quinta-feira, 16 de maio de 2013

O PIB e as vitórias morais

Há duas semanas atrás, quem lesse os jornais da capital, visse os programas desportivos das televisões do regime e ouvisse a vox populi de adeptos e comentadores (incluindo alguns portistas!), ficava convencido que este fabulástico slb de Jorge Jesus estava na iminência de igualar o FC Porto de André Villas-Boas. Isto é, de chegar ao final do campeonato sem derrotas, de vencer e carimbar o título de campeão na casa do rival e de enterrar a maldição de Béla Guttmann, regressando à glória europeia, em Amesterdão, 51 anos depois!

Há uns dias atrás, um “inteligente” que faz parte da elite dirigente do eixo Lisboa-Cascais, a qual, nos últimos 30 anos, enquanto mexia influências e enchia os bolsos, conduziu o país à desgraça atual, afirmou publicamente que as vitórias do seu amado slb eram boas para o país, porque contribuíam para subida do PIB português.

Ontem, depois de ver a forma como um Chelsea desfalcado (sem John Terry, Eden Hazard e Demba Ba) e estourado (fez o 68º jogo da época!) marcou dois golos (o 1º golo começou num lançamento à mão do guarda-redes Petr Čech…) e que o slb só foi capaz de marcar o seu golito através de um penalty oferecido por Azpilicueta;
depois de ver a defesa impossível de Artur a um remate com sêlo de golo de Lampard;
depois de ver a oitava vez em que, nesta competição (Liga Europa), a bola bateu estrondosamente nos postes da baliza benfiquista;
ao ouvir as declarações do treinador do slb (“o benfica foi a melhor equipa”, “o benfica teve as melhores oportunidades”, “os adeptos do benfica foram melhores do que os do Chelsea”), do presidente do slb (“foi notório que o benfica foi a melhor equipa em campo”, “o benfica é glorioso e eterno”) e dos comentadores presentes nas televisões do regime, fiquei convencido que este superlativo slb não só vai igualar, como irá superar o FC Porto da época 2010/2011.

De facto, haverá algo mais grandioso do que estas sucessivas vitórias morais, vendidas como se fossem feitos gloriosos ao povão benfiquista?

(benfiquistas no aeroporto de Lisboa)

«A comitiva “encarnada” aterrou na capital portuguesa perto das três da manhã, em Figo Maduro (…). “Força Benfica”, “Jesus renova” e “Ninguém para o Benfica” foram as frases de apoio preferidas dos mais de duzentos adeptos, proferidas na altura que o autocarro do clube lisboeta abandonou o aeroporto e começou o seu trajeto até à Luz.»
in Lusa

16 comentários:

Eduardo Nunes disse...

Infelizmente, há muito que se vendem "bolotas" por azeitonas. Mas o mais incrível é que existe quem as continue a comprar.
Felizmente, há muito que as derrotas nas competições europeias deixaram de contentar os nossos corações azuis.
Pois claro... há coisas que nunca mudam... mas estou contente pelas duas, sinceramente.

Apenas espero uma coisa: que a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga não venham com histórias e venham dizer que "não vai haver descontos" nos próximos jogos... a ver vamos!

José Rodrigues disse...

Eles que fiquem com as vitorias morais 'a vontade que e' para o lado que eu durmo melhor.

Coincidentemente, no outro dia um amigo lampiao dizia-me que tinha reconhecido a superioridade portista na epoca de Villas Boas e que nao compreendia que nao fizessemos o mesmo ao contrario esta epoca. Basicamente: que eramos maus perdedores.

Ora comparar 10/11 com 12/13 e' querer comparar alhos com bogalhos!!

Para quem nao se lembre, em 10/11 o FCP foi campeao com 21 (VINTE-E-UM) pontos de avanco, tendo-se sagrado campeao 5 (CINCO) jornadas antes do fim.

Mais: em 10/11, nos confrontos directos o FCP derrotou o slb nos 2 confrontos directos (casa e fora), um deles por 5-0.

Mais: o FCP teve de LONGE o melhor ataque e a melhor defesa. Marcou mais 12 golos do q o slb, e sofreu menos 15 (metade do q o slb sofeu).

Ora MAU ERA se mesmo um lampiao 101% fanatico nao tinha reconhecido o merito ao FCP nessa epoca, so' mesmo sendo lunatico (e mesmo assim, ainda houve uns quantos...).

Ora essa epoca nao e' minimamente comparavel com esta (e nao e' so' agora depois do FCP - slb, ja' 2 semanas antes o equilibrio era evidente).

O slb se for campeao, vai ser de forma muito equilibrada, com mais ou menos os pontos q o FCP (e ja' era assim ha' 2 semanas), e com um goal average praticamente identico (o slb marca um pouco mais golos, o FCP concede menos).

E nos confrontos directos nao se viu qq tipo de superioridade do slb, bem pelo contrario.

Ora com dados CONCRETOS destes - FACTOS - era so' o q faltava esperar q 1) os portistas se rendessem à superioridade "evidente" do slb e 2) q os lamps nao se rendessem 'a superioridade portista na epoca de AVB!

Anónimo disse...

Meu caro,sou do tempo em que o Bella Guttmann,após ter sido desviado do FCPorto pelos centralistas sanguessugas da parasitária capital do defunto império,e ter ganho as 2 finais da então taça dos clubes campeões europeus,onde na 1ªcom o Barça tiveram,só nesse jogo,as oito bolas nas suas traves e depois já com o Eusébio,raptado e enclausurado dos verdadeiros detentores dos seus direitos,o SCP,venceram o Real Madrid e foi depois que o mister Bella disse: que mais NENHUMA EQUIPE PORTUGUESA iria conquistar qualquer outro título europeu...ora essa dita maldição só se aplicou aos encornados,pois até o SCP ganhou,posteriormente uma Taça das Taças e o FCPorto já leva SETE....

Pedro disse...

A falta de cultura de exigência no clube do regime, associada a uma falta gritante de humildade (nunca reconhecem que os outros ganham em campo de forma justa) é um dos factores importantes da manutenção da superioridade do Porto.

Vivem da propaganda, e acham mais importante a ode ao glorioso do que ganhar titulos. Talvez seja por isso que combinam encontros no Marquês regularmente, mas que raramente apareçam.

Franco Baresi disse...

Citações de ontem:

"O Benfica perdeu no final do jogo, o que não é normal"
- J Jesus
"Tenho a certeza que na próxima época estamos aqui outra vez"
- LF Vieira

e a melhor:

"O futebol não tem lógica: Ganha que marca mais golos"
- J Jesus

!?!?!?!?!?!?!?!

Hélder disse...

Um verdadeiro... Circo!!!

Ruca disse...

Vermelhada co caralho. Tão simples quanto isto. Devia ter sido por mais.

O Orelhas, vaidosão "à benfas", lá foi para a "zona mista" dizer, muito basicamente - à básico - merda. Então a forma como gere o futuro do Gadelhas é de chorar a rir.

Gadelhas, que por sua vez, começa a tirar as madeixas da frente dos olhos e começa a perceber que naquele clube de pedantes provavelmente não consegue melhor...percebe e diz que "entre mim e o prasidente há uma "identeficação" muita forte" mas nem com Capelas e afins a coisa lá vai, e talvez comece a pensar em sair para outro campeonato mais competitivo. Ou então, já vestiu completamente a camisola das galinhas e quer por a parolada toda a chorar pelo "héroi".

Anónimo disse...

Caro amigo,

Não escondo que sorri com o desfecho do jogo de ontem à noite. Pelo resultado e pelas circunstancias em que mais uma vez o clube do regime voltou a perder.E como custa a alguma comunicação social dizer que eles foram DERROTADOS. Não dizem abertamente e amparam as dores, sublinhando, as vezes que for preciso, que o Benfica "é que merecia ganhar". No fundo é o colinho que já sabem que têm de dar. E calam sobre o que é inadmissível. A forma como sofreram os golos e, depois do jogo, terem o treinador a dizer que só continua se ele quiser.
Por muito que o Luís do Pó tenha aparecido a intimidar jornalistas com um ar arrogante, a verdade é que JJ disse que para aceitar aquilo que o presidente já lhe anda a dizer há várias semanas, tem de pensar muito bem.
O Luís do Pó está assim dependente da vontade do treinador.
Imaginem se isso tivesse acontecido no nosso clube. O que diria a comunicação social no dia seguinte? Como seria a capa da Bola?
Na verdade quem dirige o clube do regime vive demasiado dependente do que possam dizer e fazer os outros. Do JJ, da imprensa, dos Capelas e outros que, segundo o próprio Vieira, são mais importantes que qualquer jogador.

No domingo vamos mostrar-lhe que podemos ser campeões dependendo apenas do nosso mérito.

Abraço

Dragão Azul

Anónimo disse...

Nova entrevista ao Mexia: "... e desde as promoções do Pingo Doce no 1º de Maio do ano passado, que os descontos estão a dar cabo do PIB ao país...".

José Correia disse...

com dados CONCRETOS destes - FACTOS - era so' o q faltava esperar q 1) os portistas se rendessem à superioridade "evidente" do slb e 2) q os lamps nao se rendessem 'a superioridade portista na epoca de AVB!

Tens toda a razão, mas...
- não é dificil encontrar benfiquistas que sustentem que a superioridade do FC Porto na época 2010/2011 foi alicerçada nas arbitragens;
- não é dificil encontrar portistas que se tenham rendido à suposta superioridade evidenciada pelo slb nesta época.

José Correia disse...

A falta de cultura de exigência no clube do regime, associada a uma falta gritante de humildade (nunca reconhecem que os outros ganham em campo de forma justa) é um dos factores importantes da manutenção da superioridade do Porto.

A arrogância benfiquista não me preocupa, bem pelo contrário.
Factos são factos, por mais que a comunicação social do regime nos tente vender o contrário.
Mais preocupante é haver portistas que vão na onda e começam a valorizar mais a "nota artistica" do que os factos.

Anónimo disse...

"O benfica está a ser uma vítima da ditadura dos resultados."

- Ribeiro Cristóvão (jornalista)

Um circo, de facto.

BW

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Que nosso Senhor faça com que esta corja se mantenha lá por muitos anos são os meus desejos. Orelhas, ruisinho dos sorteios, gomes da selva, o marido da bocas, dominguinhos dos empréstimos, e já agora, o filósofo manuel sérgio, inspirador das asneiradas de JJ. São tão tenrinhos...
Abraço

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Esqueceu de referir um penalti por marcar contra os encornados como foi também visto pelo Pedro Henriques e Jorge Coroado que como se sabe são amiguinhos dos clubes da macrocéfala Lisboa

Daniel Gonçalves disse...

O Jorge Jesus está a adiar qualquer renovação, e veio com a desculpa do tempo de ponderação após a derrota no jogo de ontem porque ver se "chove" qualquer convite do Calcio, da Premier Legue, de França, da Alemanha ou Espanha, mas até agora nada.
Mourinho, André Villas Boas tiveram vários convites quando viram o seu trabalho, realizado no FC Porto, reconhecido internacionalmente e suscitaram o apetite de diversos clubes após os triunfos europeus, mas a avaliar pelas notícias - e estas valem o que valem - ainda não surgiram interessados no JJ nem existem rumores nesse sentido.

Unknown disse...

Só me apetece dizer; Chupa Mexia