sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ou então mude-se a bandeira



Nesta altura é coisa de somenos importância, mas espero que em breve esta nova direcção da FPF tenha as selecções equipadas "à Portugal" - se a bandeira tem verde e vermelho, o equipamento tem de ter verde e vermelho.

(E sim, estou a borrifar-me para os equipamentos da Itália e/ou da Holanda.)

14 comentários:

Intrusus disse...

Esse e um dos motivos porque continuo a preferir material da Adidas ao da Nike...

As seleccoes (e ate mesmo os clubes, infelizmente para nos) da Nike tem (na minha opiniao) tido, consistentemente, os equipamentos mais feios...

Acho esta nova mania de fazerem tudo de uma so cor e abominavel (Portugal, Franca, Holanda...)

JJMarques disse...

Concordo que equipar só de de vermelho é ridiculo. Já agora só uma nota, Holanda equipa de laranja porque é a cor da família real e Italia de azul pelos mesmos motivos.

José Rodrigues disse...

Nao sei se percebi o artigo, ja' q por acaso tanto o equipamento principal como o alternativo tem verde e vermelho (se bem q no principal e' muito pouco verde).

Pessoalmente ate' gosto do alternativo, nem tanto do principal (o vermelho nao e' assim TAO predominante na nossa bandeira).

Eu acho q nos temos um desafio porque muito sinceramente verde e vermelho sao duas cores q combinam horrivelmente.

Alias, a minha camisola preferido de sempre da seleccao (q tenho) e' predominantemente branca com elementos de azul sobre os lados :-)

O equipamento ideal se calhar era calcoes verdes, camisola predominantemente branca com uma faixa horizontal vermelha na parte superior ao nivel dos ombros.

De resto se a Italia e a Holanda usam as cores q usam e' devido 'as armas ("coat of arms") do pais (onde por ex o azul domina no caso da Italia). O mesmo caso se aplica ao Brazil, alias.

José Rodrigues disse...

" Holanda equipa de laranja porque é a cor da família real e Italia de azul pelos mesmos motivos"

Nao sabia q a Italia tinha uma familia real :-)

Como ja' disse, no caso da Italia e' devido ao "coat of arms" (brasao), composto por uma cruz branca sobre fundo... azul. A monarquia foi-se (e ha' muito tempo) mas o brasao manteve-se no principal.

André Vilas-Boas disse...

Se Portugal Fizesse o mesmo a Nossa Bandeira e equipamento seriam azuis e brancos

José Rodrigues disse...

"Se Portugal Fizesse o mesmo a Nossa Bandeira e equipamento seriam azuis e brancos"

Sim. Eu acho q quando se instaurou a monarquia podiam ter-se limitado a remover a coroa do brasao, nao mexendo no resto. Qual era o problema?

Eu gosto muito do nosso brasao, mas detesto aquela combinacao de verde e vermelho.

JJMarques disse...

José Rodrigues,

Não quero ser chato a dar lições de história mas Itália foi uma monarquia até 1946.

As cores da nossa bandeira nao combinam de todo mas porquê um equipamento todo vermelho? O sousa tavares já escreveu várias vezes sobre isto.

XIcCO SD disse...

por mim o equipamento vermelho fica melhor doque vermelho verde e amarelo, sempre que jogamos todos coloridos parecemos uma selecçao afreicana estilo gana ou camarões e ficamos ridiculos.. equipar so de vermelho ou so de verde ou so de branco fica muito melhor doque misturar todas as cores e parecer que jogamos na can...

Saudaçoes Portistas

O2T disse...

Gosto deste branco com a cruz vermelha e verde.
O futebol tb é imagem e marktg. Se temos q ter vermelho e verde, alguém me explica:
Espanha - calções azuis e não amarelos; Alemanha - preto e branco:
Inglaterra: calções azuis em vez de vermelhos
Bélgica -onde está amarelo e preto;
Argentina - calções pretos etc etc

Como se Resolve disse...

O problema é que os simbolos da república portuguesa são bélicos e de mau gosto... Mas se olharem bem está lá o verde e vermelho.

Vímara Peres disse...

Eu só conheço uma cor: Azul e branco!

Portista Desdentado disse...

Posso resumir este post com a mesma palavra que resumo este blog de anti-coisas-que-nao-sejam-o-porto: inócuo!

Parabéns!

Alexandre Burmester disse...

Não acho que o equipamento de uma selecção tenha de seguir fielmente as cores da respectiva bandeira, mormente quando essa bandeira fica a dever muito ao bom gosto e à estética!:-)

Repare-se que a Itália até manteve nas camisolas das suas selecções de todas as modalidades, e não apenas no futebol, a cor da antiga bandeira, abolida em 1946 após a implantação da República naquele país.

E a Alemanha usa camisola branca, a França camisola azul, e por aí fora.

Anónimo disse...

Acho o equipamento da imagem simplesmente horrível. Peço desculpa, mas é a minha noção estética. Parecíamos a selecção do Burundi, dos Camarões e quejandos. Tal como não gosto daquela combinação de cores, OK é a nossa bandeira, mas nem o bom senso induz a que se use a bandeira nacional nos equipamentos. Por que razão teriam os países de o fazer. Holanda, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha.
E ao contrário de um comentário acima (desculpem-me a preguiça de não ter ido verificar de quem), os equipamentos da Nike são incomensuravelmente mais bonitos que aqueles vetustos da Adidas, normalmente largueirões, com aquelas riscas que fazem lembrar a população que se passeia num shopping ao domingo. Vejam o do glorigozo, é horrível!
Esta é a minha opinião.
Saudações portistas,
João