segunda-feira, 6 de maio de 2013

O grande Jackson em sub-rendimento

Após a paragem de Natal, entre 5 de Janeiro e 23 de Fevereiro de 2013, o FC Porto disputou 9 jogos para o campeonato e um para a Liga dos Campeões. 10 jogos em 50 dias, o que dá uma média de 1 jogo a cada 5 dias.
Jackson Martinez apontou 12 dos 23 golos (52%) da equipa nestes 10 jogos e apenas por duas vezes ficou em branco.

(Jackson Martinez - 05/01/2013 a 23/02/2013, zerozero)

Entre 2 de Março e 4 de Maio de 2013, o FC Porto disputou 8 jogos para o campeonato, 2 para a Taça da Liga e um para a Liga dos Campeões. 11 jogos em 64 dias, o que dá uma média de 1 jogo a cada 5,8 dias (ou seja, uma sobrecarga de jogos menor do que no período anterior).
Jackson Martinez apontou apenas 3 dos 21 golos (14%) da equipa e ficou em branco em 9 dos 11 jogos! 

(Jackson Martinez - 02/03/2013 a 04/05/2013, zerozero)

Que explicação para esta brutal diferença de rendimento?
O modelo de jogo da equipa mudou? Não.
Jackson esteve lesionado e tem vindo a recuperar de um período de paragem? Não.
O treinador deixou de apostar nele? Não. Jackson Martinez jogou os 90 minutos de todos estes jogos. 

Jackson Martinez já demonstrou que é um grande ponta-de-lança e, obviamente, não desaprendeu de marcar golos de um dia para o outro. O problema, penso, estará numa certa saturação resultante do esforço acumulado, consequência da falta de alternativas para a posição de ponta-de-lança. Liedson, no pouco tempo que jogou, mostrou que está muito longe de poder ser uma alternativa credível e os pontas-de-lança da equipa B estão ainda demasiado verdinhos para aquilo que esta posição exige.

É verdade que Jackson continua, jogo após jogo, a esforçar-se e a fazer trabalho de ponta-de-lança, mas parece faltar-lhe frescura para se desmarcar mais rapidamente, para saltar mais alto, para se antecipar aos defesas e/ou para ser mais expedito na finalização das jogadas de ataque.

A ponta final deste campeonato é de um grau de dificuldade muito elevado e vai exigir um FC Porto próximo da sua máxima força. Por isso, espero que o grande Jackson Martinez, que vimos brilhar esta época, ressurja já no próximo sábado, no jogo do tira-teimas acerca de qual é a melhor equipa deste campeonato.

4 comentários:

Ruca disse...

Da qualidade do Jackson ninguém tem dúvidas...só não percebo a falta de alternativa(s). Se a contratação do Liedson é uma aberração sem explicação, não consigo perceber como é que nem um tipo da B consiga ir lá dar uma perninha, de vez em quando, que nem um Kelvin na extrema. Não é para lutar pela titularidade, obviamente, mas pelo menos uma alternativa! Um Dellatorre, Caballero, Vion, não podiam jogar os minutos finais de um jogo já resolvido?

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Talvez tenha razão mas eu faço outra leitura.
Acho que com tanto elogio o seu ego subiu e passou a crer fazer coisas perfecionistas (como o penalti à Panenca) e toda a gente sabe quando se quer fazer coisas que não estão no ADN geralmente saem mal.Como se costuma dizer quando se quer inventar e fazer as coisas não naturalmente geralmente sai ao contrário.
Outro exemplo é o Fernando , não sei quem lhe meteu na cabeça que é jogador para ir á seleção do Brasil e que tem lugar num clube dos grandes (quem dera que fosse verdade) e vai daí tenta fazer o que não sabe (driblar e chutar), enfim já teve uma experiência de passar a treinar à parte esperemos que não seja outro como aquele central (que ia à seleção) e já nem me lembro do nome (mais um morcão que não deixou saudades).

Silva Pereira disse...

Continuaçao

O Ruca pelo seu comentário parece-me que não costuma ver os jogos da equipa B.

Todos esses jogadores estão muito verdinhos e todos juntos não marcaram sequer 10 golos.
O Delatorre não deve continuar o seu passe custa 5 Milhões e não provou valer sequer 500 000 €, Vion muito lutador mas muito verdinho se não me falha a memória em n oportunidades marcou 1 golo mas acho que merece continuar, quanto ao Caballero começou a jogar à meia dúzia de jogos e também está muito verdinho.

Ruca disse...

Não vi todos os jogos da B, mas já vi alguns.
Dellatorre "já" tem 10 golos, o Vion e o Caballero têm 1 golo cada, se não me engano.
Obviamente que não são jogadores para lutarem pela titularidade, mas serão assim tão maus, ou com poucas condições para fazerem uns minutos de vez em quando? O Vion, concordo que não, mas principalmente Dellatorre não acharia completamente descabido...mas "só" porque não há mesmo alternativas e se o Sebá teve oportunidades...
Posto isto, aposta-se em Jackson para fazer uma temporada inteira, os 90m em todos os jogos...não me parece uma boa decisão. Alongando o tema para outras posições - e reconheço perfeitamente que nem "treinador de bancada" sou - custa-me ver um plantel sem alternativas para DD e PL. Para DE dá-se o jeito, mas é igualmente estranho que se para aqui a alternativa é o Quiñones, que também é da B e não me parece ser um fora-de-série, não se tente fazer o mesmo para outra posição quando a necessidade parece evidente.