quarta-feira, 27 de abril de 2011

Também alguma angústia



Do modo que as coisas actualmente se apresentam, a nossa até agora muito bonita participação na Liga Europa pode, bem vistas as coisas, tornar-se num motivo para alguma angústia.

Passo a explicar: encontramo-nos numa clara situação de tudo ou nada. Não existe meio-termo de agora em diante.
Ou ganhamos o caneco e, assim sendo, melhor época do que esta seria impossível ou, então, existem grandes probabilidades de acontecer algo que pode doer muito.
E tudo isto devido ao modo como as meias-finais ficaram alinhadas.

Ora, sabendo que nos cruzaremos com a equipa mais forte e os outros dois representantes lusos jogarão entre si, com favoritismo para os de Lisboa, não tanto por serem muito superiores ao Braga mas sim pela fortíssima pressão que a comunicação social lisboeta seguramente provocará (à qual, julgo, os minhotos não conseguirão resistir), teremos então as seguintes hipóteses, todas elas angustiantes:

1 - Se formos já eliminados pelo Villarreal (hipótese que terá sempre de ser colocada em cima da mesa), pode depois suceder que, para nossa vergonha, estes percam na final para uma equipa portuguesa. Seria duplamente deprimente.

2- Jogamos contra o Braga na final.
Mas que raio de final “europeia” será esta? Mais parecerá uma qualquer final do Jamor.
Além disso, teremos muito mais a perder do que a ganhar em tal cenário. Quem perdoaria uma derrota? Aos olhos da Europa então, seria uma verdadeira hecatombe, tal o enorme favoritismo que, à partida, nos seria atribuído.

3- Jogamos com o slb na final e perdemos. Nem será preciso escrever uma única linha sobre o que sucederia em tal caso. Será algo que nos marcaria para a eternidade. Seria, pois, uma final de muitíssima responsabilidade. Exagerada mesmo. Principalmente pela brilhante carreira do nosso clube nesta temporada, a qual, a haver justiça, dispensaria a apresentação de mais provas da nossa superioridade.

Como disse, esta Taça Europa, que tinha tudo para nos fazer felizes, por factores vários chegou a um ponto delicado, muito em função da estranhíssima chegada de tantas equipas portuguesas a esta fase adiantada da prova.

Tratar-se-á mesmo de algo positivo para o nosso lado? Muita gente preferia jogar contra equipas estrangeiras apenas...
Por alguma coisa lhe chamam de Liga Europa.

15 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

Por isso eu me contentava com uma final Braga-Porto, sendo adepto portista mas também sendo natural de Braga. Ficava contente pelos dois :)

Pedro disse...

100% de acordo. Para o Porto só existe a opção vencer. Qualquer uma das outras será seriamente deprimente.

De qualquer das formas desejo um Porto-Braga. Ambas merecem pelo trabalho desenvolvido na europa este ano. Assim como o Villarreal que fez uma campanha fantástica.

John Aarson disse...

Dos 3 pontos apresentados só concordo inteiramente com o 3º. E discordo completamente do 2º. Acho que o Luís Carvalho está a subestimar o "Braguinha". Se o Braga sucumbir a algo contra os de Carnide, certamente não será da comunicação social, que - acredito - fará um esforço (nunca antes visto), mínimo que seja, para tentar ser imparcial.
E em relação aos "olhos" da Europa, o Braga será um adversário justíssimo para a final de Dublin, tendo sido a equipa que porventura eliminou os adversários mais difíceis de todos os concorrentes das provas europeias este ano.

John Aarson disse...

Mas, claro que concordo com o objectivo principal do texto: é obrigatório vencer e ponto final!

José Rodrigues disse...

Pois, tb eu tenho essa angústia.

Perder a final para o slb (de longe o jogo mais importante da época entre os 2 clubes) seria uma pancada tremenda. Nem quero pensar nisso.

Prefiro ser eliminado pelo Villareal a perder para o slb na final. Mas claro q isto é um cenário hipotético pq não podemos prever o futuro, logo naturalmente vou torcer a 101% pela vitória do FCP contra o Villareal (até já tenho bilhetes para a final).

E mais: apesar desse cenário ser possível, convém não esquecer seremos favoritos contra o slb. Aliás, se alguém tem medo de alguém neste momento é eles de nós (e mais uma vitória nossa nesta época seria a humilhação final).

Tb é verdade q ganhar a final a um Braga não dá o mesmo gosto, mas com isso já posso eu bem - um caneco europeu é um caneco europeu, e daqui a 10 anos ninguém na Europa se lembra do opositor, apenas q temos 2 LEs/T. UEFAs.

E tb é verdade q perder para o Braga na final não é um cenário tão maluco como isso - basta por ex eles terem sorte, meterem o autocarro em frente à baliza e levar o jogo para os penaltis, para isso poder acontecer.

Mas para já o q me preocupa é o Villareal. Têm boa equipa e a coisa tem-nos corrido tão bem q me pergunto se os Deuses não nos vão querer pregar uma partida de mau gosto nesta eliminatória...

Além disso é pena não termos Fucile e Belluschi (principalmente para a 1a mão, q é quando davam mais jeito).

Unknown disse...

Angustiado não ando nada sinceramente, so ansiedade, tenho plena confiança no treinador e na equipa, venha de la o submarino...

Dragão dos Diabos disse...

Compreendo a sua angústia Luís...aliás, creio não ser já a 1.ª vez que traz o assunto à baila...

Mas está a por muitos "ses"...não vale a pena sofrer por antecipação...todos sabemos o que uma vitória de uma certa equipa na competição nos causaria....já sabe que depois isso é que contava...aliás...já se ouve dizer, para aquelas bandas, que é melhor ganhar a liga europa que o campeonato!!!

O portista tende a ser pessimista...também o sou...a gabarolice, como sabemos, mora no sul...mas vamos lá ver:

Esses tais do sul, ainda que com vantagem teórica, têm de jogar 2 partidas...eles realmente pensam que são favas contadas....mas por isso mesmo até podem nem ser.

1 - Se formos eliminados pelo Villarreal nada garante que sejam os do sul de portugal a ganhar a taça...a bem dizer, à UEFA e aos patrocinadores convém mais que ganhem espanhóis que tugas;
2 - Se passarmos e ganharmos a final a um braga qual é o mal?? Ganhávamos a taça a um clube que, só este ano, bateu celtic, sevilha, arsenal e liverpool (e que teria também batido os do sul)...se perdessemos...mais vale perder pra esses que pra outros.
3 - Jogando contra os do sul, na final, e não sendo obviamente favas contadas, há que perceber que, no momento actual, seria mais deprimente a derrota para eles do que para nós e que, eles sim, entrariam com uma responsabilidade do tamanho do mundo nas costas...então o treinador nem se fala...isso acrescido ao facto da nossa estrutura, ao contrário da deles, saber o que tem de se fazer em finais europeias não nos colocaria assim com tanta pressão em cima...digamos que era mais um bónus a juntar ao caneco.

Concluindo, acho que se passarmos à final temos 51-49 de a ganhar, seja contra quem for. O problema vai mesmo ser chegar lá...temos equipa pro Villarreal, mas como disse, à UEFA interessa muito tê-los na final...e isso sim pode ser um obstáculo inultrapassável.

Cumprimentos,

http://odiabodeazul.blogspot.com/

Pedro disse...

eu quero ganhar aos lampiões em dublin, para a queda deles ser maior

Pedro Reis disse...

Isto nem parece o discurso de um portista! :-)
Tenho uma fortíssima confiança nesta equipa pelo que só aponto para um caminho: vitória na meia-final e na final!
Se, por acaso, tivermos a infelicidade de ser eliminados pelo Villareal ou de perder a final, seja para o Braga, seja para o Benfica, sairemos na mesma com a cabeça bem erguida, com todo o orgulho!

Jorge disse...

O Braga merece ir a Final pelo percurso que fez ate aqui incluindo o que fez na UCL, o Benfica nao merece sequer estar nas meias pelas mesmas razoes.
Se bem que queira ganhar esta competicao a Europa League nao e uma prioridade para nenhum clube e e por isso uma competicao secundaria. Clubes preferem poupar jogadores para lutarem por um lugar nas eliminatorias da UCL do que passar uma eliminatoria da Europa League.
No entanto se o Benfica ganhasse de certeza que a Europa League seria elevada a segunda mais importante competicao do calendario futebolistico mundial e teriamos de aturar os 6 milhoes por mais alguns anos.
Se a ganhasse contra nos seria um delirio em Lisboa e o Jorge Jesus seria definitivamente promovido a novo Messias com extensao do contrato ad-eternum.

rbn disse...

Já escrevi há dias atrás que preferia perder o jogo para o campeonato, ser eliminado da taça de Portugal, mas ganhar a liga europa.

E também escrevi que os galinhas iam à final da liga europa pela sorte que tiveram até agora no apuramento para a mesma( golo do lyon os salvou) e nos adversários nos sorteios.


Também escrevi que não via Braga ou Kiev com estofo suficiente para sequer empatar no galinheiro.

Por fim, uma "noite não" (como teve o Barça na decisão da Copa do Rei)do FCP contrastando com uma noite sim dos rapinentos era para deixar marcas muitos profundas.

1º porque teriam 3 conquistas européias com olhos postos na supertaça uefa do ano que vem.

2º porque ninguém os aturava durante a próxima época, porque convenhamos, uma conquista européia vale todas as conquistas domésticas juntas.

e 3º porque pode acontecer, pois afinal em clássico não há favorito.

Mas apesar destes temores todos, acredito que o FCP chegará à final...e vai ganhá-la, mas cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Rui disse...

RAÇA____SD

Offshore disse...

Desculpem lá mas eu quero é vencer a Liga Europa, se for contra os lamps ainda melhor, mata-se 2 coelhos de uma vez.

Este Porto joga sempre para vencer

Luís Negroni disse...

Faço minhas as palavras do Pedro Reis: Isto nem parece o discurso de um portista!

flama draculae disse...

E que tal irmos à final com o Benfica e exigirmos que o jogo seja transferido de Dublin para a Luz Ultimamente tem sido a nossa segunda casa!

Vamos pensar assim. Ok?