domingo, 2 de dezembro de 2012

Os incendiários de serviço

Os títulos e destaques de 1ª página escolhidos pelo jornal A BOLA, no dia seguinte ao último SC Braga x FC Porto, tinham dois alvos claros: o treinador do FC Porto ("Dragão brincou com o fogo e queimou-se") e a principal claque do FC Porto ("Morte antes do jogo").

Sobre as opções do treinador do FC Porto, ao nível da gestão do plantel, já me pronunciei brevemente num comentário ao jogo e falarei num outro artigo a publicar.

Quanto à morte de um adepto bracarense antes do jogo, é um assunto demasiado grave para ser tratado com ligeireza. Por isso, deve-se ter muito cuidado naquilo que se diz e escreve e não misturar situações comprovadas com especulações.

No final do jogo, quando alguns jornalistas e órgãos de comunicação social lisboetas já tinham difundido a versão de que o membro dos Red Boys tinha morrido na sequência de confrontos graves entre as claques dos dois clubes, o diretor de comunicação do clube minhoto, Marco Aurélio Carvalho, compareceu na sala de imprensa e afirmou (para quem o quis ouvir) que o incidente nada teve a ver com confrontos entre claques.

Já ouvi e li que o atropelamento do membro dos Red Boys ocorreu quando este ia a fugir de adeptos portistas mas, para além desta versão não estar confirmada, convinha que os jornalistas que a difundiram tentassem, pelo menos, perceber porque razão é que uma camioneta dos Super Dragões terá, alegadamente, parado na via rápida que atravessa Braga e alguns adeptos terão, alegadamente, saído da mesma em perseguição do adepto bracarense que faleceu após ser atropelado.

O que está comprovado é o facto de, após o final do jogo, a camioneta que transportava a comitiva oficial do FC Porto ter sido apedrejada quando se dirigia ao Porto, o que aconteceu pela segunda vez no espaço de uma semana. Mas isso, claro, não é assunto que mereça qualquer destaque do jornal A BOLA.

19 comentários:

Anónimo disse...

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=2920715

Um adepto do Braga faleceu, atropelado, antes do jogo começar, havendo versões contraditórias do que realmente terá acontecido.

Um adepto do Braga faleceu esta noite antes do jogo Braga-FC Porto, atropelado por uma viatura. Uma primeira versão dos acontecimentos relatava que a morte ocorrera numa zona onde se registavam confrontos entre adeptos, alegadamente entre membros das claques portistas dos Super Dragões e dos bracarenses Red Boys.

O comando da polícia de Braga confirmou, entretanto, a ocorrência de um atropelamento, sem adiantar, contudo, mais pormenores relativos aos confrontos entre adeptos do FC Porto e do Braga, aguardando um relatório.

Após o encontro, o diretor de comunicação do clube minhoto, Marco Aurélio Carvalho, compareceu na sala de imprensa para transmitir aos jornalistas que o incidente ocorreu antes do jogo e nada teve a ver com confrontos entre claques dentro do estádio.

Entretanto, uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Braga disse à Agência Lusa que quando elementos da corporação chegaram ao local, populares que assistiram ao atropelamento referiram que "o homem terá atravessado a via rápida para fugir a um grupo de adeptos do FC Porto".

O chefe da equipa da Cruz Vermelha de serviço no estádio, Pedro Malainho, confirmou a existência de confrontos, mas na Alameda de acesso ao estádio, dos quais resultaram cinco feridos.

Anónimo disse...

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=2922337

Claque Red Boys e familiares do adepto querem saber por que parou na via rápida um dos autocarros de adeptos portistas.

O puzzle das circunstâncias que originaram, anteontem, a morte por atropelamento do adepto do Braga João "Mico" (João da Silva Ribeiro), numa via rápida da cidade, próxima do Bairro das Andorinhas, antes do jogo com o FC Porto, demorará algum tempo a ser completado. Segundo alegadas testemunhas oculares, o acidente ocorreu após a paragem na via de um autocarro com adeptos portistas, supostamente, alvo de apedrejamentos. Os familiares da vítima exigem explicações.

Desmentindo ter feito qualquer emboscada, a claque Red Boys (à qual pertencia João Mico), através do líder, Carlos Cerqueira, diz ter sido informada de que o veículo que transportava adeptos do FC Porto terá chegado a Braga "sem qualquer escolta policial". "Queremos saber também por que parou na via rápida", declarou.

Perante versões contraditórias e relatos de testemunhas para apreciar, a investigação prossegue, sem esclarecimentos oficiais por parte das autoridades, ontem novamente contactadas por O JOGO. O comando da PSP de Braga informou que tal compete ao departamento de relações públicas e só a partir de amanhã, dia em que a Unidade Metropolitana de Informação Desportiva (UMID) da PSP do Porto, responsável pelo acompanhamento das claques oficiais do FC Porto nesta deslocação, retoma a atividade. Enquanto assistia ao jogo Braga-Creixomil em futsal, Carlos Cerqueira anunciou que os Red Boys vão propor ao Braga a apresentação de uma queixa contra a ação da polícia. Informações recolhidas junto do FC Porto dão ainda conta de que o autocarro em que a equipa viajava terá sido apedrejado, no regresso à Invicta.

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior_premium.aspx?content_id=791719

Onda de violência deixou Braga em estado de sítio

morte de adepto precipitou noite negra

A realização do jogo Sp. Braga-FC Porto, que ditou a eliminação dos dragões da Taça de Portugal, deixou a cidade de Braga em verdadeiro estado de sítio com uma onda de violência nunca vista. A trágica morte de João Silva Ribeiro, adepto do Sp. Braga vítima de atropelamento alegadamente quando fugia de uma investida de adeptos do FC Porto, foi o rastilho de uma noite sem precedentes e que terminou com carga policial nos bairros contíguos ao Estádio Axa. As forças da ordem tiveram dificuldades em controlar a fúria dos bracarenses. O apedrejamento ao autocarro do FC Porto, que ficou com o vidro da frente danificado, provocou uma autêntica perseguição nas ruas e bairros, com a PSP a disparar balas de borracha. Três horas depois do fim do jogo, a normalidade ainda não estava restabelecida.

Anónimo disse...

http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=42&did=87368

Sporting de Braga confirma morte de um adepto, por atropelamento. Tudo se terá passado antes do arranque da partida com o FC Porto, aparentemente na sequência de confrontos entre as claques de ambas as equipas

Adepto do Sporting de Braga morreu antes do jogo com o FC Porto

Um adepto do Sporting de Braga faleceu antes do encontro desta sexta-feira com o FC Porto, aparentemente na sequência de incidentes registados entre as claques de ambas as equipas.

A informação da morte foi confirmada já depois da partida por Marco Aurélio Carvalho, director de comunicação do Sporting de Braga. O mesmo responsável nega, contudo, que se tenham registado confrontos entre adeptos dos dois clubes.

José Esteves, uma testemunha ocular do acidente, contou à Renascença como tudo se passou, deixando entender que o acidente se deu depois de cenas de violência entre claques.

"Eu ia no sentido contrário do acidente, ouvi um estrondo e vi uma vítima a rebolar e ainda um grupo de homens a correr em sentido contrário ao do sinistro. Parei e chamei a ambulância. A assistência foi rápida, mas a vítima faleceu no local", narra.

Anónimo disse...

http://sol.sapo.pt/inicio/Desporto/Interior.aspx?content_id=63953

Um adepto do Sporting de Braga morreu ontem à noite atropelado em Braga ao atravessar uma via rápida, alegadamente a fugir de um grupo de adeptos do FC Porto, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários da cidade.
Segundo a mesma fonte, quando os bombeiros chegaram ao local, populares que assistiram ao atropelamento referiram que "o homem terá atravessado a via rápida para fugir a um grupo de adeptos do FC Porto".

O director de comunicação do Sporting de Braga disse no final da partida que o atropelamento não está relacionado com confrontos entre adeptos das duas equipas.

Adepto do Braga morreu atropelado antes do jogo com o FC Porto

O incidente ocorreu antes do jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol entre o Sporting de Braga e o FC Porto, que os minhotos venceram por 2-1.

Lusa/SOL



Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=604538

Sp. Braga de luto por morte de adepto antes do jogo da Taça frente ao FC Porto

Consequência da morte de um adepto bracarense, atropelado pouco antes do jogo entre Sporting de Braga e FC Porto, quando supostamente tentava fugir de elementos de uma claque adversária, a direcção dos “guerreiros do Minho” emitiu hoje um comunicado, lamentando «a perda desta vida e apresentar o seu pesar junto da família e de todos os adeptos». «Perder alguém é sempre doloroso, para a família, para os amigos e conhecidos e para aqueles, que de alguma forma, se habituaram ao convívio com essa pessoa», afirma, em comunicado, o Sporting de Braga, recordando que, «nestes momentos, todas as palavras são vãs e nos parecem demasiado pobres para consolar ou compensar a perda.»

Contudo, «face ao acidente que ontem vitimou João da Silva Ribeiro, adepto do SC Braga e bracarense, o SC Braga, Clube e SAD, pelo seu presidente António Salvador, vem lamentar a perda desta vida e apresentar o seu pesar junto da família e de todos os adeptos», acrescenta o clube bracarense.

«Porque todos somos uma família, o desaparecimento de um adepto é um “luto” que todos devemos sentir», conclui.

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/sp-braga-fc-porto-taca/1397848-1468.html

A noite começou com uma notícia triste em Braga. Um adepto da equipa da casa faleceu após ter sido atropelado numa via rápida próxima do Estádio Axa.

Informações oficiais fornecidas pelo Sp. Braga, no final da partida, asseguram que a fatalidade não teve origem em qualquer tipo de confronto, ao contrário do que chegou a ser sugerido.

O mesmo não afirma um responsável da Cruz Vermelha Portuguesa. Pedro Melim disse aos jornalistas que o incidente ocorreu numa altura em que o jovem adepto do Sp. Braga fugia de um grupo de pessoas ligadas à claque do F.C. Porto. Duas versões, portanto, que não coincidem.

O falecimento do adepto do Sp. Braga consternou os Red Boys, principal claque dos arsenalistas, dos quais fazia parte. Durante a partida, este coletivo retirou quase todas as tarjas que colocara na bancada para o jogo com os dragões.

O mesmo elemento da Cruz Vermelha deu ainda conta da existência de cinco feridos por desacatos nas bancadas. Todos eles tiveram necessidade de ser transportados para o hospital.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Quanto à bolha não vale apena comentar, todos nós sabemos o papel e o que querem, já agora aproveito para mais uma vez dar os parabéns ao grande Futre que mesmo nesse canal não se encolhe, para quem não viu como ele desnascarou aquele bucha da Bola TV, de tirar o chapéu, os portistas paineleiros deveriam ver para aprender a defender o FCP.

Se me permite gostaria de fazer um reparo aos comentários de muitos portistas que me irritam.
Será que não aprenderam com o passado, isto é à pequena contrariedade desancam logo nos jogadores e no treinador.
Felizmente que o JNPC não vai em criticas ao pequeno deslize.
O VP esteve muito bem a montar a equipa a única falha(na minha modesta opiniâo) é ser um "pouco" inocente e não ver ao que vinha o Malquerença, era óbvio (e os jogado0res do braga tudo fizeram então aquele madeirense que passou pelo FCP foi ascoroso)que o cenário estava preparado para amarelar ao pequeno contacto daí dizer que com jogadores como o Castro e Ml não podia arriscar mantelos em campo.
Quanto à falha do Danilo, será que ninguém erra, será que ao minimo erro tem que ser lançado à fogueira? Sinceramente comparar o ML com o Danilo é comparar vinho do Porto com vinho americano.
Também acho que foi um jogador caro, também acho que ainda não rendeu o que sabe, mas foi por essas que muitos jogadores passaram pelo FCP e que desgraçadamente foram apupados e depois foram brilhar e render para outra paragens.
Sinceramente foi um jogo que correu mal e que se cometeram erros mas não vejo motivos para tanta polémica.
Acho que os jogadores se entregaram à luta e que deu para perceber algumas coisas.
O Kléber não é alternativa, de centrais estamos bem servidos, o Castro tem lugar na equipa o Atsu para já não tira o lugar ao Varela e que as arbitragens e os comentadores demonstraram ao seviço de quem estão.
Espero que o PSG se aplique na terça da mesma maneira que jogou no sábado.
Obrigado
saudações portistas
Já agora parabéns à equipa B mas ainda têm que melhorar.

joao abel calais disse...

Isso , òbviamente , o esclarecimento da verdade seria muito difícil para o Jornal que o José Correia , citou .Ainda hoje, NÃO SE SABE , por aquele jornal, quem é que matou no Jamor o adepto do SPORTING , como não se sabe -através desse pasquim - quem é que quase matou à "tacada" o nosso hoquista Filipe Santos, perto do Estádio da Luz,como NÃO SE SABE quem pegou fogo ao autocarro dos Dragões em Lisboa ... e, por aqui me fico que não me apetece lembrar-me de mais coisa nenhuma . Seria bom que as AUTORIDADES do país, esclarecessem o público do que se passou, mas com firmeza e sem deixar dúvidas a ninguém de como os factos ocorreram .Se fôr por esse PASQUIM , daqui a pouco o cidadão que, infelizmente, faleceu já vinha morto do ... Porto,escondidopela claque dos ... Super Dragões !...
Saudações Portistas
João Carreira

José Correia disse...

Vamos admitir que se confirma a versão, segundo a qual, uma camioneta de adeptos portistas parou na via rápida que atravessa Braga, numa altura em que se dirigia para o Estádio Axa.

Por que razão é que isso terá acontecido?

Anónimo disse...

Silva Pereira

Querer desculpar a incompetência do VP com questões de arbitragem é no mínimo redutor; no jogo para a liga, com um Xistra mais coerente com a arbitragem que umas semanas antes tinha realizado em Coimbra e que nos custe reconhecer ou não inventou duas grandes penalidades contra os "chifrudos", mais fácil teria de ter assinalado duas ao FCP. E se tal tivesse acontecido no final o VP nem conseguiria dizer que a sorte procura-se, pois pela pobre exibição realizada excepto nos 15 minutos iniciais, tínhamos sido derrotados. Quanto ao Malquerença estamos de acordo quanto aos amarelos... Mas não nos podemos esquecer no risco de cairmos no ridículo que Malquereça foi um bom Benquerença quando fez vista grossa á tentativa do Fernando de levar os calções do Hugo Viana para os balneários, e isto em plena área do SCB.

O que acontece é que já passou uma época e mais um quarto desta e VP continua demonstrar que é um fraco treinador para uma equipa como o FCP.

A sorte dele é que o FCP até sem treinador pode ser campeão.

Assim fica o senhor com a sua irritação com certos comentários e eu com irritação de ter que ver VP como treinador do fcp

José Correia disse...

Não sei porquê, mas este "anónimo" faz-me lembrar um outro "anónimo" (ou será o mesmo?) que se dizia adepto da Académica e simpatizante portista, mas tudo o que escrevia tresandava a benfiquista...

João disse...

Não sei, mas dizer que os dois penaltis limpinhos de Coimbra foram inventados e a seguir inventar lá naquela cabeça duas contra o Porto no jogo para o campeonato.. É, este tresanda..

José Correia disse...

"No final do jogo, juntou-se um grupo enorme de adeptos do Braga, bastante agressivos, que apedrejaram um autocarro de adeptos do FC Porto e a própria polícia, que entretanto interveio para repor a ordem. A polícia foi obrigada a efetuar alguns disparos de shotgun"
Daniel Mendes, responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga, em declarações à Agência Lusa

José Correia disse...

Em relação às circunstâncias da morte do adepto do SC Braga, a versão oficial da PSP de Braga é a seguinte:

"Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo"
Daniel Mendes, responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga, em declarações à Agência Lusa

DC disse...

"O que acontece é que já passou uma época e mais um quarto desta e VP continua demonstrar que é um fraco treinador para uma equipa como o FCP."

Um título de campeão, 2 supertaças, um apuramento invicto na Champions e uma liderança invicta no campeonato.
Bom é o seu treinador JJ, que só por acaso, também em 4 anos nunca ganhou uma taça de Portugal. Mas tenha calma que o VP ainda tem hipóteses na taça da liga.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Eu já o escrevi várias vezes que admiro a coragem dos adeptos que se deslocam a vários pontos deste país (eu não tenho) que são historicamente vermelhuscos e anti portistas e mais uma vez tiro o meu chapéu.

Eu percebi que dado momento foi estratégico JNPC apoiar o Braga para combater a aliança Guimarães e dos chifrudos do sistema, o que não entendo é a continuação desse apoio.
A essência dum clube são os seus adeptos e manifestamente os do Braguinha são anti portistas e vermelhuscos.
Eu não esperava que ficassem agradecidos ao FCP, que reconhecessem que foi esse apoio dado que fez com que obtivessem esse lastro para a obtenção da posição que conseguiram, mas esperava pelo menos agressividade ao FCP e aos seus adeptos, enfim como diz o ditado não se pode dar pérolas a pobres (porcos).

Saudações a esses corajosos que se deslocaram à cidade dos 5 p's

Anónimo disse...

Eu ainda fico espantado quando surgem estes Infelizes e habituais confrontos entre membros de claques organizadas, haver ainda adeptos que dependente da cor do seu clube vêem tentar justificar o injustificável, ou pensarem que uns são o bem e os outros são o mal. Este comportamento irracional e injustificado para mim só é compreensível á luz da IGNORÂNCIA da maior parte das pessoas tem em relação ao mundo das claques organizadas e como normalmente servem para encobrir comportamentos criminosos de uns poucos é verdade mas escudados na maioria e da sua irracional paixão pelo clube que apoiam.

E neste sub-mundo não há virgens e muito menos inocentes a partir de determinada altura, independente da cor ou do clube do coração.

Por alguma razão é uma realidade que é frequentemente monitorizada e investigada pelas autoridades judiciais e muitas das vezes com recurso a agentes infiltrados.

De um ex Super Dragão

DC disse...

Concordo com quem diz que está na hora de deixar de apoiar o Braga.
Se formoa a ver já mandamos para lá Alan, Ukra, Renteria, etc e para o Porto quem veio? Madrid???
E sempre que abordamos algum jogador deles os preços são absurdos, já ao contrário há saldos.

E depois temos que ver o Mossoró ou o Ruben Micael a simular todo o jogo, a provocar, enfim...

Quem tem ganho com esta suposta aliança é o Braga, nós não ganhamos absolutamente nada!