terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Claques, violência e a desfaçatez de Eugénio Queirós

Um conhecido jornalista, adepto do Leixões, simpatizante do slb e anti portista figadal, escreveu o seguinte no seu blogue:

«Na passada 6.ª feira, em Braga, um adepto bracarense, de 39 anos, morreu na sequência de mais uma zaragata. Ao fugir da confusão, foi atropelado mortalmente. (curiosamente, o Sp. Braga chegou oficialmente a informar que o que aconteceu nada teve a ver com o jogo de futebol...). Não importa muito saber como foi. Importa sobretudo saber porque aconteceu.»

Não importa saber como foi?!
Não importa perceber por que razão uma camioneta com adeptos do FC Porto, quando se dirigia ao estádio Axa, parou (ou teve de parar) na via rápida que atravessa Braga?
Não importa investigar se a camioneta com adeptos do FC Porto foi (como alguns testemunhos sugerem) alvo de uma emboscada efetuada por membros da claque bracarense Red Boys?

Pois bem, a versão oficial da PSP de Braga é a seguinte:
"Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo"

Mas, do texto publicado por Eugénio Queirós no seu blogue, a melhor parte é esta:

«Dos clubes que conheço, o Benfica é o único que não passa cartão às suas claques. Faz muito bem. Não precisa delas para nada. Nos outros, é o que se sabe: as claques são tratadas com carinho e respeito.»

Como? O slb não passa cartão às suas claques?!!!
É inacreditável como é que um jornalista português, supostamente sério, que acompanha há décadas o fenómeno desportivo em Portugal, pode escrever uma coisa destas.

«O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ser chamado para ser ouvido como testemunha no âmbito do processo que levou hoje à detenção de 30 elementos dos 'No Name Boys'. O Ministério Público quer esclarecer como é que uma claque que não estava legal tinha direito a uma sede no estádio do clube, avançou ao Expresso fonte policial. O espaço é conhecido como "A Casinha".
(…) Trinta elementos do grupo foram detidos, incluindo os dois supostos líderes: Miguel Claro e José Pité. Os detidos estão indiciados por ofensas corporais, associação criminosa, tráfico de droga e danos e incêndio a um autocarro que transportava adeptos do FC Porto para um jogo de hóquei em patins, em Junho deste ano.»
in EXPRESSO, 16/11/2008


«Cerca de quatro dezenas de elementos da claque do Benfica No Name Boys foram acusados de vários crimes e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foi alvo de uma participação à Comissão Disciplinar da Liga de clubes por apoiar aquele grupo de adeptos. A certidão foi também remetida para o Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto, entidade junto de quem a claque se deveria ter legalizado, identificando todos os seus membros. O mais conhecido grupo de apoiantes do Benfica foi alvo de uma aparatosa acção policial há cerca de meio ano, através da operação Fair Play, desencadeada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (UECCEV) do DIAP de Lisboa com a colaboração da Polícia de Segurança Pública. (...)
A acção policial saldou-se ainda na apreensão de armas proibidas, material pirotécnico e mais de dez quilos de haxixe e 115 gramas de cocaína. O libelo sustenta que a claque era financiada através da venda de ingressos para os desafios e de substâncias estupefacientes, nomeadamente haxixe e cocaína.»
in PUBLICO, 16/05/2009


«Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.»
in Correio da Manhã, 18/05/2009


No futebol português parece valer tudo mas, pelo menos da parte dos jornalistas desportivos, deveria haver um mínimo de ética e deontologia profissional.

21 comentários:

David Duarte disse...

Se é preciso apoiar-se no 24horas ou no Correio da Manhã para demonstrar o que quer que seja sobre o Benfica (como seja sobre o que fôr), então é porque se caiu muito baixo...

José Correia disse...

Ó David Duarte, abra os olhos.
Eu transcrevi parte de notícias publicadas no EXPRESSO, PÚBLICO e Correio da Manhã (mas podia ter transcrito de outros órgãos de comunicação social), as quais relatam FACTOS apurados numa investigação conduzida pelo DIAP de Lisboa com a colaboração da Polícia de Segurança Pública.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Como diz o cómico brasileiro tem um pai que é cego..

Feleizmente para nós que existe esta arma poderosa da internet pois que a máquina fascista propagandista é a mesma de há 40 anos (que eu conheço).
Sistemáticamente vemos todos os males independentemente das situações ou proveniências quem paga é sempre (internamente) o FCP e os seus simpatizantes.
A única coisa que realmente me faz indignar é alguns ditos adeptos do FCP que fazem modo de vida à custa disso alinharem nessa propaganda, ou porque estão mal preparados (Manuel Serrão) ou porque não querem ofender o patrão e fazem o papel de morcões (Miguel Guedes e aquele doutor do Dia seguinte).
Quanto aos média estamos coversados não é por acaso que a Meo colocou a Bolha TV e o canal dos chifrudos seguidos, assim os do sistema perdem menos tempo.

Parabéns pelo post pois parece-me por vezes que alguns portistas esquecem o essencial que essa corja pretende é que o clube do regime volte ao passado, como diz o JNPC percebeu isso muito bem na final de 1987 que a partir o FCP era um alvo a abater.

José Rodrigues disse...

De facto o gajo precisa de ter muita desfacatez para escrever o q escreveu. "macas podres" ha' em todos os lados, mas se ha' um clube cujos adeptos batem claramente aos pontos os dos outros clubes, esse clube e' o slb. Como alias ja' mencionei aqui num artigo:

http://www.reflexaoportista.pt/2010/01/history-of-violence.html

Sobre o incidente em Braga, ha' antes de mais nada uma morte a lamentar, e o q se pede acima de tudo e' dar os sentimentos 'a familia. Nada justifica q se perca uma vida tao jovem.

Se parece claro q a vitima nao faleceu vitima directa de quaisquer confrontos entre adeptos, fica a forte suspeita q indirectamente foram razoes de futebol q levaram ao seu atropelamento (o cenario mais provavel e' q ao verem o autocarro apedrejado adeptos do FCP sairam para verificar danos e/ou pedir explicacoes, e o adepto bracarense fugiu ao sentir-se ameacado). O q e' lamentavel.

E infelizmente nao so' e' lamentavel, como era previsivel q mais cedo ou mais tarde acontecesse uma tragedia do genero; e acima de tudo por duas razoes:

1) A impunidade vigente em Portugal.

A esmagadora maioria dos casos passam de forma impune, mesmo quando os autores foram bem identificados (nao ha' exemplo mais emblematico do q o famoso adepto do slb q entrou em campo para dar um cachaco no fiscal-de-linha, 'a vista de todos na TV).

Olhe-se para o exemplo ingles, onde ha' tolerancia zero. So' para pegar num exemplo, em Inglaterra o tal adepto q invadiu o campo para dar um cachaco no fiscal-de-linha NUNCA MAIS na vida entrava num estadio de futebol. E nao seria preciso esperar por uma decisao das autoridades: o proprio clube da casa tomaria a iniciativa de lhe vedar o acesso.

...e casos de impunidade em "n" outras situacoes mais graves e' o q mais existe (se bem q, na linha da teoria de R. Giuliani, tem q se cortar o mal pela raiz punindo as pequenas infraccoes). Mesmo em casos q nao involvem nenhum dos grandes (por ex, os adeptos do Guimaraes sao bem conhecidos por receberem regularmente 'a pedrada adeptos de outros clubes, mas algum dia os dirigentes do clube tomaram a iniciativa em identificar os prevaricadores e vedar-lhes o acesso ao estadio?).

2) A conivencia e clima de "guerra" fomentado por alguns dirigentes e pelos Media.

Aqui lamento mas mais uma vez se ha' clube cujos dirigentes mais instingam esse clima, e de longe, esse clube e' o slb, onde o discurso do "inimigo a abater" (i.e. o FCP) faz parte recorrente do ABC de todos os presidentes e direccoes desde F. Martins ha' 3 longas decadas. Eles acham q lhes fica bem e granjea popularidade, e quase certamente tem razao (essa e' alias a principal razao q vejo para q V&A tenha continuado a ser popular entre os adeptos durante a esmagadora maioria da sua presidencia).

Nao e' preciso alias ir mais longe do q a Benfica TV para vermos declaracoes frequentes q tresandam a um odio primario.

Mas tambem os media tem responsabilidades, ao instigar um pessimo clima pq lhes da' jeito (pensam eles) para a venda de jornais. A forma como dao grande destaque a erros de arbitragem na 1a pagina (e de forma bombastica, para mais) e' um exemplo claro disso.

Costa disse...

Eh pá, parem lá de chamar jornalista ao 'Ingénuo' do Queirós.

João disse...

PRECISAMENTE por citar esse pasquim abertamente pró-papoilas é que é relevante. Só quem não está a par da linha editorial dessa pocilga com vista para a esterqueira que é o grupo Cofina é que pode ter dúvidas disso

João disse...

O José Guilherme Aguiar está lá precisamente para servir de saco de porrada porque é manso.

Anónimo disse...

Ainda ontem aqui escrevi e volto a escrever. Continuo a achar como é possível haver pessoas inteligentes a atacar ou a defender há vez os já habitualmente e infelizes comportamentos criminais das claques organizadas; que em tudo são semelhantes na sua organização, constituição e forma de estar; independentemente do clube que dizem defender.

Por ex o JR refere:
“Há um clube cujos adeptos batem claramente aos pontos os dos outros clubes, esse clube e' o slb.”

Caro JR; eu que até costumo ler as suas opiniões e em geral concordo em muito com a sua linha de pensamento; aqui estamos totalmente desfasados. Um crime é sempre um crime; não é por ser mais ou menos praticado que é diferentemente condenável. É o que eu digo; só quem não conhece o mundo das Claques organizadas em Portugal e no mundo é que pode pensar que há uns piores que outros, ou ainda mais descabido uns melhor que os outros.

“E infelizmente nao so' e' lamentavel, como era previsivel q mais cedo ou mais tarde acontecesse uma tragedia do genero; e acima de tudo por duas razoes:”

Lá está mais uma mostra de desconhecimento total do que muito se passa neste universo das claques organizadas. Estas tragédias ocorrem mais frequentemente do que se pensa ou se ouve falar (mortes, feridos, famílias despedaçadas, confrontos, roubos, tráfico de droga etc..) por causa das ditas claques, o que acontece é muitas delas ocorrem em dias que nem há jogos e que as autoridades muitas das vezes não vêem que estão correlacionadas directamente ou indirectamente com elas. É verdade que no fundo nada tem haver com assuntos do que ao futebol diz respeito; MAS SÓ QUEM NADA SABE O QUE SÃO AS CLAQUES E PARA O QUE SERVEM È QUE AINDA PODE PENSAR QUE ESTAS AINDA EXISTEM POR CAUSA DO FUTEBOL E PARA APOIAR O RESPECTIVO CLUBE.

Quem assim pensa está REDONDAMENTE ENGANADO.

Ex Super Dragão

David Duarte disse...

Penso ter sido evidente que nem li o texto... desvio o olhar cada vez que me deparo com tais jornais (24Horas e Correio da Manhã). Talvez se o José Correia não tivesse apostado tanto no sensacionalismo da imagem eu teria lido o texto.

Anónimo disse...

Quanto “A conivência e clima de "guerra" fomentado por alguns dirigentes e pelos Media.” É de todo verdadeira e constatável por inúmeros exemplos públicos e conhecidos.

Mas que só consegue condicionar e influenciar os mais mal informados do que verdadeiramente se passa; Infelizmente a grande maioria dos adeptos; ou os Hipócritas.

Estes adeptos que por sua vez e amiúde (e aqui o artigo colocado é exemplo do que escrevo) tomam as dores dos seus dirigentes como se as deles se tratassem, mas com a agravante de tolerarem e até e apoiarem determinados comportamentos condenáveis á luz da boa cidadania, quando praticados pelos “nossos” e condenarem os mesmos comportamentos quando a origem é dos “outros” e tentando ainda por cima encontrar um razão que justifique essa defesa tantas vezes irracional.

Ex Super Dragão

Anónimo disse...

PARTE 1: A verdade que muitos desconhecem ou querem desconhecer das claques organizadas.

As claques tiveram como origem a paixão que os adeptos tem pelo futebol em geral e pelos seus clubes em particular, o que levou a que estas se extravasassem para as outras modalidades. A intenção era de apoiar os seus clubes de coração de forma organizada, coreografada e com a presença mais numerosa possível de adeptos nos jogos onde a sua equipa participasse; fizesse sol ou chuva, jogasse bem ou mal; eles marcavam presença e era uma forma de dizer aos jogadores das suas equipas que ELES NUNCA ESTAVAM SÓS.

Como é normal em qualquer sistema organizado de forma mais ou menos informal, há sempre alguém que se destaca e começa a liderar todos os outros. No caso das claques portuguesas também foi assim que aconteceu, originando “Chefes” que detém hoje e passados muitos anos um verdadeiro poder sobre os elementos da claque e conseguem através deste poder muitas das vezes condicionar e fazer parte das estratégias dos respectivos dirigentes dos clubes a que pertencem; mas o contrário também é verdadeiro; em conclusão é um grande jogo de equilíbrios e interesses de parte a parte na maior parte das vezes.

No início só os verdadeiros indefectíveis dos clubes faziam parte delas, com o tempo, o seu campo de recrutamento começou a alastrar, principalmente nos adeptos mais novos, mas também nos mais manipuláveis e influenciáveis. Onde lhes é incutindo um sentimento de orgulho e pertença de fazerem parte dessa claque, o que os leva a defender os seus dirigentes e ideais como se “família” se tratasse; mas também são doutrinados a odiar tudo o que é clube e adepto adversário e a odiar de morte todas as outras claques e seus elementos; inclusive muitas vezes membros e claques apoiantes do mesmo clube.

A juntar a isto o fenómeno das claques também é propicio a que muitos daqueles que normalmente pelos seus actos são marginalizados socialmente; sejam considerados e tratados como heróis se tratassem no seio das respectivas claques e que assim passaram a fazer da claque o meio privilegiado para cometerem os seus delitos contra a sociedade onde estão inseridos e para encobrir os seus negócios ilícitos.

Desta forma e com o passar dos anos o fenómeno das claques passou a ser um fenómeno monitorizado de perto pelas autoridades judiciais; pois estas chegaram rapidamente á conclusão que são organizações que estão infiltradas por pessoas que fazem o “modus operandi ilegal” o seu principal modo se sustento de vida e que se cruzam frequentemente com outras organizações também elas monitorizadas como são as organizações Radicais e de Ultras qualquer coisa que seja.

Só estando identificado de perto com esta “nova” realidade do que é o mundo das claques é que se compreende que hoje em dia as CLAQUES ORGANIZADAS são normalmente um MODO DE VIDA dos seus dirigentes e de mais uns poucos, com uma organização em muito semelhante ás organizações Mafiosas, em que o silencio é de ouro e quem o quebra, normalmente paga por isso. É que estes poucos VIVEM á custa DELAS e através DELAS e quase sempre e no mínimos dos mínimos no FIO DA NAVALHA do que é LEGAL e ILEGAL.

Anónimo disse...

PARTE 2: A verdade que muitos desconhecem ou querem desconhecer das claques organizadas.

O pior é que as suas “criminosas” acções há muito que ultrapassaram o mundo do futebol; este no fundo é só um cenário que serve na perfeição para os ajudar a encobrir e muitas vezes até legitimar essas mesmas acções… e até com a concordância ou com a compreensão de todos aqueles que num outro cenário seriam os primeiros a condená-los: os respectivos adeptos do clube que eles supostamente dizem que servem… mas na realidade se servem dele.

De um Ex Super Dragão.

P.S: Quem quiser realmente quiser contribuir para o fim da violência do futebol; fique sabendo que um assunto destes não pode ser tratado como tem sido tratado aqui onde só se olha para o vizinho e nos esquecemos de ver o que se passa na nossa casa. Este assunto tem que ser tratado de forma séria e não refém de interesses e gostos clubisticos, pois é uma realidade transversal a todos os clubes.

Anónimo disse...

Essa familia dos Queirós não suporta do FCP e então a Laranjo andou meses e meses a dar-se a essa evidencia.

Anónimo disse...

Queiros, manhoso,baptista,delgado,guerra,gobern,daniel ,santinhos etc gostam do FCP de mais...

Anónimo disse...

Sem querer ser advogado do diabo até porque nem sei quem é esse senhor que dá de nome Eugénio Queiroz e muito menos dos lampiões; tenho que fazer o seguinte reparo.

Como é publico e sem por em causa os respectivos jornais e conteúdos que estão inseridos no texto; acho que deve ser feita a seguinte ressalva e correcção tendo em conta a verdade dos factos e de forma a não "contaminar" os factos verdadeiros.

"Mas, do texto publicado por Eugénio Queirós no seu blogue, a melhor parte é esta: «Dos clubes que conheço, o Benfica é o único que não passa cartão às suas claques. Faz muito bem. Não precisa delas para nada. Nos outros, é o que se sabe: as claques são tratadas com carinho e respeito.» Como? O slb não passa cartão às suas claques?!!!
É inacreditável como é que um jornalista português, supostamente sério, que acompanha há décadas o fenómeno desportivo em Portugal, pode escrever uma coisa destas."

Pode; porque hoje em dia é verdade; O SLB é actualmente o único dos três grandes que não deu o apoio oficial necessário á legalização obrigatória das claques e respectivo enquadramento legal; precisamente justificando-se pelos factos documentados no texto aqui colocado.

Como também é de conhecimento público, que foi a partir dessa mesma cessação do apoio por parte da direcção de LFV que começaram os distúrbios continuados em várias assembleias do clube por parte dos NNB e que se estenderam com o rebentamento de petardos no último acto eleitoral dos lampiões e impropérios dos NNB a LFV.

Salvo erro a nova legislação de legalização obrigatória das claques só entrou em vigor em 2010. Como as datas dos próprios textos aqui incluídos e retirados da imprensa nacional os factos em análise são todos anteriores a 2010, o que só ajuda a confirmar esta nova realidade.

De qualquer forma este meu texto não tem como intenção branquear tudo que no passado se passou ou pode ter passado. Seja no Benfica, no Sporting ou mesmo no FC Porto e que no futuro se possa vir a passar.

Nuno Nunes disse...

Pois... LFV pressionou a PSP para que esta "aliviasse" a vistoria e o monitorização das claques, permitiu que no seu estádio houvesse uma sala onde se guardavam armas, algumas com calibre de guerra, e agora, em 2012, deu-se conta que afinal não deve pactuar com as claques, corta-lhes todos os apoios, e estas, em resposta, rebentam um petardo na AG. Que ultras tão radicais - rebentarem um petardo.

Bruno Guedes disse...

Boa tarde.
Estava a espera deste assunto para comentar.

Sexta fui ao estádío com a minha namorada e uma prima dela. Para meu azar a minha namorada é da cidade de braga mas já se converteu ao FCP inclusive coloquei-a sócia pois só dessa maneira ela estaria comigo quando o FCP joga. A prima dela tem 10 anos e é do Braga.
Comprei os bilhetes no dragão e fomos os três ao futebol. Nós os dois de cachecol do FCP e a pequena equipada arigor a Braga.

Entramos os 3 pela porta dos superdragões e não houve problemas absolutamente nenhum nem bocas. E já é a terceira vez que assim é e nunca houve problemas. Felizmente a minha namorada vive a 300 mt do estádio e como passo algum tempo cá sabado de manah fui tomar café ao sitio do custume. Infelizmente não são muitos os portistas mas mais vale pouco e bons do que troca tintas como existem cá. E soube do assunto e quis saber da verecidade do assunto. Falei com 8um benfiquista que é dono do café onde vou e conhecia e bem o adepto e vivo no local onde esteve a policia até de madrugada. Aquilo que ele disse foi o seguinte: a culpa disto é das claques tudo bem e até aqui nada de novo mas o que aconteceu foi um grupo de adeptod do braga que queriam ajustar contas de coisas de domingo e então fizeram esperas aos autocarros com pedras. As vezes a caça vira-se contra o caçador. Os adeptos do FCP e com razão pararam o autocarro pois tiveram pedras contra eles e sariam a correr em busca dos mesmos, a história já se sabe o adepto em causa correu pela via rápida e acabou a ser atropelado.
O que me deixa mais indignado é que os adeptos do Braga têm um enorme ódio a nós quando eles hoje são quem são a nossa custa. Por mim a eles p desprezo é o melhor.

Cumprimentos

José Rodrigues disse...

Eu nap tenho ilusões e já aqui no RP escrevi artigos a criticar os SD. Alias, tenho a minha inside information, varia dela de experiência própria.

Como disse no comentário acima, em todos os clubes há "macas podres". Muitos membros dos SD são boa gente,mas a maior parte da sua cúpula é formada por gente q não se cheire...

Mas tudo isto não invalida q a esmagadora maioria dos casos mais graves RELACIONADOS COM FUTEBOL tiveram como protagonistas adeptos do slb. Os SD nunca incendiaram um autocarro de portistas, nunca colocaram em coma um jogador de hóquei do slb a tacadas de basebol, etc.

Miguel Dias disse...

Manuel disse "Já o mesmo não se pode dizer de todas as tropelias e crimes - estes sim, verdadeiros crimes! - que as claques do FCPorto têm feito..."

É preciso muita hipocrisia e desonestidade intelectual deste benfiquista!!!! E então a claque benfiquista que atacou um jogador de Hóquei do FC Porto, que assassinou um adepto sportinguista no Jamor, que tráfica droga, que usa armas ilegais não são criminosos??? Não são estes actos, de acordo com a Lei, praticados pelos NNBoys considerados crimes? Sempre a mesma moralidade hipócrita, "2 pesos e duas medidas", que aparece na mentalidade benfiquista, aqui muito bem expressa por este Manuel.

Anónimo disse...

No Benfica, para ires para o sector da claque, tens de ser sócio do clube, ao contrário de outros clubes que permitem tudo e mais alguma coisa.

Anónimo disse...

o país está no atoleiro, porque agentes de informação como o senhor Queirós, um consagrado frustrado que se acoberta debaixo do anúncio de ser do Leixões (falta-lhe tomates para se assumir como aquilo que é), faz parte da opinião publicada.
Um traste destes singra, e então está tudo explicado.
País de m....