quarta-feira, 6 de junho de 2012

O circo

Ao ler as declaracoes de Manuel Jose' sobre o "circo" da seleccao, lembrei-me da seguinte imagem sarcastica do Mundial 2002:



Nos anos 90 e 00, a Argentina (mais do que outros) tinha uma reputacao de ser uma seleccao de "prima donnas", um conjunto de jogadores talentosos mas sem espirito guerreiro e mais preocupados com a sua imagem (tatuagens, penteados, etc) e vida fora do terreno de jogo do que propriamente com o futebol em si.

Em certa medida parece-me que essa imagem da Argentina se aplica hoje em dia 'a seleccao portuguesa, com a diferenca de que ha' menos talento do que havia nessa seleccao argentina...

De resto, dizia eu aqui no outro dia que achava que os portugueses em geral nao gostavam assim tanto de futebol como isso - penso que o se tem visto com a cobertura da preparacao do Euro e' um bom sintoma disso mesmo.

Analises detalhadas dos pontos fracos e fortes dos nossos adversarios? Ou dos nossos jogadores? Discussoes detalhadas sobre pros e contras de diversas tacticas?

Na', nada disso. O que interessa cobrir e discutir e' fait-divers e o folclore 'a volta da seleccao.

1 comentário:

Mefistófeles disse...

A mim irrita-me sobremaneira o que se passa à volta da selecção e os tiques de vedetas dos nossos jogadores. Aquilo precisava era de regime militar, mas sem sargentões apalhaçados.