sexta-feira, 20 de março de 2015

Pior (sorteio) era impossível

Fotos uefa.com (clicar para ampliar)

Maisfutebol

Bayern Munique!
Grau de dificuldade máximo!
Nesta altura, não há nenhuma equipa mundial acima dos rapazes de Pep Guardiola.

Num jogo de futebol tudo é possível mas, realisticamente falando, penso que as probabilidades do FC Porto superar este Bayern, numa eliminatória a duas mãos e, ainda por cima, com o 2º jogo em Munique, são muito reduzidas.

O único aspecto positivo deste sorteio é o facto de ninguém, por essa Europa fora, apostar um cêntimo na passagem do FC Porto às meias-finais.

E, como disse o Miguel no artigo de ontem, tendo o FC Porto superado as expectativas, a partir de agora tudo é positivo: o encaixe financeiro, a exposição mediática e a possibilidade destes dragões se medirem com uma das melhores equipas do planeta porque, salvo uma goleada, o importante será desfrutar os quartos-de-final da Champions, crescer como equipa e, sobretudo, sonhar!

----------

REACÇÕES:

"É uma equipa [o Bayern Munique] com um nível extraordinário. A posse de bola é a matriz principal do seu jogo, numa equipa que tem muita qualidade e mobilidade no ataque. Pode ser que um ou outro jogador do Bayern não esteja ao seu melhor nível… ou cinco ou seis, já agora (…) num dia perfeito tudo pode acontecer", Vítor Baía

"Tenho boas memórias do FC Porto. Acho que podemos estar satisfeitos com o resultado do sorteio", Manuel Neuer, guarda-redes do Bayern e da seleção alemã

42 comentários:

DC disse...

Jogão! Estou contente com o sorteio, é estes que eu quero ver no Dragão todos os anos. Venham eles.

Joao Goncalves disse...

Muirto mas mesmo muito mau sorteio... pior era mesmo impossivel.

E ainda para piorar as coisas a segunda mão é em Munique...

Joao disse...

Vai ser como em 87 carago!

Brahimi como Madjer, Tello como Futre...

Tenho a noção que serão dois jogos difíceis mas não tenho dúvidas nenhumas que vamos conseguir equilibrar a eliminatória...

Unknown disse...

Para mim um bom sorteio era se não saisse bayern ou barcelona... Enfim seja contra quem for vamos jogar para ganhar com raça e empenho, seja qual for o resultado da eliminatória a equipa está de parabens!

JB disse...

o lado positivo é que se passarmos, ficamos a ser os favoritos :D

cumpridos os objectivos na europa, é sem dúvida um grande teste à equipa! o maior desde a supertaça europeia (contra o mesmo treinador) em que fizemos um jogaço (não fosse a asneira do Guarín)

Vímara Peres disse...

Em 87 as surpresas eram possíveis, com mais frequência, o futebol era mais imprevisível. Agora há uma equipa que é uma máquina, como um relógio, que é o Bayern, para os bater só uma equipa com jogadores ainda melhores, como o Real Madrid ou o Barcelona, desde que estejam em dia sim. Mas não deito a toalha ao chão!

Filipe Sousa disse...

50% de hipóteses para cada lado, como sempre. Vale o que vale, mas esta época já empataram 2x com o Schalke, equipa a que o SCP se superiorizou.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Expectativas: Zero
Possibilidades: Talvez 10%
Exposição mediática: Absoluta
Capacidade de aprender directamente com o melhor do Mundo: Para aproveitar
Prestigio Mundial: Total

Salvo se cair uma goleada das antigas (algo que com este Guardiola sempre pode acontecer) passe o que passar só temos a ganhar. Já ia ser muito dificil, em quase qualquer cenário, atingir as meias-finais. Se o conseguimos, eliminamos a melhor equipa do Mundo. Se não conseguimos, fomos eliminados pela melhor equipa do Mundo.

Venham eles carago!

José Correia disse...

O Bayern já empatou 2x com o Schalke e o FC Porto empatou com o... Boavista (um clube que o ano passado disputava o campeonato nacional de seniores)!

Não é por aqui que se tiram conclusões do valor do Bayern ou do FC Porto.

João disse...

14,28% de probabilidade de calharem estes animais. 33% de probabilidade entre Bayern, Juventus e Mónaco. Pimba, Bayern. Porra, como é possível?

Unknown disse...

Troco o campeonato pela passagem deste eliminatória.

Uma eventual passagem ás meias finais da Champions, perante este Bayer, traria prestigio, exposição internacional, que este campeonatozinho viciado jamais trará.

Yes , we can!!!

miguel.ca disse...

Caro Miguel, só espero que a exposição mediática absoluta não se deva a uma tosa como a que o Shaktar levou nos oitavos.
A única coisa que desejo é que saiam com dignidade e de cabeça erguida porque ainda há um campeonato para ganhar.

João Machado disse...

Discordo... nada de bom pode vir de levarmos 5 ou 6. É que sinceramente é o que facilmente pode acontecer, tal é o nível do Bayern. Era a última equipa que queria...

Filipe Sousa disse...

Por isso eu disse "vale o que vale"; se o Neuer pode achar que já passou - está "satisfeito" com o soteio - eu posso achar que ainda nao passou.

Nainho disse...

Estes são os jogos que sonhamos ver... se perder paciência se ganhar ultra fabuloso!
Importante mesmo é não fazer pior do que o Andor fez em Vigo.. de resto tudo excelente!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Miguel

Qualquer equipa que jogue Quartos de Champions tem grande exposição. Se é contra este Bayern, podem crer que será absoluta em qualquer cenário.

Uma goleada? Pode passar, o Guardiola é capaz de tudo, mas também pode ser uma eliminatória mais equilibrado do que se pensa. Em Donetsk não houve goleada nenhuma, por exemplo!

José Correia disse...

Para o equilíbrio (no resultado) do Shakhtar Donetsk x Bayern, contribuiu a expulsão do Xavi Alonso.

Bluesky disse...

A nosso favor joga a milenar fanfarronice teutónica ( e que o Burmester me desculpe) de que são os mais maiores grandes do planeta (corroborado pelo Neuer!!!).

José Correia disse...

E, já agora, na única derrota do Bayern na Champions, contra o Manchester City (3-2), além do Bayern já estar apurado e do Pep ter poupado vários jogadores (Dante, Schweinsteiger, Mario Götze, Thomas Müller), há o "pormenor" do Bayern ter jogado com 10 desde o minuto 20, devido à expulsão de Benatia.

Filipe Sousa disse...

Alimentar essa fanfarronice, impoe-se.

Rui Silva disse...

Mais vale nem entrarmos em campo! e se for o filho do hugh dallas pior ainda!
valha-me Deus! apoiem e acreditem no nosso Porto! Os alemães vão ter uma blea surpresa! Eu estou contigo Porto!

Rui Silva disse...

facilmente pode acontecer! o Wolsburgo deu 4-1 ao Bayern! É uma equipa superior ao Futebol Clube do Porto? Haja paciência!

DC disse...

Não tenho esse medo todo JON. Acho que podemos discutir ambos os jogos. Somos piores sim, mas não somos piores ao nível de, em condições normais, sermos goleados.
Há inúmeros detalhes que podem contribuir para o desfecho final mas não vejo que sejamos um saco de pancada para eles.

Unknown disse...

como já alguém disse estes jogos é que entusiasmam, venham eles e logo se verá, atirar desde já a toalha ao chão é que não.
não conheço as estatísticas mas acho que o Porto neste tipo de jogos se tem dado melhor a começar a eliminatória em casa.
no primeiro jogo as duas equipas entram em calmo com alguma calma, expectantes porque ainda há muito tempo para jogar e... pimba, aproveitar para fazer 1-0, 2-1...
no segundo jogo, fora, tudo a defender o resultado da primeira mão e a espreitar uma abertazinha ;)
p.s. o Manuel Neuer tem ainda outras recordações do Porto, li em qualquer lado que era apanha-bolas na final de 2004 em Gelsenkirchen)

João Machado disse...

DC, acho que temos muito poucas hipóteses de passar. O Bayern é uma máquina, os seus jogadores muito mais vastos e melhores que os nossos, e o seu treinador é para mim um dos maiores génios de sempre do futebol.

Numa eliminatória a 2 mãos, vai ser muito difícil, e basta ocorrer um erro, uma expulsão ou assim, e perdermos por 3 ou 4, fácil.

Preferia mil vezes jogar com Real, Atlético, para não dizer Mónaco, PSG ou Juve...

José Correia disse...

"Troco o campeonato pela passagem desta eliminatória. Uma eventual passagem ás meias finais da Champions, perante este Bayern, traria prestigio, exposição internacional, que este campeonatozinho viciado jamais trará."

Tendo a concordar.

DC disse...

Sim, claro que eu acho que as probabilidades de passar não atingem sequer 5%. Mas eu nunca tive muita esperança disso a não ser com um sorteio muito favorável.
A minha esperança é que a equipa cresça nestes jogos, que vá continuando o caminho para se tornar verdadeiramente grande.

DragoesJuntos disse...

O Porto também tem uma "recordaçãozita" do Neuer...

https://www.youtube.com/watch?v=HY-0xuJ0edM

Unknown disse...

mesmo que eu me tivesse esquecido (que não me esqueci) o Neuer fez questão de recordar esse jogo nas suas declarações ;)

eumargotdasilva disse...

O Neuer é um excelente guarda-redes mas também sofre golos... ou seja, temos poucas hipóteses mas temos.. e, sobretudo mais vale perder com o Bayern do que com o Málaga... morrer ao chegar à praia é que não está com nada...
Vi de resto a felicidade dos coisisnhos com este sorteio, e esse deveria ser também um incentivo extra para os nossos jogarem tudo o que sabem...

Hungry Seagulls disse...

Respeito as opiniões, mas não concordo. Em teoria, pior, bem pior era o Barcelona. Este Bayern não é assim tão bom como o querem pintar. Claro que é melhor, que é superior ao FCP, pois a nossa equipa é jovem e imatura. Mas daí a fazer-se crer que é um bicho papão, um bicho de sete cabeças. Não é. Agora no aspecto psicológio já sabemos que os nossos vão acusar o toque. Vão tremer, mas, depois, dentro do campo, iremos ver que não há asim uma tão grande supremacia entre as 2 equipas. Neste momento, diria 40 contra 60 em termos de favoritismo.

Agora, convém não esquecer é a parte que se joga fora das 4 linhas. Aí, sim, aí, não temos hipóteses, chances contra os interesses comerciais da UEFA, da Adidas, Mercedes, Audi, Heineken, Coca Cola.. aí sim, sem dúvida, seremos trucidados, pois a Indústria Futebol, os Interesses Comerciais das Marcas, dos Patrocinadores irão sobrepôr-se aos interesses desportivos. Basta ver como foi no Dragão com o árbitro sueco que bem tentou ajudar a equipa suiça da UEFA contra um clube de um País periférico, um País que na América até julgam que é uma região de Espanha..

Mas, repito: em teoria, em jogo jogado, dentro das 4 linhas, a diferença de potencial das 2 equipas, no valor dos jogadores de per si, não é assim tanta. Bem pior era o Barcelona. Esse sim seria um bailinho, um corridinho.

JB disse...

As vacas querem-se gordas!

z disse...

Pior sorteio era um sorteio sem o FCP. Só há 6 equipas, no máximo, que não invejam este sorteio.
Teste de fogo onde seria ótimo ter uma eliminatória equilibrada, que com qualquer erro pode ficar extremamente desequilibrada.

Costa disse...

Se calhar o desiquilibrio do 2 jogo tambem teve a vef com uma expulsão! Aos 3'...

Vímara Peres disse...

Expulsão exagerada ainda por cima. Espero que connosco o Bayern não tenha uma ajuda destas

Vímara Peres disse...

Expulsão exagerada diga-se de passagem. Espero que o Bayern connosco não tenha dessas benesses.

Vímara Peres disse...

Sabiam que o Neuer fez uma publicidade qualquer em cuecas?

Unknown disse...

idem.

meirelesportuense disse...

Eu prefiro mil vezes um adversário superior, que um outro que nos desse esperanças fundadas, viesse jogar à retranca e nos eliminasse sem brilho nenhum para nós.Assim se ganharmos será extraordinário, se perdermos será considerado como uma coisa natural. Pior seria encontrar por exemplo o Atlético ou o Real Madrid e sermos eliminados -como já fomos- por um qualquer chouriço do CristianoChupeta ou do SarrafeiroAlves.Depois, a não ser o Mónaco, à partida o adversário mais apetecível para todos os concorrentes, não vejo quem nos pudesse agradar, Juventus, PSG, Barcelona?...Com o Mónaco teríamos pela frente um Moutinho, Berbatov, Ricardo Carvalho e uma incógnita tremenda. Melhor, em termos de nomeada, só se fosse o Barcelona!

meirelesportuense disse...

E acho que estes jogos é que engrandecem um Clube que tenha verdadeiras pretensões. Agora estar sempre à espera que nos apareça pela frente o Carcavelinhos ou o Cascalheira City, não é de campeões.E o espectáculo e a fama agradecem.

Mefistófeles disse...

Absolutamente de acordo, partilho a mesma ideia.

miguel.ca disse...

Tens razão Meireles mas se as coisas correm mal e somos eliminados com um agregado de 10-0 acho que preferia um chouriço do Cristiano.
A nossa equipa é imatura e um golo cedo, uma má decisão do árbitro, um penalty cavado pode despoletar o descalabro.
Se a defesa estiver concentrada e o Helton na baliza poderemos segurar um pouco mais.