domingo, 5 de maio de 2013

A melhor 1ª parte deste campeonato

Quando James marcou o 0-1, isso foi o culminar natural de um início avassalador dos dragões. De facto, o 1º golo do FC Porto correspondeu à 4ª oportunidade (!) criada pela equipa azul-e-branca nos primeiros 10 minutos do desafio da Choupana.
E antes de, aos 20 minutos, Mangala marcar o 2º golo, o mesmo Mangala já tinha enviado uma bola à trave, com o guarda-redes Gottardi completamente batido.

A equipa do FC Porto é acusada de ter muita posse de bola, mas de ser uma posse de bola inconsequente, que não se traduz em ataques, remates e golos. É uma crítica que me parece injusta e que irei abordar no final do campeonato. Mas, desta vez, penso que ninguém poderá dizer que a posse de bola do FC Porto foi inconsequente. A 1ª parte do Nacional x FC Porto terminou com 20 ataques, 15 remates, 9 oportunidades de golo, 1 bola à trave e... 65% de posse de bola.
Foram, provavelmente, os melhores 45 minutos que se viram esta época no campeonato português, valorizados por serem numa das deslocações tradicionalmente mais difíceis (onde, por exemplo, há algumas semanas atrás o "demolidor" slb de Jorge Jesus não alcançou melhor do que um empate).

(Nacional x FC Porto, jornal O JOGO)

1-3 ao intervalo era, claramente, um resultado muito lisonjeiro para o Nacional, porque não traduzia nem o domínio do FC Porto, nem as oportunidades de golo criadas pelas duas equipas. Aliás, convém notar que o Helton não fez uma única defesa no jogo todo (!), visto que nos remates que efectuou, só na grande penalidade é que a equipa insular fez um remate enquadrado com a baliza.

2 comentários:

Pedro Albuquerque disse...

Alguém me sabe explicar porque razão o Izmailov, a 1 amarelo de ficar suspenso um jogo, entrou em campo com o jogo resolvido, ficando assim impossibilitado de ajudar a equipa para a semana no jogo mais decisivo dos últimos 2 anos?

D.Liberal disse...

Fazer uma primeira parte do melhor que há contra o nacional diz muito do nosso campeonato e da nossa época desportiva em que nos arriscamos seriamente a ser cabeçudos e pior a não ganhar coisa nenhuma.

Espero que alguém ponha aquele "treinador" no sitio certo em breve!

Oh Dragão acorda!