quarta-feira, 22 de maio de 2013

O negócio do FC Porto são as vitórias

(Vítor Pereira, Paços Ferreira x FC Porto)

«E o vencedor é...Vítor Pereira. Ganhou por ter a equipa mais consistente e por nunca ter desistido, antes resistido até ao limite e quando tudo prenunciava fracasso. E mais ainda por ter apostado na identidade da equipa como resposta à saída de Hulk, o jogador mais determinante dos campeonatos anteriores. Com os pseudorreforços que lhe deram em janeiro não dava para muito mais na Europa, pelo que ganhou o mais importante que tinha ao alcance. E pela segunda vez, e sem derrotas. Outros - Mourinho, Villas Boas - fizeram melhor, mas ele fez bem e provou que é competente. Quantos o negaram e hoje mordem a língua?

Jorge Jesus é o maior derrotado, mesmo se a época esteve longe de ser má. Num primeiro ano no clube até seria honroso e promissor o que conseguiu: lutar pelo título até ao fim e chegar às finais da Liga Europa (mesmo desprezando a prova) e da Taça de Portugal. Ao quarto ano é curto, e a derrota no campeonato, com a meta à vista e repetindo os erros anteriores (má gestão do grupo e deficientes definição e comunicação de objetivos), é pouco menos que inaceitável. Passado este tempo, Jesus mantém todas as qualidades, e são muitas. O problema é que mantém também os defeitos todos.

Curioso é o facto de o treinador que ganhou poder partir, sem que ninguém exiba um só cartaz na bancada do Dragão a pedir "Vítor fica!", e o que perdeu surja como o redentor indispensável aos olhos de um estádio que na hora da derrota continua a gritar "Glorioso SLB", como se da orquestra do Titanic se tratasse. Em grande parte, os clubes são os seus adeptos, e é a cultura de cada um que aqui se espelha: habituados a grandes vitórias, os do FC Porto são exigentes ao máximo e não se satisfazem em reinar internamente; os do Benfica vivem os traumas de quando os campeonatos acabavam em dezembro e têm o grau de exigência ao nível da indigência. Os do FC Porto consideram que ganham com qualquer um como ganharam com Vítor Pereira. Os do Benfica consideram que só Jorge Jesus lhes permite perder com tanta honra.

Não é só um problema de adeptos, que são diferentes construções de identidade dos próprios clubes: o FC Porto quer sempre ser o melhor, acabar em primeiro, a qualquer custo; o Benfica satisfaz-se em ser o "maior", em número de sócios, nas audiências, nas receitas. Em Janeiro, o FC Porto contrata jogadores, e se não melhora a equipa pelo menos demonstra ambição; já o Benfica dispensa jogadores e não preenche as lacunas evidentes no plantel. Nos últimos anos, e sem tirar mérito à boa gestão de Luís Filipe Vieira (que tem dado ao treinador um plantel que permite lutar com o rival), há uma diferença que resume tudo e explica muito: o negócio do FC Porto são as vitórias e as vitórias do Benfica são os negócios
Carlos Daniel
Diário de Notícias, 22-05-2013


As simpatias clubisticas do jornalista Carlos Daniel são bem conhecidas e, por diversas razões, eu já várias vezes o critiquei ao longo dos últimos anos. Contudo, em relação a este seu artigo de opinião, publicado no Diário de Notícias de hoje, identifico-me totalmente com a apreciação que faz ao trabalho de Vítor Pereira e Jorge Jesus. E, vinda de um benfiquista, a análise fria efectuada à cultura e aos adeptos dos dois clubes é a cereja em cima do bolo. Chapeau!

Nota: A escolha das fotos e os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

33 comentários:

José Rodrigues disse...

Ou ando a ler demasiado nas entrelinhas ou entao o Carlos Daniel nao resistiu à tentação de mandar a farpazinha lampiã - nomeadamente com insinuações subliminares a «jogos por fora» da parte do FCP, quando escreveu (ver maiusculas):

«o FC Porto quer sempre ser o melhor, acabar em primeiro, A QUALQUER CUSTO»

littbarski disse...

Qualquer balanço que inclua apenas virtudes ou defeitos, para mim, perde credibilidade. É o caso. Para Carlos Daniel, Vítor Pereira tem apenas virtudes. Ao contrário de Jorge Jesus, que tem virtudes e defeitos. Ou, pelo menos, foi isso que ele deu a entender neste artigo.

Senão vejamos, Vítor Pereira foi campeão e é competente, mesmo que, mais uma vez, tenha tido o campeonato perdido e, mais uma vez, tenha beneficiado da pouco menos que inaceitável incompetência de Jorge Jesus - o que é extraordinário, se pensarmos que tudo isto está separado por um golo aos 92 minutos...

Por outro lado, a eliminação da Liga dos Campeões deve-se aos pseudo-reforços (logo, não há incompetência do treinador).

Faltou saber a que se deveram as duas derrotas com o Braga, mas adivinha-se a que não se deveram.

Anónimo disse...

Já tu só vês defeitos, não é?

tenha tido o campeonato perdido
Se foi ganho como é que estava perdido?

O Carlos Daniel, lampião de Paredes, só falhou numa coisa. É que eles não mordem a língua, continuam a dizer disparates todos os dias.

Anónimo disse...

Pois é caro Littbarski, eu ainda assim prefiro ser campeao aos 92 minutos que ter que dizer "jogamos muito bem e perdemos".
Lembro-me do Dortmund-Malaga deste ano, p.ex. Isso faz do treinador do Dortmund fraco?
Para si quem é melhor: VP ou Jesus? Ou melhor ainda: Quem preferia no FCP: VP ou Jesus?

Como diria o Churchill, "por muito boa que seja a estratégia, de vez em quando convém olhar para os resultados".

Abraços Portistas.
JP

Costa disse...

«...é extraordinário, se pensarmos que tudo isto está separado por um golo aos 92 minutos...»

Mas também podias ter dito:
é extraordinário, se pensarmos que tudo isto está separado por um penalti falhado contra o Maritimo aos 63 minutos...
ou
é extraordinário, se pensarmos que tudo isto está separado por um penalti falhado contra o Olhanense aos 65 minutos...

Poder ter dito, podias...
O alvo é que não seria atingido.

Carlos Santos disse...

touché caro Costa, touché!

DC disse...

E se não fosse um golo aos 92' em Old Trafford onde estaria Mourinho hoje em dia? Teria ido para o Chelsea? Dificilmente...
E sem ir para o Chelsea teria chegado a um colosso europeu? Nunca saberíamos.

É pena que só alguns treinadores sejam autorizados a ter sorte.

littbarski disse...

Meu caro JP, eu também prefiro ver o Porto ganhar aos 92 minutos a ver o Porto perder em qualquer altura do jogo.

Mas essa não é a questão. Aquilo que eu critico é uma análise que vê apenas as virtudes de Vítor Pereira, esquecendo os seus defeitos.

Claro que isto, para algumas pessoas, é logo visto como um ataque desenfreado ao treinador. Problema dessas pessoas, não meu.

Respondendo à sua pergunta, escolho o treinador vencedor.

Bluesky disse...

Creio que o destino de Vitor Pereira está traçado, e não com abaixo-assinados ou com pedidos ajoelhados que o homem fica pois isso quereria dizer 2 coisas:
- Afinal Pinto da Costa não percebe nada de futebol e cede aos desejos da turba
- Vitor Pereira fica e tudo o que anda no ar é folclore!
Mas abstraindo-me dos faits-divers, acho que só Vitor Pereira como treinador português que é só ele pode treinar o FC PORTO. Se pensarem em Domingos, Rui Faria, Marco Silva, Paulo Fonseca, Jorge Costa ou o Quim das iscas...!
Se não for VP terá forçosamente que ser um gajo com sotaque diferente do nosso!

Daniel Gonçalves disse...

E se o remate do Kelvin, no jogo contra o slb, tivesse ido para a bancada em vez de ir para a baliza? Será que estavam aqui a defender Vítor Pereira? E não estão em causa os penaltys falhados pela nossa equipa, mas sim a falta de objectividade do sistema táctico adoptado pelo Vítor Pereira, a incapacidade do mesmo em potenciar uma estratégia atacante capaz de ultrapassar as defesas adversárias. Quantas vezes noutras épocas não falhamos penaltys, mas mesmo assim ganhavámos os jogos porque conseguíamos sufocar os adversários e criar mais lances de finalização que resultaram em golo?
E parem de desculpar a eliminação em Málaga pelo facto do Defour ter sido expulso, como se fosse essa a causa da nossa derrota, NÃO, a expulsão foi a consequência - sublinhem esta palavra - da desorientação táctica da equipa e da incapacidade do VP em montar uma estratégia alternativa e de motivar os jogadores. Antes da expulsão do belga já se notava a desorientação da equipa, podemos agora especular que se não tivesse existido a expulsão até teríamos ganho o jogo, mas tal - a avaliar pelo desenrolar do jogo - seria mais resultado da sorte ou do acaso do que competência da nossa parte e do nosso treinador.

E o golo do Costinha não foi aos 92 minutos, mas sim aos 89, e o FC Porto estava a superiorizar-se ao Manchester United, estavamos a lutar pelo golo.

Mário Faria disse...

O trabalho do treinador é sobretudo “antes do jogo” e a avaliação sobre o seu trabalho processa-se “depois do jogo”, e sem direito a contraditório, pois tudo poderá caber para legitimar o seu trabalho ou para o depreciar: o resultado, a táctica, as escolhas, o critério das substituições etc., etc. O treinador prepara, mas não decide a não ser o escalonamento da equipa e as alterações que introduz durante o jogo, também essas avaliadas depois de se saber qual foi o comportamento dos que entraram, e se valeu a pena a mudança ou se a emenda foi pior que o soneto . O trabalho no campo fica todo a cargo dos jogadores : eles é que resolvem ou falham. São eles que decidem no momento: o treino apura mas não substitui a qualidade dos jogadores na execução do lance ou na escolha das mais adequadas atitudes para que o lance resulte favoravelmente. O mérito maior do treinador é conseguir juntar 14 vontades, de alguns graúdos e de muitos miúdos, com defeitos e virtudes, principescamente pagos, cheios de projecto$, uns com carácter outros nem tanto, e formar um colectivo capaz, optimizando qualidades e oportunidades, e disfarçando os defeitos e a escassez de meios. Porém, ainda que o seu trabalho seja exemplar, um jogo é um jogo e o próximo não será igual.
Quanto a VP não vejo como depreciar o seu trabalho, em função dos resultados. Se compararmos a transição após a saída de AVB com a ocorrida após a saída de Mourinho, vemos que VP seguiu o rumo e passou o Rubicão, apesar da forte contestação de que foi alvo. O futebol, na última fase de construção, não foi atraente em muitas ocasiões, mas quando não se tem cão caça-se com gato e acho que VP teve que recorrer bastantes vezes a esse artifício porque dar um passo maior que a perna raramente tem um final feliz. Por outro lado, acho que VP está mais forte do que há dois anos. Mas, isto sou eu a dizer: da preparação da equipa só conhecemos a ponta do iceberg e, por isso, a minha avaliação é parcial e tende a valorizar o trabalho de VP. Reconheço, porém, que Pinto da Costa e Antero Henriques estão muito mais aptos para essa avaliação e concertarão para o FCP o que acham ser melhor para o clube. Ivic também foi despachado depois de ganhar tudo e substituído por Quinito – um treinador português muito apreciado – e caímos num buraco. Acontece aos melhores, mesmo aqueles que raramente se enganam.

DC disse...

O 5LB teve algum golo mal anulado?
É que o Man Utd teve, fazia 2-0 e matava a eliminatória.

Porra, é o que eu digo, só uns treinadores são autorizados a ter sorte. outros são génios da táctica que previram que o árbitro ia anular um golo ao Utd, que o Jankauskas ia sofrer uma falta aos 90 minutos e que o Tim Howard ia defender a bola para a frente em vez de para canto.

Pedro Albuquerque disse...

Toda a gente gosta de cair em cima do Carlos Daniel só porque ele é do Benfica e vou almoçar com o Jesus.

Cada um é livre de fazer o que quer. Se ele fosse do Porto, já era bem tratado?
Acho que se faz do Carlos Daniel - que é um excelente jornalista - um demónio só porque não é apoiante do FC Porto.

Carlos Santos disse...

E nessas épocas em que "sufocávamos" os adversários, também acabamos o campeonato sem derrotas? Também tivemos tantos pontos como neste campeonato? E se...E se...E se...Se formos aos "E ses" podíamos usá-los para todo o tipo de argumentos.

Sim, fomos eliminados pelo fraquíssimo Málaga que quase ia eliminando o igualmente fraquíssimo Dortmund (e se...).

Ah...diferença de 3 minutos no jogo de Manchester..."E se" nesse jogo não tivesse sido anulado um golo limpinho ao Scholes (se não estou em erro)?

Daniel Gonçalves disse...

Mário Faria,

respeito muito a sua opinião. Acompanha a existência do FC Porto há mais tempo de que eu - que sou de outra faixa etária - e portanto possui outra envergadura para debater estes assuntos. Viveu a travessia do deserto do FC Porto e isso permite-lhe uma maior ponderação na análise do papel de um treinador. Reconheço argumentos fortes e convincentes na sua excelente análise, mas também considero que o FC Porto tem hoje uma outra dimensão, e portanto outro grau de exigência, daquela que possuía nos anos 70. O meu Pai, que também viveu a travessia do deserto do FC Porto e se iludiu com o regresso de Bela Guteman ao FC Porto, também defende que Vítor Pereira deve continuar, mas eu sou de outra opinião.
Com isto não quero desvalorizar VP, nem menosprezar o mérito que ele possui no bi-campeonato, nem ser ingrato com o trabalho que ele teve, simplesmente considero que continuar com ele é continuar a depender da sorte ou do acaso, e continuar a acreditar que VP vai crescer e maturar a nível táctico e estratégico, quando tal maturação pode nem acontecer. Eu quero um FC Porto a depender unicamente de si.

Um pequeno reparo - que espero que não leve a mal - Tomislav Ivic, em 1988, saiu do FC Porto por vontade própria e não por ter sido "despachado" pela Administração. Falo de memória, porque era um miúdo na altura, mas pelo que me recordo foi Ivic que quis sair e ir para outros lados.

Daniel Gonçalves disse...

O golo anulado ao Manchester foi bem anulado, houve falta evidente sobre o Pedro Emanuel, o árbitro ajuízou bem. A propaganda benfiquista ao querer desvalorizar a nossa conquista da Champions atirou com essa mentira do 2º golo anulado ao Manchester e custa-me a crer que portistas se iludam por essa mentira. Se o lance tivesse sido "legalizado" e fosse o 2º golo do Manchester queria ver se estavam a carpir pelo facto de o árbitro ter validado um golo proveniente de uma evidente falta atacante.

Na actual Liga portuguesa, dado o abismo que separa o FC Porto - e o slb - das restantes equipas portuguesas, é mais fácil acabar o campeonato sem derrotas do que o era há uns 20/30 anos atrás, não é nada de outro mundo. Jorge Jesus esteve quase a consegui-lo, se o conseguisse também o consideravam algo de formidável?

DC disse...

Mas que mentira? É só você que sabe ver futebol? O golo é mal anulado, ponto!
Isso não invalida a excelente campanha do Porto e vitória meritória na Champions, agora só uma pessoa muito facciosa pode dizer que o VP é um sortudo por causa dum golo aos 92' e Mourinho é um génio por causa dum golo aos 89' numa eliminatória em que o árbitro errou.
A única coisa que se pede é coerência. Eu lembro-me de muitos jogos de Mourinho e AVB ganhos por 1 golo caído do céu também...

Anónimo disse...

É a conversa do custume....

O golo do vata é que foi bem validado....

enfim..

Cumprimentos.

António Sá.

RCBC disse...

“o que é extraordinário, se pensarmos que tudo isto está separado por um golo aos 92 minutos...”
É a teoria dos ses... Acho imensa piada, a sério que acho!
Se o Kelvin não tivesse marcado aos 92m…
Se o jesus não tivesse mandado o ola John atirar-se para o chão 5 minutos antes…
Se o jesus não tivesse montado uma estratégia defensiva, roçando mesmo o anti-jogo, nas reposições de bola, nos lançamentos, nas lesões simuladas…
Se o Ivanovic tivesse cabeceado com uma inclinação do corpo diferente a bola teria batido na barra?!?
Se o FC Porto tivesse menos 2 pontos não teria sido campeão…
Se a princesa Diana naquele dia não tivesse saído do hotel, não teria morrido e ainda estaria viva hoje…
O fantástico mundo dos ses…

Anónimo disse...

Agora que terminou o campeonato e após os merecidos festejos, "boto sentença":
1 - Parabéns sinceros ao Vitor Pereira por mais um campeonato ganho e por não ter baixado os braços!
2 - VP é um GRANDE portista - não há qualquer dúvidas deste facto!
3 - VP é um homem humilde e até "um guerreiro da luz" - não há como o negar.
4 - VP tem de certeza muitos mais atributos positivos - e também negativos -, mas há um atributo, ao qual eu muito estimo - idem Saint-Exupéry -, que VP não possui, ou seja: CATIVAR.
VP não possui - ainda...-, essa chama que inflama todos os adeptos, e por isso não cativou uma grande parte de adeptos/simpatizantes do FC Porto.
5 - O meu desejo é que o "ciclo VP" seja interrompido neste momento; desejando-lhe as maiores felicidades; e que por onde andar seja um caminho de aprendizagem/fortalecimento/amadurecimento, que após ter ganho outro horizonte futebolístico possa um dia voltar ao nosso FCPorto, cativando todo o universo portista.
6 - Se for para trocar VP por Rui Faria (?), por favor Vitor Pereira FICA!!!
Que clubes treinou o RF até à data??? Quantos títulos já ganhou como técnico principal??? Etc.
7 - Na votação para a escolha de treinador, o meu voto recaiu sobre a opção "Outro" (estrangeiro = Philippe Montanier), mas parece que o meu voto não é do agrado de alguém...pois continua sem ser visível a minha escolha...
Como "segunda escolha", apoio a contratação de Paulo Fonseca, ou Domingos - pela ordem citada.

de: Alto-Minho

João disse...

À latitude que os portistas vão para defender o VP, adoptar o discurso lampião do "beneficiados em Manchester" como se nessa eliminatória não tivéssemos também sido prejudicados em várias decisões. Mais tento, pfv. Não são só portistas que lêem o RP.

A questão aqui é quantas vezes se cria oportunidades para eventualmente se marcar um golo e ganhar um jogo/eliminatória. O Porto de VP cria muito poucas. Outros, mesmo sem eventualmente terem esse rasgo de sorte, criavam mais. Lembro-me de outra "mija" que tivemos contra o Rio Ave, mesmo depois de ficar um penalty por marcar sobre o Kléber.. É precisamente por criarmos poucas oportunidades que ficamos muitas vezes à mercê do acaso, o que à partida terá mais impacto nas provas a eliminar. E muitas vezes o acaso não aparece e... 6 empates. Málaga. Taças. E por um acaso muuuuito fortuito (só imaginar que o Kelvin nem convocado seria se o Izma estivesse disponível) aos 92' não se inclui aqui também o campeonato.

O que inutilizava logo 90% deste texto.

João disse...

Já estou farto de o dizer. Fala-se de um campeonato invicto como se fosse algo que não foi conseguido há 3 épocas e está época só não o conseguiram duas equipas por causa de um chouriço aos 92'. O fosso entre o Porto, Benfica e pelotão é abissal. Antes do AVB já ninguém o conseguia há décadas!

José Correia disse...

Na votação para a escolha de treinador, o meu voto recaiu sobre a opção "Outro" (estrangeiro = Philippe Montanier), mas parece que o meu voto não é do agrado de alguém...pois continua sem ser visível a minha escolha...

Por razões que não compreendemos e a que somos completamente alheios, o módulo de Sondagens do Blogger está com problemas. Aparentemente, faz reset dos votos.
Por isso, lamento, mas iremos retirar a sondagem em curso.

José Correia disse...

Não sei qual a intenção do Carlos Daniel, mas sim, o "a qualquer custo" pode ser uma insinuação subliminar.

Claro que há quem seja mais direto e não tenha problemas em dizer que vai tratar das coisas por outro lado...

Anónimo disse...

“O futebol, na última fase de construção, não foi atraente em muitas ocasiões, mas quando não se tem cão caça-se com gato e acho que VP teve que recorrer bastantes vezes a esse artifício porque dar um passo maior que a perna raramente tem um final feliz.”

Nesta frase, o Sr. Mária Faria expressa de uma forma sucinta, a realidade nua e crua, da nossa época futebolística.

José Correia disse...

O Porto de VP cria muito poucas [oportunidades]

Ora cá está um mito que, de tantas vezes repetido, já há quem o assuma como uma verdade incontestável.

Peguemos no exemplo do último jogo (Paços Ferreira x FC Porto). Houve quem dissesse que o FC Porto criou poucas oportunidades e que a maior parte das que criou foi quando estava em superioridade numérica.
Falso.

7': Lucho ao segundo poste, sem oposição, remata com muito perigo e a bola sai a rasar o poste.

21': Lucho estoura de fora da área e a bola sai por cima da trave.

22': James vai isolado para a baliza e sofre falta (de Ricardo) à entrada da área.

46': Jackson cabeceia e Cássio defende de forma espetacular.

52': Jackson marca o 2º golo do FC Porto.

69': Lucho remata ao poste, com Cássio batido. A bola sobra para Varela, que atira à malha lateral.

81': Varela remata com o pé esquerdo, mas Tiago safa para canto.

89': Jackson faz um chapéu a Cássio, mas a bola bate na trave.

Oito boas, ou muito boas, oportunidades de golo, em que apenas duas delas foram no período em que o FC Porto esteve em superioridade numérica.
Quando foi a Paços o slb fez melhor?

Joao Goncalves disse...

Eu sou um dos maiores críticos de VP, mas tem tudo a haver com a fraca gestão de grupo que ele tem, a incompetência gritante em conseguir fazer crescer alguém, assim como a alienação de já perdi a conta a não sei quantos jogadores desde que chegou ao Porto.

Contudo é um treinador muito competente quando não tem de lidar com adversidades (principalmente expulsões pois ele não sabe meter a equipa a jogar com 10 elementos).

É um treinador tacticamente evoluído e que tem um modelo de jogo definido baseado na segurança defensiva e no controlo da posse da única bola em jogo.

Esse modelo faz adormecer os adeptos e deixa-nos sempre num estado de ansiedade tremendo, pois sabemos que é complicado marcar o tal 1º golo, pela falta de dinâmica ofensiva que é o resultado da boa organização defensiva do modelo táctico.

Certo é que as estatísticas não enganam e temos uma absurda quantidade de jogos sem perder no campeonato.

Considero que VP tem de aprender a arriscar para ser feliz e não é arriscar por arriscar mas sim meter um Castro a titular, de vez em quando, num jogo em casa contra as equipas mais fracas... a mesma coisa com um Kelvin, um Atsu, um Tozé, um Seri.

Somente um de cada vez como é óbvio e com equipas que usem somente o contra-ataque como arma, mantendo sempre a consistência defensiva de um quinteto (com médio-defensivo) experiente.

Se VP começar a fazer estas operações, vai ganhar jogadores, vai ganhar adeptos, e vai crescer enquanto treinador.

Com um Vítor Pereira a lançar os nossos jovens sem medo, sou o 1º a dizer FICA JÁ!... com um Vítor Pereira campeão com 13 jogadores, digo de imediato... Não Obrigado!

DC disse...

Quanto à gestão do grupo remeto para as palavras de Lucho, o capitão de equipa. Mas também se pode ir ver as de Varela, Moutinho, Kelvin, etc... Todos a pedir a continuidade de VP.

Quanto à aprendizagem de VP concordo, ele próprio garante que está em constante aprendizagem. E também por isso, por saber que pode e vai melhorar, o considero o treinador certo para o Porto.

Anónimo disse...

houve falta sobre o Pedro Emanuel antes do golo anulado ao Scholes, como já disseram em cima, embora tenha sido assinalado o fora-de-jogo, de facto, e não a falta. mas escreveu-se direito por linhas tortas.
e esse eventual 2-0 não "matava" a eliminatória porra nenhuma, porque bastava 1 golo ao FCP para continuar na eliminatória - ganhou 2-1 na 1ªmão, com 0-2, só precisava de 1 para igualar.
e o FCP também foi prejudicado com o Man.Utd na 1ª mão, em alguns lances, mas adiante.

essa treta dessa conversa dos pseudo-entendidos em futebol, de que "nos outros anos, o Porto ganhava os jogos com ou sem penalties"...
a sério? ganhava os jogos mesmo sem os penalties?
e com o VP faz o quê? perde, por acaso?
isto é só rir...pergunto-me mesmo se pensam antes de escrever a primeira coisa que vem à cabeça.
só houve mais uma época na qual o FCP acabou sem derrotas. essa época foi há 2 anos com o AVB, e curiosamente, o VP já era adjunto.
mas nos outros anos, o FCP "ganhava", este ano é que não hehe só rir.

o cerne da questão é que esta discussão toda tem a ver única e exclusivamente com o facto do VP NÃO poder controlar os resultados do clube do regime, e logo sujeitar-se a "quase" perder os campeonatos devido às épocas atípicas do 5lb com JJ.
em anos normais, este mesmissimo FCP do VP, que "não joga nada" segundo os pseudo-experts que não sabem nada de futebol, era campeão...em NOVEMBRO.
tão simples como isto.
o facto de VP "quase" ter perdido 2 campeonatos, não tem nada a ver com VP ou com o FCP, e sim única e exclusivamente com JJ.
ri-go-ro-sa-men-te mais na-da! esta época, tal como a anterior, foram atípicas.
em qualquer outro ano, o VP teria ganho o campeonato em Novembro ou Dezemebro e terminaria com 15 de avanço, no mínimo.
aliás, eu arrisco a dizer que sem VP, JJ teria sido realmente campeão mais vezes. é só ir consultar a estatística das outras épocas com outros treinadores (à excepção de AVB) e ver quantos pontos fizeram.


quanto ao Málaga, é mau ser eliminado por eles, mas também não é escandaloso.
o orçamento do Málaga não é inferior ao do FCP, ou se é, é-o ligeiramente. o Málaga não eliminou um dos finalistas da Champions por...segundos. o Málaga não tem piores jogadores que o FCP, classificou-se bem na Liga Espanhola e tem um bom treinador. não é uma equipa qualquer.
não vão só pelos nomes dos clubes ou por palmarés. isso é ridiculo.

Anónimo disse...

ah e outra coisa: é verdade que o golo do Costinha foi aos 89 e não aos 92.

mas também é verdade que o golo do Kelvin não foi aos 92' e sim aos 91 (a bola entrou aos 90 minutos e 55 segundos) e foi um lance que nada teve de "sorte", não foi bola parada, não houve ressalto em ninguém, ou desvio num defesa, no ferro, etc, o que fosse.
foi uma jogada bem construída, com uma boa recepção e finalização, por isso parem de falar em "chouriço". quem diz isso não percebe rigorosamente nada de futebol.

diz alguém que o campeonato invicto já foi conseguido há 3 épocas (na realidade 2, mas adiante), sim, isso é verdade. mas mais quantas vezes na história do FCP???
e quem era adjunto dessa outra equipa que terminou invicta há dois anos?

já houve muitos anos onde o Porto sofreu 2,3,4 e até 5 derrotas mas foi campeão e com grande folga.
então porque é que este ano, em que fez mais pontos e não sofreu derrotas é que é "mau", é que teve "mau futebol" e todas as outras anteriores é que foram "boas"?
por uma razão simples. que se chama JJ.
o problema é que o VP NÃO PODE controlar o JJ, nem o clube do regime...e daí precisar de fazer 1 campeonato invicto para ganhar com 1 ponto de avanço, e mesmo assim ser insultado por uma cambada de mentecaptos que não percebem rigorosamente nada de futebol, e não têem a mínima ideia do que é preciso trabalhar para ganhar campeonatos (ainda por cima, invictos)

dizer que ganhar 1 campeonato invicto é uma "banalidade", só porque se conseguiu isso em mais 1(UMA) outra época, ao longo de 70 ou 80 anos de competição, é de um rídiculo e de uma leviandade atroz.

DC disse...

Muito bom comentário.
Há gente que ainda não percebeu que este 5LB do JJ é o melhor dos últimos 20 anos e que não fosse a nossa extrema competência arriscava-se a ganhar 2 ou 3 campeonatos consecutivos.

Daniel Gonçalves disse...

Caro DC,

"É só você que sabe ver futebol?" Onde é que leu nas minhas palavras arrogância ou sobranceria? Não me julgo único possuidor da verdade nem que a minha opinião é mais valiosa do que a dos outros, mas procuro fundamentar em factos e ser racional nos meus argumentos, e - sobretudo - quando não possuo factos que sustentem a minha opinião não atiro com argumentos "ad hominem" nem com insultos.

Considera mesmo que se o golo anulado ao Manchester United fosse legal Alex Fergusson não teria vindo no final do jogo fazer um escabeche de todo o tamanho? Basta atentarmos à personalidade do escocês expressa na forma como reagiu recentemente à expulsão do Nani que contribuiu para o Real Madrid eliminar o Manchester United da Champions? No entanto no final do jogo contra o FC Porto nem Fergusson, nem os jogadores usaram essse pretenso golo mal anulado para justificarem a eliminação. Nem os jogadores intervenientes no lance protestaram ao árbitro a anulação do golo, a acataram ordeiramente a decisão do árbitro, talvez porque a consideraram justa, já pensou nisso?

DC disse...

Daniel, peço desculpa pela resposta mais inflamada mas acabei se calhar por descarregar em si alguma frustração por outros comentários. Na minha opinião o golo é legal, o Van Nistelrooy não me parece fazer nada ilegal para ganhar o duelo físico. Não é por isso que retiro qualquer mérito ao Porto porque é natural haver lances mal ajuizados para qualquer lado.
A única coisa que quis dizer com isso foi que também Mourinho, um treinador genial, depende de sorte, que também venceu devido a erros de arbitragem ou devido a golos nos últimos minutos.
São coisas que acontecem e que não revelam competencia de treinadores. Já vi grandes treinadores passarem toda a carreira ao lado de troféus e péssimos treinadores como o Jaime Pacheco a ser campeões. O Heinckess levou 7 em Vigo e agora anda a fazer esta época sensacional.

E portanto acho que um treinador deve ser avaliado por muito mais que resultados. E até em relação à sua pergunta anterior sobre JJ, acho que fez sim uma grande época, é verdade que perdeu mas estou a torcer para que saia do 5LB porque sei que o que vier a seguir fará pior e não conseguirá fazer tantos pontos como ele tem feito. Fosse qual fosse o campeão, na minha opinião tanto Porto e 5LB deveriam manter os treinadores porque não é qualquer um que atinge este número de pontos.