sexta-feira, 1 de junho de 2012

O rasto do sucesso


«Dizer mal, acusar os árbitros, não dar mérito é cada vez mais um jeito típico dos que não sabem perder mas sobretudo insistem em não perceber porque é que verdadeiramente perdem. José Maria Pedroto terá dito um dia, quando lhe perguntaram qual era o segredo do seu sucesso, que tudo residia numa coisa tão simples como “ter os melhores jogadores”.
Olhamos para este final de temporada e o que vemos? O Atlético Madrid vence a Liga Europa com dois golos de Falcão e um de Diego. O Chelsea prepara-se para jogar a final a Liga dos Campeões com o contributo de jogadores como Raul Meireles, Bosingwa, Paulo Ferreira, Hilário e, porque não, André Villas-Boas. O Lyon, em França, vence a Taça e Lisandro é considerado inegociável. Em Espanha, o Real Madrid vence o campeonato com Pepe, Ricardo Carvalho, Mourinho, Silvino e Rui Faria.
Se quiser perceber o sucesso azul e branco siga na próxima época os destinos de alguns jogadores do FC Porto. Vai ver que não é muito difícil chegar a uma conclusão mesmo sem precisar de argumentar com o melhor ataque, melhor defesa e melhor jogador do campeonato. Esta coisa de encontrar sempre nos árbitros a desculpa para o fracasso começa a dar sinais de quem tem os dias contados.»

Este texto é de Júlio Magalhães e foi publicado no Record, no passado dia 17 de Maio.

Eu diria que a juntar a estes, na próxima época teremos de seguir o rasto de Guarín no Inter de Milão e, de acordo com o que a comunicação social vem insistentemente referindo, também de Belluschi (Génova), Rolando (Roma?) e, principalmente, de Hulk (Chelsea?).

Mas, dando crédito às teses benfiquistas, os maiores clubes dos principais campeonatos europeus – Chelsea, Manchester United, FC Barcelona, Real Madrid, Atletico Madrid, Inter Milão, Marselha, Lyon, etc. – andam completamente enganados.
Em vez das centenas de milhões de euros que, nos últimos oito anos, gastaram na compra de jogadores e treinadores (!) do FC Porto, se calhar esses clubes deviam era investir em… árbitros.

1 comentário:

Vítor Hugo disse...

Vozes do céu não chegam aos burros...


... infelizmente!