quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Futebol no período de Natal


Por essa Europa fora, jogou-se no passado fim-de-semana (22 e 23 de Dezembro) para os campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, França, Holanda, Bélgica, Escócia...
Em Portugal, houve folga.

Hoje é o Boxing day e no Reino Unido (Inglaterra e Escócia) os campeonatos não param.
Em Portugal, há três semanas de paragem! A 12ª jornada do campeonato foi disputada no fim-de-semana de 15 e 16 de Dezembro e a 13ª jornada está agendada para o fim-de-semana de 5 e 6 de Janeiro. E ainda há dirigentes e treinadores de clubes que se queixam das paragens motivadas pelo calendário das seleções...
Contudo, estes 21 dias não são inteiramente dedicados às férias natalícias. Foram agendadas duas jornadas da "importantíssima" Taça da Liga, uma antes e outra depois do Natal, como convém em período de Festas e de alguns excessos...

A mentalidade vigente é tal, que Jorge Jesus, logo após o desafio da 12ª jornada, deu férias antecipadas a cinco jogadores do plantel encarnado (Artur, Maxi, Luisão, Melgarejo e Cardozo), apesar do slb ainda ter um jogo em Olhão para a... Taça da Liga.

Sol, bom tempo, boa comida, jogos disputados a um ritmo baixo e férias, muitas férias.
Venha jogar para Portugal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Fazendo as contas ao numero de jogos que 3 das melhores equipas do mundo fazem e prevendo que são eliminadas sempre, ou seja fazem a pior época possível, o numero de jogos que deputam é o seguinte:

No mínimo FCPorto faz: 40 jogos
30 jogos para a Liga
6 jogos para a Champions
3 jogos para a Taça da Liga
1 jogo para a Taça de portugal

Barcelona no mínimo faz: 46 Jogos
38 para a liga espanhola
6 para a Champions
2 Para a taça do Rei (eliminatória é a 2 mãos)

Manchester no minimo faz: 46 Jogos
38 para a Premier League
6 para a Champions
1 para a Capital One Cup
1 para a FA Cup

Portanto existem 6 jogos de diferença entre o mínimo do futebol Espanhol/Inglês e o futebol Português! Afinal a diferença não é assim tão grande!

O importante é haver um forma de calendarizar as competições para as rentabilizar! Eu até sou favorável a esta paragem na Liga agora na época de Natal, mas era óptimo que fizessem toda a fase de grupos da taça da liga já!! Tipo 3 jornadas num Sábado/Quarta-feira/Domingo!! Chamando povo ao estádio para vivem uma época natalícia em família com futebol e paz! ;)

Alexandre Burmester disse...

Acima de tudo isto denota uma enorme falta de respeito pelo público, "o respeitável público" na antiga expressão das gentes do teatro, mas que claramente se não aplica ao futebol, entre nós.

Ao reduzir-se o número de clubes de 18 para 16, surgiram quatro fins-de-semana vagos, e então, ainda para mais em época sem Europeu ou Mundial, dá-lhes para este campeonato aos soluços. Mais valia iniciar-se a época só em Setembro.

Por outro lado, os "calendarizadores" da época portuguesa parecem super-apressados com a Taça de Portugal, a qual já vai bem adiantada, sendo a Final apenas disputada em Maio/Junho (para comparar: os 1/32 da Taça de Inglaterra terão lugar apenas no início de Janeiro...)

Vá lá a gente perceber!

José Correia disse...

Pelos vistos não percebeu a mensagem essencial do artigo.
Eu não disse que em Portugal há muitos ou poucos jogos oficiais.
O que eu constato é que o calendário do campeonato português prevê, nesta altura, uma paragem de três semanas.
Conhece algum caso semelhante noutro país europeu (com a excepção daqueles onde há paragens motivadas pelo rigor do Inverno)?

Joaquim Lima disse...

José Correia, a maioria dos jogadores a jogarem cá são brasileiros, portanto o nosso Inverno é rigoroso comparado com o deles! ;)

Voltando à essência do artigo, eu também não gosto nada desta paragem. Fim de semana sem futebol não é fim de semana!