quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Azumir Veríssimo - 1935-2012



Chega do Brasil a triste notícia do falecimento do nosso antigo avançado-centro Azumir Veríssimo, por cá mais simplesmente Azumir.

Na época 1961-62 foi o melhor marcador do campeonato nacional, com 23 golos, tendo "rubricado" nas nossas vitórias em Alvalade e na Luz.

Em tempos escrevi aqui um apontamento acerca dele.

Que descanse em Paz.

8 comentários:

Anónimo disse...

Também lhe dedicamos um artigo sentido em

http://longara.blogspot.pt/2012/04/azumir-proposito-do-f-c-porto-beira-mar.html

José Lopes disse...

Alxeandre,

Obrigado por dar aqui esta noticia que se lamenta e ja agora obrigado pelo seu artigo sobre o golo do Azumir em Alvalade (desconhecia por completo o jogador e a historia, nasci quase 20 anos depois do jogo). Nao acompanhava este blog quando o texto foi inicialmente publicado.

Abraco.

Alexandre Burmester disse...

Verifico que alguns dos nossos leitores comentaram o meu antigo artigo sobre o Azumir e não esta singela homenagem, pelo que lhes agradecia se repetissem os comentários nesta caixa. Obrigado e bem hajam!

Alexandre Burmester disse...

Magnífico artigo, meu caro! Parabéns!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Era o sinónimo de golo azul e branco numa etapa em que ainda não existia a esmagadora diferença com os dois de Lisboa como aconteceria a partir de 63 e até 77. O FC Porto tinha vindo do título do Guttman e da memória dos golos do Jaburu e o Azumir ajudou a manter de certa forma a ilusão com os registos goleadores nas duas temporadas em que foi o parceiro ideal do grande Hernâni!

Anónimo disse...

Grandes avançados brasileiros dessa epoca para além do famoso Jaburu, Humaitá, Azumir,Flávio (BOM) e sobretudo o "louco" Djalma.

O nosso Jacques em talvez em 81/82 também foi "Bola de Prata".

E houve um argentino (extremo) que não esteve cá muito tempo mas muito, muito bom : Montaño´, para além do consagrado Valle.

E grandes médios como : Gastão, Ivan ou Amaury e até Luis Roberto.

Tudo gente (estes e outros incluindo portugueses) qque deveriam ser muito mais divulgados e recordados à cabeça dos quais estão Pinga e Waldemar Mota.

Há dias vi um programa no Portocanal que incluiu o nosso antigo Guarda-redes Americo até me comovi, está bem mais "velhinho" e que atleta fora de serie.

Que esteja em Paz o Azumir.

Filipa disse...

Descansa em paz Azumir.

Eterno descanso, a tua família está contigo.

Filipa disse...

Descansa em paz. A tua família estará sempre contigo.

Fica bem.