sábado, 29 de dezembro de 2012

Pois é uma pena


...se Quaresma não vier.

Muita gente anda a colocar todas as suas fichas na tradicional queda de forma das equipas de Jorge Jesus nas segundas-voltas. Seremos ingénuos se acreditarmos que o próprio não tenha ainda preparado um antídoto para tal.
Seria aconselhável tomarmos iniciativas por nós mesmos e não adormecermos na crença que esta época tudo se repetirá.

É uma aposta muito arriscada não nos mexermos, a sério, neste mercado de Inverno.
Mais certo que a queda do slb lá para Fevereiro/Março é que, mais cedo ou mais tarde, Jackson deixará de resolver tanto como até agora.
É a coisa mais natural do mundo os ponta-de-lança terem flutuações de rendimento durante uma tão longa temporada. Até o próprio Falcao teve também os seus períodos em que não facturou durante uma série de jogos. A questão é mesmo saber "quando" tal irá suceder. É praticamente uma inevitabilidade matemática.
Assim sendo, o melhor é pensarmos já em soluções que possam mitigar tal facto.
Sem o Jackson "habitual", assistiremos ao fim do equilíbrio actualmente reinante. O slb passará então a ser o mais forte se nada for feito.

Acresce ainda o problema da longa ausência de Atsu. Há quem diga tratar-se da única real alternativa que temos no nosso banco para resolver as partidas mais complicadas. Não anda muito longe da verdade quem assim pensa...

Sendo certo que ganhar série longas de jogos ditos "menores" seja sempre importante e digno de elogio, o facto é que verdadeiramente só em duas ocasiões esta temporada o FCP teve um rendimento inequívoco de excelência: na partida caseira contra o PSG e no jogo de Braga para o campeonato.
Tudo o resto, exceptuando a eliminação para a Taça e os dois empates na Liga, pode ser considerado positivo mas não nos deve deixar exageradamente optimistas em relação ao futuro. Não há razões objectivas para tal já que o nosso directo rival teve, nessas tais partidas, rendimento bastante semelhante ou até ligeiramente superior (vide jogos contra o scp).

De onde vem então este actual sentimento, generalizado entre os portistas, que as coisas estão "bem"?
Ora, vem da crença que o tal nível atingido contra o PSG no Dragão poderá ser repetido nos tempos próximos.
O jogo da Luz confirmará ou não essa teoria.
Sendo uma partida fora-de-casa, manda o bom senso estarmos preparados para que as coisas não corram assim tão bem.
Se se abrir uma diferença pontual entre os dois primeiros, o FCP precisará de algo "extra" em relação ao que vem apresentando até ao momento. Ainda para mais tendo, este ano, a possibilidade teórica de chegar mais longe na Champions.
Um percurso imaculado (ou próximo disso) na Liga, poderá vir a ser necessário.

Em suma, se não houver dinheiro para um médio ofensivo e/ou um novo ponta-de-lança, pelo menos não deixemos fugir um jogador como Quaresma.



17 comentários:

Helder Coutinho disse...

A verdade é que a questao de um ponta de lanca/extremo ja deveria ter sido resolvida no mercado de verao, pois desde essa altura que estamos em deficite no ataque!

Kleber é nulo e nao me parece que sejam os putos da B que vao reforcar alguma coisa.

Nao havendo dinheiro, quaresma seria bom porque ja conhece a casa, é um bom clube para relancar a carreira e pode funcionar como o lucho, um estimulo para a equipa.

É um excelente jogador , ainda nao é "velho" e em termos de ordenado nao me parece que viesse para ca ganhar muitos balurdios, mesmo que venha, a saida de hulk e rodriguez da folha salarial deve ter aliviado de sobremaneira as contas!

miguel.ca disse...

Absolutamente de acordo. E outra coisa que já há muito se tornou evidente demais é que precisamos de outro ponta de lança pois Kléber não é alternativa para absolutamente coisa nenhuma. Se acontece ao Jackson o que aconteceu ao Maicon por exemplo, estamos perdidos. Não faço ideia quanto custará o Eder do Braga mas acho que os Arsenalistas veriam com bons olhos um empréstimo do Kelvin e Iturbe para abater um pouco ao preço do avançado.

Anónimo disse...

A direcção não dorme e já contratou o PL para ser o substituto ideal de Jackson, um tal de Reys por 11 milhões e como custou mais 2M que Jackson de certeza que também deve ser um pouco melhor. Agora só temos que esperar até ao verão para ele chegar cá.

Pedro disse...

Perante isto só posso chegar a uma de 2 conclusoes:
1- O nosso plantel é claramente inferior ao do nosso rival, mesmo tendo estes perdido Witsel e Javi Garcia.
2- O treinador do benfica é incomparavelmente mais capaz do que o nosso pois mesmo sem meio-campo consegue tirar muito mais rendimento dos jogadores que tem.
Cumps
PS. Existe sempre uma 3º opçao, que é pensar que para ganhar jogos e campeonatos basta tem muitos avançados.

DC disse...

"Mais certo que a queda do slb lá para Fevereiro/Março é que, mais cedo ou mais tarde, Jackson deixará de resolver tanto como até agora."

Isto é pura especulação. Pode acontecer uma das coisas, podem acontecer as duas e pode até não acontecer nenhuma.

Temos um plantel curto, nisso concordo, mas não vejo o porquê de, caso não se lesione, o Jackson não possa manter ou até melhorar o rendimento.

João disse...

Bem, primeiro este Carnide FC não joga metade do da época passada. Estão tão propensos a tropeçar como nós, mesmo com os andores dos Duarte Gomes, Paulos Baptistas, João Ferreiras e Paixões desta vida. O Porto tem sido muito inconsistente mas a um nível médio já chega e sobra para o Carnide. Não quer dizer que se vá ganhar à porqueira, até porque lá vai ser o espectáculo habitual contra 13, mas para o resto de campeonato.

Agora, se o problema é o ponta-de-lança, não estou a ver em que é que um extremo vai mitigar o problema. Se a questão é jogadores que possam resolver jogos, temos mais 10 candidatos a isso e o Quaresma actual, sinceramente, se calhar nem está ao mesmo nível. Não que me importasse de vê-lo por cá, mas não me parece que seja a solução ideal para esse problema.

Se é preciso um ponta-de-lança, vai-se buscar um ponta-de-lança. Se queremos o Quaresma, venha ele também. Coisas diferentes.

Duarte disse...

Expliquem-me uma coisa, o pensamento de uma grande parte dos portista é este: precisamos de um ponta de lança, de alguém que possa servir como segundo avançado - podendo derivar também para os flancos -, de um Derlei em suma. Até aqui, perfeitamente de acordo. Conclusão dos adeptos para esta premissa: contratamos o Quaresma. Agora é que já fico baralhado.

Sou fã do Quaresma, fui seu defensor do primeiro ao último ano no nosso clube e não deixaria de ver o seu regresso com alegria, mas posicionalmente não é a prioridade. Claramente faz-nos mais falta alguém que pudesse, ao mesmo tempo, jogar ao lado do Jackson (relegando Varela para o banco) e substituí-lo em caso de indisponibilidade. Da mesma maneira que precisamos de um médio-ofensivo de qualidade como de pão para a boca. O Quaresma pode dar alguma coisa, sem dúvida, até pode perfeitamente ser uma excelente oportunidade de reforço, mas fazer dele um alvo prioritário é que me parece desajustado às carências reais do plantel.

DC disse...

Eu sei que em Portugal olhamos com muita desconfiança para os jogadores dos clubes pequenos, mas pergunto: E que tal Ghilas para suplente do Jackson? Fala-se que o Braga já anda de olho nele, vai ser mais um Lima que mais tarde lamentaremos não lhe ter dado a devida atenção?

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Em relação ao seu comentário destaquei a seguinte frase: "O treinador do benfica é incomparavelmente mais capaz do que o nosso..." e por isso gostaria de acrescentar a seguinte frase: Mas quais são os treinadores da 1ª e 2ª liga que NÃO SÃO incomparavelmente melhores que o pseudo-treinador Vitor Pereira.

Abraço.


Pedro disse...

Caro Anónimo,

Apenas me limitei a transmitir as conclusoes que retirei do post acima, quase que podemos dizer que segundo o acima descrito, este ano nao podemos esperar que o Benfica perca o campeonato, temos de ser nós a tentar vence-lo.
Sobre VP, a minha opiniao, infelizmente nao tem mudado muito desde a época passada, mas apesar disso nao penso como o caro, que seja o pior treinador nas nossas ligas profissionais. O meu problema com VP, tem muito mais haver com a sua mentalidade do que com a sua competencia.
Quem está atento e vê qualquer coisa das suas conferencias de imprensa, sabe que este futebol que agora apresentamos, com ele ao leme nunca se irá alterar, pois esta é a sua visao de jogo que defende para o clube. Ele defende o controlo da bola como medida para impedir o adversário de jogar e de criar oportunidades. Ele já o disse inúmeras vezes, prefere um jogo no qual o Porto crie apenas uma oportunidade e a concretize e que nao deixe o adversário criar situaçoes de golo. Nao é por acaso que depois de chegarmos à vantagem num jogo, a equipa muda substancialmente de ritmo, tentando sobretudo controlar o jogo, daí que defenda que os erros individuais irao ter muito peso nos jogos em que desperdiçamos pontos.
Cumps

The Best Man... disse...

Boa Tarde.
Alguém sabe se há algum fundo de verdade em trocar o Kadú pelo Izmailov...?
É que parece-me que só pode ser brincadeira visto o Russo andar sempre lesionado e já se ter inclusive falado de ter de acabar a carreira e o Kadú ser um dos jovens de maior qualidade da nossa cantera...?
Sinceramente espero que este jogador não esteja incluido no pacote...
Desculpem o Off Topic mas quando vi esta notícia/boato fiquei mesmo preocupado!
Bom ano novo para todos...

The Best Man... disse...

Boa Tarde.
Alguém sabe se há algum fundo de verdade em trocar o Kadú pelo Izmailov...?
É que parece-me que só pode ser brincadeira visto o Russo andar sempre lesionado e já se ter inclusive falado de ter de acabar a carreira e o Kadú ser um dos jovens de maior qualidade da nossa cantera...?
Sinceramente espero que este jogador não esteja incluido no pacote...
Desculpem o Off Topic mas quando vi esta notícia/boato fiquei mesmo preocupado!
Bom ano novo para todos...

Duarte disse...

O Kadú um jovem de qualidade? LOOOOL Trocar o Kadú pelo Izmailov era das melhores coisas que podíamos fazer.

The Best Man... disse...

Trocar um valor emergente da nossa cantera por um podre de 30 anos é bom negócio...???
Arre...
Em Angola dizem que é o melhor redes em muitos anos...Foi pretendido por imensos clubes por empréstimo e o Porto não deixou sair...Mas é mau !!!!
PS: Adoro argumentos potentes como lol...De facto é inabalável !!!

Duarte disse...

Não é mau, o Kadú é "só" mesmo muito, muito, muito fraco. Quero lá saber do que dizem em Angola, essa grande potência futebolística. Em Angola endeusam o Mantorras , o Akwa e o Mendonça. Uau!

De valor emergente o Kadú tem zero, basta ter visto meia dúzia de jogos dos juniores para que se perceba. Há de resto muitos adeptos que questionam a sua condição de titular indiscutível nas camadas jovens de tão sofrível que é o jogador.

O loool é a primeira coisa que me vem quando leio comentários destes, mas não me cingi à gargalhada virtual. De facto, para muitos adeptos qualquer coisa que venha da formação é fantástica, mesmo que das camadas jovens raramente saia alguém de grande qualidade. Neste caso concreto, o Kadú é mais um que vai desaparecer sem glória daqui a uns tempos da alta roda do futebol. Se for para o Sporting e se, com isso, ganharmos o Izmailov é dos maiores barretes que enfiamos aos de Alvalade. Em contrapartida poderemos ganhar um excelente médio.

A questão física do Izma também me preocupa, mas se vier acredito que o nosso departamento médico terá avaliado e pesado os devidos riscos. Em troca já se sabe que teremos de dar alguém ou há quem ache que tínhamos o jogador de graça? Se esse alguém for o Kadú, fantástico, soberbo. Se for o Kadú mais o Miguel Lopes (ficando nós com o Fucile), também não deixa de ser um bom negócio e já nem falo do Castro (mais um que não vai dar nada e já tem 24 anos) para não ser trucidado. Agora, isto sou eu, que procuro falar com conhecimento de causa e com realismo, depois há adeptos que acham - como já li - que o SCP nos podia dar o jogador a custo zero e sem moedas de troca, porque para esses portistas mesmo que o jogador em troca viesse dos infantis era um mau negócio visto estarmos a perder um jovem valor, cheio de futuro.

DC disse...

Meu caro, não sei que tipo de negócio o Sporting está a pensar fazer, não sei que propostas tem em mãos nem nada disso. O que sei é que caso vendam o Izmailov poupam cerca de 5 milhões de euros em salários.
Portanto, acho perfeitamente aceitável que o Porto tente pressionar o Sporting a fazer o negócio a custo zero. Não estou a dizer que o consiga, mas acho que é perfeitamente razoável que equacione essa hipótese.

Duarte disse...

DC não me acredito nisso, mas como diz se for possível claro que o FC Porto o tentará. O futuro dirá se é ou não uma hipótese viável, mas não me acredito.