terça-feira, 7 de maio de 2013

Desta vez as ajudas foram insuficientes

Não é costume, mas ontem (hoje de madrugada) fui ver a gravação do programa ‘Prolongamento’ (TVI24), para analisar os casos de arbitragem do slb x Estoril e ouvir o que os adeptos/comentadores presentes disseram dos mesmos.

Logo de início, num ataque do Estoril e já perto da área encarnada, Matic abalroa um jogador canarinho. Falta evidentíssima. O árbitro, o senhor Paulo Baptista (AF Portalegre), mandou seguir.

Ao minuto 24, lance para penalty contra o slb. É evidente o pisão do guarda-redes do slb no pé direito (pé de apoio) do avançado do Estoril (Luís Leal). Deveria ter sido assinalado penalty contra o slb e mostrado um cartão amarelo ao guarda-redes Artur. O árbitro mandou seguir.

(slb x Estoril, penalty não assinalado de Artur sobre Luís Leal)

Depois, no final da primeira parte, fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Estoril. Luís Leal, completamente isolado e após contornar o guarda-redes Artur, preparava-se para fuzilar a baliza deserta, quando o trio de arbitragem interrompeu a jogada. As regras dizem que nos lances de fora-de-jogo, em caso de dúvida, o árbitro deve deixar seguir e não deve interromper a jogada. Neste caso, o trio de arbitragem fez exatamente o contrário, beneficiando o slb numa jogada de golo iminente.

Independentemente da cor clubística, saliento o facto de todos os comentadores do programa ‘Prolongamento’ – Manuel Serrão (FC Porto), Fernando Seara (slb), Abrantes Mendes (sporting) – terem sido unânimes na análise destes lances ocorridos na 1ª parte do slb x Estoril. Ou seja, três lances mal ajuizados pelo trio de arbitragem e todos eles em beneficio do slb.

Na 2ª parte há mais dois lances polémicos.

No golo do Estoril, há quem diga que o avançado Licá está em fora-de-jogo posicional e, apesar de não ter tocado na bola, interferir na jogada. Nas imagens que vi, não me pareceu que o jogador estorilista estivesse adiantado, mas admito a dúvida e, em caso de dúvida, o arbitro assistente que acompanhou o ataque do Estoril na 2ª parte fez aquilo que a FIFA recomenda, não interromper a jogada (os três ex-árbitros que compõem o ‘Tribunal de O JOGO’ são da mesma opinião).

(slb x Estoril, 'Tribunal de O JOGO')

Já perto do final, com o resultado em 1-1, há uma bola que o guarda-redes do slb recolhe entrando com a bola segura nas mãos dentro da sua baliza. A TVI24 repetiu este lance umas dez vezes e, numa das imagens paradas, fiquei com a ideia que a bola tinha transposto totalmente a linha de baliza. Contudo, não há imagens que mostrem, de forma inequívoca, que a bola transpôs totalmente a linha de baliza e, portanto, neste caso é justo dar o beneficio da dúvida ao trio de arbitragem.

(slb x Estoril, a bola entrou?)

Beneficio da dúvida que, recordo, na época 2004/05 não foi dado ao trio de arbitragem do slb x FC Porto, num celebre remate de Petit que Vítor Baía defendeu em cima da linha de golo.

Quanto ao 2º cartão amarelo mostrado a Carlos Martins, aos 78 minutos, por mais que o árbitro não quisesse, era inevitável. É um amarelo avermelhado e, perante aquela entrada em tackle e por trás às pernas do jogador do Estoril (Carlitos), a única dúvida é se não deveria ter sido um cartão vermelho direto.

Em resumo, mais uma vez a equipa encarnada foi beneficiada no “inferno da Luz” mas, desta vez, as ajudas foram insuficientes para garantir os 3 pontos.

15 comentários:

HULK 11M disse...

"Deveria ter sido assinalado penalty contra o slb e mostrado um cartão amarelo ao guarda-redes Artur."
Não vi o jogo e so vi uma vez este lance na Tv, mas a falta era para vermelho e não para amarelo, uma vez que se trata duma jogada de golo praticamente feito. A não ser que exisitisse algum jogador do 5LB por perto e com muitas probabilidades de anular o lance. Mas nao me pareceu.
Ora se o GR tivesse sido expulso teria sido um rombo bem maior que o penalty... E talvez tenha sido essa a razão principal que levou o arbitro a nada assinalar, pois a falta nao deixa duvidas...

José Rodrigues disse...

"Quanto ao 2º cartão amarelo mostrado a Carlos Martins, aos 78 minutos, por mais que o árbitro não quisesse, era inevitável."

Inevitavel nao era, porque como se sabe o arbitro e' soberano e o que decidir esta' decidido. Ou seja: se nao quissesse, nao havia amarelo. Ora ja' vi no passado erros de disciplina muitissimos mais escandalosos a favor do slb.

Quero com isto dizer o que^? Simplesmente que acho q se o arbitro estivesse de ma' fe' (i.e. com o intuito de ajudar a "festa" lampia~ deliberadamente) nunca na vida teria mostrado este 2o amarelo a Carlos Martins.

Ou seja, acho que - desta vez... - estava certamente de boa fe'. O que nao invalida que tenha errado contra o Estoril, em particular no lance da grande penalidade nao assinalada.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Mas para mim existem situações que são escandalosamente branqueadas com influências indiretas dos erros (roubos) dos árbitros, i.e. as consequências que teriam nos jogos seguintes são n mas vou dar só o exemplo deste jogo, o trauliteiro Maxi Pereira que deveria ter sido expulso (até pelos vermelhos) no jogo dos chifrudos com os lagartos, se tal tivesse sucedido não teria marcado o golo do empate.
Aliás esta influência das consequências tem sido muito bem trabalhada pela entourage dos chifrudos, após a 20ª expulsão de jogadores dos adversários deixei de contabilizar.
Outro exemplo imaginem que aquele lance de penalti do Artur tinha sucedido com o Helton na Madeira teríamos uma chinfrineira dos pasquins a dizerem que deveria ter sido expulso e assim não jogaria o jogo de Sábado.
Este paralelismo de comparações era o que se exigiria ao Porto Canal.

Pedro Albuquerque disse...

Era amarelo. Não está em frente à baliza, não tem a bola em pleno controlo. Mas era penalti.

Agora também não vamos embandeirar em arco.

Antonio Silva disse...

Silva Pereira, como é que achas que o Maxi Pereira iria levar 2 jogos de castigo se o Cardozo leva só um por pontapear um adversário e puxar a camisola ao árbitro?

Nunca na vida levaria 2 jogos.

Anónimo disse...

Comentarios do resumo do telejornal da TVI no lance para "penalti" contra o Benfas: " lance duvidoso na área... PARECE que existe contato"
Parece???! Como parece!? Então fazem os comentários e não olham para as imagens!? Vê-se muito bem nas repetições mesmo sem oculos!!

Imaginemos que era ao contrario, isto é um lance a favor do Benfas; os comentarios seriam: "lance para grande penalidade clara, que o arbitro não assinalou, com perfeita visão para o lance não assinalou"

A isto chama-se Neoblanc lixivia!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Bem observado António Silva, realmente os casos são tantos que jé me esquecia desse pequeno pormenor

José Correia disse...

ja' vi no passado erros de disciplina muitissimos mais escandalosos a favor do slb

De acordo. E temos casos concretos nesta época (por exemplo, no slb x FC Porto).

José Correia disse...

Comentarios do resumo do telejornal da TVI no lance para "penalti" contra o Benfas: " lance duvidoso na área... PARECE que existe contato"

As redações da TVI e da SIC estão "infestadas" de adeptos fanáticos do slb, que conseguem ser mais facciosos do que alguns históricos comentadores benfiquistas (ex. Fernando Seara).

Ruca disse...

Bem, árbitros à parte, se for possível, é rebentar com a vermelhada no próximo Sábado. Aquela gente tem que acabar a temporada a ir à farmácia, desesperados por HALIBUT. Assim, pode ser que o atrasado mental do João Gaybriel, o neandertal do Gomes da Selva e o Orelhas nunca mais ousem em cuspir as merdas que estão habituados sobre o nosso clube.
Nós, ganhando, teremos ainda um jogo muito difícil no Paços, por isso: Mentalidade à Dragão é, mais do que nunca, necessária.
SIGA, rumo ao TRI!!

Hélder disse...

Parece haver contacto? Artur só não arranca o pé do jogador do Estoril, porque este está agarrado à perna...

Anónimo disse...

http://4.bp.blogspot.com/_L9785OJh8M4/S9mLhCxBKJI/AAAAAAAAAQc/xU3rXy17aPc/s1600/Olar%C3%A1pio.jpg

nesta imagem vê se claramente a bola dentro da baliza

José Correia disse...

Tão claramente como a bola que Artur agarrou no slb x Estoril.

Antonio Silva disse...

Isso é photoshop amador, já reparaste como alongaram o braço do Vitor Baía praí uns 30 cm? Ou fazes-te de parvo só para esticar este argumento enfadonho.

Os lampiões são impressionantes, que não sabem perder todos já sabemos, mas também não sabem ganhar. O pretenso golo anulado, além de ter ocorrido há já quase uma década, ocorreu num campeonato ganho por vós, mas mesmo assim choram. Nem ganhar sabem. Triste.

Anónimo disse...

Este é apenas um de muitos exemplos que podemos encontrar nas redes sociais. Jornalistas a mostrarem as suas verdadeiras cores e ódio descarado ao FC Porto.

Vejam as imagens:
Jornalista da RR, Antena1 e outros meios de comunicação social:
http://www.pictureshoster.com/files/kyv50bniwf41em5cyyed.png

Quem é ele:
http://www.pictureshoster.com/files/mc0gpxwnlp4jvweo1ik4.jpg

Não é difícil encontrar mais exemplos. É como dar um pontapé numa pedra em plena pedreira.