quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Azares


Nas partidas mais complicadas, existe uma fase do jogo que o nosso clube fica longe de dominar da melhor maneira: é naquelas alturas em que não precisamos obrigatoriamente de marcar. 

Quando, por exemplo, o empate já nos serve, a equipa como que renuncia por completo a qualquer tentativa objectiva de facturar. 
Enquanto o adversário não marca, praticamente toda a gente se mentaliza que apenas tem que defender. No fundo, é uma mentalidade habitual mas somente em equipas mais pequenas. 
A diferença é que, devido à nossa melhor qualidade, tudo vai (ilusoriamente) resultando durante largos minutos. 
O problema é que, entretanto, vão-se avolumando sintomas que, mais cedo ou mais tarde, se irão revelar fatais. Falo nos cartões amarelos em série e no número assustador de faltas e cantos contra (só em Paris foram 13...). 

Ora, é precisamente esta avalanche de amarelos e bolas-paradas que depois originam os famosos "azares" que ultimamente temos tido: o "azar" de alguém levar um segundo amarelo; o "azar" de um dos nossos acertar na própria baliza; ou o "azar" de ser o nosso próprio guarda-redes a "ajudar" um remate fraco a encontrar o fundo das redes. 

Coisas destas tendem a acontecer com mais frequência, na proporção directa de deixarmos a bola rondar, mais vezes do que devia, a nossa área. 
Se ter "sorte" dá muito trabalho, por outro lado não deixa de ser verdade que há também quem procure o "azar". 

Os nossos jogadores só regressam à "vida" apenas e quando a necessidade premente de marcar reaparece. Aí sim, voltamos a ver nacos de futebol digno desse nome. 


E por que razão tal sucede? 

São, claro, vários os factores. Alguns serão até bons motivos: desde logo porque existe alguma segurança defensiva (Otamendi, finalmente, mais veloz e concentrado esta época) e uma grande fé (justificada) em Helton. 
E por maus motivos: meio-campo com pouca rotação e também por um certo adormecimento do trio de ataque. James só verdadeiramente aparece em jogo quando a equipa volta a ser pró-activa (ao contrário de Hulk, o colombiano tem pouca vocação - ou aptidão - para criar desequilíbrios, por si próprio, nas situações em que existe pouca ajuda dos companheiros). 

E a pergunta surge, pois, naturalmente: sabendo-se que, em termos ofensivos, Moutinho brilha pouco nos jogos fora de casa e que Lucho, que nunca foi homem de grandes correrias, junta agora uma menor clarividência no último passe; quem mais temos/teremos para, pelo menos, levarmos o barco a bom porto na nossa única meta - realista - para a presente temporada (reconquista do título doméstico)? 


A reabertura de mercado, em Janeiro, está aí mesmo à porta...


P.S.: Ao que parece, também o próprio Vítor Pereira terá agora desistido de Kléber. 

Ao colocar Abdoulaye em campo (num inovador 3-4-3) para os derradeiros minutos do tudo-ou-nada, retira qualquer dúvida que ainda existisse que, em termos objectivos, apenas temos um ponta-de-lança no plantel (Jackson). 
E que jeito, insisto, nos daria ter um Lima sentado no nosso banco.

18 comentários:

José Rodrigues disse...

Infelizmente a situação económica não é propicia a grandes investimentos no defeso. Quem não adorava ter mais um bom PDL, um bom médio ofensivo e e até mesmo um bom lateral?

A questão é q estamos muito apertados e é preciso pensar 3 ou 4 vezes se vale mesmo a pena gastar agora muitos milhões. Eu prefiro por exemplo ser extremamente contido agora (prioridade para um PDL razoável e baratucho para o banco) do q ter q vender 4 titulares no Verão...

Joaquim Lima disse...

Porque não começar, a miúdo, a apostar em avançados da equipa B (Dellatorre ou Sebá)? O slb foi à sua B buscar médios quando não os tinha, o sporting foi buscar um defesa-direito que até já marcou um golo, porque não fazermos o mesmo numa posição onde estamos carentes de alternativas válidas ao Jackson?!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Como já o afirmei várias vezes o PSG está recheada de excelentes jogadores que quando querem demonstram isso e no jogo de Terça foi empenho total, eu nunca me deixei levar pela propaganda centralista.
Quanto ao Kleber que escrevo desde a novela do último ano que jogou no Marítimo que não entendia a sua aquisição a não ser que fosse para chatear o presid do Mar e ao mesmo tempo os lampiões, ele era um matraquilho e que se revelou que não tem estofo de lutador e padece da síndrome do Mamede.
Já agora (eu não sou um expert) mas também escrevi na altura porque é que não se contratava o Eder (da Académica) foi a custo zero para o Braga, será que foi para não chatear o Salvador?
Enfim o castigar o Guimarães está a ficar caro.

Também acho que os jogadores e equipa técnica deviam compreender melhor o ambiente da arbitragem e não dar tanto o flanco, para mim em Paris ficou claro logo como iria ser após a entrada do Ibrahimovic
saudações

Anónimo disse...

Luis Carvalho,

Antes de tudo digo desde já que estou em pleno acordo com o conteúdo do seu texto. O que só confirma em resumo ao pensamento de V. Pereira no final dos últimos três jogos:

Braga 0-2 FC Porto : "É verdade que tivemos a sorte do nosso lado; mas a sorte dá muito trabalho…"

Braga 2-1 FC Porto : "Tivemos azar... "

PSG 2-1 FC Porto : "Tivemos azar..."

Agora vai-me desculpar o meu reparo final e que até fica ligado á questão se o FCP deve ou não reforçar-se, já em Janeiro.

PENSO QUE ERA MELHOR PARA TODOS NÓS PORTISTAS E DENTRO DO QUE É A REFLEXÃO PORTISTA, ter inserido este texto por exemplo só amanhã; pois vem desviar um pouco das atenções de um assunto muito mais importante de discutir e reflectir por todos nós portistas; como é o caso das contas da FCP SAD e neste caso em concreto a análise feita pelo Nuno Nunes no Texto: OS EMPRÉSTIMOS OBRIGACIONISTAS DA SAD. Pois se calhar depois de mais bem informados, as opiniões de reforço ou não reforço serão sem dúvida pesadas de outra forma por todos nós.

Abraço

P.S: não leve este reparo como uma critica ao seu excelente texto; mas sim há oportunidade da colocação do mesmo em tão pouco espaço de tempo em relação ao do Nuno Nunes.

Pedro disse...

Finalmente alguém coloca o dedo na ferida, é esta mentalidade que neste momento existe, que me faz ficar demasiado irritado com o desempenho da equipa. A equipa, mesmo quando as coisas estao a correr bem, quando chega à vantagem mínima, fecha a loja e acha que o jogo acabou, levando depois a que os erros individuais pareçam ter tanta importancia( apenas penso que isso acontece em praticamente todos os jogos e nao apenas nas partidas mais complicadas).
É sobretudo a incapacidade de VP em mudar esta mentalidade que me faz ter tantas dúvidas sobre a sua capacidade para estar à frente da equipa, isto se nao for ele próprio a patrocinar esta atitude.
Nao me parece que isto se resolva com mais reforços, pois é uma questao mental dentro da equipa, e tenho sempre muito receio do mercado de Janeiro em termos de compras, raramente sai algo de bom, para além de se perderem mais uns milhoes...

Anónimo disse...

O que para aqui vai!!!!!!!

Perdemos como poderiamos ter empatado com um dos melhores planteis da prova!!!
E se fosse uma eliminatoria tinhamos eliminado o PSG.

O que precisamos essencialmente ´se houver disponibilidade financeira, porque a vida do país está muito,muito dificil é de mais uma solução ofensiva de boa qualidade.

E seremos um outsider como sempre.

Deixem-se de irrealidades.

Pedro disse...

Só mais uma coisa, a soluçao de recurso 3-4-3, parece em termos teóricos muito interessante tendo em conta os jogadores disponiveis, apesar de ser bastante dificil de aplicar, quer por requerer um conjunto de compensaçoes bastante diferente do sistema actual, quer por ser, tradicionalmente, um sistema em que os equilibrios sao mais dificeis de alcançar pois tanto pode ser demasiado defensivo como demasiado ofensivo, para além que nunca é fácil de treinar e aplicar um novo sistema a meio de uma época.
Tenho curiosidade para ver se isto foi apenas casual ou algo mais.

Anónimo disse...

O melhor plantel ou ter os melhores jogadores não é sinónimo de ter a melhor equipa.

A verdade é que o PSG tem um rico plantel, mas a equipa ainda está em formação.

Joaquim Lima disse...

Temos 2 Ligas dos Campeões e 2 Taças Uefas no currículo, não somos outsiders!!!

Nunca seremos favoritos a ganhar a prova, mas se o sorteio ditar que o Porto joga contra Málaga ou Schalke temos que ser considerados favoritos na eliminatória!

Anónimo disse...

Tenho... quero o melhor para o Porto.
_

Sou democrata mas não sou "anjinho".

Anónimo disse...

Apesar de não ter ainda a maquina afinada o PSG tem como foi dito plantel de grande qualidade pelo que é possivel arrancar boas exibições e em casa vencer, qualquer adversario, sobretudo, quando os jogadores se apresentam motivados, como foi o caso.
É evidente que o FCP tem um plantel aceitavel mas inferior a outros que venceram provas europeias.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Se o FCP jogar ao seu melhor, tanto o Schalke como o Malaga e até o United são equipas que podemos eliminar. Com as restantes não tenho expectativas!

Joaquim Lima disse...

Miguel, a evitar claramente Barcelona e Bayern Munique. Equilibrado seria contra Juventus, United e Dortmund. Contra Málaga e Schalke é um falhanço não passarmos!

José Correia disse...

O problema é que, entretanto, vão-se avolumando sintomas que, mais cedo ou mais tarde, se irão revelar fatais. Falo nos cartões amarelos em série e no número assustador de faltas e cantos contra (só em Paris foram 13...).

Luís, no jogo contra o PSG a equipa do FC Porto viu 4 amarelos. Um foi para Otamendi que, in extremis, numa dobra ao Danilo, teve de fazer falta e viu o amarelo.
Os outros três amarelos foram para James, Danilo e Mangala, todos nos últimos minutos do desafio de Paris, e nada tiveram a ver com situações de jogo como as que tu descreveste no artigo.

Anónimo disse...

O Dortmund é perigosissimo.

José Rodrigues disse...

Bem, sobre a questao inicial dos "azares", eu concordo q nao foi por isso q perdemos nem em Braga nem em Paris, mas nao pelas mesmas razoes q o Luis.

1) Em Braga nao tivemos "azar" porque aquele auto-golo foi pura azelhice do Danilo e nao ma' sorte (um ressalto, ...) e porque nao foi azar mas sim azelhice q o VP tenha demorado uma eternidade para meter o Moutinho.

Se e' verdade q a equipa atacou pouco e mal apos o 1-0, isso foi devido ao 11 q VP meteu em campo e nao tanto devido a falta de ambicao dos jogadores: peco desculpa mas querer atacar muito e bem quando se tem 2 laterais q nao sabem subir, joga-se sem medios de qualidades ofensivas, e se mete o Kleber na frente... esta-se a entrar no campo da fe' pura e dura.

2) Em Paris nao foi azar pq o PSG teve claramente mais oportunidades de golo do q nos no jogo todo. Marcaram o 2o num frango, como podiam ter marcado em outras ocasioes.

Na questao da "ambicao", Paris ja' foi uma historia diferente de Braga (em Paris tinhamos equipa para poder atacar) mas se nao o fizemos mais foi acima de tudo devido 'a valia do adversario, e nao tanto por "querer segurar o resultado" (nao digo q esse factor nao tenha existido um bocadinho, mas foi totalmente secundario).

Ha' pessoal q 'as vezes se esquece q uma equipa so' consegue jogar aquilo q a outra deixar, ate' certo ponto. Foi o caso de Paris (ao contrario de jogos no passado com por ex Jesualdo em q houve uma clara falta de ambicao). Metam na cabeca de uma vez por todas como ja foi aqui dito por outros q o FCP nao tem, nem pode ter, uma equipa de topo europeu (e q o PSG e' uma equipa forte, mesmo q ainda nao muito rotinada).

Acho q estou 'a vontade para falar porque ja' muitas vezes critiquei a falta de ambicao (como por ex em Schalke ha' uns anos, ou ate' mesmo com outras equipas como o RM de Mourinho). Simplesmente nao acho q tenha sido um factor importante em Braga ou Paris, desta feita.

Pedro M. disse...

concordo com o Sr. Joaquim Lima no ranking que faz dos possiveis adversarios.

no entanto creio que se formos a ver em termos de possibilidades diria que é :
10% contra o barça
20% contra o bayern
40% contra juventus, united e dortmund
60% contra shalke e malaga.

ou seja, tb n diria que seria um falhanço nao passarmos contra os mais fracos como não seria algo do outro mundo ganharmos com 40%.

de notar que também admiro bastante o futebol do dortmund mas acho que eles ainda não tem experiencia suficiente para manterem o nivel.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Joaqui, Pedro,

O Borussia de Dortmund é a equipa que melhor jogou em toda a primeira fase, bicampeão alemão, que já deixou claro que este ano a sua prioridade é a Champions League. Para mim é, depois do Barcelona, o máximo favorito.

A Juventus não só é uma equipa manhosa como tem um dispositivo táctico com que nos vamos dar muito, muito mal. Um 3-4-3 muito móvel, flexível e que engole literalmente o nosso meio-campo e era das equipas com quem eu menos queria jogar.

Já o United parece-me mais, este ano, uma equipa em profundo desequilíbrio que, com coragem, pode ser batida. O Barcelona, não vale a pena falar, a não ser que sejamos cópias do Jesus e o Bayern Munchen tem provavelmente o melhor plantel ofensivo da Europa.

Sendo assim sobram Málaga e Schalke 04. Nada mais. O FC Porto não está no top 5 da Europa (Bayern, Barça, Dortmund, Madrid, Juventus) por isso resta-nos a sorte do sorteio para sonhar estar no top 8!