quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Algo que Lisboa não consegue perceber”


Inúmeras personalidades ligadas ao futebol já se pronunciaram a propósito do título de campeão conquistado pelo FC Porto, sublinhando o brilhantismo e a justiça do mesmo. Contudo, entre todas as declarações que li ou ouvi, destaco as que Carlos Queiroz fez à LUSA:

“Mais importante do que assinalar a vitória do FC Porto, que já se esperava mais dia, menos dia, é de assinalar 14 campeonatos em 20 [conquistados pelos portistas], acho que fica uma lição, que é difícil de aceitar para alguns. A verdade é que em 20 campeonatos, o FC Porto, mais o Boavista, conseguem ter 15 campeonatos no Norte. É uma lição do que é talento, ordem, organização e unidade, algo que Lisboa não consegue perceber. Lisboa tem sentados em boas poltronas grandes teóricos do futebol. Estão lá os grandes jornais, os grandes cronistas, os grandes opinion makers.


Por melhor ou pior opinião que cada um tenha dele, Carlos Queiroz não é uma personalidade qualquer do futebol português. Nos últimos 20 anos, esteve à frente das selecções jovens, com as quais conquistou os Mundiais Sub-20 em 1989 e em 1991, foi selecionador nacional em vários países, incluindo Portugal por duas vezes, foi treinador principal do Sporting e do Real Madrid e treinador-adjunto de Alex Ferguson no Manchester United. Convenhamos que não é coisa pouca.

Ouvir, ou ler, estas declarações, deve custar um bocadinho aos adeptos do slb e do Sporting, até porque Carlos Queiroz nunca teve qualquer ligação ao FC Porto e, quando estava em Moçambique (só veio para Portugal em 1975, instalando-se nos arredores de Lisboa) assumia a sua simpatia pelo slb.

De facto, há coisas que Lisboa não consegue perceber...

2 comentários:

Mefistófeles disse...

Interessante artigo, Jose Correia.

Queiroz tambem levou algum tempo a perceber ( recordo-me dos seus tempos de Sporting com Santana Lopes ) mas percebeu. O que faz dele alguem pelo menos com uma inteligencia normal, ja que nao e preciso mais.

Ja os que persistem em nao perceber( como ele tambem ja percebeu ) podem estar em poltronas mas sao e sero sempre uns valentes asnos - so para nao ser muito duro.

Fred disse...

Todavia o timing destas declarações não é o melhor porque as tensões com a Federação ainda são visíveis. Se fosse noutra conjuntura levava mais a sério estas declarações do Queiroz, mas quando ditas ainda no rescaldo do clima de tensão com a Federação, levo-as mais como uma farpa para os lisboetas do que um enaltecimento das qualidades do Porto.