sábado, 8 de dezembro de 2012

O Drogba da Caparica

Varela é entre os adeptos um jogador algo controverso (ainda que possivelmente haja quem o seja ainda mais). Há quem o aprecie bastante, como há quem diga que ele «devia dedicar-se à música» (como vi escrito no outro dia).

Eu aprecio-o bastante, embora não o coloque entre os mais valiosos da equipa. Antes de mais acho que é, como dizem os ingleses, um jogador «well rounded»: um jogador completo. Tacticamente muito bom (e acho que muitos adeptos não reparam nisto), boa técnica (recepção, passe, cruzamento, remate; finta já nem tanto), com maturidade, fisicamente forte q.b., e sabe jogar com os 2 pés. Nao e' necessariamente excelente em tudo isto, longe disso, mas e' bom em muitas coisas.

No entanto uma das suas qualidades (objectividade) tem o reverso da medalha que se traduz na maior crítica que lhe aponto: é demasiado conservador, arrisca pouco. Varela tem tendência a tomar quase sempre a opcao (nas movimentações, passes, ...) que tem maior probabilidade de sucesso; ora isso é óptimo por exemplo num trinco, mas não na posição em que joga, em que é necessário criar desequilíbrios o que implica assumir riscos com alguma frequência, ainda que com moderacao (um passe mais arriscado, uma finta, uma desmarcação,...). Para um jogador nessa posição de forma a fazer a diferença mais vale 'as vezes tomar 2 decisões em 3 de risco que não resultam, com a 3a a resultar em cheio. Acaba portanto por ser um jogador algo «ensosso», que raramente joga mal mas também raramente faz a diferença.

O que me leva a um ponto fundamental deste artigo, que é (na minha perspectiva) uma total estagnação de Varela nos últimos 2 anos e meio. Há 2 anos e meio eu escrevi aqui um artigo em que me perguntava se não seria preferível Varela a titular em detrimento de Hulk.

Ora o tempo demonstrou que afinal não havia fundamento para as minhas dúvidas, e penso que a razão para tal foi que Varela não evoluiu (em certa medida houve até mesmo um ligeiro retrocesso) enquanto Hulk continuou a evoluir, principalmente ao nível da maturidade. Penso que Varela corre mesmo a curto prazo o forte risco de perder a titularidade para um «rookie» como Atsu, mesmo que este não seja exactamente um prodígio nato.

Porque é que Varela não evoluiu (e tendo em conta que há 2 anos e meio tinha 25 anos, longe da idade típica de «pico» de performance), é para mim um pequeno mistério. Desleixo e falta de ambição? Trabalho insuficiente do treinador (individual e de aproveitamento colectivo)? Um misto das duas coisas? Outras? Se calhar nem eles sabem.

8 comentários:

D.Pedro disse...

Jogador razoavel.
O seu ponto forte são os golos que vai marcando.
Tem como se costuma dizer boa relação com o golo.

HULK 11M disse...

Varela nao evolui. Tal e qual como acontece com praticamente todos os outros jovens que fazem parte do plantel!
Em sentido inverso... muitos jogadores vao perdendo qualidade e valor de mercado!
De quem e a culpa? Como náo e do treinador so pode ser dos proprios atletas.
Alias, cada vez leio mais por aqui comentarios que vao no sentido que o FCP tem um plantel muito curto, de 12 ou 13 jogadores de qualidade! E logo este plantel, que e o mais caro de sempre!

Alexandre Burmester disse...

O ponto mais forte de Varela é a sua capacidade de marcar golos, o seu jeito para rematar, o que, num plantel em que tal qualidade não abunda (Martinez, Lucho e o próprio Varela serão os únicos rematadores natos da equipa) é muito importante.

Anónimo disse...

O Varela é aquilo, não dá mais. É bem util quando motivado.

È preciso lembrar que por força do patamar a que o FCP se alcandorou no plano internacional há 10/12 anos pediam X por um jogador, hoje pedem X+Y ......

Joaquim Lima disse...

José Rodrigues, o seu artigo poderia ter sido escrito após o jogo de hoje... Varela mediano, ajudou a defender mas não arriscou muito no ataque, não criou quase perigo nenhum!

Se noutros jogos poderia ter a desculpa de não ter um defesa-esquerdo a subir na ala, hoje com o Alex Sandro não poderá ter esta desculpa.

O Varela estagnou no último ano. Não sei se estará a entrar na fase descendente da sua carreira (alguns atingem o pico mais cedo que outros), mas o que é certo é que o VP não o tem sabido potenciar.

José Correia disse...

Na minha opinião, o Varela é um jogador mediano sendo, claramente, o elo mais fraco do onze habitual do FC Porto 2012/13.

Pedro M. disse...

Bom artigo.

confesso-me um admirador das qualidades do Varela. Não é um jogador que resolva jogos sozinho como o Hulk ou o James mas nao podemos jogar com 2 jogadores com estas caracteristicas simultaneamente (tirando jogos contra equipas claramente mais fracas).
uma equipa é feita de equilíbrios. se temos o James numa ala com liberdade para assumir os riscos que entender, penso que devemos ter um jogador mais "responsável" do outro lado, ainda mais quando temos um lateral bastante ofensivo.
além disso, penso que todos os extremos do plantel (à excepção do Varela) são jogadores de desequilíbrios, o que pode ser bom quando o adversário joga fechado mas é arriscado contra adversários com algum nível.

Franco Baresi disse...

Desculpem lá, o Varela é um dos melhores jogadores do plantel. Protestamos "de barriga cheia".
A >minha< bitola para aferir a qualidade de um jogador é que este cumpra 2 tópicos:
a) Se domina a bola, sabemos que não vai ser desarmado;
b) Não se atrapalha depois, porque sabe o que lhe há-de fazer.
Tentem aplicar os dois tópicos (difícil de desarmar + não joga "à sorte") ao resto do plantel e verifiquem vós mesmos.
Já agora, tentem o mesmo com os melhores jogadores dos últimos anos e vejam a que conclusões chegam.