sábado, 30 de abril de 2011

Goleadores azuis-e-brancos na UEFA


Com o “poker” alcançado frente ao Villarreal (o primeiro da sua carreira), Radamel Falcao atingiu os 20 golos nas competições europeias – 4 na Liga dos Campeões da época passada e 16 na Liga Europa desta época (contabilizando o golo marcado ao Genk no play-off) –, e ultrapassou uma dupla de goleadores míticos, Fernando Gomes e Mário Jardel (ambos com 19 golos), tornando-se o melhor marcador de sempre do FC Porto nas provas da UEFA.

Quem diria, em Julho de 2009, que um colombiano vindo da Argentina para substituir Lisandro Lopez iria, em tão pouco tempo, revelar-se um ponta-de-lança deste calibre?
Talvez o Hugo Mocc que, em Maio de 2010, classificou Falcao como o segundo melhor avançado centro da era Pinto da Costa (1982 - 201...).

Se para o ano continuar a vestir a camisola azul-e-branca (algo quase impossível, mas vamos ter esperança), é bem provável que El Tigre coloque a fasquia em números impensáveis.

7 comentários:

José Correia disse...

«Ninguém ousaria acreditar que Radamel Falcão fosse capaz, em tão pouco tempo, de entrar na luta pelo título de melhor avançado estrangeiro de sempre no futebol português. Parece incrível, mas a verdade é que já entrou. A evolução do colombiano nestas quase duas épocas com a camisola do FC Porto ameça até tornar-se num interessante caso de estudo, porque os dois ou três últimos meses indicam que, provavelmente, deveremos é estar perante um dos mais fantásticos goleadores do futebol atual. Sem ponta de exagero.»
Nuno Farinha, Record

José Correia disse...

«Até quinta-feira, apenas um futebolista tinha festejado um «póquer» numa meia-final europeia: o argentino da Roma Pedro Manfredini, no triunfo (6-0) sobre o Hibernian, na então Taça das Cidades com Feira, em Abril de 1961.»
in www.fcporto.pt

José Correia disse...

«Que dizer de um avançado que marca 34 golos na sua primeira época na Europa, como ele fez em 2009/10, acabado de chegar do River Plate? E que, na segunda, mesmo com uma ausência de quase dois meses por lesão, já vai em 34?
Que é dos melhores goleadores do mundo. Que nunca será o dinheiro, mas talvez só o sucesso da equipa do FC Porto e a perspectiva de uma boa Champions a convencê-lo a ficar mais um ano.»
António Tadeia, O Jogo

The Blue Factory of Dreams disse...

Falcao é um fenómeno. Além de toda a sua capacidade futebolística e classe em campo, é um exemplo fora do mesmo, mostrando-se uma pessoa pacata e muito humilde e solidária.

Ao contrário de típico futeboleiro vindo da América do Sul e que se perde muito facilmente entre tanta ilusão, predador e pecados vários.

Vide o exemplo do magnífico Mário Jardel..


Cada jogo que passa é mais difícil esperar a manutenção de Falcao no nosso clube, mas como disse ainda hoje no meu blogue, não é altura para pensar e martirizar sobre o assunto.

É aproveitar para viver bem o momento, a alegria, o orgulho.

Serve-nos de ligeiro consolo o facto de termos 95% do seu passe, não haver cláusula de rescisão e de Falcao não parecer ser menino para romper ligação com este clube sem elevação.

Um abraço !!

miguel87 disse...

http://www.mundodeportivo.com/20110430/futbol/internacional/un-porto-mejor-que-el-de-mourinho_54147547132.html

David Duarte disse...

Como disse num blog benfiquista, onde se criticava a falta de eficacia do Vieira em termos de contratações (a lista é longa!), o Falcao é o melhor avançado que eu ja vi jogar na liga portuguesa : é um prazer vê-lo jogar.

Jorge Mota disse...

Verdade meu bom Duarte!!Eu BI!!

Falconeti para alem de 1 jogador fantastico-melhor 9 europa agora mesmo-inspira me mta simpatia e admiraçao.

WE LOVE FALCONETI!!!!!!!!