sábado, 22 de dezembro de 2012

Sobre a suspensão do Málaga, alerta!

Desde que ontem se soube oficialmente que o Málaga é um dos clubes afectados pela decisão da UEFA de começar a aplicar o seu novo modelo de Fair Play financeiro que todas as atenções se viraram para La Rosaleda. Foi um golpe duro e inesperado por parte do clube. Mas quem conhece a realidade dos andaluzes sabe que esta situação era previsível.

No entanto, é preciso a partir de agora ter muito, muito cuidado com este Málaga.
O clube vai recorrer, naturalmente, ao TAS. E vai perder.
Tanto ele como os clubes de leste foram visados pela UEFA que sabia, de antemão, que não tinham forma de se defender. São rivais institucionalmente fracos, sem peso nenhum, e vão ser os primeiros exemplos, avisos à navegação, não aos tubarões como aos clubes médios...se passam a linha, estão tramados.

O sheik Al Thani, que supostamente é dono do clube, há um ano que não tem os salários em dia. Um ano!
Os jogadores recebem de 3 em 3 meses partes do ordenado mas há alguns a quem o clube ainda deve metade do salário do ano passado, incluindo os prémios de fim de ano. Foi o trabalho de Pellegrini e a garra dos jogadores que lhes permitiu salvar a situação, primeiro no final de época passada, agarrando o 4º lugar de um Atlético de Madrid in crescendo. E depois no arranque deste ano.

Van Nistelrooy saiu porque não recebia há 2 meses. Cazorla foi vendido por 18 milhões de euros porque sem esse dinheiro o clube podia, inclusive, fechar portas. E todos puseram a mira na Champions League. Porque só de lá vinha o dinheiro fresco necessário para salvar o clube. Só há umas semanas a UEFA desbloqueou finalmente os 20 milhões de euros de prémios do clube, entre apuramento para a fase de grupos e vitórias num grupo que dominou de fio a pavio. Dinheiro fresco que motiva os jogadores, que sabem que só ali vão poder encontrar pão para comer.



O vestuário, desde Agosto, deixou claro que a Champions League tinha de ser a prioridade desta época, pelo dinheiro que lhes dá e pelo escaparate que é para os clubes grandes europeus. Mas também eram conscientes que se queriam continuar a receber tinham de repetir ou melhorar o quarto lugar do ano anterior para voltar a ver os milhões da Champions. A partir de agora, isso já não vale.


As informações que tenho definem claramente a eliminatória de Champions como único jogo importante do ano para o clube a partir de agora. O Málaga sabe que lhes dá igual acabar em 3º ou em 6º lugar, porque não participará nas próximas provas europeias, passe o que passar. Isso significa que vão tirar o pé do acelerador da liga, principalmente em Fevereiro e Março, onde têm jogos difíceis  e apostar tudo na Champions. Simplesmente, para fazer dinheiro que evite no 31 de Março que a situação se amplie a mais uma época e para que os jogadores possam receber os salários em dia com esse balão de oxigénio.

Esta realidade transforma o Málaga num rival muito mais perigoso. Não os melhora como futebolistas mas dá-lhes outra atitude, mais desesperada, e o FC Porto tem de saber lidar com isso. Em Fevereiro vamos estar em duas frentes, sem perder a atenção em nenhuma delas, sob pena de ficar irremediavelmente com a época em risco. Eles não. Eles jogam o ano a dois jogos, o que venha a seguir é para cumprir calendário.

É um alerta, com meses de antecipação. Espero que VP tenha consciência disso mesmo!

4 comentários:

HULK 11M disse...

Face ao que acabei de ver no Malaga 3 - Real 2, se calhar teriamos mais sorte que nos tivesse calhado no sorteio "este" Real ou mesmo um "certo" Barça!

José Correia disse...

As informações que tenho definem claramente a eliminatória de Champions como único jogo importante do ano para o clube a partir de agora. O Málaga sabe que lhes dá igual acabar em 3º ou em 6º lugar, porque não participará nas próximas provas europeias, passe o que passar.

Miguel, muito bem observado.

O Málaga vai ser um osso bem duro de roer e esta decisão da UEFA veio tornar esta eliminatória ainda mais difícil.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hulk,

Este Real Madrid é uma equipa anedóctica mas, tal como o Málaga, vai por toda a carne no assador na Champions. Com ou sem Mourinho, vão jogar a matar e a morrer, apesar de futebolisticamente muito mais débeis, são rivais que prefiro evitar!

Jorge disse...

O que e e que acontece se o Malaga estiver na mesma situacao ou pior ao fim da epoca?
Se o castigo se agravar e possivel que se veja obrigado a vender jogadores ja em Janeiro.