quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O peso do adepto na blogosfera


"Temos que cerrar fileiras!", "Temos de armar as tropas", "Pá, o clube precisa é do nosso apoio!!", "Agora não é altura para criticar!!!"

Quantos de nós já não leu exemplos desses a polvilhar a caixa dos comentários? Geralmente surgem quando o clube não corresponde às expectativas dos adeptos.
Acho curioso este fenómeno onde meia dúzia de Zés Ninguém acham que exercem um peso e uma influência a tal ponto que possa perturbar a sua equipa e os leve, sei lá, a falhar golos ou a dar frangos.

Estou mesmo a ver o Hulk, o João Moutinho ou o Helton a passar os olhos pelos blogues do clube e a aparecer cabisbaixos no dia seguinte ao treino, murchos, sem vontade de trabalhar.

Pergunta o Vitor Pereira: "Ó homem, que se passa? Está tudo bem?". Responde o Moutinho (quem diz ele diz qualquer outro: "Ó Mister, não sei, acho que não tenho a confiança dos adeptos. Ontem um tal de sócio_desde_que_me_inscrevi disse que estou com a cabeça mais na Inglaterra do que no Porto". Eu do Walter nem falo, consta que ele nem sabia ler, logo um gajo nem faz ideia do que algum engraçadinho possa lhe ter dito ao ler os blogues por ele.

Estou a gozar mas a presença dos atletas é cada vez mais notória em sites como facebook e twitter. Algumas dessas páginas são geridas por adeptos e não pelos próprios, mas sendo oficiais ou oficiosas é óbvio que eles vão lá espreitar. Não acho que isso possa coíbir o adepto de comentar como queira, com ou sem sangue na guelra, no entanto era mais fácil filtrar esses comentários para que não afectasse o "espírito do grupo".

A minha opinião, sinceramente, pende para o lado dos que acham que nem jogadores, nem SAD nem o Pinto da Costa querem lá saber do que se escreve em blogs, por muito que custe aos adeptos inchados que acham que têm uma opinião exagerada sobre a sua influência no clube. Além disso, que valor terá a opinião dum gajo em Toronto que está a escrever (de robe ainda por cima) num blog?

Digo isto mas estou ciente que cada vez mais os jogadores têm um ego inchado e/ou são aconselhados pelos agentes/pais a marcarem uma presença cada vez maior na internet. Será que há alguns dos nossos atletas que nos visitam? Se sim eles que se ponham finos e que ganhem na Sexta Feira que isto não é coisa da Joana! Temos que cerrar fileiras pá!!!

9 comentários:

José Rodrigues disse...

Ehehehe

Por acaso sempre achei piada a quem acha q alguma opinião critica de um adepto Zé ninguém na internet vai ter impacto no rendimento da equipa. Até já vi gente mto preocupada com isso em mailing lists privadas com umas 30 pessoas, LOL

José Correia disse...

Antes de mais nada, as boas vindas ao António Silva neste seu primeiro artigo como co-autor do RP.

"Que valor terá a opinião dum gajo em Toronto que está a escrever (de robe ainda por cima) num blog?"

Depende da hora a que escreveres. Lembro-me de ter ouvido alguém dizer que aquilo que o Manuel Vilarinho dizia depois de almoçar/jantar não era para levar a sério... ;-)

Que horas são em Toronto?

Carlos Teixeira disse...

ATENÇÃO:

http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futrelatoriocontassemestre_290212_67290.asp

Começam a aparecer estas contas... Não é só a nível desportivo que a época não é boa.

Pedro disse...

essas contas são normais, o clube opta por reinvestir sempre os seus lucros em novos jogadores.

vendeu-se o falcao, comprou-se alex sandro, danilo, defour, mangala, etc

Carlos Teixeira disse...

James joga 80 minutos no Colômbia-México em Miami que terminou agora (3h00m portuguesas) - grande passe no segundo golo! - não vejo como, atendendo a viagem de regresso e recuperação possa jogar menos de 48 horas depois.
Neste aspecto Cardozo foi dispensado por pedido do SLB do Paraguai em jogo que terminaria à uma da manhã portuguesa... É a verdade desportiva.

Não está James nem Varela, Djalma ou Rodríguez? E na defesa acho que a dúvida é saber se entra Otamendi ou se se mantém Sapunaru com Maicon a central.

José Rodrigues disse...

"vendeu-se o falcao, comprou-se alex sandro, danilo, defour, mangala, etc"

Ha' uma enorme diferenca entre a venda do Falcao e essas vendas, no q diz respeito 'a demonstracao de resultados.

E' q se na venda do Falcao contabiliza-se logo por inteiro as mais-valias (q deveriam ser para ai 35 milhoes) no semestre em q a venda foi feita, no caso das compras so' entra a amortizacao parcial do custo do passe.

Por outras palavras, se por ex o Mangala custou 8 milhoes e assinou contrato por 4 anos, neste ano o custo q vai aparecer nas contas e' de apenas 2 milhoes (=8/4).

Era portanto de esperar q tivessemos resultados positivos no 1o semestre: em anos anteriores e sempre q fazemos uma grande venda depois de 1 de Julho (como foi o caso esta epoca) temos apresentado resultados positivos.

'A primeira vista isto e' preocupante, mas ainda nao li o R&C. Depois de o fazer vou partilhar aqui os meus pensamentos.

HULK 11M disse...

Parabéns pela divertida estreia.
O que mais precisamos nestes tempos cinzentos que atravessamos... e não só em termos portistas, é precisamente de alguém com humor!

Quanto aos quase 9 milhões de prejuízos apresentados no 1.º Semestre é surpreendente e muito preocupante.

Mas, como diz o José Rodrigues, esperemos pelas contas para ver o que causou este resultado a que já não estávamos habituados.

Será pura coincidência estas coisas estranhas estarem a acontecer após o regresso do Dr.Angelino como Administrador Responsável pela área Financeira?

É que além do "regresso" aos prejuízos, tivemos também a "inovação" das falhas nos pagamentos...

Alexandre Burmester disse...

Ó António!

Não vez que estás a desmoralizar o plantel com esse acintoso artigo, ainda por cima escrito em roupão!? Artigos no RP só podem ser escritos de smoking!

Bem-vindo!

vasco santana disse...

Amigo António

desculpa só agora ter reparado que escreveste. Até qu'enfim homem! Tanto tempo sem ouvir de ti. - 'Inda estás em roupão? - "Que negra sina ver-te assim, Que sorte vil degradante"...
Olha guardei com todas as cautelas estes teus escritos; mas, não entendi nada desta tua Canção de lisboa; atão não é que tu achas mesmo que as manchas no pescoço da girafa são devido a problemas de fígado?… António! era brincadeira! - Pelo que li, parece que também ficaste impressionado com o esternocleidomastóideo ?
Baboseiras minhas!
Como a filha da Sra Rita, andaste longe, não foi? Canadá! Olha pra ti! Espera que eu t'explico:
- Não são os jogadores que lêem o que se escreve, António, são os adeptos! São eles mesmo que emprenham pelas orelhas. - Dizer mal "é a canção mais popular"…

Olha, ficámos por aqui:
- "ó… Evaristo, tens cá…"
Sexta,lá nos vemos:
"toda a emoção faz-nos vibrar
Eis a razão de ser quem sou e ser porrista!"

- Manda saudades, que é coisa que cá não deixas!…

sempre teu,
Vasquinho