domingo, 11 de outubro de 2009

As SADs e o esvaziamento dos clubes


«Os sócios do Sporting estão a mobilizar-se para aparecer em massa na Assembleia Geral (AG) do clube na terça-feira (20.00). O apelo dos associados tem passado de boca em boca, de sms em sms... É que a reunião magna, para aprovar o relatório e contas do exercício 2008/09, prevê a passagem do Sporting Comércio e Serviços (SCS) do clube para a SAD.

Este é um assunto que divide os sportinguistas e que promete aquecer a AG, já que a SCS é a empresa que detém os direitos televisivos e a publicidade do clube, mas que parece ter desvalorizado mais de 45 milhões de euros: "Em 2004, devido à falta de liquidez da Sporting SAD, esta vendeu a Desportos e Espectáculos (DE) ao clube por 65 milhões de euros. Mais tarde, a DE deu origem à SCS e a última proposta de Project Finance propunha a recompra da SCS, por parte da Sporting SAD, pelo valor de 20 milhões de euros", denunciou ao DN um sócio, sob anonimato.

A explicação para a valorização pode ser a chave para injectar capital e é isso que José Eduardo Bettencourt pretende.

Os sócios do Sporting já chumbaram a venda à SAD da Sporting Comércio e Serviços e a consequente compra da dívida, por cerca de 62 milhões de euros, por duas vezes na presidência de Filipe Soares Franco. No entanto, aprovaram a emissão das VMOC, emissões obrigacionistas transformadas em acções da SAD em cinco anos, no valor de 60 milhões de euros, e que seriam emitidas para saldar a dívida que a SAD contraía ao adquirir a SCS ao clube.»
in DN, 11/10/2009


Deixa ver se eu percebi. Em 2004, os dirigentes da Sporting SAD (que eram os mesmos que mandavam no Sporting Clube de Portugal), venderam a Sporting Comércio e Serviços ao clube por 65 milhões de euros. Cinco anos depois, os dirigentes da SAD sportinguista (que continuam a ser os mesmos que mandam no SCP) pretendem "engordar" a SAD e torná-la mais apetecível e, para isso, vão recomprar a Sporting Comércio e Serviços por menos 45 milhões do que a impingiram ao clube.
Será isto? Será que percebi bem? Sinceramente, gostava de perceber melhor este tipo de manobras e de engenharia financeira, em que, invariavelmente, os clubes ficam sempre a perder.

E porquê este assunto num blogue portista?
Porque também no caso do FC Porto a SAD ficou com o "bife do lombo" e o clube com os "ossos" (ver o exemplo da distribuição das verbas das cotas dos sócios).
É importante que os sócios do FC Porto estejam atentos ao que se passa nos nossos adversários, até porque já ouvi falar na hipótese de o Estádio do Dragão poder passar para a SAD.

3 comentários:

José Correia disse...

«A transmissão para a SAD da participação social que o Sporting Clube de Portugal detém na Sporting Comércio e Serviços é fundamental para viabilizar o plano de reestruturação financeira que o clube de Alvalade tem vindo a negociar com a banca e que só será colocado em prática caso a assembleia geral de terça-feira vá ao encontro da proposta do conselho directivo.

Um raciocínio intrincado, mas que pode ser desmontado da seguinte forma: só após transformar a Sporting Comércio e Serviços num activo da sociedade que gere o futebol, a SAD receberá autorização dos parceiros bancários para emitir VMOC - Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis -, ou seja, poderá transformar em capital a dívida que atualmente tem na banca.

Assim, explica Nobre Guedes, "pai" do plano, a SAD deixará de estar obrigada a enviar (quase) todas as mais-valias realizadas com a venda de jogadores para o serviço da dívida e passará a ter maior disponibilidade para investir no seu core-business, o futebol. "Com este novo plano, as receitas ficam na SAD e os compromissos são assegurados com os VMOC", refere o presidente da Sporting Património e Marketing, concluindo: "Permite maior disponibilidade financeira do que permitia anteriormente."»
in Record, 10/10/2009

HULK 11M disse...

E o SLB prepara-se para fazer a passagem da propriedade do Estádio da Luz do Club para a SAD do futebol...
Penso que o objectivo é deixar os clubes, pelos menos o SCP e o SLB, na falência, cheios de dívidas e sem activos nem receitas... E, daí até à dissolução dos clubes será uma autentica "rapidinha".
Confiemos que no nosso FCP nada disto se irá passaar...

condor disse...

Errata:Daí até á salvação desses dois clubes por parte do estado portugues será uma autentica "rapidinha"!