sábado, 21 de março de 2015

Más opções de Lopetegui

Lopetegui (fonte: Maisfutebol / LUSA)

No desafio anterior (contra o Arouca), com o FC Porto a jogar com menos um desde muito cedo, Quaresma fez uma grande exibição e foi considerado, quase unanimemente, o melhor em campo.
Como “prémio”, hoje foi para o banco e Lopetegui apenas o chamou, já com a equipa em desespero de causa, à procura de recuperar a vantagem perdida no marcador. Não foi a tempo…

Em contrapartida, os três jogadores do trio de ataque – Brahimi, Tello e Aboubakar – tiveram hoje uma exibição entre o medíocre (Tello e Brahimi) e o péssimo (Aboubakar). Aliás, na linha do que já se tinha visto em jogos anteriores, Aboubakar denotou imensas fragilidades a jogar de costas para a baliza e, em muitos momentos do jogo, pareceu completamente desligado do resto da equipa. Em jogos como este (e há muitos assim no campeonato português), Jackson faz imensa falta.

Aboubakar (fonte: Maisfutebol / REUTERS)

Mas, se me parece evidente que Lopetegui errou, ao deixar o Quaresma (a atravessar um bom momento) no banco de suplentes, também penso que fez uma má leitura do jogo e não foi nada feliz nas substituições.

Rúben Neves ainda não tem a intensidade de jogo e a agressividade sobre a bola que tem Casemiro e isso foi notório na quebra, a pique, do meio campo portista.
E a coisa piorou quando Evandro foi substituído por Quintero. O colombiano foi um claro erro de casting, numa altura do jogo em que, após a saída de Casemiro, o FC Porto já estava a perder a luta e o domínio do meio campo.

Por aquilo que já disse, na minha opinião, Lopetegui esteve mal nas substituições e no timing em que as fez.
Por exemplo, no momento em que retirou Evandro, por que razão não entrou Quaresma (em vez do inexistente Quintero), passando Brahimi para o meio-campo, tal como tinha feito no Bessa?
Se Lopetegui tivesse optado por esta configuração, para além de reeditar uma solução que deu resultados (contra um Boavista semelhante a este Nacional), ficaria ainda com uma terceira substituição, que tanto poderia ser a entrada de Gonçalo Paciência (para o chuveirinho nos últimos minutos), como poderia ser Óliver (se, entretanto, interessasse recompor o meio-campo).

No computo geral, foi uma exibição fraquinha do FC Porto, em que faltaram jogadores importantes (Jackson e Óliver), faltaram jogadores em melhor forma (Brahimi, Herrera, …), faltou Quaresma a titular, faltou Casemiro nos últimos 40 minutos, faltaram pernas, faltou experiência e faltou treinador.

Após o "milagre" do SL Andor ter perdido em Vila do Conde, o FC Porto não podia ter desperdiçado a oportunidade de ficar colado ao 1º lugar e aumentar enormemente a pressão sobre o líder deste campeonato.
Hoje, na Choupana, faltou estofo, estofo de campeão, a esta equipa e a este treinador.

41 comentários:

rbn disse...

Concordo, colocar a mosca morta Quintero numa hora em que o time pedia muita luta, correria e transpiração é dose...mas a substituição de Casemiro já se esperava, levou um amarelo completamente excusado e não se podia deixá-lo em campo arriscando a levar um 2º amarelo...

Dos males o menor, e pelas circunstancias do jogo, onde tivemos azar ( 2 na trave ), mas também onde o adversário podia ter matado o jogo em contrataques, ganhamos 1 ponto...agora são 3 de diferença e voltamos a depender de nós...

Isso vai ser sofrimento até ao fim...

Miguel Amador disse...

O depender de nós é complicado quando significa que temos de ganhar por 3 ou mais ao Benfica na Luz... Não o que se passou, mas os jogadores estavam de rastos durante o jogo, a se arrastas, com passes errados porque não conseguiam já racicionar. A forma como o Herrera acompanha o jogo todo com os olhos é digna do melhor árbitro em Portugal, pena é que seja jogador..

José Lopes disse...

Nao acho a exibicao do Aboubakar pior que a do Brahimi, que quando tem este tipo de exibicoes tem de sair mais cedo. Principalmente depois de ver como entrou o Quaresma. O Porto nunca esteve bem no jogo, na primeira parte quase nao permitiu ataques perigosos, mas nao conseguia circular no ultimo terco salvo em momentos isolados ou quando o Nacional esteve com 10. Conseguiu um golo numa altura ideal, mas caido do ceu. Na segunda parte, a equipa esteve partida, principalmente depois da entrada do Quintero, falta de pernas de alguns e saida do Casemiro (que se entende pelo amarelo). Podiamos ter perdido perfeitamente, o empate e' o resultado justo. Pena o efeito moral que este empate tem, sobretudo depois de estarmos a ganhar. Faltou eficacia na recuperacao de bola, intensidade no meio-campo, maior rapidez ao Herrera, e jogo interior do inicio ao fim, para a falta do qual a ausencia do Oliver (e do Jackson) ajudara a explicar e a entrada do Quintero nao tornou menos problematica. Mal o Alex Sandro no golo deles e inacreditavel na oportunidade de golo falhada pelo Lucas Joao (desceu a passo, parecia sem pernas). Definitivamente, damo-os mal na Madeira.

agostinhop disse...

Quem quer ser campeão, não pode falhar nestas horas. e o FCP falhou, infelizmente. Pensar que depender de nós é trer de ir ganhar 0-3 à Luz, é não ter os pés no chão, de certeza.

Pedro ramos disse...

Hoje perdemos o campeonato.

miguel.ca disse...

Resumidamente, esta equipa voltou demonstrar uma imaturidade assustadora falhando num jogo onde tinha de ter deixado a pele em campo. Quando assim é...

miguel.ca disse...

Ou eliminar o Bayern de Munique...

rbn disse...

Não era necessário ser um genio pra perceber que Brahimi perdeu 95% das batalhas com o lateral deles, e quando conseguia alguma vantagem fazia merda...devia ter saído já ao intervalo...

Foi um jogo onde 70% das jogadas de ataque deram errado, e as 30% que deram certo resultaram num gol, em 2 bolas na trave e numa defesa fenomenal... se metade desses números tivessem sido aproveitados, dava pra ganhar, mas o futebol é isso...do lado deles, tiveram 3 chances: Helton defendeu a primeira, fizeram o gol na segunda e desperdiçaram o 2 x 1 na terceira...

Agora é vencer o Estoril sem mais margem para dar 45 minutos de avanço como hoje...e ver se o Nacional faz uma exibição parecida no galinheiro...

Pedro disse...

Fisicamente a equipa deu um estouro hoje. Tanta rotação feita em momentos incompreensiveis, e agora jogadores abaixo de forma nunca saem.

O Oliver tem de estar muito mal para não ser titular ou pelo menos para não entrar em vez do Quintero.

Seja como for, independentemente da análise, hoje podemos ter perdido de vez o campeonato. Não pelos 3 pontos, mas pela bofetada moral que levamos.

E quando vier o Bayern... muitos pulmões vão sair pela boca naquela equipa.

antonio oliveira disse...

Ponto final na polémica das arbitragens

Bruno disse...

Para além de tudo, o que já foi dito, eu volto a perguntar: porque raio os nossos cantos nunca dão em golo?
Um golo de canto é meio caminho andado para ganhar um jogo. E, agora, pergunto eu: como esperamos chegar à baliza do bayern, se vamos ter pouca posse, como se prevê e não aproveitando as bolas paradas como deve ser?

Paulo Marques disse...

Um jogo mauzinho de um equipa que andava em ritmo alto, mas toda a gente quebra.
Só não acho o resultado justo porque me pareceu que o Quaresma foi albaroado aos 86' (alguém que me desminta sff).
A quebra na competição vem em boa altura.

miguel.ca disse...

Obviamente que não! Independentemente das parvoíces que o Porto possa fazer, nada apaga os milagres inacreditáveis que têm acontecido sempre aos mesmos nesta época.

DJ Louro disse...

Completamente de acordo com a análise ao jogo.
O treinador falhou rotundamente nesta partida,
O Quaresma fez mais em 20 mns que o desastroso Brahimi em 70 mns...a entrada de Quintero foi um flop e Oliver no banco...
Faltou-nos o Jackson e faltou-nos pernas sabendo o quão difícil é jogar na ilha da Madeira por causa da elevada humidade.
Hoje tínhamos que vencer e quiçá perdemos aqui o campeonato.
Também é verdade que em caso de vitória , teríamos sempre de vencer na luz, também já estivemos quase a 9 pontos e estamos a 3 ..por isso , vamos esperar para ver a condição física da equipa nos próximos jogos...

Pedro disse...

Ponto Final? Não há nenhuma polémica.
não fossem as arbitragens e o Porto estaria muito perto do titulo em vez de fazer contas.

José Correia disse...

"O depender de nós é complicado quando significa que temos de ganhar por 3 ou mais ao Benfica na Luz..."

Se o FC Porto ganhar na Luz por 2-0 (algo que me parece improvável), o campeonato será (poderá ser) decidido pela diferença entre golos marcados e sofridos.

José Correia disse...

"Mal o Alex Sandro no golo deles e inacreditavel na oportunidade de golo falhada pelo Lucas Joao (desceu a passo, parecia sem pernas)"

Em termos de cobertura defensiva, o Alex Sandro não esteve mal. Esteve péssimo!

José Correia disse...

"porque raio os nossos cantos nunca dão em golo?"

Os cantos e os livres laterais!

É notório que falta muito trabalho (trabalho de qualidade) a esta equipa, quer nos cantos, quer nos livres laterais.

Madureira disse...

Pior que o jogo que a equipa fez, pior que Brahimi (jogo miserável), Herrera, Danilo, pior que o treinador, foi a ATITUDE! Porque simplesmente não houve atitude, garra nem vontade de ganhar! Se fosse do Porto de outros tempos alguma vez depois de sabermos que os mouros tinham perdido, nós não aproveitávamos? Perdemos hoje o campeonato... meter Ruben Neves e Quintero não lembra a ninguém... exceção ao nosso treinador, perdeu o meio campo por completo e não perdeu o jogo por pouco! Que falta de estofo...

Miguel Teixeira disse...

Fui só eu que notei que o Quintero tem pelo menos uns 12kg acima do peso ideal? E é opção?... O Lopetegui, treinador que tenho defendido e continuarei a defender independentemente de sermos ou não campeões, hoje fez tudo mal. Espero que não tenha sentenciado a liga.

meirelesportuense disse...

Não percebi a substituição de Casemiro, se Rúben entrasse para poder fazer subir Casemiro então sim, estou convencido que os dois fariam o suficiente para ganhar o jogo, isto é, conservar o resultado então sentido no marcador.
E Alex Sandro sempre a chegar atrasado.-Que caraças, então temos Brahimi e precisamos de Alex ao seu lado?...Um tiro no porta-aviões do Porto.
Eu sei que mesmo que ganhassemos todos os jogos até à Luz, era necessário ir lá e ganhar, mas assim é preciso fazê-lo por três a zero!...Bolas Lopetegui. Fiquei podre.

Joao Goncalves disse...

mau mau muito mau... e a pior exibição em campo foi a do Lopetegui.

Eu defendo imenso a visão que o nosso treinador tem na reacção aos eventos mas hoje foi mau de mais para ser verdade...

Evandro e Brahimi foram uma nulidade o jogo todo e Aboubakar... é melhor nem falar de Aboubakar que foi por ele que perdemos 2 pontos na choupana hoje...

As substuições eram de praxe e sem espinhas... Brahimi saia e entrava Quaresma e ao Intervalo saia Evandro e entrava Óliver ou eventualmente Ruben Neves.

Era de praxe e sem espinhas! O problema esteve e muito no Evandro que deixou o meio-campo completamente manco na 1ª parte e o que é que raio fez o nosso treinadoe? Tirou um coxo e meteu um paralitico...

Se com Evandro não conseguiamos ganhar o meio-campo era mesmo com Quintero que o iriamos fazer?

Já a substituição do Casemiro foi pelo amarelo? Então a jogar na Choupana a ganhar apenas por 1-0 a saber que a vitória seria fundamental e tira-se um jogador de campo por causa de um amarelo?!?!?! Ora que %#%#%#%#% ....

Este jogo era de praxe mesmo! E no final lá para os 75m era sair o Aboubakar e entrar o Gonçalo pois para o Camaronês andava ali a fazer até o Kadu teria mais sucesso...

Enfim... mau jogo do nosso treinador que não soube ajudar a equipa... Evandro no pior jogo que o vi fazer com a nossa camisola, Brahimi simplemenste ridiculo e Aboubakar patético arrumaram com a equipa completamente e esta ficou completamente à deriva por falta de um treinador que hoje a soubesse socorrer.

Enfim... não merecemos ser campeões e temos que estar conscientes que somos os únicos culpados por isso!

pedro disse...

Epa, com todo respeito porque n pretendo atingir ng pessoalmente: pó caralho! A intençao n é insultar. Perdemos (mais uma) oportunidade preciosa? -sim. Irrepetivel? Possivelmente.
Mas ganhamos um ponto e só dependemos de nós.
Caralho. Faca nos dentes. Vamos a eles, ate ao fim.
Point of no return, agora até ao fim é apoio incondicional.

Francisco disse...

Subscrevo todo o post e reforço: faltou estofo de campeão ao Porto de ontem.

Hungry Seagulls disse...

Depois do baptizado feito não faltam padrinhos. Fazer prognósticos no fim do jogo é fácil e qualquer um acertava no Euromilhões.

Se, e se, se... e as 2 bolas 2 nos ferros?! blá,blá.blá... e o mérito do adversário?! e natural pressão, ansiedade acusada por uma equipa de jovens com 20 anos?!

Tão fácil falar.

Um Campeonato conquista-se ganhando, perdendo, empatando.. e agora, não importa carpir mágoas, chorar sobre o leite derramado. Se calhar, se tivéssemos ganho, muitos estariam agora aqui a imitar, a copiar os galináceos com ares de fanfarronice, arrogância e convencimento. Sim, seria melhor estarmos só a 1 ponto. Seria muito bom. Mas, não há que lhe fazer. Ficamos a 3. Sempre é melhor do que estar a 4!!!

O que importa agora mesmo é seguir em frente, olhar o futuro e sermos assertivos, racionais nas opções. Por mim, se eu mandasse, optava por desistir, esquecer o jogo do Caneco da Cerveja Lucília e focava-me apenas no objectivo nº 1 - o Campeonato. Esse, sim, é que importa.

Para os jogadores já o sabemos, a montra, o apelo, a ambição de melhores salários (poder dar o salto para outras Ligas) os seus pensamentos estão nos jogos da LC com o Bayern. Mas, para nós simples adeptos, o que nos importa mesmo é ser Campeões Nacionais. E é nisso que temos que nos concentrar. Que se lixe o Caneco da Cerveja, queremos é o Troféu de Campeão Nacional - o 4º em 5 anos!!!

Temos pois é que nos concentrar no Campeonato. Temos que marcar mais golos, sofrer menos e quando formos à Luz, ganhar por 2-0 não é assim tarefa tão impossível. Se somos melhores, se temos melhor equipa, melhor plantel, melhores jogadores, se jogamos melhor, porque não podemos ir ganhar à Luz?! Não é por termos feito um jogo fraco ontem, que vamos agora deitar a toalha ao chão, depois de termos vulgarizado os Bragas, Basileias, Sportings.. e até o próprio Benfica no jogo da 1ª volta. Sim, perdemos o jogo, mas em 10 jogos iguais, ganhávamos sempre 9!!!

meirelesportuense disse...

O apoio não falta, mas nestes momentos também é preciso desabafar as mágoas e tentar limpar este estranho e desagradável sabor a frustração.Sem ir atrás de ninguém...Foi o que aconteceu comigo ontem.
Estive longos minutos a tentar encaixar o que estava a acontecer. Tentei ser simpático com quem me rodeava mas era impossível.Cingi-me ao silêncio.Até poder respirar.Não sou perfeito.É terrível querer e não poder.
Mais uma oportunidade deitada ao lixo.
Nunca vi treinador tão perspicaz como Artur Jorge.É preciso saber ler para lá das aparências.É preciso saber jogar com aquilo que possuímos.Por vezes podemos alterar tudo mudando apenas a posição das peças que estão no tabuleiro.Uma e outra vez.Recuas tu e avança o Zé.Agora avanças tu e o Zé desce um pouco.Mais velocidade.Desvia para a direita e sustenta a coisa.
O que vamos fazer àquela torre metálica que está no Olival?...Utilizá-la para torre de transmissões telefónicas?

Pedro disse...

O Porto não precisa ganhar por três na Luz - ganhando por 2 e com a diferença de golos que existe hoje passaria à frente - 50 vs 47 a favor do benfica, só que com um 2-0 passaria a 48 vs 49.

A questão é que se tem ganho ontem bastaria um pequeno deslize do benfica para até nem depender da vitória. E isso seria uma pressão muito maior sobre o benfica. Assim como está, o benfica vai jogar para não perder e em contra-ataque.

Madureira disse...

Eu tinha feito diferente! Por exemplo aos 60 tinha tirado o Brahimi e feito entrar o Oliver para reforçar o meio campo e controlar o jogo (substituições á Mourinho e Vilas Boas) ficava com 4 homens no meio e Aboubakar e Tello na frente! Em jogos apertados e nas 2ª parte deviam ser estas as substituições... isto claro, na minha opinião!

Hugo disse...

Falta acima de tudo um lider dentro de campo.

Luís Vieira disse...

Infelizmente não pude ver o jogo, mas pelo que tenho lido e ouvido não merecemos mais do que o empate. Depois da derrota do benfica em Vila do Conde, tínhamos a nossa oportunidade de ouro, há muito esperada. Desperdiçando-a, fica difícil ser campeão. Uma coisa é ter de ganhar 1-0 na Luz, outra completamente diferente é ter de ganhar 3-0. Enfim, o Porto não costumava vacilar em momentos destes. Perdoando desta maneira só mostra não ter estofo de campeão, sendo que o comboio não costuma passar duas vezes. Estava muito crente na recuperação antes do jogo, hoje estou mais descrente.

Unknown disse...

Reparei...esse nunca sera jogador para o porto

João disse...

Ontem ganhávamos e os coisos borravam-se todos, ainda nos davam liderança até à Luz. O jogo estava ganho com o golo do Tello, Lopetegui perdeu-o. E perdeu o campeonato ali.

Paulo Marques disse...

Para o António o minuto 86 não existiu?

True Blue disse...

Que eles ficavam todos borrados, cagados, isso ficavam.. e se calhar quando fossemos ao Pombal, até já iríamos em 1º, sim, sem dúvida.

Agora dizer que Lopetegui perdeu o Campeonato ontem. Não, não o perdeu. Apenas nos fez foi ficar com uma enorme azia. Nada que daqui a uns dias não passe. E se calhar, até teria sido melhor o empate em Vial do Conde, quem sabe assim teríamos ganho na Choupana e hoje estaríamos só a 2 pontos.

Quem sabe?!

miguel.ca disse...

Ok, pondo agora uma pitada de positivismo, acho que todos viram as reacções dos gayvotos à derrota em Vila do Conde. Aquilo foi um pandemonio que vai de certeza abalar muita coisa. O medo está instalado por ali e medo provoca instabilidade e a instabilidade condiciona resultados.
Ontem fomos uns otários e não aproveitamos uma oportunidade de ouro por pura infantilidade, literalmente mas a questão que se coloca é esta, será que o benfas não se espalha mesmo mais uma vez? Ou duas?
Há que ter fé, já que não temos grande maturidade nem grande treinador tenhamos ao menos fé.

João Martins disse...

Do que vi ontem surgiram umas questoes na minha cabeca:

1) Porque é que R.Neves e Casemiro nao podem jogar juntos? O Casemiro sai porque tem amarelo e Lopetegui nao quer arriscar jogar com dez? Jogamos desde que Quint(z)ero entrou em campo...

2)Porque foi Oliver para o banco quando nao podia jogar? (nao vejo outra explicacao para nao ter entrado)

3) Brahimi tem que sentar no banco quando ta em baixa forma (como sentou Quaresma)

O jogo de ontem foi pobre...talvez dos piores da epoca....mas saliento 2 mensagens de Lopetegui...viu boa exibicao da equipa onde para mim so Helton e Quaresma tiveram bem...no entanto eixou uma mensagem bem mais util e importante...
Dependemos de nos para sermos Campeoes...Se a equipa vai tar pressionada...vai! mas ja o está desde o ultimo minuto da temporada passada...e nao se espera mais do que se esperava entao...
Agora pressao pressao há do lado da 2a circular onde ja se encomendaram faixa devido ao Andor e ja viram que nem assim se calhar la vao...eles estao sobre brasas e os burros dos adeptos deles sao quem os rebenta psicologicamente...a nos cabe-nos fayer o que sabemos e temos vindo a fazer que quando formos ao galinheiro ate o empate chega....apoio há e haverá sempre mas Lopetegui falhou ontem como falham os avancados a frente da baliza...todos tem direito a ter um dia mau...Lopetegui teve o dele ontem...Agora apoio e muita forca para as proximas finais!!!!

meirelesportuense disse...

Ontem foi um dia muito negativo para as nossas cores. Em Juniores depois de estarmos a vencer e em superioridade numérica, acabamos derrotados e insultados.Mais tarde perdemos no Dragão em Andebol nos últimos dois minutos, podendo ainda no folego final empatar mas não houve serenidade para dar mais um/dois passos e rematar para o golo. E para culminar o jogo da Madeira. Aconselho a que se faça um ou mais treinos na Serra antes de ir jogar às Ilhas...Aquilo é da altitude?

João disse...

Se não perdeu o campeonato (o que duvido muito, principalmente depois do que vi do Vitória em Alvalade hoje), perdeu a oportunidade de ganhar o campeonato. E logo o campeonato mais viciado de que há memória. Dado numa travessa.

Casemiro por Rúben Neves, e está arrumado o assunto. É frustrante. Depois não querem que se questione o QI do homem..

Joao Goncalves disse...

Sim seria outra opção e nada que Lopetegui já não o tivesse feito e por várias vezes num passado recente...

Sinceramente não sei o que se passou na cabeça do nosso treinador... acho que ele também ficou afectado com a pressão da derrota das galinhas...

Unknown disse...

Não há muito mais a dizer, depois desse empate em que eramos obrigados a ganhar afirmo ( infelizmente) perdemos o campeonato.

Mefistófeles disse...

Touché !