domingo, 5 de maio de 2013

Uma boa vitória, num jogo entretido !

 


Entrámos muito bem no jogo e continuámos com excelente ritmo durante toda a primeira parte, resolvendo praticamente o jogo nos primeiros 22 minutos. Ainda que não apresentássemos uma intensidade muito alta ou uma velocidade estonteante, notei que os jogadores se  movimentaram mais, criando mais dificuldades para a marcação dos adversários. A par de isso, uma boa ocupação dos espaços permitiu estar muito em cima da bola e do adversário. Lucho, Moutinho e James foram os principais empreendedores dessa dinâmica e Varela conseguiu estender e dar largura ao jogo. Marcámos três golos e poderiam ter sido mais. No primeiro sobressai a harmonia do esforço, no segundo a beleza do  movimento. Na única vez que o Nacional chegou perto da nossa grande área,  um remate com destino ao braço, deu oportunidade para que Cosme Machado tenha marcado uma grande penalidade. Talvez tenha sido, face aos critérios vigentes. O árbitro fez a vontade a Vieira.
Na segunda parte, controlámos quase sempre bem o jogo  e recordo apenas una jogada muito perigosa que Otamendi cortou de forma imperial. Tivemos oportunidades, circulámos a bola e bem, mas não fomos  agressivos  na última fase de construção. Compreendo que não tínhamos necessidade de ir ao pote com sofreguidão,  mas acho que faltou um pouco aquele sentido predador,  no ataque aos adversários na procura de matar a fome de golos. Foi o que obstou para ser um jogo ainda mais conseguido.  

Individualmente os jogadores tiveram nota positiva, um pouco mais acima da média Mangala, mais abaixo Abdoulaye.  Fernando esteve menos bem que nas últimas jornadas. O que apreciei mais foi a movimentação da equipa, com os homens do meio campo e da frente a trocarem permanentemente de posições, com um Varela muito activo e a fazer um dos seus melhores jogos da época e os demais sempre muito empenhados.      
Foi um jogo entretido, uma boa vitória que espero relance o FCP para um comportamento em alta nas duas próximas jornadas.

A luta continua.

8 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo para cumprir calendário já que a APAF já sentenciou o campeão. Resta-nos cumprir a obrigação e vencer os jogos que faltam.

Espero que o próximo jogo seja a demonstração do querer, da classe, da ambição e do carácter. Evitar a festa dos lampiões no nosso Estádio é o mínimo que poderemos exigir.

Um abraço

José Correia disse...

um remate com destino ao braço, deu oportunidade para que Cosme Machado tenha marcado uma grande penalidade. Talvez tenha sido, face aos critérios vigentes. O árbitro fez a vontade a Vieira

Vendo e revendo as várias repetições e analisando a trajetória da bola após bater em Mangala, fiquei plenamente convencido que a bola bate no braço que está dobrado sobre o corpo, e não no braço esquerdo de Mangala.

José Correia disse...

um Varela muito activo e a fazer um dos seus melhores jogos da época

Sem dúvida.
Nestes últimos dois jogos Varela demonstrou que, nesta altura, é melhor opção do que Atsu.

José Correia disse...

Com o jogo ganho e em apenas meia dúzia de minutos em campo, incrível a forma como Izmaylov se auto-excluiu do jogo com o slb na próxima semana.

José Correia disse...

um pouco mais acima da média Mangala, mais abaixo Abdoulaye

O Abdoulaye tem pinta e compleição fisica para vir a ser um bom defesa-central, mas precisa de jogar mais vezes seguidas e ganhar confiança para que as suas exibições subam para outros patamares.

Quanto ao Mangala, já o disse há uns meses atrás. Na minha opinião, já é "apenas" o melhor defesa central do campeonato português e, infelizmente, suspeito que não continuará por cá na próxima época.

DC disse...

Curioso que também me pareceu propositado. Na altura pensava que apenas o Nico estava em risco mas depois de ler que ele tinha ficado castigado tenho poucas dúvidas que tenha sido intencional.

Curiosamente, desde que está em Portugal, o russo só jogou contra o 5LB no estádio da Luz este ano pelo Porto. São coincidências muito estranhas.

José Correia disse...

Não diria que o Izmaylov fez de propósito, mas o lance é revelador de uma certa instabilidade psicológica (vamos chamar-lhe assim), que já se tinha visto na forma como foi expulso no FC Porto x Rio Ave das meia-final da Taça da Liga.

José Correia disse...

Com um pouco menos de azar (duas bolas aos postes) e um Jackson mais fresco e solto, o FC Porto teria saído da Choupana com um resultado histórico.