segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Prenda de "Reyes"

O campeão olímpico mexicano Diego Reyes é a nova contratação do FC Porto. Segundo anuncia, esta segunda-feira, o clube, o jogador integrará o plantel “azul e branco” a partir de Junho de 2013, no arranque da próxima época futebolística.
in Porto24

O FC Porto anunciou hoje a primeira contratação para a próxima temporada.
O defesa central mexicano Diego Reyes chega proveniente do América e os valores oficiais ainda não transcenderam mas falam-se entre 5 e 8 milhões de euros, dependendo das variantes do negócio.

Pessoalmente é uma contratação que me agrada.
Não só porque o que vi dele me entusiasma, é bom na marcação individual e tem uma cultura táctica bastante evoluída para os 20 anos que tem. É também porque quem me conhece sabe que há vários anos que defendo que o FC Porto tinha de encontrar rapidamente um mercado alternativo ao inflacionado mercado brasileiro e ao mercador argentino que tem perdido qualidade, como o próprio futebol local o evidencia de ano para ano. Mercados com jogadores jovens, de projecção e com um potencial de mercado evidente. O México é um dos exemplos mais claros.

Não são apenas campeões olímpicos, medalha de bronze no último Mundial sub-20 e campeão do mundo de sub-17. São um país que está a lançar aquela que será, provavelmente, a sua melhor geração. Há, sem exagerar, entre dez a vinte jogadores mexicanos que nos próximos anos estarão em clubes de elite europeus como já acontece com o Javier Hernandez, por exemplo.


Há outros países (o caso da Colombia é evidente) como o as potências orientais (Japão/Coreia do Sul), a Bélgica (na qual já pescamos o Defour e o Mangala) ou o Senegal (país do Ba) que vale a pena seguir com atenção. À medida que a situação financeira do clube se aperta é fundamental sermos rápidos em realizar negócios destas características porque são os valores de futuro, tanto no terreno como fora dele.

O facto de ser um defesa central implica, seguramente, que o clube pensa não só vender Rolando (como já queria neste último defeso) como hipoteticamente outro central do plantel actual. Mangala e Maicon têm mercado e Otamendi é internacional argentino, com "noivas" em Espanha e Itália. Será curioso ver como evoluciona o ano competitivo destes três jogadores.

Para os que gostam de seguir tendências, lembro só que este é mais um dos prodígio latino americanos que um clube da capital tentou pescar mas que à última da hora preferiu o prego ao bitoque. É esperto, o miúdo!

73 comentários:

DiLaurentis disse...

Felizmente, ainda estamos cheios de dinheiro. Este já está. Venha o próximo. O empréstimo obrigacionista já está a render contratações e comissões.

Crise? Qual crise? Não aqui.

DC disse...

Parece-me uma boa aposta. Só coloco a dúvida: Será de certeza para central? Não será se calhar também uma alternativa a Fernando que só tem mais ano e meio de contrato?

Andre Correia disse...

Esta contrataçao na minha opiniao é uma palhaçada autentica......olho para o porto e nao vejo um ponta de lanca alternativo ao jackson nem um trinco para o lugar do fernado nem um medio creativo ....e vao gastar dinheiro com um central ????? Toda a gente ve que o porto so tem atsu no banco para o ataque o kleber arrepia a tao má capacidade de marcar golos e ajudar a equipa ele é menos um ....enfim o diego reyes pode ser mt bom jogador mas temos para essa posicao jogadores excelentes otamendi e maicon e ainda mangala que anda a jogar muito bem... nao sou apreciador para ja do abdoulay ta muiyo verde.. GOSTARIA SIM DA CONTRATACAO DE CENTURION... para o ataque

José Rodrigues disse...

Bem, a unica opiniao q tenho neste momento e' q a posicao de central nao passava claramente pelas minhas prioridades (e com o estado das contas, a prioritizacao e' mais importante do q nunca). Acho q estamos relativamente bem servidos de centrais - e isto mesmo q o Rolando saia (Rolando q nem sequer tem contado quase nada nestas contas).

Para mim so' fara' eventualmente sentido gastar uma meia duzia de milhoes num central se de facto for para vender Maicon ou Otamendi no Verao, o q so' eles sabem.

Isto independentemente do valor do jogador em si, q desconheco em absoluto logo nao comento.

Anónimo disse...

1ª questão: não é o gajo muito magrinho para defesa central?
2ªquestão: com tantos centrais e em bom plano será que se justifica gastar mais 8 milhoes?
3ª questão: vem para jogar a central ou a trinco?

José Rodrigues disse...

"lembro só que este é mais um dos prodígios sul-americanos que um clube da capital tentou pescar mas que à última da hora preferiu o prego ao bitoque"

A ser verdade parece q partilhamos muitos olheiros com o slb :-)

Agora a serio, nao tenho conhecimento de qualquer caso concreto nos ultimos 10 anos em q um jogador disputado por FCP e slb tenha vindo para o FCP connosco a pagar seja menos do q o slb oferecia pelo passe, seja a pagar menos em salario (e e' bem possivel q existam, eu e' q desconheco).

E' q se for para pagar um salario mais alto e' muito facil para esses jogadores "preferirem" o FCP ao slb...

José Rodrigues disse...

Ah, so' mais uma coisa: este rapaz de certeza q nao e' "mais um prodigio sul-americano", a nao ser q o Mexico tenha mudado de continente sem q eu tenha dado por ela! ;-)

Alguem q diga aos gajos da NAFTA (a q o Mexico pertence) q deviam mudar o nome para NSAFTA (North and South America Free Trade Agreement) ;-)

(estou a brincar, da' para perceber perfeitamente q foi um lapso em q se devia ler "latino-americano" e nao "sul americano").

Miguel Lourenço Pereira disse...

Tanto foi que já está corregido!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Estou contigo, não faço a minima ideia se eles escolhem o FCP só porque pagamos mais ou pelo prestigio que temos, que ainda é bastante, e por ter-mos a fama de saber vender bem os jogadores para um clube maior. Nesse apartado o Benfica começa a aprender a lição e as coisas estão mais ou menos equlibradas!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Não era, nem de longe nem de perto.

A não ser que a SAD tenha as garantias de que mais do que um central será vendido (e por bom dinheiro) parece evidente que as laterais e a posição de ponta-de-lança estão bastante mais carentes. Neste caso creio que mergulharam de cabeça com medo a perder um central cujo valor futuro de mercado pode ser bastante mais alto do que o valor de compra.

É um risco, sem dúvida, mas veremos como evoluciona o mercado com o Mangala, o Maicon e o Otamendi!

Miguel Lourenço Pereira disse...

DiLaurentis,

Não fiz referência no artigo mais li em mais de um jornal que é possível que o jogador tenha vindo só com metade do passe, por isso não sei se o que se gastou agora foi mais de 3 ou 4 milhões.

Anónimo disse...

Já no texto está esse erro e agora repete-o. è "sermos" e "termos"!

Anónimo disse...

*corrigido

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
O DiLaurentis ou está a delirar ou então é gozo...
1º O empréstimo obrigacionista é para amortizar um de 18 mil, juros e vomições dos 30 mil não sobram mais de 8 a 9 mil que servem para resolver problemas de tesouraria.
No meu ponto de vista (isto vai a imobilizado) deve estar a preparar-se a saída de 2 centrais um que já tem os patins (e esse morcão não deixa saudades) e uma eventual transação e como o Tiago só tem cabelo e tiques não vejo (e também a SAD embora atribuísse o prémio Dragão) nenhuma perspetival de singrar (quem me dera estar enganado).
Saudações

Joaquim Lima disse...

Penso que o jogador também joga bem a médio defensivo, o que poderá ser uma alternativa a uma possível venda do Fernando no final da época.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Ele é central de raiz, joga a médio defensivo de forma ocasional, seria uma adaptação e a meu ver, um mau negócio!

DC disse...

Eu conheço pouco do Centurion mas saber que ele era suplente do Viola e ver fotos dele com armas de fogo pela internet fazem-me desejar que fique lá bem longe.

Temos muitos centrais mas também temos muitos extremos que ainda nada provaram como Atsu, Kelvin e Iturbe. Mais um para quê?

Anónimo disse...

DiLaurentis, estava a pensar no mesmo que tu; como é possivel continuarmos a fazer figura de ricos quando estamos tecnicamente falidos!!! Sem dúvida que tens razão quando dizes que o empréstimo obrigacionista já está a encher os bolsos aos comissionistas de sempre. A politica de empurrar a divida com a barriga para futuras direcções continua em pleno. Não sei sinceramente o que dizer desta pouca vergonha. Já para não falar que o lugar que urgentemente necessita de ser reforçado no plantel e não é de hoje é de há mais de um ano é o lugar de Ponta de Lança. E este jovem pelos vistos só virá em junho... tipo contratação Danilo 20 Milhões. P.F tenham dó.

Anónimo disse...

Só uma pergunta? já contratamos o anvançado que necessitamos para fazer concorrencia ao Jackson.

Anónimo disse...

André; infelizmente este é mais um daqueles negócios que se fazem só por interesses de terceiros ao FC Porto. Agora é aguradar pelo próximo relatório e contas da sad, para ficarmos a saber quem são os artistas que vão ganhar uma pipa de massa em comissões.
E assim se começa a desbaratar os 30 milhões do empréstimo obrigacionista em vez de se começar a fazer frente ao passivo.

Pedro disse...

E no final da época sai mais um Rolando se faz favor...
Depois a culpa é dos jogadores.

Anónimo disse...

Se os 8 milhões que o anónimo se refere já incluirem as verbas que infelizmente já são habituais o Porto pagar em comissões e outros gastos, até já era bom, tendo em conta os últimos valores gastos em outras tantas contratações. Mas para mim este é mais um negócio que deve estar acima dos 10 Milhões de euros.

Anónimo disse...

QUEM LIXA QUEM?

Eu, sinceramente fico bastante desagradado e preocupado se esta contratação tiver como objectivo principal o espicaçar da galinha.

Na minha opinião, esta contratação não faz sentido nenhum tendo em conta as reais lacunas há muito detectadas no actual plantel. Dai a minha dúvida em relação ao verdadeiro objectivo desta contratação.
É que a realidade tem no mostrado que esta politica de “lixar” as galinhas “roubando” os jogadores que em principio lhes interessam, tem tido precisamente resultados contrários ao pretendido e quem se tem verdadeiramente “lixado” somos nós; ao aumentarmos ano para ano o nosso passivo e os gastos com o plantel. Ainda por cima esta politica de “lixar”, tem ajudado indirectamente as galinhas a fazerem excelentes negócios em seu proveito.

Então vejamos, comecemos por relembrar um dos negócios mais ruinosos da história do FCP e um dos mais proveitosos das galinhas (e o que mais me ficou entalado na garganta). A contratação do “Cebola” Rodrigues. Um jogador que os galináceos recusaram valer a sua opção de compra no valor de 3,5M e 120 mil de vencimento mensal para o jogador (com a justificação das constantes lesões) e nós fomos pagar 7M por 70% do passe e pagar um vencimento de 220 mil mês durante as 4 épocas de contrato, por um jogador que jogou só 6 meses (os primeiros) ao seu verdadeiro nível. As galinhas com a saída deste fiasco, foram recuperar o já dispensado F. Coentrão e lançaram por fim Di Maria, com os resultados desportivos e económicos que todos nós conhecemos.

Temos mais recentemente o exemplo outro péssimo negócio o de Danilo; que as galinhas tinham negociado a sua compra por 6,5M; o Porto, entrou na jogada e eles chegaram aos 10M (tudo incluído) e nós ganhámos o leilão por perto de 20M. Já para não falar de A. Sandro que também foi oferecido ás galinhas e estas rejeitaram pagar 9M. Hoje teem a fazer o lugar, um miúdo que lhes custou cerca de 2M.

E quem se lembra do Prediger; aquele jogador por quem demos 4,5M e assim ganhámos mais um despique aos galináceos. Prediger, que todos afirmavam que era o alvo principal das galinhas para preencher o lugar de trinco e enquanto nós lhe passávamos a rasteira, eles estavam a comprar um tal J. Garcia por 7M ao RM, mas que ninguém conhecia. Hoje eu sei onde anda um e quanto deu a ganhar… o outro sinceramente não sei nada dele.

O mesmo aconteceu com o tão propalado interesse das galinhas em Defour (7M) e Mangala (7,5M). Eles a quererem e nós a comprar; como “alternativa” já tinham negociado a compra de um tal de Witsel pelos mesmos 7M que custou Defour e foram buscar um tal de Garay por 5,5M por 50% do passe.

Acabo como comecei; se esta contratação tem como objectivo o “Lixar”; quem é que por fim vai ficar “Lixado”?

Feliz Natal a todos.

Duarte disse...

Subscrevo o post do Miguel.

De resto, esta contratação é de futuro, é para a próxima época. O jogador tem excelentes referências (ao contrário de Benitez, Mareques e companhias limitadas) e, decerto, que não foi contratado de ânimo leve, apesar da profecia da desgraça habitual. Para Janeiro acredito que tenhamos um médio de características ofensivas de que necessitamos e um avançado.

Tanto quanto sei, o Diego Reyes é central e joga a trinco excepcionalmente. Espero que venha para o centro da defesa e que não se faça com ele o mesmo disparate que se está a fazer com o Danilo.

DiLaurentis disse...

Silva Pereira,

Ainda não consigo acreditar que este não tenha custado 13 milhões + 5 milhões em comissões. Não consigo acreditar que estamos muito poupadinhos. Este trimestre vamos ter lucro, sem dúvida. Comunicação à CMVM, há? Não é informação relevante para o mercado?

Por outro lado, fico contente que PdC na quinta-feira tenha gasto 5,70€ em ações da SAD. Se não é o presidente a investir, quem é vai investir? Há que dar o exemplo. Estou seriamente a pensar em perder a cabeça e gastar 0,50€ em duas ações.

Duarte disse...

O anónimo é o "portista de Coimbra", certo?

Hilariante. Realmente o clube do regime (o seu clube) é o paradigma da gestão e do sucesso desportivo. Mas não se apoquente, mais uma vez foram comidos e já está na altura de encararem estas coisas com normalidade. Sinais dos tempos, meu caro, sinais dos tempos.

Eu sou absolutamente a favor da liberdade de expressão e opinião. O que abomino é a chico espertice e tenho pena que haja tantos infiltrados instalados num espaço com tradição na blogoesfera do FCP. Fica o desabafo.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Não consta em nenhum lado!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Como já disse noutro comentário, já o vi jogar aí mas é uma adaptação, como o Mangala, que no Standardt Liege também jogou alguns jogos aí e a lateral mas é central de raiz e a diferença nota-se!

José Rodrigues disse...

"Não sei porque ganhou o FCP. São duas equipas importantes de Portugal", diz Reyes.

Bem, acho q ao dizer isso ficamos a saber porque "ganhámos": certamente terá sido porque oferecemos mais pelo passe, digo eu...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu entendo que muitos de vocês estejam, como eu, preocupados com a nossa realidade financeira. Não sei é quantos viram o miúdo jogar.

Digamos que o Reyes está para os defesas centrais da sua idade no mesmo patamar que o James e o Anderson estavam nas suas posições. Foi eleito um dos melhores jogadores das Olimpiadas (marcou o Hulk e o Neymar, por exemplo), é campeão de sub-17 e medalha de bronze sub-20 e tem um cachet na Europa considerável.

Acredito que, caso os 7 milhões que tenho lido hoje de tarde, sejam certos, é possível vendê-lo por mais do dobro em dois anos, se o potencial se confirmar. Contra esse tipo de negócios não tenho problemas, os maus negócios são os que custam algo parecido e depois rendem zero, no campo e fora dele.

Daniel Gonçalves disse...

Caro Anónimo das 19:39,

o seu texto é um rol de falsidades, um exemplo puro de contra-informação, e denotando um azedume pela gestão desportiva do FC Porto. Das suas palavras eu tiro a correspondente dedução.

"As galinhas com a saída deste fiasco (Cristian Rodriguéz), foram recuperar o já dispensado F. Coentrão e lançaram por fim Di Maria..." Falso, "Cebola" chegou ao FC Porto em 2008, Coentrão só chegou ao plantel principal do slb em 2009, portanto não existe nenhuma relação directa ou causal entre a saída de um e a entrada de outro. Angel Di Maria foi contratado pelo slb antes de terem recusado a opção de compra por Cristian Rodriguéz, portanto também aqui não existe nenhuma relação causal.

Os valores que o Sr. Anónimo refere que o slb ofereceu por Alez Sandro e Danilo são meramente especulativos ou boatos. Além do mais o Santos não "oferece" jogadores, como o Sr. referiu, coloca-os à venda, o FC Porto antecipou-se a outros clubes e pagou o valor que era pedido - e estava previamente estabelecido - pelos jogadores, não existiu nenhum leilão pela melhor oferta.

"E quem se lembra do Prediger; aquele jogador por quem demos 4,5M e assim ganhámos mais um despique aos galináceos" Que se saiba nunca o slb esteve interessado no jogador citado, certamente tendo em consideração que o Prediger se revelou um flop, agora os benfiquistas inventaram uma história de como estavam interessados na sua contratação, para servir como uma espécie de «vitória moral» na opinião pública e na massa adepta, alegando que o flop saiu ao FC Porto e não a eles, uma vingança no sub-inconsciente dos benfiquistas, face a outros jogadores que não conseguiram impedir de serem contratados pelo FC Porto.

"e enquanto nós lhe passávamos a rasteira, eles estavam a comprar um tal J. Garcia por 7M ao RM" Mais uma vez não existe qualquer relação causal entre a contratação de um jogador e a não outro contratação de outro. Indirectamente, e sub-repticiamente, o Sr. Anónimo quer fazer crer que nós (FC Porto) é que fomos nos lorpas nesta "estória". Quer mesmo transmitir a versão de que foi pelo facto de o slb não ter conseguido contratar o Prediger que se virou para a alternativa Javi Garcia?
Mas o Anónimo quer gozar com a inteligência de quêm?

"O mesmo aconteceu com o tão propalado interesse das galinhas em Defour (7M) e Mangala (7,5M) (....) foram buscar um tal de Garay por 5,5M por 50% do passe." Mais inverdades, o Garay já estava assegurado pelo slb antes de se falar em Mangala nos media. Mais importante ainda, como se veio a descobrir posteriormente, o benfiquista Rui Costa, conforme o testemunho do agente do jogador, tentou contratar e desviar o Mangala do FC Porto.
Quantos jogadores que o FC Porto nunca considerou a sua contratação, que acabam no slb, só para os benfiquistas se regozirarem com uma vitória moral.

Daniel Gonçalves disse...

Também estou preocupado com a realidade económico-financeira do FC Porto, mas aqui considero, até ver, termos feito uma excelente jogada estratégica. Primeiro, a contratação do Reyes foi feita sabendo-se que no final desta temporada vamos provavelmente vender Otamendi, Maicon ou Mangala, portanto temos de acautelar o futuro. Segundo, o jogador tem uma excelente margem de progressão e evolução, como muito bem realçou o Miguel L. Pereira. Terceiro, penso - e posso estar enganado - o FC Porto não "avançou" de imediato com o valor financeiro total da compra, como só vamos contar com o jogador a partir da próxima temporada só adiantamos uma parte do valor, como é usual existir num "sinal" de compra e venda.
Também considero que a principal lacuna do plantel é um 2ª avançado, mas vamos aguardar até Janeiro.

Snob S.D Couto disse...

Caros amigos Portistas

Parece.me certo que no mercado de janeiro o FCP ira se reforçar cm quaresma ou izmailov

Centurion e reyes devem chegar em julho de 2013.

J.Hernandez(chicharito) deve assinar pelo FCP em janeiro 2013 ou julho 2013 envolvido provavelmente(digo eu) no negocio james..

Ja agora se james for para m.united, poderiam vir no "pacote" uns$milhoes mais anderson e j.hernandez.

Quem tiver novidades que comunique.

Cumprimentos.

José Correia disse...

O anónimo é o "portista de Coimbra", certo?

Naaaaa, que ideia...
Mas temos de ser compreensivos com este(s) "anónimo(s) portista(s)", porque casos como as (quase) contratações de Lisandro, Alvaro Pereira, Falcao e James Rodriguez ainda não foram bem digeridos...

José Correia disse...

Caro Anónimo das 19:39, o seu texto é um rol de falsidades, um exemplo puro de contra-informação...

Sem dúvida, mas temos de reconhecer que o texto deste anónimo está bem trabalhado, com as falsidades bem "embrulhadas".

Parafraseando António Aleixo,
"P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade
tem de trazer à mistura
qualquer coisa de verdade"

Joaquim Lima disse...

Temos que esperar para ver, Miguel. Pelo que vi em alguns vídeos ele tem bons pés e boa visão de jogo, mas não deixam de ser vídeos. Acredito mesmo que ele venha para jogar a médio defensivo. E acho que vai fazer esquecer o Fernando, caso este saia.

Andre Correia disse...

Solucoes para o porto reforcar o plantel .... izmailov, mossoró, eder, chicharrito e carrillo (sim o do sporting) acho um miude cheio d potencial vitima da crise do sporting

Duarte disse...

Pois, nisso tem toda a razão, José Correia.

José Rodrigues disse...

Independentemente dos detalhes no comentario do anonimo, a pergunta e' legitima: e' motivo de regojizo "ganhar uma corrida" ao slb nas contratacoes?

Para mim, nao. E' igual ao litro: neste tema tanto me da' "ganhar a corrida" ao slb como ao Valencia como ao Man Utd como ao Panathinaikos - o q me interessa e' se o jogador da' jeito, se e' bom, e se o custo (passe/salario) e' razoavel para o seu CV.

Pelo contrario, o factor "slb" e' para mim motivo de alguma apreensao na medida em q pode levar a decisoes mais emocionais/menos racionais, acabando por seja por ex contratar um jogador q nao dava jeito, seja por pagar mais do q deviamos ter pago.

Como no caso do Cebola, por exemplo (em q pagamos demasiado para o seu CV, tanto passe como salario).

No balanco eu diria q o saldo e' neutro. Temos casos de pseudo-"corridas" mal sucedidas como de outras bem sucedidas (A Pereira, Falcao). Mas tenho poucas duvidas q mesmo no caso de algumas bem sucedidas o impacto da "corrida" foi uma clara inflacao do custo.

Dito isto, eu nem sei (nem quero saber ao certo) em q casos e' q houve mesmo uma corrida. Suspeito q varias dessas alegadas "corridas" nao passaram de exageros ou invencoes da imprensa, dai o "pseudo" no paragrafo acima.

Para terminar, a serem verdade (as pseudo-corridas) nao deixa de ser algo estranho q se auto-elogia a nossa vasta rede de olheiros para depois termos sistematicamente o slb na corrida. Os olheiros trabalham para os 2 clubes, e'? Ou nao se sabe guardar um segredo?

José Rodrigues disse...

Nao deixo de lamentar q apesar dos valores alegadamente envolvidos (muitos milhoes) nao tenha havido qualquer comunicado da SAD. Pelos vistos nao se trata de nada "significativo"... assim vamos ter as especulacoes do costume na imprensa, e a confusao entre os adeptos.

O criterio para os comunicados da SAD e' uma autentica anedota, e pelos vistos a CMVM esta-se a borrifar. Nao comunicamos esta compra (nem por ex a do Anderson) mas ja' comunicados a compra de 50% do Otamendi ou 22% do Moutinho ou o emprestimo do Belluschi (em operacoes q envolviam muito menos dinheiro).

Totalmente ridiculo (e escusado, porque depois no R&C vem os dados - pelo menos parcialmente).

A mim parece-me claro q o criterio principal e' simplesmente comunicar aquilo q politicamente fica bem (i.e. q e' bem visto pelos adeptos), mas nao o q possa ser algo controverso (por exemplo, no caso do Danilo nao falaram nas comissoes no comunicado ou no custo total da operacao, o q vai dar ao mesmo).

Joaquim Lima disse...

Acho que a culpa aqui é da CMVM. Se eles fossem mais exigentes com este tipo de situações, nomeadamente com multas pesadas, o Porto (o os outros) comunicariam as transferências mais detalhadamente.

Carlos Santos disse...

Essa do "ser-mos" e do "ter-mos", faz-me lembrar aquele triste cartaz do Hulk com o "So-mos Porto" :)

DC disse...

Anderson mais Chicharito e já agora Van Persie LOL

Você paga o salário?

José Rodrigues disse...

A CMVM esta-se a cagar para isto. Tanto eles como a(s) SAD(s) fazem de conta q as SADs sao para ser levadas a serio como empresas com accionistas a quem prestar contas, quando nitidamente nao e' o caso.

Alias veja-se o volume de transacao de accoes da SAD: meia duzia de euros muda de maos em media em cada dia.

Se quiserem acabar com esta fantochada e retirar a SAD do mercado, por mim tudo bem (desde q comprem as minhas accoes ao preco nominal).

José Rodrigues disse...

Eu acho extraordinario como ha' pessoal q ainda fala destas coisas como se nos estivessemos principalmente compradores e nao vendedores.

Enquanto muitos andam preocupados a pensar em q jogadores comprar, a mim preocupa-me mais os jogadores q podem (provalvemente vao) sair.

José Rodrigues disse...

Espero bem q tenhas razao. Como disse desconheco o jogador e quem me dera q esteja ali uma autentica perola.

No entanto isto e' da forma q (mais uma vez) se tapam jogadores jovens (um da casa, como o Abdulaye) e em tempo de vacas magras. Vou esperar pelo verao de forma a estabelecer uma opiniao fundamentada sobre esta contratacao, mas nao e' liquido para mim q mesmo q saia Rolando mais um do trio Otamendi/Maicon/Mangala fosse justificado ir gastar muitos milhoes no mercado.

Ate' porque certamente novos buracos vao aparecer no plantel no verao, fruto da muito previsivel venda de mais um par de titulares (James? Moutinho? Jackson? Outro?).

Anónimo disse...

e repare lá o caro consócio (será?) que apesar desses fabulosos negócios, mesmo assim, “as galinhas”, nos últimos 3 anos, só ganharam um campeonato (para além da nossa vitória da liga europa) e foram repetidamente humilhadas pelo FCPorto. podemos falar também da saúde economico-financeira dos ditos cujos que não está, pelo que se diz, nada melhor que a da nossa sad.
é que por cada prediger, bénitez e walter, eles têm um airton, um spesi e um éder luíz... e um kardec, e um rodrigo mora e um sidnei (há quantos anos está lá este?) e querer comparar o alex sandro com o melgarejo, não me parece desonestidade mental, parece pura e absoluta estupidez!!
por falar nisso, não será possível deitar a mão ao jara e ao urreta... gostaria de ver mais sobre estes dois jogadores!

Anónimo disse...

para terminar, essa encapotada maneira insultuosa de se referir ao nosso rival não se coaduna bem com a sua admiração com a sua qualidade e a sua capacidade negocial. aliás, direi mais, sem respeito a rivalidade perde o seu valor e sem rivalidade esta paixão azul e branca que nos une é um marasmo aborrecido... depois tornar-nos-íamos em “galinhas” os maiores a pensar que o resto do mundo estava errado e apenas e só contra nós! e isso é uma postura ridícula (para não chamar outra coisa!)

(o mesmo anónimo de cima!)

Anónimo disse...

Caros colegas,
Concordo em absoluto com esta contratação.
Não obstante o Porto já estar muito bem servido de centrais, é preciso ter em consideração que o core business do Porto consiste em gerar mais valias com a venda de jogadores e participar assiduamente na Champions.
Para isso, torna-se essencial contratar jovens jogadores com potencial de desenvolvimento e crescimento a preços apetecíveis (daí que considere que a contratação de Danilo foi um equívoco, não pela qualidade do jogador, que, à semelhança de outros, considero que tem bastante potencial de crescimento, mas pelos valores envolvidos que tornam dificil gerar mais valias significativas com a sua venda futura).
Este muido tem muita, muita qualidade (faz-me lembrar imenso o Pepe) e enorme potencial para crescer e valorizar.
Daí que considere que o preço pela sua aquisição é bom tendo como expectável que ele irá registar um desenvolvimento análogo a outros jovens que vieram para o Porto (Pepe, Anderson, Alex Sandro, Sissoko, Hulk, James, etc...). A ser assim, como se espera, não me surpreenderá se daqui a 2/3 anos vier a ser vendido por 18/20 milhões de euros, sendo que nessa altura todos concordarão que se tratou de um excelente negócio.
Quanto ao excesso de centrais: o Porto irá vender/emprestar com opção de compra Rolando neste período de transferências.
No final da época, Otamendi, que tem muito mercado em Itália, irá ser igualmente vendido, sendo que o Porto ficará com Maicon, Mangala (titulares), Reyes e Abdoulaye.
Reyes irá jogando aos poucos e integrar-se no plantel para no prazo de um ano estar preparado para ser titular, sendo mais que previsível que Mangala irá ser vendido no final desse ano já que se trata de um jovem com enorme potencial e com muitos pretendentes. A contratação de Reyes foi mais um negócio que visa preparar o futuro atempadamente.
Se o Porto necessita de outros jogadores para outras posições? Claro que sim, sobretudo para o meio campo pois relembro-vos que Caballero (avançado) já está assegurado sendo mais um jovem com enorme potencial de crescimento.
Nessa medida, julgo que o Porto precisa apenas de preparar a aquisição de um sucessor de Lucho, isto na perspectiva que Defour substituirá Moutinho.
Tenho, para mim, que no final desta época as transacções do Porto se cingirão a Moutinho e Otamendi (no total cerca de 34/35 milhões de euros).
Substitutos para esses já estão assegurados, sendo apenas necessário reforçar, no final da época, o meio campo com 2 jogadores com potencial de crescimento.
Tiago Silva

DC disse...

José, sabe que o FM saiu há pouco mais de um mês. Os putos andam excitados com o jogo, lá não há passivo e no final da época há sempre mais milhões para contratações, mesmo sem vender ninguém!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu também sou consciente da realidade do clube e temo muito que no próximo Verão o encaixe em vendas obrigue a despovoar outras zonas do campo. Não sei sinceramente que soluções há para essas posições na lista de compras da SAD até porque me parece inevitável que dois ou três jogadores de 1º linha vão sair. Em Espanha falam já no Jackson para substituir o Falcao no Atlético de Madrid, imagine-se.

O que sei é que o Reyes é um bom jogador e que se tudo correr bem - como no caso do James, por exemplo - pode significar a médio prazo um encaixe significativo e nesse sentido acho que é um bom negócio.

Alexandre Burmester disse...

Anónimo das 12:42:

"...o core business do Porto consiste em gerar mais valias com a venda de jogadores e participar assiduamente na Champions."

Pois eu pensava que o "core business" do Porto era ganhar o mais que pode no campo desportivo.

Snob S.D Couto disse...

Eu estou a ser visionario..voces criticos destrutivos e ainda por cima tenho 30 anos e anda ai um fedelho a falar do FM quando eu cresci a namoriscar as minhas vizinhas...

JAMES vai sair, ninguem percebeu isso??

-q vai po m.united e q vem provavelmente j.hernandez

Vai sair em julho j.moutinho james e 1central

Mas voces ñ tiveram capacidade para se aperceberem q o FCP mais uma vez vai vender 2 ou 3 jogadores titulares no final da epoca.

Ja agora quaresma ou izmailov 1 deles vem em janeiro.

Mas voces so querem ver o passivo, quando vejo os presidentes dos 3 grandes pouco preocupados cm passivo.

Snob S.D Couto disse...

Pelas leis um clube so é obrigado a declarar o q se investiu ou vendeu a CMVM quando esse valor ultrapassa os 4 ou 5 m...pelo menos antigamente era assim.

Snob S.D Couto disse...

O james esta vai sair juntamente cm esses 2 q enumeras.t mas ninguem se acredita pelos visto, eles querem é saber do passivo e da piscina e do museu lol

chicharito
reyes
centurion
izmailov ou quaresma

Miguel Lourenço Pereira disse...

Joaquim

Mais do que videos vi jogos completos, principalmente com a selecção, e a sensação que me deixa é essa!

José Rodrigues disse...

"Leis"?LOL

Não existe nem nunca existiu tal lei.

Snob S.D Couto disse...

Caro José Rodrigues

Esta enganado..Os clubes so sao obrigados a comunicar a CMVM mediante um determinado valor, por exemplo o sapunaru belluschi ñ estavam inseridos nessa "obrigagaçao" pk para ser comunicado a CMVM têm q custar por exemplo 5 milhoes de euros.

ñ sei se me faço compreender,mas caso seja necessario apresento aqui factos.

Cumprimentos.

P.S: Gostaria q o blog fizesse uma sondagem dos jogadores mais amados q passaram pelo fCP, aqui vai a minha lista: madjer,j.pinto,futre,gomes,j.costa,f.couto,aloisio, j.andrade,s.conceiçao,kostadinov,jardel,deco,emerson,rui barros.

José Rodrigues disse...

Venham daí esses factos, então!

Concerteza será fácil encontrar isso no site da CMVM.

Miguel Lourenço Pereira disse...

http://www.dominiodebola.com/index.php/futebol/noticias/fc-porto/1269-hector-herrera-a-caminho-do-dragao

Eu falei no México e alguém da SAD parece estar de acordo. A confirmar-se esta notícia é mais um belo jogador e a prova de que a mudança de mercado é evidente!

DC disse...

Mas quem lhe diz que capacidade é que nós tivemos?

E o que é que faz com que a saída de James faça com que o Porto passe a poder pagar ordenados milionários?

E além disso quem lhe garante que James vai sair já na próxima época?
Quem lhe diz que estas contratações de Reyes e Herrera não são a prever a venda de Otamendi e Moutinho?

E quem lhe garante que vem Quaresma, Izmailov ou o diabo a 3? Você sabe mais do que nós a que propósito? Trabalha no Porto?

DC disse...

Devem estar guardados no mesmo sítio onde está o facto de que James vai sair e de que Izmailov ou Quaresma estão certinhos no Porto...

Snob S.D Couto disse...

Deve-se comunicar os factos relevantes, o que tem impacto para os accionistas e que afectem o mercado.

Fica ao critério do clube decidir o que é relevante ou não. Embora a cmvm possa pedir explicações se entender algo importante não foi/está a ser comunicado.

Um jogador que custe 8M€ terá que ser comunicado porque tem impacto no orçamento. Um jogador que custa 2M€ só é comunicado se o clube lhe apetecer porque não tem demasiada relevãncia na SAD.

Snob S.D Couto disse...

Artigo 248.º-B
Comunicação de transacções
1 - Os dirigentes de um emitente de valores mobiliários admitidos à negociação em
mercado regulamentado ou de sociedade que o domine, bem como as pessoas com
aqueles estreitamente relacionadas, informam a CMVM, no prazo de cinco dias úteis,
sobre todas as transacções efectuadas por conta própria, de terceiros ou por estes
por conta daqueles, relativas às acções daquele emitente ou aos instrumentos
financeiros com estas relacionados.
2 - A comunicação prevista no número anterior identifica relativamente à transacção:
a) A natureza;
b) A data;
c) O local;
d) O preço;
e) O volume;
f) O emitente;
g) O instrumento financeiro que dela é objecto;
h) O motivo da obrigação de comunicação;
i) O número de acções do emitente de que o dirigente passou a ser titular após a
transacção.

José Rodrigues disse...

Caro Snob,

onde e' q falam em valores (de forma directa ou ate' mesmo indirecta) no q transcreveu? Onde e' q estao os "5 milhoes"??

Eu respondo: em lado nenhum (nem no q transcreveu, nem em mais nenhum lado, muito menos em alguma lei).

O criterio e' comunicar aquilo q a SAD achar ser "relevante" comunicar, mais nada. Ou seja: de forma extremamente subjectiva e - com os exemplos q ja' apontei - executado na pratica de forma totalmente inconsistente.

Mas sei la', se calhar alguem da SAD consegue explicar-me pq e' q o emprestimo do Belluschi no ano passado (ou a re-compra de 22% do Moutinho) foi mais relevante do q a compra agora do Reyes, por exemplo. Pelos valores envolvidos nao foi de certeza absoluta.

José Rodrigues disse...

Bem, pelo q percebi (segundo o Antero) nos temos uma rede de olheiros espectacular espalhada pelo mundo inteiro.

Sendo assim presumo q estejam mesmo familiarizados com possiveis perolas no, sei la', campeonato de um Burkina Faso ou Bolivia, quanto mais com campeoes olimpicos (ou outros jogadores de topo do campeonato mexicano)... Era o q faltava q nao estivessem, com tamanha rede.

Mas diga-se de passagem q nao somos "virgens" no mercado mexicano: ainda ha' seis meses fomos la' buscar o Jackson...

Anónimo disse...

Alexandre, como sei que sabe perfeitamente a tradução de "core business", convirá que está a falar de realidades distintas... o ADN do nosso Porto é vencer todas as competições em que participa. Mas, para além disso, há ainda a vertente económica e empresarial de um clube como o FC Porto.
E essa reconduz-se ao que referi e que todos perceberam, mesmo o Alexandre.
Tiago Silva

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Eu falo no mercado México há algum tempo e confesso que, quando comecei a pensar nele foi sobretudo pelos nativos, o Jackson surpreendeu-me bastante.

Para um clube que vive disto, é mesmo importante ter uma rede de olheiros bem posicionada. Ajuda também que um dos homens por detrás do projecto tenha sido durante muitos anos o responsável da base de dados do Football Manager em Portugal.

José Rodrigues disse...

Bem, uma eventual rede de olheiros tem a meu ver 2 objectivos:

1) descobrir novos talentos enquanto sao muito jovens e nao dao nas vistas (o q nao inclui descobrir um jogador q ja' se sagrou campeao olimpico, por exemplo...ou outros q facilmente se segue pela TV, como por exemplo jogadores de equipas relativamente pequenas q jogam na LC)

2) para os jogadores q ja' nao sao exactamente desconhecidos (como seria o caso deste Reyes ou por ex de um Anderson quando estava no Gremio), fazer observacoes detalhadas de perto e construir um "dossier" extenso

DC disse...

E o VP pensou da mesma forma que o José. Aí estão os titulares!

Snob S.D Couto disse...

Por exemplo se o messi assina.se pelo fcp por 500mil euros, teriamos q comunicar a cmvm,mas se contratassemos o zeca ou o nado a um clube qualquer por 3 milhoes ñ teriamos q comunicar.

Mas sim percebo o q quer dizer.

Manuel disse...

Agora é a minha vez de meter o bedelho. lol.
Não sei se o tal anónimo é portista ou não nem me interessa. Eu não sou. Mas muita coisa do que ele diz é verdade. O Witsel por exemplo foi comprado pelo Benfica apesar de ter existido uma oferta do Porto, veio nos jornais belgas e portugueses, de 12M€.

O Porto agora queria comprar o Centurion, é público, mas não tem dinheiro para isso. O Benfica prepara-se para o comprar.

Penso que o Benfica precisa mais de avançados do que defesas, que os tem muitos e bons. Das necessidades do Porto não falo, pois desconheço.

Agora é preciso não esquecer que o Porto já gastou bem mais do que 40M€ em 4 defesas centrais no último ano, Mangala, Danilo, Alex e Reyes. Os valores são verdadeiros pois constam no R&C.

Li num jornal o empresário afirmar que o Reyes tinha custado, se não estou em erro, 8M€. Provavelmente já com as comissões.

Uma coisa é certa. Este Reyes até pode ser um grande jogador, mas não tem cabedal ou físico para defesa central. Lá terá que "puxar" muito ferro.

Manuel disse...

O "jovem" Snob pode querer muito mas isso não chega. Estou com o DC e o José Rodrigues.
O Centurion não vai de certeza para o Porto. E de facto é quase impossível para um clube português trazer jogadores de Inglaterra que é o país que paga os ordenados mais altos. O tempo é de vacas magras e é de apertar o cinto, isto é, diminuir os custos salariais. Drasticamente.