terça-feira, 19 de junho de 2012

O amigo Wolfgang

Ontem vi parte do Espanha x Croácia e à noite revi os lances mais relevantes do jogo, num resumo apresentado pela RTP.
O jogo foi muito tático, com os espanhóis a sentirem muitas dificuldades em chegar perto da baliza croata, e teve apenas um golo, marcado por Jesus Navas ao minuto 88.
Contudo, a história deste jogo poderia ter sido diferente. Um minuto antes do único golo do desafio, o árbitro alemão Wolfgang Stark não viu (ou não quis ver) um penalty claríssimo contra a Espanha quando, numa disputa de bola, Busquets quase que arrancou a camisola ao croata Corluka.
E ainda mais escandaloso foi outro penalty não assinalado contra nuestros hermanos, ao minuto 27, numa entrada duríssima de Sérgio Ramos sobre Mandzukic. Eu admito que o árbitro pudesse ter dúvidas acerca do local em que o defesa espanhol atingiu o avançado croata (dentro ou fora da área?) mas, num lance para penalty e cartão (seria um amarelo avermelhado), o amigo Wolfgang nem sequer falta marcou!

Eu sei que a Espanha é a atual campeã da Europa e do Mundo.
Eu sei que esta seleção espanhola é formada por um misto de jogadores de dois dos principais clubes mundiais (FC Barcelona e Real Madrid).
Eu sei que, no caso da Espanha revalidar o seu título europeu, alguns destes jogadores serão candidatos à Bola de ouro.
Eu sei que Angel María Villar Llona, presidente da Real Federación Española de Fútbol, é também terceiro vice-presidente da UEFA, bem como, presidente dos Comités de Arbitragem da UEFA e da FIFA.
Eu sei que há árbitros que gostam de agradar a quem manda.
Eu sei que Michel Platini previu uma final entre a Alemanha e a Espanha.
Eu sei tudo isto, mas convinha que houvesse um bocadinho de decência...

5 comentários:

miguel87 disse...

Também houve um lance para penalty (e possível expulsão) sobre o Piqué e o Wolfgang não foi amigo...

Já no primeiro jogo da Croácia, a Irlanda também se podia queixar de um ou dois erros do arbitro, portanto...

Tirando um ou outro erro pontual, as arbitragens neste Euro têm sido excelentes, auxiliares incluídos.

HULK 11M disse...

"Eu sei que Michel Platini previu uma final entre a Alemanha e a Espanha."

Para mim esta "previsão" do presidente da UEFA é um grande escândalo!
Como é possível que os restantes países em competição assobiem para o ar como se nada se tivesse passado?
Se a previsão do Platini se confirmar... será que a nossa procuradora Morgado irá pedir uma equipa especial para investigar o caso?

Costa disse...

Pelos lances que enumeras, presumo que apenas viste (ou apenas te quiseram mostrar) o jogo que decorreu na área Espanhola.
Na área da Croácia não se passou nada de parecido. Nada mesmo...

Ontem era a conspiração do '2-2' para ambos se apurarem, hoje é isto...

A Espanha apenas teve mais sorte que a Russia, pois correu o mesmo risco de já estar em casa.

Deixem-se de teoria de conspiração na UEFA, ou já se esqueceram de quem é o Campeão Europeu de Clubes em titulo ?!

José Correia disse...

«Não gosto de Michel Platini enquanto dirigente da UEFA. Da mesma maneira que não gosto de Joseph Blatter à frente da FIFA. Mas, independentemente dos meus gostos, tenho de dizer que ver o francês, horas antes da Espanha jogar a sua continuidade no Europeu, a dizer que gostava de ver uma final entre espanhóis e alemães é surreal. Pior só constatar, depois, que o árbitro do jogo (curiosamente um germânico) “não viu” dois penáltis contra a Espanha...»
Luís Avelãs
record.pt

Pedro disse...

"Tirando um ou outro erro pontual, as arbitragens neste Euro têm sido excelentes, auxiliares incluídos."

Realmente cada um vê um euro diferente. Seja na moeda seja no futebol.

Não só no jogo da Espanha, como ontem no jogo da Ucrânia, como em alguns jogos da Grécia... as decisões mais claras e escandalosas têm prejudicado os mais fracos.

Qual é a explicação para o golo não validado à Ucrânia? O juiz de baliza está alinha e perto do lance, não marcou porque não quis.

Depois de tudo o que se tem passado, e da protecção clarissima à Espanha em lances claros, dizer que é tudo teoria da conspiração é esquecer o passado recente das competições da UEFA e da FIFA. Salvos raras excepções as arbitragens têm conduzido algumas equipas e selecções a exitos que sem as ajudas provavelmente não teriam chegado.

O Barcelona é um bom caso. Sistematicamente protegido, independentemente de serem a melhor equipa do mundo, não teria ganho alguns titulos recentes...

PS: Mas que lance da Espanha é tão escandaloso como o 1º penalti do Sergio Ramos? Estamos a comparar palitos com troncos?