quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Objectivo: Málaga

O sorteio prévio que a UEFA realiza sempre tinha deixado antever um duelo FC Porto - Málaga.
Parecia que seria só no universo virtual que os dois conjuntos azuis e brancos se iam cruzar. Mas não. Como o sorteio oficial repetiu exactamente a prova matinal, o FC Porto decidirá a passagem aos Quartos de Final no estádio La Rosaleda.

O Málaga é um projecto novo, inspirado por mais um sheik árabe com sonhos de grandeza europeia.
Nesse sentido é similar ao Paris Saint-Germain, com quem já disputamos a fase de grupos. Os donos de ambos clubes são familiares, ambos investiram no mercado dos últimos dois anos para reforçar o plantel e procuram na edição deste ano da prova o prestigio internacional que o dinheiro, só por si, não pode comprar. Que o diga o Manchester City!

Mas ao contrário do PSG, este Málaga é um poço de problemas.
Os jogadores passam meses sem receber a tempos e horas desde meados do ano passado. No Verão o clube teve de vender a Santi Cazorla ao Arsenal por tuta e meia (15 milhões de euros) e dispensar um par de jogadores porque não havia dinheiro para manter o plantel que conseguira o histórico quarto lugar obtido por Manuel Pellegrini no final da época passada. Só depois do apuramento para a fase de grupos ter sido garantido é que o clube investiu no mercado e contratou a Saviola e Santa Cruz, os dois avançados da equipa. Até lá tinha jogado com um miúdo da equipa B de 16 anos.

É por isso um projecto com pés de barro e ,a par do Schalke 04, o que melhor nos vinha. Não tem nem o prestigio de um Manchester United ou Juventus nem a qualidade de Borussia Dortmund, Barcelona e Bayern Munchen. Mas não é por isso um rival menos perigoso.


Os espanhóis (imprensa e adeptos) já se dão por favoritos e a boa primeira fase podia dar essa sensação.
Mas com um plantel curto, as boas exibições têm sido alternadas com jogos francamente maus. Em Espanha caminham no quinto posto (empatados com o Bétis), longe do trio da frente, e na Copa del Rey têm sofrido para seguir em frente. Todas as fichas foram postas na fase de grupos - por motivos financeiros evidentes - e agora resta saber como será que um clube pouco habituado a isto suportará a pressão de uma eliminatória. Não é por acaso que os dirigentes do clube têm um discurso bem mais cauteloso!

Da equipa treinada pelo homem que foi desprezado pelo Real Madrid mas que antes tinha transformado o Villareal num clube de bairro a um semi-finalista europeu, é preciso ter cuidado com três jogadores que têm sido fundamentais ao longo do ano:

- Isco, provavelmente uma das maiores promessas do futebol europeu, chamado a sucessor de Andrés Iniesta na selecção espanhola
- Joaquin, o veterano extremo que redescobriu a alegria de jogar e que tem sido o principal motor ofensivo dos andaluzes
- Eliseu, renascido sob o comando de Pellegrini que lhe dá uma tremenda liberdade no flanco esquerdo, transformando-o num jogador a que a linha defensiva tem de prestar muita, muita atenção.

Quanto ao resto do plantel, há um equilíbrio evidente.
Willy Caballero é o lider do prémio Zamora, mas oscila entre defesas impossíveis e autênticos "frangos". A linha defensiva, composta por Jesus Gamez, Demichelis, Wellington e Eliseu é bastante desequilibrada e no meio-campo a equipa depende sobretudo da frieza de Toulalan e da magia de Isco, deixando a Camacho e Portillo o trabalho mais táctico. No ataque, o titular é o já conhecido Saviola, e do banco saltam habitualmente os mesmos nomes, o chileno Iturra, o espanhol Monreal, o português Duda e o paraguaio Santa Cruz.

Honestamente, perante este rival, o FC Porto tem de se considerar favorito, de portas para dentro.
Que o rival queira embandeirar em arco, é lá com eles. Nós temos um bom onze, um pedigree na alta competição reconhecido e jogadores que, individualmente, não estão atrás dos melhores da equipa rival. Se eles têm Isco, nós temos James. Se eles têm Joaquin, nós temos Moutinho. Se eles têm Saviola, nós temos Jackson. E assim sucessivamente.

O primeiro jogo no Dragão será fundamental. Já sabemos que não podemos sofrer golos, que teremos de ser mandões desde o principio. E, acima de tudo, demonstrar a eficácia que ainda não tivemos nos duelos contra rivais directos. Na Europa isso é fundamental.

Entre Fevereiro e Março o Málaga terá um calendário muito complicado. Tem um plantel curto. É o momento certo para fazer valer a nossa superioridade e marcar o bilhete para os Quartos de Final.


PS: A UEFA anunciou agora mesmo que o Málaga é um dos clubes excluídos das próximas edições das provas europeias. Nos próximos quatro anos, mesmo que se apure, o Málaga será excluido por não cumprir com os requisitos financeiros do Financial Fair Play, juntamente com outros clubes do leste da Europa. A prova viva de que o estado das finanças do clube é um desastre. Mas não podiam aplicar isto já?

57 comentários:

eumargotdasilva disse...

Sobretudo isso: o que o Málaga tem de melhor é o treinador...
Há que ter muito cuidado, e jogar no máximo da concentração, e no mínimo também -i.e. sem golos na própria baliza, nem frangos, mas acho que podemos ganhar perfeitamente. Vamos a eles e de novo aos quartos de final!....

Joaquim Lima disse...

Saiu-nos a "sorte grande" no sorteio.
Não passarmos à proxima fase com o Málaga será um fracasso, como o de Shalke há uns anos.

Temos que ser favoritos a passar, temos melhores jogadores e melhor colectivo!

Joaquim Lima disse...

Já agora, já se sabe contra quem jogaremos os quartos ou ainda vai haver sorteio?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Reine,

Sem dúvida, apesar de ter sido tratado abaixo de cão em Madrid, a verdade é que Pellegrini é um belíssimo treinador e pegou numa equipa desfeita e montou um onze muito atractivo. No jogo de xadrez entre treinadores, creio que ninguém duvida que o Málaga leva vantagem!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Joaquim,

Depois dos Oitavos realiza-se o caminho definitivo até à final!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Joaquim,

Como disse no texto, contra S04 e Malaga temos 51%, como mínimo, possibilidades de passar. Com qualquer outra das equipas não chegaríamos aos 20%!

José Correia disse...

O Málaga é um projecto novo, inspirado por mais um sheik árabe com sonhos de grandeza europeia. Nesse sentido é similar ao Paris Saint-Germain, com quem já disputamos a fase de grupos

E eu não me importava nada de repetir os resultados: 1-0 em casa e 1-2 fora.

Carlos disse...

Se ha resultado que nao esqueço é esse contra o schalke.
Muito injusto.

Andre Correia disse...

Porto tem a obrigacao de passar

Andre Correia disse...

Porque se o malaga é forte nós somos mais ....somos porto

Snob S.D Couto disse...

Pela comunicaçao social espanhola e pelos comentarios dos espanhois(marca,el mundo,a.s,jornais de malaga) eles ñ estao nada contentes, e com razao.
FCP tem 70% contra 30%.. para mais cm a possivel saida de isco em janeiro.
Sera um fiasco V.P ñ conseguir o apuramento.

Espero uma victoria por 2 de diferença no dragao e um empate em espanha.

Espero tb q ñ saia j.moutinho fernndo ou james em janeiro.

O ingresso de quaresma e mais 1 medio ofensivo era ideal.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Bem visto Zé!

José Rodrigues disse...

De facto o sorteio podia ter sido bem pior. Melhor, só se fosse o Schalke.

Mesmo assim devemos estar conscientes de q isto à partida vai ser 50-50 ou muito perto disso: estamos longe de ser CLAROS favoritos.

Falta tambem saber se o sheik vai às compras de Natal...

Miguel Lourenço Pereira disse...

O José Rodrigues tem razão,

Neste caso o FCP tem óptimas opções para apurar-se mas não por ser uma eliminatória de 80-20, 70-30 ou 60-40 a nossa favor, mas porque é uma eliminatória perfeitamente equilibrada. O problema é que qualquer outra, salvo com o Schalke 04, seria forçosamente muito negativa para as nossas aspirações.

Duvido que o Málaga vá ao mercado sem dinheiro mas as nossas eventuais incorporações também não prometem um cenário muito diferente do que até agora vivemos.

Snob S.D Couto disse...

Chamar um jogo equilibrado a uma equipa q foi quase toda vendida.
Q se reforçaram cm oneywo saviola e santa cruz(3 velhos)

Entao se no sorteio ditasse juventos bayern manchester ja para ñ falar do barcelona A teriamos 30% de hipoteses na vossa logica??

Sim pk juve bayern manchester têm melhor equipa e individualidades q o malaga.

De espanha na actualidade as melhores equipas sao barça real valencia atletico..

Joaquim Lima disse...

Eu comparo este Porto e este Málaga com o Porto de Villas Boas e o Villareal desse ano, respectivamente.

Eles têm bons jogadores mas os nossos são melhores e ainda temos a nosso favor a experiência neste tipo de competições e em fases avançadas, coisa que este Málaga não tem!

Duarte disse...

"Sem dúvida, apesar de ter sido tratado abaixo de cão em Madrid"

Como quase todos os que por lá passam, diga-se.

Duarte disse...

Tanto quanto sei o sheik pôs-se a andar há uns tempos. De resto, o Málaga esteve em risco de exclusão da Champions por ter ficado, de um momento para o outro, sem cobertura, o que motivou o risco elevado de salários em atraso.

Não sei se entretanto o dito senhor se arrependeu e voltou a abrir a torneira, confesso. Mas até por isto mesmo o trabalho de Pellegrini tem sido louvável.

Duarte disse...

"O Málaga é um projecto novo, inspirado por mais um sheik árabe com sonhos de grandeza europeia."

Miguel, mas o sheik já não deu corda aos sapatos? Tinha ideia que sim.

Anónimo disse...

Nao concordo nada que teriamos apenas 20 por cento com outras equipas...até penso que podiamos ganhar a este united e até o Dortmund nao é o que parece na champions...se saísse os alemaes penso que os eliminariamos.

Tiago disse...

Meus amigos, depois de ler os vossos comentários, se não fosse a cor azul, era capaz de pensar que estaria num blog benfiquista.
Para o FC Porto pode ser qualquer equipa, exceto o Barcelona A, ok?

Abraço e boas festas.

José Rodrigues disse...

Uma coisa e' achar q podemos ganhar a qualquer um, outra bem diferente e' achar q somos favoritos contra qualquer um.

Sinceramente esse tipo de comentario sim e' q me parece tipico de benfiquistas: i.e. cheio de basofia.

José Rodrigues disse...

"Nao concordo nada que teriamos apenas 20 por cento com outras equipas...até penso que podiamos ganhar a este united"

ahem... assinalo q quem disser q temos 20% de hipoteses contra um equipa esta' automaticamente a dizer q sim, PODEMOS ganhar a essa equipa. Caso contrario tinha dito "zero", nao e'? ;-)

Dito isto pessoalmente nao acho q teriamos 20% contra as restantes equipas, mas sim mais (mesmo q eles fossem claros favoritos). Contra o Barca sim, contra as outras (excluindo Malaga e especialmente Schalke) entre 20 e 40%.

DC disse...

Preocupa-me esta arrogância e espero que não contagie a equipa.
Temos 50-50 de hipóteses como em qualquer outra eliminatória da Champions. A arrogância já nos custou bem no ano passado mas parece que ainda há quem continue a desvalorizar algumas equipas da Champions.

O Málaga não é o Barça mas tem um treinador fabuloso e jogadores fantásticos como Isco ou Joaquin. E uma equipa que tem Santa Cruz no banco enquanto nós temos Kléber não tem um plantel assim tão curto.

Acho que temos tudo para passar mas temos que ter muito respeito pelo adversário!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Duarte,

O Sheik nunca saiu. Deixou de investir, depois dos primeiros milhões, e houve problemas reais de liquidez que forçou a uma pequena greve na pré-época e à venda de dois ou três jogadores para equilibrar as contas. Nunca mais voltou a meter dinheiro, os salários têm sido pagos com os milhões da Champions, mas o clube continua a ser seu!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Snob,

É exactamente o que eu disse. Com qualquer outro clube, o FC Porto não teria mais de 20 % de possibilidades, salvo se fosse o Schalke 04, uma equipa mais fraca que este Málaga mas com um goleador em estado de graça.

Este jogo vai ser tremendamente equilibrado porque nós não somos tão bons quantos parecemos nem eles tão maus como parece que o pessoal aqui pensa que são.

Em Espanha o Valencia está a realizar uma época absolutamente penosa. O Málaga vai, empatado com o excelente Bétis, em quarto lugar. Isso diz algo!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Não, ainda está aí!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Certo!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Jogando contra o Barcelona, Dortmund e Bayern não teríamos mais de 20%, poderíamos ganhar, mas seria uma surpresa maiúscula. No caso do Man Utd e da Juventus a percentagem seria ligeiramente maior mas continuaríamos a ser muito inferiores. É preciso assumir que não somos nenhum tubarão europeu, o que não significa que não se possa ganhar a todos num bom dia e aguentar uma eliminatória a dois jogos, que é bem diferente!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Tiago,

Se acha que este FC Porto pode ganhar a qualquer equipa do Mundo prepara-se para ter uma desagradável surpresa quando a realidade o atropelar nos Quartos de Final, onde espero chegar!

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Lamentavelmente há muitos adeptos que debaixo do grito "somos Porto" pensa que se pode ganhar a qualquer equipa fácil fácil. Não se pode.

Pode-se ganhar, pode-se até ser campeão europeu, com eliminatórias equilibradas, a equipa concentrada e jogos sem falhas. Claro que sim. Mas, no papel, somos entre a 9º e a 14º equipa deste sorteio, num lote onde estão o próprio Málaga, o Schalke 04, o Arsenal, o Valencia e o PSG, por exemplo (e partindo do principio que só os 8 melhores estão nos Quartos, só um sorteio assim nos podia dar reais hipóteses de chegar lá).

Se cometermos os mesmos erros de Paris, não há rival que nos valhe. Se jogarmos com a cabeça que tivemos no Dragão, a história muda de figura.

Pedro disse...

Nesta eliminatória irá jogar-se a possibilidade ou nao de VP continuar como treinador do Porto. Se nao nos apurarmos para os quartos, podemos concluir que ele nao representa nenhuma mais-valia para o clube e é a machadada final na sua credibilidade junto dos adeptos.
Nao penso que somos favoritos, apesar de por vezes o peso das camisolas ter alguma influencia no desfecho destas eliminatórias, mas é o desafio ideal para VP provar que numa eliminatória equilibrada é capaz de fazer pender os pratos da balança a seu favor. O nao apuramento do Porto apenas nao ficará sobre os seus ombros se algo muito anormal acontecer durante os 2 jogos (e nao incluo nas desculpas possiveis um qualquer frango do Helton).
Quanto à discussao de percentagens, enfim, vale o que vale. O problema é que o futebol que o Porto apresenta, aparentemente, dá pouca confiança de sucesso, à maioria dos adeptos.
Cumps

Carlos Santos disse...

ai sim? então se o Helton mandar um frango do outro Mundo, o Danilo voltar a marcar na própria, o Jackson virar Kléber por um jogo e o Lucho se fizer expulsar a culpa será na mesma de Vítor Pereira por não ter conseguido evitar os erros individuais?
Você mesmo antes de ver o jogo, já está a definir quem será o culpado no caso de o Porto não ter sucesso. Se por acaso passarmos a eliminatória, também se deduz pelo seu comentário que o mérito nunca será de VP, provavelmente será do plantel e da "estrutura"...

Pyrokokus disse...

Penso que o Porto é favorito, mas esse estatuto tem de ser demonstrado dentro de campo.
Já vimos por diversas vezes que nestas competições, quem entra convencido que já ganhou acaba por perder. Basta olhar para o Chelsea. O ano passado ninguem dava nada por eles e foram campeoes, este ano ficaram pelo caminho na fase de grupos.
Têm bons jogadores e um excelente treinador. Vai ser complicado

Tiago disse...

Penso k compreenderam mal o meu comentário. Não se trata nem de bazófia, nem de arrogância e nenhum tipo de vaidade. Trata-se de que o FCP pode de um momento para o outro dar uma agradável surpresa aos adeptos, embora com este treinador não me pareça. Agora, o Porto está ao nível de quase todas as equipas da champions, tirando, Real Madrid, Barcelona, Man. United e B.Munique. O resto é no minimo 50%. Por favor, dizerem que o Porto não tem hipótese com um Dortmund é estar um pouco fora da realidade. E também não terei nenhuma desagradável surpresa, porque não é o futebol k me dá de comer, mas é preciso ter confiança, se não ganhar paciência, fica para o próximo ano. Se fossemos sempre pelas percentagens, o FC Porto não tinha ganho a Champions em 2004.

Mário Faria disse...

O Málaga e o Barcelona são adversários igualmente muito difíceis, só que defrontando o Málaga temos mais probabilidades de passar à fase seguinte.
Na época passada fomos eliminados pelo MCity, que foi eliminado pelo SCP que perdeu a taça de Portugal para a AAC, logo o melhor treinador é o PEDRO EMANUEL.
Na minha perspectiva os objectivos desportivos do FCP são:
1) Ganhar o campeonato;
2) Garantir automaticamente a presença na CL;
3) Chegar aos oitavos da CL ;
4) Ultrapassado os oitavos, chegar o mais longe possível na prova;
5) Vencer a Taça de Portugal,
6) Vencer a Taça da Liga.
Acho que a continuidade do FCP na CL dependerá (também) do que possa acontecer em Janeiro na abertura do mercado. Vamos ficar sem Atsu, e o banco parece curto.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Se o Tiago acha que o FCP está a um 50% com o Borussia de Dortmund (que limpou o grupo mais dificil) mas não está com o Real Madrid (que não ganhou um só jogo aos alemães), então a sua realidade é realmente complexa!

Pedro disse...

Existem sempre aqueles adeptos que ou nao sabem ler ou fingem nao saber e fiquemos por aqui.
A possibilidade de um frango do Helton é algo que deve estar previsto quer nesta eliminatória quer em qualquer outra seguinte, nao seria nenhuma novidade nem nenhuma surpresa para qualquer adepto portista.
Cumps

Snob S.D Couto disse...

Vai.me desculpar mas eu como portista que sou ñ considero inferior aos pobres dos italianos nem aos alemaes do dortmund muito menos cm shalke,alias ate um m.united cm o futebol q tem apresentado na champions era benvindo.

O FCP so seria inferior ao barça ou bayern.

Alias o proprio pinto d costa ja pede a final da champions.

Snob S.D Couto disse...

Miguel

Superiores ao FCP neste momento somente barça e bayern.

Tudo resto seria 50%-50%...

Este dortmund é o mesmo q supostamente era um dos maiores candidatos quando o fcp ganhou a taça uefa.
O bayer Leverkusen adversario do 5lb esta em 2º lugar
sendo q o dortmund esta em 3 ou 4..
Sim eu sei q a liga alemã esta crescer "violentamente" e q possivelmente no futuro vai ocupar o lugar de 3ºgrande campeonato outrora ocupado pelo Calcio.


No proximo sorteio se possivel o vencedor do galatasaray-shalke 04... vs FCP...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Snob,

Dizer uma frase dessas ou é espelho de um tremendo optimismo, e há que viver a vida com optimismo, ou de um distanciamento profundo da realidade futebolística.

Já não falo em diferenças de orçamentos, em qualidade treinadores ou em diferenças do plantel. Falo só de fio de jogo, de conceitos tácticos, de posicionamento em campo, de elementos básicos. O Dortmund é, actualmente, provavelmente o favorito-surpresa desta edição, juntamente com o Shaktar (lamentavelmente jogam um contra o outro) e em 5 jogos o FCP ganharia 1, não mais.

É um clube que apostou tudo na edição deste ano da Champions League e realizou uma primeira fase absolutamente brutal. Tem uma linha média tremenda, um ataque eficaz e uma defesa que raramente comete erros. Preferia jogar contra o Real Madrid do que contra eles, qualquer dia da semana.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Snob,

O Pinto da Costa pode pedir o que lhe der na gana, eu também posso pedir um apartamento no Mónaco com vistas para o mar, outra coisa é que lhe dêm.

Eu sou portista, como qualquer outro, nem mais nem menos. O que não sou é estúpido. E sei bem onde estamos no mundo do futebol. Isso não significa que ganhemos, porque muitas vezes os favoritos têm uma má noite, há erros arbitrais pelo meio, os jogadores superam-se e o sorteio ajuda. Se o Chelsea foi campeão europeu o ano passado, quando estava quase eliminado no final da 1º mão dos Oitavos, todos o podem fazer. Mas dizer que este FCP é a terceira equipa europeia, parece-me algo alucinante!

Carlos Santos disse...

"Se nao nos apurarmos para os quartos, podemos concluir que ele nao representa nenhuma mais-valia para o clube e é a machadada final na sua credibilidade junto dos adeptos."

Li mal ou você está aqui já antecipadamente a culpar o VP por um insucesso do Porto?
Ok, se você acha que um frango do Helton não seria surpresa, o que é que você sugere que o VP faça? Que jogue com 2 guarda-redes?

Pedro disse...

"é o desafio ideal para VP provar que numa eliminatória equilibrada é capaz de fazer pender os pratos da balança a seu favor. O nao apuramento do Porto apenas nao ficará sobre os seus ombros se algo muito anormal acontecer durante os 2 jogos"

Se acha como normal "o Danilo voltar a marcar na própria, o Jackson virar Kléber por um jogo e o Lucho se fizer expulsar" numa só eliminatória, entao nada posso fazer.
Em condiçoes relativamente normais, passaremos se demonstrar-mos ser melhor equipa que o Málaga, o que nao significa que mesmo que isso aconteça o Porto nao possa ser eliminado.
Agora, nao tenho dúvidas, que se em condiçoes normais o Porto for afastado por nao ter futebol para o Málaga, se ficar demonstrado que somos claramente inferiores é o fim da linha para VP junto dos adeptos.

Carlos Santos disse...

Miguel, é a sua opinião, agora não diga por favor que quem não concorda com ela revela "um distanciamento profundo da realidade futebolística".

Eu vivo na Alemanha, vejo todas as semanas os jogos da Bundesliga e tenho a mesma opinião que o Snob.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Reitero a 100% tudo o que disse, para mim colocar o FCP e o BD no mesmo plano futebolístico não faz qualquer sentido!

Snob S.D Couto disse...

O Dortmund esta em 3 lugar cm os mesmos pontos que o Eintracht Frankfur.
ñ estou com isto a dizer q sao fracos..é um bom clube.
Falar de orçamentos é dizer q a uns anos atras o dortmund estava para fechar portas e quem lhes pagou a divida foi o bayern.
ñ devera ter conhecimento disso..foi uma especie de benfica em quem pagou a factura ñ foram os contribuintes mas sim o clube rival.

Posto isto..sera sempre melhor o dortmund ao real madrid..mourinho é conhecedor do futebol praticado pelo FCP,ja os alemaes ñ têm tanto conhecimentos, nem tantas estrelas na equipa,embora cm conjunto sejam superiores.

Para mim o FCP tem q passar obrigatoriamente aos 4ºfinal..depois o sorteio ditara as condiçoes de uma passagem as meias final e final..

Magnifico seria shalke ou galatasaray p FCP nos quartos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Snob,

O Dortmund esteve em falência técnica e saiu dela com uma política desportiva tremenda, liderando o trabalho nas camadas jovens alemãs, montando uma geração memorável e que foi o 1º clube bicampeão alemão na história desde os anos 70 sem ser o Bayern Munchen.

O FC Porto não tem nenhuma obrigatoriedade de passar, o Málaga também joga, mas posto isso, melhor que esses rivais, impossível!

Snob S.D Couto disse...

Para mim os q passam aos 4 final champions:

FCP
barcelona
bayern munich
real madrid
juventus
psg

As maiores duvidas sao dortmund vs shalke e galatasaray vs shalke..

Isto é so um palpite meu, e do meu "conhecimento"..

Snob S.D Couto disse...

Ultimos jogadores falados pela imprensa p FCP:

izmailov
quaresma
chicharito
herrera
corona

3 mexicanos, 1 portugues, 1 russo

Anónimo disse...

Estivémos inseridos no pior grupo da Champions, éramos primeiros cabeças de série e ficámos em segundo.

O objectivo mínimo é passar calmamente o Málaga e depois ser eliminado de peito feito nos quartos

Anónimo disse...

Mas querem compara orçamentos??

O orçamento do Zenit passou os 250M€ este ano.
Os do Man United, Real, Barcelona, Chelsea, City, PSG,, e mais uns poucos são superiores ou rondam este valor.

Mas quem escreve aqui não tem a noção da realidade?

não tem noção que jogadores como Lucho Gonzalez e Quaresmas aqui são estrelas e lá fora são dispensados?

Mas está tudo louco?

Com o Málaga sim, será 50-50, mas muito devido á experiência que temos.
depois ou apanhamos o Galatasaray, ou estaremos sempre em situações de 80/20 até 70/30...

JS

SD Espinho

littbarski disse...

O Málaga é uma equipa algo irregular que tanto ganha ao Milan ou goleia o Valência, como perde em casa com o Rayo Vallecano ou a Real Sociedad. Irregular, mas obviamente perigosa. Seria um erro enorme encarar este adversário da forma que ele deseja, isto é, achando que o Porto é claramente favorito (a primeira coisa que o Málaga fez, pela voz de um dos seus dirigentes, foi tentar promover isto, dizendo que o Porto era a melhor equipa da Champions). O Málaga venceu um grupo onde estavam o Milan e um clube que ficou à frente do Porto na fase de grupos da época passada. Pezinhos no chão, concentração e, claro, força nas canetas, sem medo.

Não é só o Málaga que dá preferência à Liga dos Campeões. Basta ver o que aconteceu recentemente, no jogo da Taça de Portugal, em Braga, para perceber isso. Vejo regularmente listas de prioridades em que o primeiro objectivo é ser campeão, mas não me admirava nada que a ordem de prioridades da SAD do Porto, actualmente, fosse algo deste género:

1 - Garantir o acesso à Liga dos Campeões
2 - Chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões
3 - Ser campeão
4 - Chegar o mais longe possível nas restantes competições

Money talks... E a Champions para além de ter um prestígio muito superior ao do campeonato português é a prova que faz com que a política desportiva da SAD portista tenha suporte financeiro. Cada vez vejo menos diferenças, em termos de importância atribuída, entre as outras competições. Acho que o jogo da Taça de Portugal em Braga desfez as dúvidas que pudessem existir a este respeito. São competições não prioritárias em que a aposta depende mais das circunstâncias (calendário) do que de algo planeado (vejam-se os onzes da Taça de Portugal e da Taça da Liga, na Choupana).

Claro que aquilo que é dito não é isto. O primeiro objectivo é ser campeão e todas as competições são para ganhar. Excepto a Taça da Liga, claro. Essa é para treinar.

Miguel Lourenço Pereira disse...

JS,

Totalmente de acordo!

Snob S.D Couto disse...

Anonimo

Realidade??

A tua realidade? eu sei bem quem paga mais aos jogadores:

1ºbarça
2ºreal madrid
3ºm.city
4ºchelsea

E com o malaga sera 50%-50%

Esses colosso mundial, q é a 1 vez q esta na champions, q os seus maiores reforços foram santa cruz(de moletas) oneywo(craque d basket) saviola(velho).

Situaçoes de 80% para 20% nem cm o barça ou bayern, alias o FCP cm sendo um dos clubes cm mais experiencia e participaçoes nesta nova ediçao da liga dos campeoes, tem mais q obrigaçao e jogadores de passar no minimo aos quartos.

E se falas em orçamentos ñ esquecer q o FCP a bem pouco tempo teve 100 milhoes de orçamento.

Eu teria vergonha de dizer que o meu clube tem 20% de passar com qq equipa deste mundo.

Costa disse...

Também há alguns que por lá passam e querem fazer dos Madrilenos parvos...

Anónimo disse...

Ya los periodistas deportivos españoles empiezan a decir que el málaga es muy superior al Porto........