segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mourinho e os guarda-redes simbólicos

José Mourinho está a fazer de tudo para ser despedido do Real Madrid.
Cada vez se parece mais aquele tipo de trabalhadores que querem ser despedidos para receber uma indemnização e decidem desafiar o patrão por tudo e por nada para forçar a situação. Ele sabe que naquele balneário ninguém o suporta, que lhe será impossível voltar a vencer a liga e a Champions League parece uma utopia cada vez mais evidente. Para preparar o futuro, com 12 milhões de euros no bolso, o melhor é sair quanto antes. Por isso decidiu pisar o último símbolo do clube espanhol que faltava: Iker Casillas.

As discussões de Mourinho com Casillas não são nada novas.
Remontam ao dia em que o capitão do Real Madrid ligou ao seu melhor amigo, Xavi Hernandez, em plena sequência de Clásicos, em 2011, e da troca de insultos e acusações entre ambos os clubes. Mourinho não lhe perdoou ao madrileno que pensara pela sua própria cabeça e como faz sempre, desenhou uma cruz no seu nome e manteve-a até hoje. Mas Casillas não é um jogador qualquer.
Capitão, herdeiro único da última equipa a vencer a Champions League com o clube, símbolo máximo do futebol espanhol e da sua geração mais brilhante, casado e amigo de jornalistas influentes, era a peça com quem não se podia meter livremente sem saber que acabaria por perder. Até agora.
Ao relegá-lo ao banco de suplentes num jogo decisivo em Málaga, Mourinho condenou-se e voltou a demonstrar a sua particular veia por discutir com guarda-redes que também são símbolos e lideres de balneário. Viajemos até 2003.



Mourinho tinha acabado de chegar e reencontrou-se com Vitor Baía, com quem tinha vivido épocas douradas no FC Porto e em Barcelona como adjunto de Bobby Robson.
Os dois eram amigos e rapidamente o treinador tentou afastar-se do jogador para não dar a imagem errada ao balneário. Mas Baía era o líder indiscutível, particularmente depois do afastamento de Jorge Costa, e o capitão dessa equipa. E não queria abdicar facilmente do poder que tinha para um homem que tinha começado a carreira há meio ano. Houve discussões, houve fricção e houve problemas quando Mourinho devolveu a braçadeira ao regressado "Bicho", passando por cima do historial de Baía e da sua maior longevidade com o clube.
O choque aconteceu depois de Mourinho não ter convocado Baía para uma viagem a Guimarães, entregando a titularidade a Nuno Espírito Santo. Baía pediu explicações a Mourinho, lembrou-o do seu passado como "traductor" e Mourinho queixou-se à directiva que ficou do seu lado e suspendeu Baía de todas as actividades. Nesse dia o guarda-redes deu igualmente uma polémica entrevista ao Record em que deixava antever que havia movimentos no clube para o substituírem  Uma linha de raciocínio que vem de encontro com as declarações, à posteriori, de Scolari e com o pensamento de Mourinho, que gosta de eleger um guarda-redes sempre com o mesmo tipo de características  algo que Baía não tem. O 99 vinha também de um período complicado, depois de várias lesões e do Mundial 2002, e essa discussão podia ter colocado um ponto final na sua carreira.

Só um posterior pedido de desculpas do 99 - quase um mês depois dos incidentes - o permitiu voltar a ocupar o seu lugar natural, nas redes, a caminho do biénio mais bem sucedido da história do clube. A partir de aí não voltou a haver um conflito aberto, apesar de já Mourinho ter recomendado ao clube a contratação de Helton, que anos mais tarde seria o substituto definitivo do capitão azul e branco.

Nesse mano a mano, Mourinho saiu vencedor e a sua posição no balneário reforçada, apoiada directamente por uma SAD que não sabia bem como lidar com os pesos pesados do balneário (veja-se caso Jorge Costa). Neste duelo concreto é fácil perceber que o português já perdeu. Perdeu a credibilidade que lhe restava, o apoio da directiva, da pouca imprensa que ainda o aguentava e do adepto comum, habituado a ver em Casillas um símbolo do madridismo. Dois guarda-redes históricos, duas histórias paralelos e um mesmo protagonista. O homem que não lidava bem com os guarda-redes!


42 comentários:

José Correia disse...

José Mourinho está a fazer de tudo para ser despedido do Real Madrid

É óbvio.
Perante um desempenho a roçar o vergonhoso na Liga espanhola e após uma fase de grupos na LC em que foi claramente superado pelo 4º classificado da Bundesliga (Borussia Dortmund), penso que o momento decisivo desta época será o jogo em Manchester, quando Mourinho defrontar o seu "amigo" Alex Fergusson.

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Começo a ter dúvidas que chegue até Fevereiro. Só os muitos milhões de indemnizações e as eleições presidenciais de Junho o seguram!

Pedro disse...

Sinceramente tudo nao passa do sindrome da 3º época.

Anónimo disse...

Excelente post , mais uma vez .

Sem duvida JM está a esticar a corda ao limite ....

Olhando para trás, muito me custou o episódio de Vitor Baia, de quem sou grande fã . E embora aprecie ALGUMAS qualidades de JM como treinador acho que coloca a sua vontade/interesse acima de tudo e todos para conseguir aquilo que quer . Foi assim no nosso grande Porto , está a ser assim no Real Madrid e acho que será assim em qualquer futuro clube ...
Talvez arrisque dizer que não basta ser um grande treinador, é preciso ser também um grande homem , humilde e que valorize quem no passado lhe deu a mão ..... Idem para AVB .....
Feliz Natal a todos .

Anónimo disse...

É legítimo não gostar de José Mourinho enquanto pessoa , até aí parece-me simplesmente uma questão de empatia ou falta dela (embora nalguns casos seja apenas um ódio de estimação alimentado pelas conquistas ao serviço do Futebol Clube do Porto) . Mas daí a pôr em causa o seu profissionalismo não posso de maneira nenhuma concordar .
O que move este homem não são as indemnizações que possa vir a receber , nem tão pouco o salário que lhe seja prometido noutro clube . O que move este homem é a ambição , o desafio , a superação . Caso contrário , o que estaria ele a fazer no Real Madrid numa altura em que , apesar de muito dificilmente conseguir voltar a repetir o sucesso na Liga dos Campeões , o Inter chegava de sobra no plano interno ? Porque desperdiçaria ele (pela segunda vez na sua carreira) a oportunidade de ganhar a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes , entregando o ouro de bandeja a outro treinador que nada fez para disputar esses mesmos troféus ? Que homem é este que troca o certo pelo incerto ? Um ganhador . Alguém que não adormece à sombra do que já foi conquistado . Para isso já existem os «Fergunsons» e os «Guardiolas» .
Na minha opinião , assim como outros génios que só foram reconhecidos como tal após a sua morte , só lhe será dado o devido valor quando se retirar . Porque a Humanidade é assim mesmo , achamos que o melhor já aconteceu , que foi exactamente aquilo que não testemunhámos . O tempo dar-me-á razão .
Por ultimo , caro Miguel Lourenço , acrescentar que descobri o seu Blog há relativamente pouco tempo , mas rapidamente me tornei num leitor assíduo . Porém , relativamente a este post em concreto tenho a dizer-lhe duas coisas:

1. O que lhe faltou dizer em relação ao caso Baía foi que o afastamento interno do Vítor se deveu exclusivamente as declarações deste no jornal Record , visto que na altura o clube estava em «blackout» para com esse órgão de comunicação . Obviamente que como assalariado do clube foi penalizado , sendo afastado da equipa principal . Porque suplente do Nuno , já ele era a um bom par de jogos mesmo antes deste incidente . Mais , mesmo na condição de suplente confidenciou a Miguel Sousa Tavares , num almoço casual entre dois amigos , que Mourinho era o melhor treinador que já alguma vez tinha tido . Dito por ele , não por mim que sou suspeito . Mas isso dava para fazer uma lista de atletas por ele treinados com esta mesma opinião .

2. A diferença deste caso para o de Baía , além da razão que motivou o opção de relegar Casillas para o banco que desconheço , é apoio de toda a estrutura do Real Madrid . Que não tem , neste caso . No FC Porto , um dia após a suspensão do Vítor Baía tornou-se público o prolongamento do vínculo que ligava Mourinho ao clube . E isto é um sinal de apoio , de confiança no trabalho de um indivíduo . Tudo aquilo que não teve nestes três anos de Real Madrid (ao que tudo indica será o último , aí estamos de acordo) .

Cumprimentos , Christophe Pereira .

Filipe Costa Pinto disse...

Sem discordar do post acho que falta aí muita coisa. As fracas exibições dos espanhóis (inclusivamente de Casillas a quem já vi sofrer golos recentemente que até o artur defendia) não são de menosprezar pois são a tal pressão para que o treinador se sinta traido e com vontade de sair.
Aliás, o que Casillas e Sérgio Ramos têm feito nas redes sociais e nas entrevistas que dão mais não é que minar todo o trabalho que Mourinho faz logo de inicio em todas as suas equipas que é a união.
Além disso há em Espanha também aquilo que todos bem sabemos em relação aos portugueses e principalmente contra os que têm sucesso.

Mas já agora deixo uma pergunta, alguém se lembra de uma entrevista que Mourinho deu quando treinava o FC Porto (acho que ainda cá estava, terá sido nos últimos tempos em Portugal) em que dizia que para ele treinar uma equipa como o Real Madrid seria impensável pois uma equipa assim cheia de estrelas e todos cheios de tiques de vedetas seria impossível ele conseguir fazer o seu trabalho bem feito e que preferia equipas onde ele possa fazer dos jogadores anónimos ou menos conhecidos em jogadores de topo?

DC disse...

Nunca gostei muito do estilo de jogo de Mourinho, nunca gostei da sua personalidade, do seu ego e da sua indiferença para com os clubes (ganhava e não festejava). Mas antes respeitava a capacidade que tinha de se impôr e de unir um balneário, a sua inteligência e perspicácia.

Pois este período no Real fez-me perder esse respeito. Mourinho é um indivíduo patético, incapaz de aceitar derrotas, aziago contra quem o supera, péssimo profissional e má pessoa.
Mourinho vive de conflitos, vive do mal que inflige aos outros e que muitas vezes os desgasta (veja-se Guardiola que não teve paciência para tanto jogo sujo).
Um treinador que rejeita que os seus jogadores tenham amigos no adversário e que quer influenciar essas relações pessoais, um treinador que ameaça e insulta jornalistas, um treinador que agride adversários e agora um treinador que propositadamente toma opções que prejudicam o clube em benefício da sua conta bancária nunca voltará a ser respeitado por mim.

E Mourinho teve o Mundo a seus pés enquanto ganhou, se por acaso não conseguir voltar ao caminho das vitórias não lhe restará ninguém, todos o abandonarão porque não estão para levar com o seu ego!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Naquele caso, o JM teve o apoio incondicional da SAD o que deixou entender que a directiva, nos 3 anos anteriores, tinha tido problemas com Baía e com Jorge Costa, que também não foi defendido pelo clube aquando do incidente com o Octávio. O Mourinho sentiu esse apoio e usou-o, o que faz com que as declarações do Scolari, que sempre foram vistas com desdém, possam ter algum sentido.

Claro, como nem ele nem Pinto da Costa são estúpidos, entenderam que aquela equipa sem Baía e sem Jorge Costa era muito menos equipa e rapidamente os integraram. Mas olhando para o final no clube de um e de outro, parece evidente que não havia a cumplicidade com a directiva que tantos anos juntos podiam antever!

Daniel Gonçalves disse...

Tenho uma interpretação diferente da do Miguel relativamente ao que passou entre o Mourinho e Vítor Baía. Mourinho "encostou" Baía porque não queria um guarda-redes como capitão de equipa, portanto foi uma questão táctica e não uma questão pessoal. Aliás o mesmo sucedeu recentemente na Champions, quando não permitiu que o suplente de Casillas, na altura na baliza, fosse capitão de equipa após a substituição do jogador que ostentava a braçadeira de capitão, que penso que era o Pepe.
Mourinho quando chegou ao FC Porto a meio da temporada 2001/2002 não tinha no plantel Jorge Costa, que foi emprestado ao Bolton após a ruptura com Octávio, e a braçadeira estava a entregue a Capucho ou a Jorge Andrade. Foi só na temporada seguinte 2002/2003 e com o regresso de Jorge Costa que a questão de capitão surgiu, tendo Mourinho optado - na minha interpretação por uma questão estratégica em campo, e não devido a questões pessoais, ou a confonto de personalidades - por Jorge Costa em detrimento de Baía. O confronto de personalidades é consequência da não entrega da braçadeira a Baía e não a causa desse confronto. O primeiro jogo, após esse choque de personalidades, em que Baía não foi titular nem convocado foi, se a memória não me atraiçoa, em Leiria, frente ao União local, onde empatamos 2-2, e não em Guimarães como o Miguel refere, embora eu possa estar enganado.
Aliás após a reconciliação, Mourinho sempre foi um defensor de Baía, tendo sido o primeiro a atacar Scolari por este não ter chamado Baía à selecção.

Abraço. Votos de Feliz Natal para os autores do RP e também para os leitores.

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo no texto, menos essa do jogo decisivo em Málaga....decisivo porquE e para quem ?

O real madrid esta época já tem poucos jogos decisivos pela frente, copa do rey e champions sim vao ser e aí vamos ver o real madrid a seguir em frente...com esse grupo de jogadores é o mais fácil de acontecer apesar dos cacos em que aquela merda está...
O moirinho devia ser um pouquinho mais inteligente e perceber que a questao agora já nao passa só por ganhar ( porto e inter já lhe deram os laureus ) mas ganhar com grande nivel e elegancia ele nao parece ser capaz...( Reconheca-se também que enquanto existir este barca as outras equipas parecem anas , mesmo que ganhem algum trofeu importante . )

Alexandre Burmester disse...

http://www.telegraph.co.uk/sport/football/teams/real-madrid/9764142/Crisis-talks-at-Real-Madrid-raise-doubts-over-manager-Jose-Mourinho-after-captain-Iker-Casillas-is-dropped.html

Anónimo disse...

o

Anónimo disse...

Algunos periodistas deportivos españoles, por su odio furibundo a Mou están criticando injustamente a Antonio Adán (El Gigante Bueno, O Bom Gigante) que está en mejor estado de forma que casillas........

Anónimo disse...

Tudo dito. Vá lá que a personagem em assunto sempre foi honesta com as suas intenções pelo clube. Do mal, o menos.

Anónimo disse...

Jorge Costa foi emprestado ao Charlton e não ao Bolton.
E já não tenho bem a certeza, mas penso que até foi Mourinho e não Octávio Machado a afastar Jorge Costa da equipa, quando este atirou a braçadeira de capitão para o chão durante um jogo.

André Marques

Miguel Lourenço Pereira disse...

Daniel,

"'Serious incidents'
Porto today announced that the decision to suspend him followed "serious incidents at the training ground on 22 September", after Baía was dropped from the squad to face Vitória Guimarães."

A questão, se bem me lembro, vem de uma lesão no olho de Baía prévio a um jogo com o Boavista. Nesse jogo foi o Nuno o titular. Depois em Leiria o Nuno voltou a ser titular apesar do Baía estar, aparentemente, recuperado. Só ao terceiro jogo, em Guimarães, o Baía confrontou o Mourinho quando percebeu que ia continuar no banco apesar de estar recuperado a 100%.

O Cech e o Júlio César foram algumas vezes capitães, com Mourinho de treinador. Este ano a situação alterou-se porque a lei proíbe os guarda-redes de sair constantemente da sua área para dirigir-se ao árbitro, como antes. Eu sei que o Mourinho, como muitos treinadores, gosta que o capitão seja um jogador de campo mas face a essa realidade, dos problemas da directiva com os pesos pesados e na forma como apoiaram sempre o treinador - e isto não é uma critica - parece-me que houve algo mais.

E sim, hoje está tudo sanado e publicamente tanto o Mourinho como o Baía estão claramente e constantemente a auto-elogiar-se.

um abraço

Anónimo disse...

Acho que o que levou o Mourinho a decidir deixar o GR titular no banco não são os ciúmes nem a indemnização mas sim o facto de a defesa do RM se fartar de sofrer golos, muitos deles de bola parada. A defesa do RM não está a cumprir e por isso o Mourinho tem de mudar a defesa. Se o GR é o jogador que mais falha, então é ele que tem de sair. Parece-me lógico.

Alexandre Burmester disse...

Anónimo de 25/12 às 19:14: a cena de Jorge Costa com a braçadeira passou-se com Octávio Machado a treinador, na época de 2001/2002. Passou a segunda metade da temporada emprestado ao Charlton, e regressou em 2002/03, já com Mourinho ao comando (desde Janeiro de 2002).

Miguel Lourenço Pereira disse...

Filipe,

Faça-me um favor e dê-me um exemplo público, qualquer que seja, de uma declaração de Casillas nas redes sociais e nas entrevistas que mine o trabalho de Mourinho. Estamos a falar de um jogador que disse, inúmeras vezes, que a culpa era dos jogadores, que ele era o melhor treinador possível, que tinha muito mérito, etc..., etc...!

Lembro-me bem dessa entrevista, ao Jogo se não me engano, e surgiu numa altura em que o próprio Real Madrid o abordou, antes de assinar pelo Chelsea. Era a época final dos Galácticos e ele referia-se sobretudo a isso. Por isso tentou armar em Madrid um exército à sua medida. Resultou enquanto os jogadores não se deram conta que estavam a ser utilizados como escudos, como passou em todos os lados!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Fechar o ano com 13 ou 16 pontos de diferença com o Barcelona, pode parecer o mesmo, mas não é. O problema é que se aumenta também a diferença com o segundo, o Atlético de Madrid, e essa é a grande prioridade actual da equipa. Portanto, sendo um jogo com um clube que não distava demasiado na tabela, não deixa de ser, a nível de liga interna, um jogo muito, muito importante!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Está num melhor estado de forma que Casillas?
E a essa declaração chegamos como? Pelos treinos à porta fechada. Como é que alguém pode dizer que um treinador opta por um guarda-redes que está em melhor estado de forma se esse guarda-redes nunca joga. Se não joga, não está em estado de forma, bom ou mau, digo eu.

Adán jogou em Vigo, sofreu dois golos. Jogou em Málaga, sofreu três. Está num bom estado de forma quando é chamado a jogar?

A sério, gostaria de entender esse raciocínio brilhante!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Partindo do principio que o problema do Real Madrid é a defesa (que não é, tem os mesmos golos sofridos do ano passado, baixou foi, e muito, a eficácia ofensiva, faltam os golos de Ronaldo e de Higuain) e que a culpa é do guarda-redes.

Nas bolas paradas a culpa só é do guarda-redes em 2 momentos concretos: saídas em falso, com ou sem punhos, que descolocam a defesa ou mau posicionamento na linha de golo. Agora reveja todos os golos sofridos este ano pelo Real Madrid de bola parada, que foram muitos, e diga-me em quantos encontra essas duas variantes. Não vão ser muitos.

A maioria dos erros surgem de descolocação dos defesas, de falhas de marcação, de jogadores que aparecem sozinhos, de ressaltos mal aliviados...E aí, naturalmente, o GR tem muito pouca influência!

Portanto apresente-me argumentos lógicos que sustenham essa linha de raciocínio. Obrigado!

Anónimo disse...

Atenção que este artigo parte de algumas premissas erradas para formar uma conclusão.
uma das premissas erradas é a história do Mourinho ter escolhido o Jorge Costa para capitão. Só para relembrar, o Vitor Baía assumiu que abdicava de ir a votação para capitão, porque na sua opinião o Jorge Costa tinha de ser capitão.
Muitos jogadores já disseram que esse momento foi crucial para a criação do espírito daquela equipa (em contraponto ao que aconteceu no benfica com o Simão)

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 11:04 disse "Só para relembrar, o Vitor Baía assumiu que abdicava de ir a votação para capitão....". Será que foi isso que aconteceu na realidade? Ou terá o Vitor Baía - a posteriori - vindo a público afirmar, numa tentativa de apaziguar ânimos e para passar uma esponja sobre o assunto, que nunca existiu um conflito na atribuição de braçadeira de capitão. É lícito colocar esta hipótese.

Alexandre Burmester disse...

Seja como for, o capitão deve ser escolhido pelo treinador, e não pelos jogadores. E acho que é isso que actualmente se passa.

Anónimo disse...

miguel, assim de repente lembro-me de o casillas votar no sergio ramos para a bola de ouro... não acha que isso mina o espirito de união do real madrid? quando existe um outro jogador da equipa que está a dispuar o troféu taco-a-taco com um "culé"?

Anónimo disse...

dc, essa de que o mourinho vai ficar sozinho é hilariante e só revela de si. há outros que felizmente têm memória e estão gratos por tudo o que o mourinho fez pelos seus clubes. aliás, ainda hoje o nome dele é cantado em stanford bridge...

Anónimo disse...

basta o video da vitoria do real madrid por 3 a 2 contra o m. city para se perceber a boa forma do casillas! só faltou ser ele a mete-las lá dentro...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

É curioso, sem dúvida, que com um só jogo, se encontra justificação para atestar o estado de forma de uma só temporada! Claro que os erros defensivos, especialmente no meio-campo, que permitiram uma meia dúzia de arrancadas solitárias do City não tiveram nada a ver com isso!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Segundo o seu raciocinio, um jogador tem de votar como nas reuniões do Partido Comunista, de olhos fechados e na única direcção possível?

Se o Casillas, que vota no prémio por ser capitão de Espanha (a tal equipa que ganhou tudo em 4 anos) e não do Real Madrid, e que vota num colega de selecção e equipa que considera que fez melhor época, isso significa que está a minar o espirito de união? O será o espirito do Cristiano Ronaldo? É que as duas coisas não são a mesma coisa.

Por certo, gostaria de ver o top 3 do Cristiano Ronaldo quando sairem as votações para saber se também "minou" o espirito de união!

DC disse...

O que eu disse é que se não continuar na senda das vitórias ficará sozinho. Acontece com muitos, aconteceu com Trapattoni ou com Capello por exemplo, serem ultrapassados.

Se um dia Mourinho ficar "ultrapassado" ninguém estará para o aturar, disso tenho poucas dúvidas.


Já agora essa do que o Mourinho fez pelos clubes é boa. E o que os clubes fizeram por ele? Quantas vezes é que ele agradeceu ao Porto o que é na vida?
Ou acredita que caso PdC não o tivesse desviado das negociações com Luís Duque ele seria o que é agora?
Eu agradeço-lhe muito o período que passou no Porto, como agradeço ao Deco ou ao Carvalho, mas não lhe agradeço ter-se reunido com o Abramovich antes de saber se jogava com o Chelsea na final nem o ter fugido para os balneários sem festejar.

Se isso revela muito de mim ainda bem, não vejo só para um lado. Há fanáticos pelo Mourinho que até para o dedo no olho arranjam desculpas...

DC disse...

Não precisa de ver Miguel ele já o revelou várias vezes:
1- CR7
2- Cristiano
3- Ronaldo

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Não vejo qual é o mais minimo problema em que ele vote em si mesmo (algo que nem sequer está permitido), ficaria curioso é ver para quem ia os outros votos.

Eu duvido que os politicos votem noutros, que os actores nos Óscares votem noutros, que os músicos nos Grammys votem noutros quando estão em competição, porque é que um futebolista não o pode fazer?

DC disse...

Eu, apesar de não me identificar com isso (pois acho que na vida o sucesso deve ser reconhecido pelos outros e normalmente quem anda por aí a gabar-se de ser muito bom em alguma coisa acaba por ser mais garganta que acção), também não tenho problema.
Mas já acho estranho que sempre lhe perguntam isso não saliente pelo menos o Ozil que lhe mete tanta bolinha de golo.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Partindo desse principio então estás a favor que um político, um actor, um músico, quando chamado a votar, vote na concorrência?
Sinceramente? Porque acho que é politicamente muito correcto mas vai contra a natureza competitiva de qualquer prémio, que não deixa de ser um concurso!

Porque uma coisa é o gabar-se, que gabar-se até o jardineiro pode gabar-se de ser o maior do bairro dele a dar toques, outra é um voto numa competição fechada, conceitos bem diferentes.

DC disse...

O Miguel está a ter dificuldade em compreender o que eu disse.

Eu referi o top3 como o Cristiano já afirmou que o top dele ela era em 1º. 2º e 3º lugar. Mostra desprezo pela concorrência e falta de respeito por alguns colegas de equipa.

Quanto aos políticos, músicos ou actores estou perfeitamente de acordo que votem na concorrência se o voto for divulgsdo como no caso da bola de ouro, para que haja igualdade de circunstâncias. Tendo em causa que pelo menos na política o voto é secreto essa questão não se põe e não faz sentido estar a compará-la à votação pela bola de ouro.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Ou seja, para a galeria, os votos têm de ser nos outros. Quando são secretos, não. Para o DC a moral só é válida quando vista pelos outros e todos os seus comportamentos são pensados de cara a galeria e não por iniciativa própria porque podem ferir susceptibilidades com outras ideias.

Interessante.

Quanto ao top, ele pode achar o que quiser, para mim não é sinal absolutamente de nada a não ser que se considera muito por cima dos demais. Não é, para mim, mas pode achar o que quiser. Mas se há algo que gosto nele é que, precisamente, diz o que pensa, mesmo sendo uma estupidez, e não mede as declarações para cair bem a pessoas como o DC ;-)!

Um abraço

DC disse...

Não percebo o porquê do Miguel estar a formar juízos de valor e muito menos percebo o porquê de estar a tomar as dores dele.

Como lhe disse não gosto de pessoas que têm que andar a gabar-se do que fazem. Na minha opinião sou bom no que faço profissionalmente e durante toda a minha carreira académica o provei. Mas garanto-lhe que nunca me andei a gabar das notas que tinha e a única coisa que me dá satisfação é ver reconhecido nos outros o bom trabalho que faço.
O Miguel se calhar prefere aquele tipo de pessoas que toma os louros sobre os sucessos da sua empresa e esquece os colaboradores, eu funciono de outro modo.

Não me vejo a trabalhar com alguém que se vangloriasse de ser o único responsável pelo sucesso do grupo e felizmente trabalho num local onde as pessoas respeitam muito o trabalho de equipa. Como tal, para mim ver alguém a ser "honesto" como você diz, mas a esquecer tanta gente no seu plantel (já não vou pelas equipas adversárias) que fez um trabalho enorme durante o ano, não cai nem pode cair bem.
E vejo muita gente a falar dessa tal honestidade mas isso não é honestidade, é egocentria e arrogância. O Cristiano sozinho não era ninguém e se queria ser o melhor sozinho que fosse para o ténis ou para o golfe.


Quanto à questão do votar nele próprio, mais uma vez repito, não tem absolutamente nada a ver com questões de honestidade mas sim de personalidade. Era como se agora fizéssemos uma votação para melhor cronista do RP e o Miguel aparecesse automaticamente a dizer "eu voto em mim, sou de longe o melhor cronista daqui e de muito longe".
O Miguel até podia acreditar mesmo no que dizia, mas não deixaria de estar a ser arrogante e desrespeitoso com os restantes membros do RP. Não é uma questão de cair bem, é uma questão de respeito e personalidade.


P.S. Nunca na minha vida vi um actor em Hollywood a fazer campanha pelo Óscar e na música, pelo menos dentro dos géneros que ouço, também não. A política é completamente diferente, não se ganha pela competência demonstrada.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Só tenho três coisas a dizer-lhe:

1) se nunca viu um actor a fazer campanha pelos Óscares ou um músico pelos Grammy, há um portal que se chama YouTube, a partir daí vai descobrir maravilhas desconhecidas.

2) Se eu achasse que sou o melhor cronista do RP não teria problemas nenhuns em dizê-lo. Felizmente, tenho a certeza que não sou.

3) Num desporto colectivo os prémios individuais fazem muito pouco sentido. Mas existem e sempre existiram. E sob uns critérios que são, quase de forma unânime, aceites por todos os envolvidos no meio. Que alguém se declara o melhor não significa que não valoriza o trabalho dos colegas, simplesmente que, dentro desse leque restrito, ele se sente o melhor. Não vejo o menor problema nisso. Sou assim!

DC disse...

1) Mostre-me lá isso então, se é tão fácil achar actores a pedir o òscar não deve ser difícil ao Miguel indicar-me um link. Eu repito que nunca vi tal coisa!

2)Ou isso ou tem uma personalidade diferente do Cristiano.

3)Pela enésima vez repito que não estou a questionar o facto de ele dizer que é o melhor mas sim dizer que é o melhor e não há mais ninguém no seu top sem ser ele. Questiono o facto de não dar uma palavra a quem o ajuda a, na perspectiva dele, ser o melhor. Não questiono o ele dizer que é o 1º, mas sim o facto de dizer que é o 1º, 2º e 3º e nunca o ter ouvido a elogiar o trabalho dos colegas.
Já em posts anteriores lhe tinha explicado isto mas o Miguel continua ou a não ler o que escrevo ou a preferir ignorar.

Miguel Lourenço Pereira disse...

1)http://screenrant.com/justin-timberlake-oscar-nomination-social-network-benm-90049/

http://www.deadline.com/2011/02/oscar-melissa-leo-goes-rogue-with-her-own-personal-campaign-ads/

Por exemplo!

2) Sem dúvida.

3) http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/cristiano-ronaldo-elogia-ozil-ele-me-faz-ser-melhor

Um exemplo. Eu nunca diria que sou o 1º, 2º e 3º (ele disse isso ainda andava no Man Utd e esteve mal), mas também não é verdade que não elogie o trabalho do colectivo ou das suas individualidades!

Anónimo disse...

A ignorância é muita. Mourinho tem mais de 90% de apoio dos associados do Real Madrid, assim o diz não só as "encuestas" feitas em muitos meios de comunicação mas sobretudo os nºs oficiais do clube que faz sondagens aos sócios recorrentemente.

Mourinho sai do Real Madrid se quiser e quando quiser.