sábado, 23 de junho de 2012

Uma Figura Incontornável


As palavras de Pinto da Costa que confirmam a renovação de contrato por parte de Helton, são um desfecho que pessoalmente considero inevitável face ao peso que o guarda-redes brasileiro detém no balneário do FC Porto. A forma como o jogador contornou alguns obstáculos alegadamente criados pelo seu anterior empresário Nélson Almeida (ao que parece o intermediário terá recusado uma proposta inicial da SAD azul e branca), comprovam que o seu interesse em continuar de dragão ao peito vai muito além do recheio da conta bancária.

Mesmo quando estava longe de reunir unanimidade, ou melhor dizendo, quando gerou alguma desconfiança em pleno reinado de Jesualdo Ferreira, sempre considerei Helton como atleta de topo na sua posição. Independentemente de reconhecer que nesse período assumiu uma postura aligeirada que o traiu em alguns jogos, o titular das redes portistas foi sempre completo entre os postes e fora deles, revelando uma elasticidade e rapidez nas intervenções bem acima da média.

Foi contudo, a entrega da braçadeira de capitão, no seguimento da assunção de Villas-Boas ao comando técnico da equipa, que elevou Helton ao patamar de excelência no clube, consciencializando-o dessa missão dentro e fora do campo. As suas exibições últimos dois anos - com particular destaque na época 2010/2011 - falam por si só, e a liderança do balneário surgiu de forma natural, mercê da postura calma e dialogante, bem como dos anos de casa que já traz às costas.

Se uma base indispensável para o caminho de sucesso que o nosso clube tem levado nos últimos trinta anos está assente nas várias figuras incontornáveis que têm passado pelo clube, Helton fez-se integrar nesse lote por mérito próprio. É uma referência do presente, e elas escasseiam no atual balneário, pelo que o último contrato de futebolista da sua vida só poderia ser com o FC Porto.

Sem comentários: