segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FC Porto na capa do L'Equipe

A inveja dos medíocres corrói por dentro as entranhas de uma parte significativa dos jornalistas desportivos portugueses e, normalmente, o FC Porto só consegue ser destaque na capa de A BOLA, ou do Record, por más razões.
Ao contrário do que se passa em Portugal, em que se procura denegrir e atirar lama para cima das vitórias e títulos conquistados pelo FC Porto, no estrangeiro o mérito evidenciado pelos dragões nas últimas décadas é reconhecido, de forma quase unânime, por dirigentes, treinadores, jogadores e pela comunicação social que acompanha o futebol. A começar por uma das "Bíblias" da imprensa desportiva internacional, o jornal francês L'Equipe, que hoje publicou uma página sobre os segredos do sucesso do FC Porto.


«"Os segredos do eterno Porto". É assim que o jornal desportivo L'Equipe chama à primeira página um trabalho exaustivo sobre o sucesso dos dragões, suportando-o com declarações de Pinto da Costa, do treinador Vítor Pereira e dando exemplos de vários negócios milionários.

O presidente revela que este jogo em Paris marca o seu regresso às deslocações ao estrangeiro, depois de ter sido operado ao coração, o ponto de partida para o jornalista lhe perguntar se o dirigente irá manter-se à frente do clube por mais 20 anos. "Não, certamente que não. Nem dez anos nem mesmo cinco. É o momento de o clube ganhar sem mim", responde.

Na sequência desta afirmação, Pinto da Costa conta o que irá fazer quando se retirar: "Vou acompanhar o clube nos jogos europeus, escrever e viajar. Nos últimos anos, apenas viajei com a equipa".

O artigo menciona ainda "a estrutura estável" que é o FC Porto, da numerosa rede de olheiros espalhados pelo mundo para detetar os melhores talentos e Vítor Pereira revela o espírito competitivo: "Quando alguém chega ao clube sente, desde o primeiro treino, um estado de espírito diferente e muito competitivo. Ganhar no treino é fundamental, trabalha-se como se o título nacional estivesse em jogo".»
Norberto A. Lopes e Miguel Pataco, em Paris, ao serviço do JN

14 comentários:

Bruno Guedes disse...

Boa noite Srº José Correia

Antes demais considero que seja uma pessoa que dedica muito do seu tempo ao nosso clube pois grande parte da informação aqui colocada devemos ao senhor. Já demonstrou ser um portista de todos os costados e um grande defensor do Nosso Presidente. Irei colocar um texto abaixo que gostaria da sua opinião pois mais uma vez considero que seja um sócio actualizado e bem informado e que provavelmente poderá responder a algumas inquietudes que tenho do nosso clube.
Cumprimentos e não quero abrir nenhuma guerra mas á coisas que me preocupam e que também preocupam amuitos sócios como eu. Caso pretenda responder mais pessoal o meu e mail é brunomiguelguedes@hotmail.com
Equipa B

Boa Noite.
Parece que finalmente a equipa B começou a arrepiar caminho e conseguiu 4 vitórias nos últimos 5 jogos.
Alguém por acaso sabe este súbito aumento de performance por parte dos jogadores? Será ordenados actualizados?
A mim nunca me afligiua equipa B era irrelevante os resultado, mas como bom portista acompanho pelo jornal o seu desenvolvimento e foi curioso que de um momento para o outro começaram a ganhar e ainda bem.

Já agora outra achega, actualmente temos duas modalidades amadoras (óbvio que temos mais mas as que a imprensa dá mais dastaque) o Andebol e o Hóquei. Tenho sérias dúvidas que consigamos vencer algo nestas midalidades e preocupa me é que o 5lb muito por ventura vai ser campeao em cinco ( Basq, Volei, Andebol, Hoquei e Futsal ) o que seria para nós muito mau.

Sinceramente penso que em vez de estarmos a cimentar a nossa posição prevejo que estejamos a regredir no tempo e daqui a cinco anos voltemos a estar a uma distancia consideravel do nosso rival o que gostaria de explicações pois vencemos 3 competições europeias nos últimos 10 anos e vendemos e bem jogadores.
Gostaria de um feedback sobre o que pensam da actualidade financeira do nosso clube e do futuro dele pois só um presente sólido permite um futuro risonho.

Bruno Guedes disse...

Srº José Correia se puder e não querendo ocupar mais o seu tempo esclareça me uma coisa sobre os nossos estatutos.
Hoje em conversa com um sócio do FCP e discutindo ainda aquilo de sexta a discussão foi levar aos estatutos do FCP.
Aquilo que me foi transmitido é que no nosso clube cada sócio só conta como um voto independentemente dos anos de associado. Ele afirmou que é assim e eu discordei embora nunca tenha votado nem ter estado numa assembleia apesar de ser sócio á 17 anos. Desconecia isso mas gostaria de saber a vossa opinião se isto é verdade e se acham bem que um sócio com 40 anos tenha o mesmo munero de votos que um sócio arranjado a pressa isto numas futuras renhidas eleições.
A minha opinião é que espero que isto não seja verdade e que exista peso de sócios, isto é um sócio com x anos tem corresponde a x votos como existe no scp e no 5lb.

Anónimo disse...

Era possível esclarecerem-me o seguinte. O texto aqui colocado tem o seguinte título: "F.C. Porto na capa do L'Equipe"; o que se pode confirmar através da foto da capa do referido jornal.

A seguir vem o texto que começa assim: "Os segredos do eterno Porto" é assim que o jornal desportivo L'Equipe chama á primeira página um trabalho exaustivo...

E o dito texto que pelo que é referido pelo o autor do artigo colocado é do dito jornal Francês... Mas no fim vem assinado pelos os dois jornalistas portugueses enviados pelo portuguesissimo DN

Em que é nos ficamos.

O texto é do Francês L'Equipe ou do Português DN????

Anónimo disse...

O artigo tem 2 pontos, o primeiro refere-se ao que o jornal L'Equipe escreveu, o segundo (O presidente revela...) já é entrevista concedida ao JN.

HULK 11M disse...

Sou sócio do FCP há 50 anos e acho natural que o meu voto valha tanto como o de um "puto" com 1 ano de associado!
Aliás... nem compreendo como poderia ser de outra forma!
Em que sistema democratico existe esse tal peso da filiação?

HULK 11M disse...

Alertado pela dúvida aqui colocada pelo anónimo das 2:22 fui imediatamente pesquisar "a verdade" no site da "bolha" que, efectivamente, nada refere sobre o assunto.
Mas no "rascord" pode ler-se: "Numa entrevista ao diário desportivo francês “L'Équipe”, o líder azul e branco entreabriu a porta de uma retirada num período inferior a cinco anos. “Continuar mais 20 anos? Não, com certeza que não. Nem dez anos nem mesmo cinco. É o momento do clube ganhar sem mim”, disse, antecipando o que espera fazer depois de se afastar da direção dos azuis e brancos: “Vou acompanhar o FC Porto nos seus jogos europeus, escrever e viajar. Nos últimos anos viajei apenas com a equipa.”"

David Duarte disse...

José Correia, não dê importância ao L'Equipe. Trata-se de facto de um jornal muito prestigiado... mas devido à sua historia porque hoje em dia é jornalisticamente zero! Vivendo bem do facto de ser o unico jornal desportivo quotidiano em França e com tiques autoritàrios moralistas sobre o desporto em geral que caiem muito bem na sociedade moralista (e não moral) contemporânea.

Ao dizer isto não minimizo em nada a importância dada ao FC Porto pelos media franceses. Apenas relativizo pois trata-se em muita medida de marketing. Cada vez que um clube português joga em França multiplicam-se nos media noticias sobre o dito clube e em geral sobre o futebol português.

E para demonstrar que é sem interesse que faço esta analise deixo-vos um artigo saido na semana passada (se não me engano) naquele que considero ser o melhor media desportivo em França, o SoFoot.

http://www.sofoot.com/porto-mais-que-um-clube-164027.html

Penso que o autor do artigo, William Pereira, autor dos artigos relativos ao futebol português, não reflete a qualidade do jornal, mas sempre é melhor do que o conjunto de preconceitos que cada artigo do L'Equipe tem sobre todas as temàticas.

The Best Man... disse...

Caro Bruno Guedes, difícil é perceber a sua posição...
Por ser sócio há mais anos do que uma outra pessoa a sua opinião vale mais...???
E acha preferível acontecer no nosso clube o que aconteceu nas última eleições do Sporting em que a pessoa que recolheu mais votos (Bruno de Carvalho, cerca de 2.000 a mais do que Godinho Lopes), perder as eleições pelo peso que os sócios mais velhos representam...???
O PORTO é o único dos grandes que é de facto DEMOCRÁTICO
UM SÓCIO = UM VOTO
Conta certa e assim é que deve ser...
Um abraço.

Anónimo disse...

Do Anónimo:4 de Dezembro de 2012 08:37

O que eu gostaria de saber é na verdade o que é conteúdo do L`Equipe e o que é do DN e já agora do autor do blogue.

Pois da forma como o texto está inserido leva a várias e diversa leituras ficando o leitor sem saber o que é de quem.

E isso faz toda a diferença como é obvio.

José Correia disse...

O que eu gostaria de saber é na verdade o que é conteúdo do L`Equipe e o que é do DN e já agora do autor do blogue. Pois da forma como o texto está inserido leva a várias e diversa leituras ficando o leitor sem saber o que é de quem

várias e diversa leituras?
Hum, vou tentar ajudá-lo...

1) Em lado nenhum do texto é feita uma referência ao DN (Diário de Notícias), mas sim ao JN (Jornal de Notícias).

2) Como é habitual, o texto que é extraído de outro local está devidamente assinalado. Neste caso, o texto entre « ... » é extraído do JN e os seus autores estão devidamente assinalados no final do mesmo (Norberto A. Lopes e Miguel Pataco, em Paris, ao serviço do JN).

3) O texto inicial do artigo é da minha autoria e funciona como introdução e contextualização do que vem a seguir.

Espero ter sido útil.

Anónimo disse...

Antes de mais compreendo e bem a preocupação do Bruno Guedes e que para mim tem toda a razão de ser. Logo coloco em cheque o pensamento do HULK 11M, mas sem discordar minimamente que num regime PURO e democrático o VOTO É IGUAL PARA TODOS. Incongruência da minha parte! Não. Porquê? Pela simples razão é que numa democracia as PESSOAS NASCEM IGUAIS E MORREM IGUAIS.

O que não é o caso idêntico na realidade de um clube, ou por exemplo num partido democrático. Ninguém nasce pertencendo a um clube ou a um partido. Ou seja neste aspecto em concreto as PESSOAS NÃO NASCEM IGUAIS e também NÃO MORREM IGUAIS.

Mas vamos por partes; até nos regimes democráticos como é o caso de PORTUGAL; onde as PESSOAS NASCEM IGUAIS E MORREM IGUAIS e que todas tem os mesmos DIREITOS, GARANTIAS E DEVERES; Até nós, CIDADÃOS PORTUGUESES e DEFENSORES DA DEMOCRACIA sabemos e concordamos que estas premissas estão CONDICIONADAS a determinados factores; UM É A IDADE DO CIDADÃO.
Será que o HULK 11M não concorda com a lei da idade mínima de 18 anos para poder votar em eleições por exemplo para a Assembleia da República? Será que um cidadão com 12 anos por exemplo tem maturidade suficiente por si próprio para decidir o que é melhor para ele e para o país?

Será que o HULK 11M não concorda com a idade mínima de 35 anos para uma cidadão nacional se poder candidatar ao cargo de Presidente da Republica? É só contra o limite definido ou ao próprio limite. È que na minha opinião o primeiro até pode e deve ser discutido; já o 2º não. Gostaria que uma criança de 12 pode-se vir a ser presidente da república?

Sabe que um cidadão individualmente pode ser candidato a PR; mas já não pode concorrer ao cargo de deputado na AR; só enquadrado num Partido Politico? E concordemos ou não com estas leis aprovadas em pleno regime democrático… PORTUGAL continua a viver em DEMOCRACIA. (continua)

Anónimo disse...

(continuação) Agora com outro enquadramento e realidade diferente o mesmo acontece nos Partidos Políticos e naturalmente nos clubes; associações desportivas, associações de solidariedade social etc…

Á partida até pode parecer menos “democrático”, mas vendo bem e desde que não sirva desígnios menos transparentes é a melhor forma de defender o regime democrático e de possíveis assaltos ao poder, principalmente externos, mas também internos.

HULK 11M para melhor compreender onde eu quero chegar faça lá um exercício mental em conjunto comigo.

Imaginemos que os mais de 200 mil sócios efectivos do rival SLB; se tornavam até ao final do ano sócios do nosso FC Porto; Já reparou que um desses “benfiquistas” infiltrado tem os mesmos direitos que o sócio HULK 11M, com 50 anos de sócio e cotas pagas e que ama o clube… já reparou que esses mais de 200 mil de infiltrados “Benfiquistas” passariam a ter o poder de voto e logo de decidir o que mais lhes conviesse do FC Porto. Até eleger por exemplo o nosso ex sócio LFV como presidente do FCP.

Já o mesmo exemplo em sentido contrário era impossível; pois o SLB estatutariamente está defendido deste tipo de assaltos ao poder por parte de terceiros.

Em conclusão um voto de um sócio de 50 anos e que ama o FCP do fundo do coração; tem que ser necessariamente mais valorizado do que de um sócio com um ou dois anos. O que não implica que o amor de um seja maior ou menor que o outro; mas defende o clube de todos os aventureiros ou mesmo dos anti-FC Porto etc…

Anónimo disse...

O Anónimo das 13.27h com o seu raciocinio coerente e lógico na defesa dos máximos interesses do FC Porto; não só rebateu de forma clara e eficaz todos aqueles que defendem um voto por sócio independentemente os seus anos de associado.
Como eu o compreendo; eu próprio há uns anos fiz parte de uma lista candidata de um grande partido português a umas eleições concelhias desse partido.
Posso lhe dizer por haver um buraco nos estatutos um caso semelhante aconteceu como o sr. fala e bem nos seus exemplos.
Na altura e a quatro semanas das ditas eleições de um universo de 3000 votantes; tinhamos a garantia que desses,1800 (alguns com mais de 20 anos de partido) eram "nossos" e "nossos" ficaram e no fim perdemos a eleição por 50 votos.
Não, não me enganei nas contas. Nessas quatro semanas antes das eleições a lista contrária andou a angariar novos "sócios partidários", no total de 650; alguns deles até anti-partido eram, mas eram amigos e familiares dos candidatos dessa lista; tudo valeu, desde que pudessem no dia das eleições estarem presentes e votarem na sua lista... e assim aconteceu.
Hoje e passados uns anos a grande parte dos 1800 que votaram em nós continuam ligados ao partido... da outra lista ainda são cerca de 400; mas a grande maioria saiu depois de se servir do partido para os seus fins particularess e desses 650 que entraram, posso lhe dizer que passado um ano já nem um restava.
Democracias.

Anónimo disse...

Permitam-me que coloque o link do video de parte da entrevista ao l'equipe, onde neste excerto fala em francês sobre os grandes treinadores do porto e de Vítor Pereira.

http://www.lequipe.fr/Football/Actualites/Pinto-da-costa-et-ses-coaches/331348

Juca