domingo, 26 de maio de 2013

O impacto das inscrições na UEFA na formação do plantel

No seguimento do artigo de anteontem do José Correia sobre a formação do plantel, chamo (mais uma vez) a atenção para um factor que a maior parte do pessoal se esquece sempre quando se fala de (eventuais) saídas e entradas: as inscrições na UEFA (Liga dos Campeões).


Só temos 17 vagas livres - o que é extremamente curto, ate' porque:

1. se alguém se lesionar nao pode ser substituido na lista de inscrições até Fevereiro, e
2. em muitos casos é difícil ao treinador decidir já em Agosto quem é que vai dar mais jeito em Outubro ou Novembro.

Para além disso temos 4 vagas para jogadores formados no FCP, e mais outras 4 para formados em Portugal; e uma lista ilimitada de sub21 (se tiverem passado 3 épocas completas no FCP, o que cada vez é menos o caso com os ex-juniores).

Ora do plantel A actual so' Castro e Atsu cumprem a 'formação no FCP', e o segundo bem provavelmente está de saida, sobrando portanto Castro (se ficar) - e possivelmente Abdoulaye Ba, que se não cumpriu este ano 3 épocas antes de fazer 22 anos esteve muito perto disso. 

Curiosamente James cumpriu agora a 3ª época no FCP e antes de fazer 22 anos, o que quer dizer que a partir de agora é considerado como «formado no FCP»... mas a jogar no Mónaco.

Para além disso: com a saída de Moutinho, formados em Portugal temos neste momento Varela e (salvo erro, se não cumpre o critério será por muito pouco) Maicon.

Conclusão: é previsível que do plantel que acabou agora o campeonato, só iremos preencher umas 3 das tais 8 vagas condicionadas (o que seria um recorde pela negativa e condicionando imenso o treinador na LC). Quer isso dizer que estou convicto que a SAD e equipa técnica se irão ver compelidos neste defeso a:

1)     segurar Castro e Abdoulaye no plantel
2)     contratar um par de portugueses para ficar no plantel e não emprestar (por exemplo Licá? Quanto a Tiago Rodrigues duvido que não seja emprestado, mas quem sabe, até pela razão que aqui abordo), e
3)     promover um ou outro que seja prata da casa (emprestado ou da equipa B),  e atenção que por ex Sebá não conta nesta discussão por não ter sido formado no FCP; por exemplo parece-me quase certo que Tozé seja incorporado de vez

...de forma a preencher pelo menos mais 2 ou 3 dessas 8 vagas, chegando a um total de pelo menos cerca de 22 inscrições (mais uns quantos putos na lista B), o que já é muitíssimo mais «gerível».

8 comentários:

bruno disse...

vieirinha, paulo machado, antunes, bruno gama, pizzi, manuel fernandes. assunto despachado :)

João Diogo Reis disse...

GR (3): Helton, Fabiano, Kadú (FCP) (B)
DF (8): Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala, Reyes, Abdoulaye (POR), Alex Sandro, Quiñones
MC (8): Fernando, Castro (FCP), Defour, Tiago Rodrigues (POR), Lucho, Izmailov, Carlos Eduardo, Tozé (FCP) (B)
AV (6): Varela (POR), Jackson, Atsu (FCP) (B), Kelvin, Ricardo (POR), Caballero

(FCP): Kadú, Castro, Tozé e Atsu
(POR): Abdoulaye, Tiago Rodrigues, Varela e Ricardo


Por enquanto, este plantel de 25 jogadores estaria de acordo com as regras da UEFA.
Kadú, Tozé e Atsu nasceram depois de 01-01-1992, logo também podem ir para a Lista B, desde que os seus 3 lugares sejam ocupados por outros jogadores formados no FC Porto.
Abdoulaye, por causa dos empréstimos, não conta como formado no FCP (não esteve 3 anos seguidos entre os 15 e os 21), mas conta como formado em Portugal.


Este plantel ainda me parece fraco, espero que seja reforçado.
Fala-se no Herrera para o meio-campo, acho que será uma excelente contratação, mas é preciso mais, o ataque está fraco. É preciso pelo menos um extremo e um ponta-de-lança.
O Bengtson das Honduras seria bom para concorrer com o Jackson. O Konaté do Senegal também. Estes jogadores brilharam nos Jogos Olímpicos, tal como os mexicanos. E penso que não seriam muito caros, 3-4M€ por cada devem ser suficientes.

E o Mundial sub-20 vai começar brevemente, espero que o FC Porto esteja atento e talvez possa contratar vários jogadores que se destaquem.

Luighi disse...

3 formados no clube:

kadú,castro,toze

3 foramdos em portugal:

ricardo,t.rodrigues,varela.

Faltam pelo menos contratar 1 portugues.

João disse...

Ghilas ainda não está, pois não? Okay então...

Pedro Albuquerque disse...

Não é algo que afecta só o FC Porto, mas o Benfica vai ter o mesmo problema no próximo ano.

Sugiro como leitura o grande trabalho do MaisFutebol sobre como a Alemanha reestruturou o seu futebol de alto a baixo.

Luighi disse...

Mundial sub 20 ?? quintero? ocampos? fernando(gremio)?

Miguel Lourenço Pereira disse...

É um dos assuntos mais importantes para a próxima época e o sinal inequivoco de que a SAD descurou, e muito, a aposta do clube na Champions porque caso contrário não se justifica que há três temporadas (três) tenhamos grandes problemas em preencher a lista de jogadores que podem disputar a prova.

José Rodrigues disse...

Agora vem ai o Josue'. Mais outro para o ramalhete, que salvo erro ate' conta como formado no FCP.

Eu bem dizia q vinham ai' as contratacoes de tugas... ;-)