últimos cinco jogos do campeonato (principalmente, para o SC Braga x FC Porto da semana seguinte).

Já nem sei o que quero…

P.S. A Direção do SC Braga não brinca em serviço e já definiu o preço dos bilhetes para a receção ao FC Porto na 26ª jornada (sábado, 7 de abril, 20h30). Sócios do SC Braga: 5 euros; Público em geral: entre 35 (lateral) e 60 euros (central).
Amigos, amigos, campeonato (com estádio cheio a apoiar) à parte…

Fotos: Maisfutebol

7 comentários:

rbn disse...

Sinceramente, prefiro a derrota dos galinhas, em qualquer cirscunstancia.

Já andei a perguntar a alguns sportinguistas amigos meus se, na jornada final, uma vitória do sporting sobre o braga desse o título ao malfica, o que eles queriam que o sporting fizesse.

90% disse que preferia que o sporting abrisse as pernas ao Braga, desde que o lugar de acesso à europa estivesse garantido.

Fosse o FCP, eu desejava o mesmo, que abrisse as pernas ao Braga.

Penso que já escrevi aqui que sou fã de António Salvador, e gostava que ele, como portista confesso, fosse o sucessor do NGP.

Pegou no Braga há 8 anos, e vem num crescendo impressionante, conseguindo verdadeiras mais-valias para o clube.

Na sua gestão, passaram pelo banco Jesualdo, jesus, Jorge Costa, Carvalhal, Domingos e agora, Jardim, se não me falha a memória.

Na sua gestão, com inteligência, foi buscar jogadores "que não serviam aos ditos 3 grandes" , contratou treinadores de categoria e montou uma equipa.

Na sua gestão, poucas vezes errou nas contratações que fez, contratando cirurgicamente nomes como Lima, Salino, Luís Alberto, Douglão e outros, vendeu bem, manteve a espinha dorsal e como estratégia de marketing, levou prá lá Nuno Gomes, tendo hoje em dia um plantel com 2 (e ás vezes 3 bons jogadores para cada posição).

Na sua gestão, o Braga conseguiu o seu 1º título internacional, a Intertoto e chegou à sua 1ª Champions e à sua 1ª final européia.

Mas o que mais me fez ficar fã de Salvador foi ter conseguido trazer a juventude bracarense(e por consequencia todos à sua volta) a apoiar unica e exclusivamente pelo Sporting Clube de Braga, usando como muita inteligencia o dinheiro que ganhou na champions para abrir as portas e lotar o AXA de adeptos.

Dá-me gozo ver que o vermelho nas bancadas do AXA são maioritariamente braguistas, e não há mais a invasão galinácea como havia no 1º de maio.

Como bem disse Manuel Serrão ontem, os bracarenses tem uma equipa tão boa como os ditos 3 grandes para torcer, não precisam mais prestar vassalagem aos palhaços vermelhos como noutros tempos:-)

Sobre o paços-FCP, a culpa foi nossa, só nossa.
Se um melga de 1,70cm consegue marcar de cabeça no meio de 7 jogadores do FCP, onde o menorzinho que lá estava era 10 cm mais alto que o melga, tá tudo dito.

Digo e repito, já não há desculpas de cansaço, fadiga, gestão ou calendário.

Abraço.

portao disse...

Parabéns pelo seu comentário concordo em 100%.

M. Teixeira disse...

"Clubites" à parte, os meus parabéns ao Braga, à sua direção, ao seu treinador e ao seu plantel. Aquilo é uma EQUIPA... bem maior que a soma dos talentos individuais!

Bruno disse...

BOA KESTAO. MAS O PORTO TA SEMPRE A FRENTE, APESAR DE ESTA EPOCA TAR A SER A MERDA TOTAL COM O VITINHO À FRENTE E SEM NUNCA MAIS SAIR. O JARDIM É UM CASE STUDY. DISCRETO, REALISTA, COM OS MEIOS K TEM, FAZ DA AGUA VINHO. FOI NO XAVES, BEIRA, AGR NO BRAGA. SINCERAMENTE TA A GANHAR PONTOS AO DOMINGOS E GOSTAVA D VELO NO PORTO, ENTAO S FOR CAMPEAO TEM K MESMO IR LA PARAR, VIST K O AVB NAO VOLTA, COM MUITA PENA MINHA.

Nuno Nunes disse...

Que vença o Braga, obviamente.
É o clube que merece (e quer!) este ano ser campeão.

InVicturioso disse...

Caro José Correia,

Se tanto Braga como FC Porto vencerem todos os jogos que lhes restam (com a excepção do confronto directo, em que evidentemente desejamos a vitória do FCP), o FCP será campeão seguido do Braga, por isso não restam dúvidas:

no sábado, somos todos braguistas desde pequeninos!!

P.S. para os galináceos - ah pois é meus amigos, na Champions não existem Duartes Gomes a assinalar penaltys por todo e qualquer tipo de mão na bola...

Nuno de Campos disse...

Desculpem a repetição mas aqui faz mais sentido.

Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Ukra e Hélder Barbosa, todos jovens jogadores portugueses com passado no FC Porto (ainda ligado o Ukra) que ontem contribuíram para a vitória do Braga sobre a Académica. Na bancada estava Alan.

Meia equipa do agora líder do campeonato que poderia muito bem jogar no nosso clube, por uma ínfima fracção do preço dos jogadores que se vão arrastando pelo Dragão, ou nem isso.

Que ganhe o Braga, obviamente, e nós temos que provar em campo que merecemos ser campeões ganhamdo-lhes a eles e ao Sporting.

Entre roubos de catedral e muitos jogos para esquecer, cozinhou-se um final de campeonato competitivo.