quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Que alternativa para Atsu?


Christian Twasam Atsu está pré-convocado e tudo indica que irá fazer parte das escolhas do selecionador do Gana (Kwesi Appiah) para o CAN 2013, prova que irá decorrer na África do Sul, entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro. Ora, como o estágio da Seleção do Gana começa no dia 2 de Janeiro, isso significará uma ausência que pode chegar às seis semanas (dependendo da fase da prova que o Gana atingir).

Até agora, Atsu foi utilizado em 21 jogos (8 vezes a titular e 13 a suplente), perfazendo 778 minutos de utilização, o que faz dele uma das escolhas mais frequente de Vítor Pereira para o trio de ataque (Varela tem mais minutos - 1123 - mas menos dois jogos).


A confirmar-se esta ausência, parece óbvio que a SAD terá de encontrar uma alternativa para as alas, porque uma equipa com as responsabilidades do FC Porto, e que joga num modelo em 4-3-3, não pode passar a contar unicamente com Varela e James (que já é uma adaptação) para as alas.

Possíveis soluções?

Kelvin. Tem muita habilidade, mas pouquíssima cultura tática. Precisa de ser muito trabalhado e de jogar com regularidade, algo que, obviamente, nesta altura é impossível na equipa principal do FC Porto. Mais do que ser uma solução para colmatar a ausência de Atsu, penso que lhe faria bem seguir as pisadas de Iturbe e ser emprestado a um clube, onde existisse um treinador formador e onde pudesse jogar todas as semanas.

Sebá. Promover este extremo brasileiro teria três vantagens: i) é uma solução caseira e, por isso, sem custos imediatos; ii) a correr bem, seria um enorme trunfo para quem aposta no projeto da equipa B; iii) seria um teste fundamental para a SAD decidir se exerce o direito de opção no final da época (Sebá está emprestado pelo Cruzeiro e tem o seu passe fixado em cinco milhões de euros).
O problema é que, tal como Kelvin, também Sebá precisa de tempo, minutos de jogo e, já agora, de um treinador como Jesualdo Ferreira (algo que Rui Gomes não parece ser).


Quaresma. Desvinculado do Besiktas desde o dia 20 de Dezembro, teoricamente seria a melhor solução (no imediato e a médio prazo). Para Quaresma, que regressaria a uma casa onde foi acarinhado, ganhou títulos, atingiu o apogeu da sua carreira e que lhe abriria as portas para voltar a jogar na Liga dos Campeões e para regressar à Seleção.
E para o FC Porto, que receberia um jogador de top, conhecedor das regras e cultura do clube e que não precisaria de tempo para se adaptar à cidade e ao país.
MAS... falta saber se é possível as duas Partes chegarem a acordo, quer em termos de salário (que deveria ser por objetivos), quer da duração do contrato (seis meses mais dois anos de opção?).

4 comentários:

Anónimo disse...

Kelvin, ao contrário do que foi referido, penso que a crescer, Kelvin crescia muito mais na equipa principal. No moreirense não se saiu mal e, precisamos de contar com ele de qualquer jeito. Kelvin é da A, Sebá da B.

Tal como Iturbe, mas muito mais que Iturbe, Kelvin tem um talento exemplar e, não seria justo colocá-lo de lado.

Snob S.D Couto disse...

O problema desta cronica é q praticamente esgotaram as minhas ideias para possiveis "contrataçoes"a custo quase Zero..

Centurion(medio\extremo), carateristicas muito identicas a di maria seria um bom negoicio para julho. Parece.me q vai ser mais um braço de ferro entre FCP e 5lb..ou entao é bluff dos argentinos.

O FCP so podera gastar algum dinheiro se vender alguem..Para mim era: rolando fucile walter kleber m.lopes ( Au revoir)

P.S: tenho quase a certeza q o passe de seba foi acertado para 2 milhoes de euros(opçao final epoca) e emprestimo de walter.



HULK 11M disse...

"...ser emprestado a um clube, onde existisse um treinador formador..."
Em minha opinião, a solução deveria passar pela contratação dum "treinador-formador" e uma rodagem na equipa "B", que foi para isso que andamos a lutar há uns anos: inscrição da "B" na Divisão de Honra.

Anónimo disse...

Esse treinador formador era o jesualdo