sexta-feira, 6 de março de 2015

T3LLO e os sportings


Jogo muito difícil, como se previa, mas dominado do princípio ao fim e com uma vitória inteiramente justa do FC Porto.
É verdade que a vitória foi curta (1-0), que o golo apenas surgiu aos 73’, novamente dos pés de T3LLO, mas também é verdade que poderia ter surgido em outras 3 ou 4 ocasiões criadas anteriormente.

E o SC Braga? Os bracarenses tiveram a sua única oportunidade de golo aos 5’, na sequência de um lance de bola parada, em que o nervoso Fabiano saiu mal da baliza (um dos seus pecados) e ia borrando a pintura. A partir daí, estiveram mais de uma hora sem rematar e terminaram o jogo com apenas dois remates (contra 16 remates do FC Porto).

Jornalistas e comentadores ficaram muito desiludidos com a exibição do SC Braga (pode ser que para a semana jogue melhor…) mas, tal como já tinha acontecido com o FC Basel e com o Sporting, parece-me claro ter sido o FC Porto a não permitir que fizessem mais.

Notou-se que Lopetegui estudou muito bem a equipa de Sérgio Conceição, sabia quais eram os pontos fortes do adversário, anulou-os e praticamente não se viu Braga, nem por um canudo… O que se viu, isso sim, foi um FC Porto dominador (67% de posse de bola!), sempre equilibrado e muito forte na reação à perda de bola (alguém vislumbrou contra-ataques perigosos do SC Braga?).

As maiores dificuldades criadas pelo SC Braga, decorreram do jeito apurado de alguns jogadores bracarenses (Rafa, Pedro Santos, Rúben Micael, …) em sacarem faltas, alguns cartões (o amarelo mostrado a Alex Sandro é inacreditável) e em simularem penaltis (Pardo bem tentou…).

É notório que o FC Porto tem vindo a crescer ao longo da época, mas há um aspecto que continua aquém do desejável: o aproveitamento das bolas paradas ofensivas, principalmente livres laterais e cantos. Há que melhorar (e muito!), porque há jogos que se decidem com este tipo de lances.


Finalmente, uma palavra para Jackson: espero que a lesão (no adutor esquerdo) não seja grave e que ainda o vejamos esta época a marcar mais golos com a camisola do FC Porto.

15 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Sr.José Correia.
Hoje era o jogo que mais temia. Para além de uma equipa bem organizada e boa, íamos ter pela frente uma cidade que nos adora. Sim, já aqui disse, existem braguistas mas existe muito ódio ao nosso FCPORTO.
Hoje era ganhar ou morrer.
Grande jogo que fizemos, grande treinador,
Este senhor até pode não ganhar nada este ano mas no próximo cuidado connosco. Jogou com o melhor 11 e arriscou quando o tinha de fazer, sofre um revés, não complica, marca um golo e põe gelo no jogo.
Já aqui enterrei as minhas esperanças, hoje sai do estádio confiante que mesmo que os árbitros comecem a marcar golos a favor da equipa das galinhas nos vamos ser campeões pois não somos melhores, somos muito melhores.
Sou daqueles que dizia que o Tello era mau em termos de definição de jogadas e que penso que não servia para o nosso clube. Não são 2 jogos que me vão já dizer que ele é o melhor do mundo mas este Tello já me agrada e muito e existe mérito do nosso treinador.
Gostava de ver um meio campo com Rubén Neves, Evandro e Oliver.
Para finalizar, um dos melhores anos da minha vida em termos de apoio a que presenciei foi o ano do Penta, quem acompanhava o FCPORTO ficava maravilhado com o apoio e cânticos que eram proferidos por esses campos fora. Cheguei a estar em jogos onde só olhava para a claque, hoje voltei a sentir isso. Já há 10 anos que vou a Pedreira ver o nosso FCPORTO e nunca vi tanta gente afeta ao nosso FCPORTO, nunca assisti a tanto apoio. Foi fantástico, isto é o FCPORTO. Parabéns a claque parabéns a todos aqueles que não pararam de cantar. Acho que foi ainda mais audível quando ficamos sem o Chá Chá Chá. A minha namorada (quase esposa) que sempre me acompanha, antes do jogo de hoje, tinha sempre a época do AVB como comparação, ela própria reconheceu que como hoje nunca tinha assistido, eu já e tinha imensas saudades.
Só um aparte, e quem o souber que explique, como é possível ter entrado adeptos ( falo mais de 2 centenas)somente aos 35 minutos. Alguém pode explicar o motivo?
Esta cidade é horrível se existir um acidente numa via rápida, espero que tenha sido isso.
Grande equipa, grande treinador enorme falange de apoio.
Não sei se vou ser campeão, sei SIM que vou lutar até ao fim, sei que a alma que o querer que a vontade continua bem viva entre nós. O FCPORTO que eu conheço está bem vivo está bem presente nos sócios e adeptos que amam este emblema, estas cores.

Bruno Miguel Guedes -28061

meirelesportuense disse...

Ganhamos, mas mais uma vez notei que o meio campo do Porto tem as suas lacunas evidentes.A entrada de Rúben Neves estabiliza as coisas e considero que deveria ser titular juntamente com Casemiro, depois deveria ter a companhia de um jogador mais criativo, Óliver, Evandro e se for necessário músculo Herrera.

DC disse...

Olha parece que afinal o Tello começa a conquistar os adeptos e que o Herrera começa a ser questionado. Quem diria?

João disse...

Também estive no AXA e confirmo, uma superior quase só para nós e um fantástico ambiente.

PS: E sim, só entrei por volta dos 30mins, ou ligeiramente antes. Primeiro os três autocarros do Colectivo chegaram com 15 minutos ou mais de jogo decorrido. 2 controlos de revista e torniquetes absurdamente lentos, e um dos acessos às bancadas fechado, quando os outros já estavam cheios até ao corredor de acesso com uma série de adeptos que não podiam ver o jogo. Entretanto foi quando abriram o acesso mais à direita (aos lugares sentados) e o Bruno começou a ver o pessoal finalmente a escoar para a bancada com mais de meia hora de jogo.

José Correia disse...

DC disse: "o Herrera começa a ser questionado"

Outra vez o Herrera?!
Mas alguém falou no Herrera?
Ó homem, você anda mesmo obcecado.

Bruno Pinto disse...

Hoje acordei bem disposto. O FC Porto conseguiu ontem um importante e saboroso triunfo na Pedreira, naquele que era o principal teste até ao fim do campeonato. Numa rápida revista por blogs e fóruns, fiquei ainda mais bem disposto. Vi malta a dizer que o lance do Pardo é penalty!! Loool. Vi pessoal a dizer que o Braga estendeu a passadeira ao FC Porto. Voltaram as referências aos apitos, à fruta, à corrupção, etc, etc... Já está tudo a tremer nas hostes benfiquistas! Ehehe

José Correia disse...

Já agora, o Herrera (tal como o Casemiro e os outros médios) terá algum mérito no facto da equipa ser muito forte na reacção à perda de bola e das equipas adversárias (FC Basel, Sporting, SC Braga) terem muita dificuldade em chegar com perigo à área do FC Porto?

José Correia disse...

João disse: "uma superior quase só para nós e um fantástico ambiente"

Pois, mas quem viu o jogo pela televisão não se apercebeu disso. Que me lembre, a transmissão da SportTv não mostrou uma única imagem da Superior cheia de adeptos portistas.

João disse...

O Herrera fez efectivamente um mau jogo, e o Tello só precisou de chegar a Março para não enterrar todos os lances que lhe passam pelos pés. Março.

Agora e pela vossa saúde, cuidado ao saírem da toca que isto agora aclarou e depois de tantos meses os olhinhos não estão habituados e podem queimar as retinas, tá?

PS: Entretanto o Porto passa com distinção uma das séries mais críticas de jogos esta época, fica a faltar o jogo na Terça. Não sei se de automatismos naturais entre a equipa ou mérito do Lopetegui a equipa está a jogar e bem, e tendo que reconhecer a possibilidade do 2º cenário, há que valorizá-lo. O catedrático do momento defensivo, entretanto e neste estádio, levou no lombo e foi repetir a gracinha à Luz. Champions não há termo de comparação porque infelizmente foram arrumados da Europa pelos três colossos do 2º, 3º e 4º pote, e contra o Sporting festejaram a Champions dos empates duas semanas antes destes virem ao Dragão fazer dois remates à baliza e promover oficialmente o Fabiano a gajo menos relevante da Liga Portuguesa. Mas sim, é a falta de ovos, certamente.

João disse...

José, disseram-me (eu, sinceramente, nem reparei apesar de fazer sentido quando mo referiram) que a bancada não estava iluminada, portanto podia não ser possível fazer imagens.

Bruno Pinto disse...

Como seria bom conseguirmos analisar jogadores sem preconceitos, vislumbrando qualidades e defeitos, que todos têm, que não acontece apenas porque queremos mandar bitaites ao outro e mostrar que temos razão. Lol... Chegam a ser ridículos alguns diálogos que se vêem por aqui.

DC disse...

O José tem que começar a ler os comentários antes de responder desvairado :)
Tem dois comentários acima a dizer que gostavam de ver um meio-campo sem Herrera.

Mefistófeles disse...

Ehehehe. Nem mais, é que é mesmo isso.

Paulo Marques disse...

É um lance complicado. Há, de facto, contacto, mas o Pardo cai de tal maneira que se fica com a sensação de que não há mesmo nada; aliás, desconfio não que desse para cair, mas isso não é preciso.

Silva disse...

Oh Meireles, o meio campo do Bayern também pode melhorar; e o ataque do Barça; até o CA podia ser melhor para o 5lb, veja bem. Já reparou nos nossos equipamentos? Tudo cheio de vincos. Não há quem ponha a mão no roupeiro? Uma vergonha pa, isto não é Porto ;)